PDA

Ver Versão Completa : Passear ou viajar de moto combate o estresse



wgr
27-02-06, 23:49
Além de ser um veículo de transporte, a moto é um excelente 'veículo' de socialização
Por Valéria Meirelles
Este artigo surgiu da necessidade de se falar sobre a qualidade de vida associada ao motociclismo. Como no universo científico não encontrei nada a respeito desse assunto especificamente, resolvi criar um instrumento próprio e bem simples de pesquisa, que me possibilitasse ter material para análise. Então optei por fazer uma pergunta: "Quais os efeitos da moto em sua vida?", que foi respondida por diferentes usuários de moto.
Responderam à minha pergunta 25 motociclistas, homens e mulheres, com idade entre 35 e 63 anos, integrantes do Pégasus Moto Clube, da cidade de São Paulo. Algumas respostas foram emocionantes depoimentos de vida. Eu as dividi em três categorias, tomando como base a freqüência com que foram dadas: socialização; estresse; e liberdade (aventura/desafio).
Socialização
Os motociclistas foram unânimes em afirmar que o sentimento de pertencimento a um grupo, a amizade e solidariedade, sem discriminação ou preconceito, é um importante ganho advindo da moto. Principalmente o motociclista 'estradeiro' (aquele que utiliza a moto mais para lazer e viagens), se sente mais seguro sabendo que pode contar com a solidariedade de companheiros em casos de emergência.
Numa sociedade competitiva como a atual, estar num grupo com interesses comuns e colaborativos contribui para que o indivíduo se sinta acolhido. Esse apoio não se restringe somente à estrada, mas a outras esferas da vida.
Depoimentos
Quais os efeitos da moto em sua vida?


"Acho que o maior benefício é ter muitos amigos";

"Oportunidade de fazer novos amigos. Depois que comecei a andar de moto, conheci muita gente boa, pessoas que se reúnem para descontrair, para trocar experiências e às vezes até para desabafar, com sinceridades e sem cobranças";

"Por causa dela (moto), tive uma mudança no convívio social muito boa";

"Ela (moto) une as pessoas, faz com que possamos ampliar nosso círculo de amizades, nos deixa atentos (...) encontrei união e solidariedade entre os membros (...) aprendi o que significa andar em grupo, união e companheirismo entre colegas e amigos";

"Aprendi a não discriminar ninguém e fiz amizades que nunca achava que iria fazer";

"A moto representa uma busca incessante de altruísmo, de confraternização, de amizade, companheirismo, sem considerar a posição social de cada um (...) é o milagre da solidariedade";

"A moto remete às origens, ao espírito de solidariedade, companheirismo";

"Nunca fiquei ou deixei alguém de moto em uma estrada, parado. Ou seja, se o problema surgiu, acaba sendo um incentivo para fazer novos amigos, dar boas risadas e quem sabe até termine em churrasco enquanto a moto aguarda reparos";

"Cada motociclista neste imenso palco na vida é antes de tudo um amigo solidário que me dá a certeza de que nunca estarei só".



Essa materia continua no link:
http://www1.uol.com.br/vyaestelar/moto_qualidade_de_vida.htm

Ramiro
27-02-06, 23:52
E para você? Quais os efeitos da moto em sua vida?

wgr
28-02-06, 19:08
Me faz ganhar tempo,
me diverte,
me ensina e
me integra.

wgr
28-02-06, 19:44
E me da economia tambem

Furious VIPER
28-02-06, 20:22
Na minha vida a moto teve 2 efeitos gigantescos... q notei logo de cara... foram a independência para ir e vir pra onde eu kiser... e a economia, pq uma vez andando de moto eu vou pra onde eu kiser e não fico contando nos dedos a dis~tância em km pra ver qto vou gastar... carro gasta demais... e muitas vezes não vale a pena o "conforto" q sempre se fala... de moto eu tb xego mais rápido nos lugares.... saio mais tarde do q antes e xego mais cedo...
Mais alguns detalhes... de carro tinha akelas de "não dá, não dá"... de moto sempre dá... sempre passa. Depois q começei a andar de moto incrivelmente todas as sinaleiras ficaram abertas para mim!!hahahaha
Encher o tanque não é grande coisa, mas é um prazer q realizo toda semana!!hehehehe Se lembrar de mais coisas eu posto depois..

Luigi
28-02-06, 20:46
É isso mesmo, nunca fui muito com cara de carro, só na chuva mesmo, porque moto me deu uma liberdade incrivel.

