PDA

Ver Versão Completa : Pergunta para quem entende...



Zumbi666
24-03-18, 12:39
Galera, Estou insatisfeito com relação longa da Crosser e estou querendo trocar a coroa de 41D original por uma de 45D, porém há a possibilidade de trocar o pinhão por um menor ao invés de mudar a coroa. O pinhão da Crosser tem 14D. O sensor ee velocidade e km é no eixo do pinhão. Minha pergunta é: o que vai alterar mais o km/h e km/r, mudar a coroa ou pinhão. Creio que o pinhão vai alterar mais. O que dizem?

SpeedBit
24-03-18, 16:07
1 dente do pinhão = 3 da coroa.

Zumbi666
24-03-18, 19:42
Speed, Você não entendeu bem a minha dúvida rsrs

chiccoli
25-03-18, 01:51
Teve alguém que fez um post parecido esses tempos atras. Mas muda sim, mexeu em qualquer coisa, vai mudar.

Zumbi666
25-03-18, 08:46
Teve alguém que fez um post parecido esses tempos atras. Mas muda sim, mexeu em qualquer coisa, vai mudar.Com certeza foi eu, mas era outra dúvida. Como a Crosser tem o sensor de velocidade no eixo do pinhão, o que vai MODIFICAR MAIS o km/r e km/h, é se eu alterar o pinhão ou a coroa....

odilon barth
25-03-18, 09:17
Tanto faz mudar coroa ou pião. De qualquer forma a rotação aumentara no eixo. Aproveito pra perguntar. A crosser é fraca pra subida? Estive pensando em sair da Bros para crosser. Mas pego muita subida de estrada de chão aqui, ela é boa pra Buracada?

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

ander
25-03-18, 09:50
Vc acha longa a relação dela? Eu acho extremamente curta. Se pegar pista a 5a enche muito rápido e fica pedindo 6a.

Sobre Bros x Crosser, a Bros é ligeiramente melhor em força, então não faz sentido trocar, as duas são fracas em subida ou com garupa.

odilon barth
25-03-18, 10:01
Vc acha longa a relação dela? Eu acho extremamente curta. Se pegar pista a 5a enche muito rápido e fica pedindo 6a.

Sobre Bros x Crosser, a Bros é ligeiramente melhor em força, então não faz sentido trocar, as duas são fracas em subida ou com garupa.Ano que vem trocarei pois a minha é velha 2007 e uso todo dia, não aguento mais comprar peça boba, kkkk. Quando for trocar verei o melhor custo benefício, não alongarei pra não contaminar o tópico do colega.

A relação da minha moto é 17 x 49, muito parecido com o da crosser em termos de rotação da roda com pião e eu acho bom pro meu trecho de subida, bem forte.

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

chiccoli
25-03-18, 13:03
Com certeza foi eu, mas era outra dúvida. Como a Crosser tem o sensor de velocidade no eixo do pinhão, o que vai MODIFICAR MAIS o km/r e km/h, é se eu alterar o pinhão ou a coroa....


Bom, supomos que o pinhão tenha 10 dentes, e vc colocar um pinhão com 11 dentes. se antes ela estava a 100km/h e marcando 100km/h, ela vai passar a andar a 110km/h e continuar marcando 100km/h (os radares vão gostar)
Se for na coroa, e fosse 40 dentes, vc teria que tirar 4 dentes pra ter a mesma diferença dos 10%.

Zumbi666
25-03-18, 14:09
Tanto faz mudar coroa ou pião. De qualquer forma a rotação aumentara no eixo. Aproveito pra perguntar. A crosser é fraca pra subida? Estive pensando em sair da Bros para crosser. Mas pego muita subida de estrada de chão aqui, ela é boa pra Buracada?Enviado de meu A7 usando TapatalkRpz, não sei se é impressão minha mas acho ela igual ou mais fraca que minha Factor 125...A quinta dela eu acho muito longa, o giro cai e daí você tem que baixar pra quarta marcha de novo. Ela é muito macia. Já andei de Tenere 250 e achei a Tenere mais dura. Vi na Internet pessoas que saíram da Bros e foram para a Crosser e não se arrependeram

