PDA

Ver Versão Completa : Novo no mundo das scooter



Klingelfus
28-03-18, 09:05
Bom dia moçada
Entrei para o mundo das scooter recentemente pois tive uma oportunidade boa
Peguei um Dafra Laser 150 por um preço bom e ela esta em bom estado até
Agora gostaria de fazer uma revisão nela
Procurei por umas coisa e não achei/achei vários modelos diferente
Vocês que já são macacos velho nesse mundo poderiam me ajudar
Gostaria de saber se tem filtro de óleo e combustível para trocar desse modelo de moto
Filtro de ar eu achei ja
Gostaria de saber também se compensa colocar vela iridium nela
Qualquer outra dica eu ficaria agradecido desde ja
Obeigado

Saurus
29-03-18, 14:05
Bro, eu não conheço muito sobre a Laser 150, só sei que não foi bem aceita no mercado e que houve muitas reclamações sobre ela.

Se tivesse postado dúvidas sobre scooters antes de comprar a Laser 150, eu iria recomendar:

1) Honda Lead 110cc --> excelente para ambiente urbano, pouca potência, suspensão dura ao extremo e dá fim de curso se passar em cima de uma formiga, ótima até os 60 Km/h (a partir daí fica muito perigosa), econômica bagarái, farta disponibilidade de peças, tem um verdadeiro "porta-malas" debaixo do banco e ainda tem porta-luvas amplo do escudo e gancho para sacolas pequenas, em fim, na minha opinião, o melhor scooter de baixa cilindrada para uso urbano que já foi feito em todos os tempos no planeta, ainda não vi projeto melhor que este de qualquer tempo.

2) Suzuki Burgman (AN125 ou 125i) --> outra excelente opção, só perde para o Honda Lead 110, mas tem mais potência e arrancada, perde no espaço do "porta-malas" e do escudo frontal, projeto sino-nipônico, fabricado na China e montado no patropi. Também muito econômico em tudo. Como eu disse, o projeto só perde para o do Honda Lead.

Dos atualmente em linha de produção:

1) Yamaha NMax --> excelente projeto também, mas o porcaria do túnel central é o que mata. Suspensão boa (fiz TR em ruas de paralelepípedo, de concreto, de asfalto, etc, muito bom em todos), anda bem para a cilindrada que possui, bons faróis, boa ergonomia, freios ABS de série, ótima opção para quem não faz questão do assoalho plano, razoável espaço embaixo do banco.

2) Honda PCX --> também ótimo scooter, mas perde para o NMax em suspensão (pior, mais dura e dá fim de curso à toa) e freios (falta de ABS). De resto, tem todos os bons atributos do NMax.

3) Honda SH150 --> Nunca andei, mas tenho tesão de experimentar. Assoalho plano (já despertou meu interesse), espaço sob o banco é o mínimo necessário, não oferece espaço bom nem amplo, só o suficiente para um penico aberto). Tem ABS, start/stop, chave de proximidade, tomada 12V, rodas 16", etc. Em fim, tem tudo para ser um ótimo scooter.

4) Haojue Lindy 125 --> Barato, feito na China e montado no patropi, carburado (ainda), assoalho plano, sucedeu o Burgman 125i nas concessionárias Suzuki/Haojue. Também nunca experimentei, mas me parece ter a mesma base do Burgman AN125 (portanto, deve ser muito bom).

5) Dafra CityClass 200 --> Carburado (ainda), nunca experimentei, mas tem assoalho plano, o pouco que ouvi sobre ele falam que anda bem mas consome muito. Não sei quanto a disponibilidade de peças de reposição.

Bom, essas são algumas das recomendações que eu lhe daria para scooters na atualidade. Pode ser que eu não tenha mencionado muitos outros, mas esses são alguns dos principais no mercado tupiniquim atualmente.

Se tiver dúvida sobre algum outro modelo, é só perguntar.

- - - Updated - - -

Ah, sim, não compensa botar vela Iridium na Laser 150. Seria gastar chumbo grosso com caça pequena. Ou seja, não vai lhe trazer nenhum benefício por este aumento de custo (preço da vela).