Eu começei com uma XTZ, mas era gastona, fazia 28/l, agora mudei pra fazer, que faz a mesma coisa, anda mais e é mais confiavel.
Moto é o que há, agora preciso comprar uns apetrechos pra viajar (mala de tanque e talvez alforges)

Ramiro
28-02-06, 23:49
me deu liberdade, e amigos!

fernanet
01-03-06, 01:32
Realmente a sensação d liberdade eh mto forte, qqr saida d moto pra mim me dah mto prazer. Antes pra sair eu tinha q pedir carona para meus pais ou pegar onibus (q demora pacas) ou ir d bicicleta (xegava td fedido e ainda tinha q arranjar lugar pra deixar a bike), agora naum vo d moto e xego lah rapidão.
Andar d carro pra mim soh eh bom pra namorar rs, pq pegar transito dia-a-dia me deixa mto irritado com a lerdeza, as vezes tenho vontade d sair fazendo strike com td mundo da rua (hauahauhau zueira).
Axo q tb a moto me abriu as portas para novas amizades, e pra aprender novas coisas como por exemplo noções d mecanica.
O legal eh q nossa classe d motoqueiros eh mto unida, esse espirito d ajudar o proximo eh bem legal entre os motokeiros.

eh isso.

agm2112
02-03-06, 10:15
Na verdade eu comprei minha moto porque um amigo meu casou (fui padrinho) e foi morar no interior de SP (em Cunha). Como tenho casa em Angra, ia toda hora no sitio dele, mas a estrada é horrivel (serra Paraty-Cunha). Depois de destruir meu carro algumas vezes e passar alguns apertos em lamaçais, resolvi comprar uma moto velhinha (mas inteirona) pra fazer este trajeto. Ontem mesmo passei por lá, na maior tranquilidade .. ultrapassei jipes e outros 4x4, e a moto nem chega a sujar ... impressionante !

A viagem de moto é muito mais interessante. Posso parar em qualquer buraco pra observar a paisagem, sinto o vento no rosto (quando abro a viseira). Andando devagar é quase como uma caminhada. Observo cada detalhe da viagem. Por sorte ainda não peguei nenhuma chuva !


Meu proximo passo é comprar uma carreta pra levar a moto pra outras estradas de terra onde seria uma tortura passar de carro, mas vira uma diversão passar de moto.

leonoronha
02-03-06, 14:03
Minhas motos nao sei cara amo D+ sao duas coisas que me dao muito prazer chega a ser um prazer viciante se pudesse ter mais umas 3 putz ai sim me sentirei totalmente realizado. Eu minha bandidassa e uma estrada nao consigo mais viver sem, e eu a minha pimentinha nao tem jeito sao minhas duas amantes, sempre estao preucupadas em me fazer feliz e me darem o prazer extremo apenas por pilota-las.

barbeirorp
02-03-06, 20:32
gostei tanto de moto .. ( eu tirei carta com 18, mas a de moto soh com 25 anos)

eu comprei a zing.. pq queria uma moto custom, eu sou pobre mitido

eu curti tanto essa onda... que eu to começando a fazer isso meio de vida.

Guigo
02-03-06, 21:37
Começou por uma questão de economia...
Hoje nem posso pensar em ficar sem moto que tenho seguidas crises convulsivas...huahuahuahua..... |:( |:(

agm2112
03-03-06, 12:35
hahahaha ... fico contando as horas durante a semana pra poder fazer isso:
http://pic20.picturetrail.com/VOL1223/4415857/9338828/131540536.jpg
no sábado e domingo .... mas amanhã não vou poder pois a jane tá toda desmontada para manutenção preventiva ... espero que eu sobreviva por mais 7 dias ....

danilo-japa
03-03-06, 14:12
eu comprei a moto por necessidade de ter meu proprio meio de locomoção... mas agora estou comletamente apaixonado! AEhoaehiaehoae

nao vivo sem... prefiro andar na minha moto que sair de carro... e qndo tenho que andar de carro mtas vezes na semana fico com dor nas costas... e de moto nao! hehauhea

minha mae nao gosta mto da ideia.. mas eu nao pretendo comprar um carango tao cedo :)

wgr
03-03-06, 21:52
Começou por uma questão de economia...
Hoje nem posso pensar em ficar sem moto que tenho seguidas crises convulsivas...huahuahuahua..... |:( |:(

Confesso que tambem estou "enveredando por esta senda" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

mariachirs
04-03-06, 00:10
foto maneira essa da Jane... e na minha opinião sobre motociclismo é... tudo de bom... B) só felicidade

barbeirorp
04-03-06, 09:59
owww

pq se poz nome de jane na sua moto ???

wgr
04-03-06, 11:38
Vou chutar
Deve ter alguma relacao com o fato dela andar fora do mundo civilizado

BrunoDias
04-03-06, 16:21
hahahaha ... fico contando as horas durante a semana pra poder fazer isso:
http://pic20.picturetrail.com/VOL1223/4415857/9338828/131540536.jpg
no sábado e domingo .... mas amanhã não vou poder pois a jane tá toda desmontada para manutenção preventiva ... espero que eu sobreviva por mais 7 dias ....
e eu ja nao aguento mais, so um mes sem moto e ja to ficando doido

agm2112
06-03-06, 14:14
Vou chutar
Deve ter alguma relacao com o fato dela andar fora do mundo civilizado

Acertou na mosca ... Eh a mulher do Tarzan !