- - - Updated - - -


Bom, supomos que o pinhão tenha 10 dentes, e vc colocar um pinhão com 11 dentes. se antes ela estava a 100km/h e marcando 100km/h, ela vai passar a andar a 110km/h e continuar marcando 100km/h (os radares vão gostar)Se for na coroa, e fosse 40 dentes, vc teria que tirar 4 dentes pra ter a mesma diferença dos 10%.Quanto ao KM/H não me preocupo pois ela não marca certo mesmo kkkkk. No GPS dá diferença de 10km/h a depender da velocidade. O que me preocupo é quanto ao odômetro. Hoje eu zerei o trip, anotei o odômetro e fiz um percurso de 68.4km. Quando eu trocar a coroa, vou fazer o mesmo percurso e ver se vai dar o mesmo valor acima ou quanto vai dar a mais

chiccoli
25-03-18, 16:58
Rpz, não sei se é impressão minha mas acho ela igual ou mais fraca que minha Factor 125...A quinta dela eu acho muito longa, o giro cai e daí você tem que baixar pra quarta marcha de novo. Ela é muito macia. Já andei de Tenere 250 e achei a Tenere mais dura. Vi na Internet pessoas que saíram da Bros e foram para a Crosser e não se arrependeram

- - - Updated - - -

Quanto ao KM/H não me preocupo pois ela não marca certo mesmo kkkkk. No GPS dá diferença de 10km/h a depender da velocidade. O que me preocupo é quanto ao odômetro. Hoje eu zerei o trip, anotei o odômetro e fiz um percurso de 68.4km. Quando eu trocar a coroa, vou fazer o mesmo percurso e ver se vai dar o mesmo valor acima ou quanto vai dar a mais


A regra é a mesma, se a distancia estiver errada, a medição vai mudar de acordo com a alteração, estando ela certa ou errada. Pq os aferidores estão no eixo do pinhão.

Zumbi666
26-03-18, 11:53
Comprei a coroa 45D só espero agora que não precise trocar a corrente.

Depois posto o resultado de tudo.

Vlw

Ctrl-Alt-Del
26-03-18, 13:02
.
Se diminuísse a coroa de 45 para 41 dentes a relação iria ficar mais longa ainda e, não curta.

Com uma coroa de 41 e pinhão de 14 dentes iria acontecer o seguinte admitindo que pneus e rodas sejam originais:

No Velocímetro
Quando estivesse indicando nele 130 → seria real 143 km/h (arredondando para no. inteiro)

Nota: nesta conta não entra o erro para mais “me engana que eu gosto” que existe nos velocímetros das motos de baixa cilindrada brazukas. Prestenção no detalhe do erro para não dizerem que não avisei antes.

No Hodômetro
Para cada 1.000 km indicados nele → se teria percorrido 1.098 km (arredondando)

A diferença no hodômetro é líquida e certa.

Já a velocidade calculada acima é teórica, tendo em vista que é pouco provável que o motor tenha torque suficiente para empurrar a moto no plano até esta velocidade.
Se o caboclo reclama que precisa reduzir marchas para manter a velocidade estando com uma relação original, com esta relação mais longa a situação iria piorar.

Se fosse assim fácil todo mundo andaria de 150cc e para chegar aos 140 km/h “reais” bastaria alongar a relação.

- - - Updated - - -


Galera, Estou insatisfeito com relação longa da Crosser e estou querendo trocar a coroa de 41D original por uma de 45D, porém há a possibilidade de trocar o pinhão por um menor ao invés de mudar a coroa. O pinhão da Crosser tem 14D. O sensor ee velocidade e km é no eixo do pinhão. Minha pergunta é: o que vai alterar mais o km/h e km/r, mudar a coroa ou pinhão. Creio que o pinhão vai alterar mais. O que dizem?

Só para constar, a pergunta inicial do zabumba. Que salada.


Se a coroa original for de 41 dentes e trocar por uma de 45.

No velocímetro quando indicasse 130 →seria 118 km/h (arredondando)

No hodômetro para cada 1.000 km indicados → se teria percorrido 911 km.

