PDA

Ver Versão Completa : Como identificar um motor mal amaciado?!



Lucas.18
17-05-18, 23:56
Todos nós já sabemos quando um motor está bom e redondo. Mas como saber se ele foi mal amaciado? Quais os sintomas?

2weels
19-05-18, 07:33
Tocou numa das maiores polemicas do mundo dos motores a combustão kkk

SpeedBit
19-05-18, 18:40
kkkkkkkkkkkkkk

odilon barth
19-05-18, 18:54
Só pra começar a papo, pra mim amaciamento não existe, só fazer a primeira troca de óleo precocemente e descer a lenha.
Minha primeira moto foi zero km, 125cc e só andava de cabo enrolado, fazia 24 km/l, vendi com 60 mil km sem abrir motor.
Grande abraço.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Duomo
19-05-18, 19:04
Só pra começar a papo, pra mim amaciamento não existe, só fazer a primeira troca de óleo precocemente e descer a lenha.
Minha primeira moto foi zero km, 125cc e só andava de cabo enrolado, fazia 24 km/l, vendi com 60 mil km sem abrir motor.
Grande abraço.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Mas nesse caso voce ignora anos de estudo de alguem que projetou esse motor, e escreveu no Manual que existe o amaciamento, e é pra seguir.

odilon barth
19-05-18, 19:18
Mas nesse caso voce ignora anos de estudo de alguem que projetou esse motor, e escreveu no Manual que existe o amaciamento, e é pra seguir.Concordo perfeitamente, hoje sigo arrisca o que o manual fala, mas não compro mais moto zero, se eu comprar uma lerei o manual antes de pilotar.


Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Lucas.18
19-05-18, 21:18
Falam que não podem forçar um motor novo. Mas todas as motos dos meus tios e tias que não forçaram o motor,hoje são frouxas. Motor não desenvolve. Então qual o certo a se fazer para andar bem ? Se você não forçar,fica frouxa. Se forçar estraga o motor. O que fazer ?! [emoji848]

odilon barth
19-05-18, 21:41
Falam que não podem forçar um motor novo. Mas todas as motos dos meus tios e tias que não forçaram o motor,hoje são frouxas. Motor não desenvolve. Então qual o certo a se fazer para andar bem ? Se você não forçar,fica frouxa. Se forçar estraga o motor. O que fazer ?! [emoji848]Meu irmão tem uma 150 titan que sempre andou na roça na Maciota desde nova. quando sai no asfalto com ela não anda nadaaaa, presa demais. Isso é verdade mesmo.

Então podemos concluir que um motor bem amaciado é preso, e um motor mal amaciado é solto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

SpeedBit
20-05-18, 08:18
Meu irmão tem uma 150 titan que sempre andou na roça na Maciota desde nova. quando sai no asfalto com ela não anda nadaaaa, presa demais. Isso é verdade mesmo.

Então podemos concluir que um motor bem amaciado é preso, e um motor mal amaciado é solto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Concordo. porém o bem amaciado vai rodar uns 200.000km e o mal amaciado uns 100.000km bem melhor rodados. (os dois com manutenção e troca de óleo corretas...)
seria isso?

odilon barth
20-05-18, 08:21
Acho que seria isso speedbit

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Lucas.18
20-05-18, 11:41
Prefiro andar 100.000 com um motor solto do que o dobro com um motor preso.

brunocg150sport
20-05-18, 23:14
Não sei até onde isso é verdade mas não acresito em motor mal amaciado uma moto com 150cc sempre vai ser uma 150cc o que pode ocorrer quem sabe um motor novo andar menos pós estara bem justo já um motor mais folgado andaria tecnicamente mais pelas folgas.

Duomo
21-05-18, 22:19
Nunca vi 150cc chegar a 100.000km, porém não duvido. Eu amaciei 2 motos, uma Ybr, e a Fazer 250 que tenho até então.
A Ybr vendi com 55.000 km, andava igual Cg 125, nunca vi diferença, e olha que sou pesado.
A Fazer é 2006 e tem 30.000 e alguma coisa de Km, ta até precisando de um talento na injeção, anda junto de Twister dessa nova, e pouco menos que cb300, como tem que ser, nunca medi na corrida, já que não sou de andar rápido, pra mim, anda o que tem que andar.

2weels
24-05-18, 01:37
Bom... meus 10 cents... manual manda maneirar no acelerador por certo período de km, isso se deve ao motor estar justo, com maior atrito interno, assim o risco de superaquecimento é maior ao impor muita carga nesse período. Mas quem trabalha com produção em série, pensando ao nível de precisão de usinagem de um motor, sabe que é improvável todas as peças saírem idênticas, na verdade por questões de custo e até ambientais, há um range aceitável. Alguns motores dão a sorte ( ou azar ) de saírem mais folgados, outros mais justos, tá ai a diferença.

Exigir muito de um motor novo pode levar ele se soltar mais cedo ( através de desgaste ) ou ao colapso. Mas de uma forma ou de outra ele vai se soltando com o tempo, devido ao desgaste.