Neste caso a moto teria mais torque, menor velocidade máxima e o motor iria trabalhar mais esgoelado em estradas.

odilon barth
26-03-18, 14:03
Ótima explicação acima, só pra complementar outro fator importante que eu levaria em conta é o consumo de combustível. Mais curta é maior o gasto.l devido a rotação mais alta na final.

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

Zumbi666
26-03-18, 15:26
.
Se diminuísse a coroa de 45 para 41 dentes a relação iria ficar mais longa ainda e, não curta.

Com uma coroa de 41 e pinhão de 14 dentes iria acontecer o seguinte admitindo que pneus e rodas sejam originais:

No Velocímetro
Quando estivesse indicando nele 130 → seria real 143 km/h (arredondando para no. inteiro)

Nota: nesta conta não entra o erro para mais “me engana que eu gosto” que existe nos velocímetros das motos de baixa cilindrada brazukas. Prestenção no detalhe do erro para não dizerem que não avisei antes.

No Hodômetro
Para cada 1.000 km indicados nele → se teria percorrido 1.098 km (arredondando)

A diferença no hodômetro é líquida e certa.

Já a velocidade calculada acima é teórica, tendo em vista que é pouco provável que o motor tenha torque suficiente para empurrar a moto no plano até esta velocidade.
Se o caboclo reclama que precisa reduzir marchas para manter a velocidade estando com uma relação original, com esta relação mais longa a situação iria piorar.

Se fosse assim fácil todo mundo andaria de 150cc e para chegar aos 140 km/h “reais” bastaria alongar a relação.

- - - Updated - - -



Só para constar, a pergunta inicial do zabumba. Que salada.


Se a coroa original for de 41 dentes e trocar por uma de 45.

No velocímetro quando indicasse 130 →seria 118 km/h (arredondando)

No hodômetro para cada 1.000 km indicados → se teria percorrido 911 km.

Neste caso a moto teria mais torque, menor velocidade máxima e o motor iria trabalhar mais esgoelado em estradas.

CAPS LOCK,

Você é o cara rsrs

A moto é mais para uso urbano mesmo e por isso preciso de mais torque.

Obrigado pelos esclarecimentos e ajuda

- - - Updated - - -


Ótima explicação acima, só pra complementar outro fator importante que eu levaria em conta é o consumo de combustível. Mais curta é maior o gasto.l devido a rotação mais alta na final.

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

isso mesmo

SpeedBit
26-03-18, 20:09
Só para constar você tera mais 8,89% mais torque. com a coroa 45d

fonte:
https://www.penoestribo.com.br/preparacao/calculo-relacao

Zumbi666
26-03-18, 20:13
Só para constar você tera mais 8,89% mais torque. com a coroa 45dfonte:https://www.penoestribo.com.br/preparacao/calculo-relacaoIsso mesmo. Eu tinha visto nesse site antes

Ctrl-Alt-Del
26-03-18, 20:28
Isso mesmo. Eu tinha visto nesse site antes

Muito boa esta calculadora do pé no estribo. Ela dá uma diferença para a planilha que eu montei de 0,78%, ou seja erra quase nada.

Eu vou publicar para download a planilha que montei em breve, nela também se calcula o erro do velocímetro (sem considerar o erro para mais dos velocímetros) e o erro no hodômetro conforme for a mudança.

Daí não precisará nem de Internet.

Zumbi666
27-03-18, 09:21
Muito boa esta calculadora do pé no estribo. Ela dá uma diferença para a planilha que eu montei de 0,78%, ou seja erra quase nada.

Eu vou publicar para download a planilha que montei em breve, nela também se calcula o erro do velocímetro (sem considerar o erro para mais dos velocímetros) e o erro no hodômetro conforme for a mudança.

Daí não precisará nem de Internet.

Beleza irmão.

Ficaremos no aguardo.

Uma dúvida: você é engenheiro?

Ctrl-Alt-Del
27-03-18, 13:23
Beleza irmão.

Ficaremos no aguardo.

Uma dúvida: você é engenheiro?Sou químico industrial e técnico em metalurgia. Mecânica de motocicletas é apenas um hobby.

Zumbi666
28-03-18, 10:09
Sou químico industrial e técnico em metalurgia. Mecânica de motocicletas é apenas um hobby.

Show.

Por isso que entende dos paranauê rsrs

Ctrl-Alt-Del
30-03-18, 12:33
Show.

Por isso que entende dos paranauê rsrsComo prometido, estou disponibilizando a planilha para calcular mudanças em relações e prever resultados. Também para calcular os erros no velocímetro e hodômetro.

Planilha para calcular mudanças na relação secundária e prever resultados

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t95-calculando-mudancas-na-relacao-secundaria-e-prevendo-resultados#308




http://i67.tinypic.com/1zm1cfk.jpg

Zumbi666
30-03-18, 13:04
CAPS LOCK

Nós agradecemos imensamente, mas não tem como hospedar aqui no mediafire não?

Ctrl-Alt-Del
30-03-18, 14:06
CAPS LOCK

Nós agradecemos imensamente, mas não tem como hospedar aqui no mediafire não?
Eu uso este servidor há mais de dez anos. Nunca tive problemas com ele. Nem ele comigo. Também nunca recebi reclamações de pessoas que baixaram arquivos meus desse servidor.

Se te der muito trabalho para baixar ou é muito difícil para ti então deixe quieto.

Zumbi666
30-03-18, 18:27
Eu uso este servidor há mais de dez anos. Nunca tive problemas com ele. Nem ele comigo. Também nunca recebi reclamações de pessoas que baixaram arquivos meus desse servidor.

Se te der muito trabalho para baixar ou é muito difícil para ti então deixe quieto.

Cê bebeu óleo de freio hoje? Acho que não entendeu.

Pedi para colocar aqui pois no outro fórum que você indicou, onde tem Link para baixar o arquivo→ não aparece nada

Ctrl-Alt-Del
30-03-18, 20:36
Como o fórum Pequenas Notáveis, o outro é aberto a todos. Por isso é comum eu indicar links daqui para o outro da mesma forma que de lá para cá.

Quando há arquivos envolvidos, tais como manuais de serviços, planilhas e documentos. Por questões de segurança optamos por usar a tag hide quando o link leva até um servidor.
Contudo a imensa maioria dos posts e artigos que publicamos contém informações suficientes para o entendimento do assunto independente de se precisar baixar algum arquivo, tornando a opção de responder ao post para visualizar o link uma ação opcional.

Contudo em todas as situações quando isso acontece sempre está explicito antes da indicação:
link para baixar o arquivo →
Os dizeres:
para baixar a planilha/arquivo/documento responda ao post para ver o link.


O post em questão segue a mesma regra. É o método adotado. É assim que funciona.


http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t95-calculando-mudancas-na-relacao-secundaria-e-prevendo-resultados#313
De

Zumbi666
31-03-18, 07:57
Obrigado.

Resolvido. Ótima planilha

Zumbi666
06-04-18, 20:55
Turma,

Só acrescentando uma informação: antes de trocar a coroa, fiz um percurso de 68.4km

Hoje, fiz o mesmo percurso e marcou 75.1km

Diferença de 6.7km.

Uma coisa que percebi, que no painel, ainda continua igual o rpm em relação a velocidade, tipo, com a relação original, perto de 7000rpm ficava em 100km/h.

Com a coroa trocada, ficou a mesma coisa, mas percebo que o motor tá trabalhando mais. Estranho isso

odilon barth
06-04-18, 21:03
A cara, a medição do rpm deve ser no mesmo esquema do sensor da velocidade. Por isso fica o mesmo.

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

odilon barth
06-04-18, 21:53
A cara, a medição do rpm deve ser no mesmo esquema do sensor da velocidade. Por isso fica o mesmo.

Enviado de meu A7 usando TapatalkNa verdade, sua moto não está a 100 km/h, quem está a 100 é o eixo do pião, por isso que a rotação é a mesma. São muitos detalhes kkkk

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

Zumbi666
07-04-18, 08:08
Na verdade, sua moto não está a 100 km/h, quem está a 100 é o eixo do pião, por isso que a rotação é a mesma. São muitos detalhes kkkk

Enviado de meu A7 usando Tapatalk

Mesmo na relação original ela não marcava certo.

Dava uma diferença de quase 10km/h rsrs