PDA

Ver Versão Completa : Período de Troca de Óleo



Zumbi666
27-06-18, 17:08
Galera,

Porque tem motos que, usando o mesmo óleo, pedem trocas em períodos diferentes?

Exemplo: a Factor ED 125 2014 pede para trocar a cada 3000km.

A Crosser 150 pede para trocar com 5000km.

Porque será?

gabrielgeromel
27-06-18, 19:19
Acredito que seja mais uma recomendação do que uma regra.


Há diversas polêmicas ao redor de óleo de motor (algumas valem a pena ser lidas e consideradas, como a maldade de algumas montadoras de informarem uma quantia erronea de óleo ou uma kilometragem exagerada pra gerar manutenção, algo como uma obsolescência programada), mas o que há de fato é que a kilometragem que o óleo consegue manter suas propriedades lubrificantes vai depender de temperatura do ambiente, poluição do ar, se anda com cabo enrolado (esguelando o motor, giro alto), combustível, se queima embreagem... É muita coisa que pode interferir, então, na minha humilde opinião, a montadora/fabricante joga um valor médio do quanto o óleo deveria aguentar.


Usando uma lógica bem boba com os exemplos que você deu, pra andar a 80km/h de 4a marcha na Factor 125 você precisa do motor a 7000rpm. Na Crosser 150, pra andar a 80km/h na 4a marcha você precisa do motor a 5500rpm (valores inventados, só pra exemplo).
Ou seja, o óleo na 125 vai se deteriorar muito mais rápido, trabalhando em condições bem mais severas do que o mesmo óleo que está na 150, trabalhando mais "calmo".


Pra mim, o mais correto é você rodar com o óleo e trocar com 1000km, se o óleo ainda estiver limpo, em boas condições, sem ter baixado, na próxima troca faça com 1500km, se continuar limpo, boas condições e sem baixar, na próxima troca faça com 2000km... e por ai vai, até encontrar a kilometragem correta que o seu uso, sua moto, o ambiente que você vive e tudo mais que interfira na durabilidade do óleo chegar ao limite de uso ou que a quantidade começa baixar.

SpeedBit
27-06-18, 22:16
Acredito que seja mais uma recomendação do que uma regra.
Pra mim, o mais correto é você rodar com o óleo e trocar com 1000km, se o óleo ainda estiver limpo, em boas condições, sem ter baixado, na próxima troca faça com 1500km, se continuar limpo, boas condições e sem baixar, na próxima troca faça com 2000km... e por ai vai, até encontrar a kilometragem correta que o seu uso, sua moto, o ambiente que você vive e tudo mais que interfira na durabilidade do óleo chegar ao limite de uso ou que a quantidade começa baixar.

gostei.

Eu vou completando o óleo dos meus motores até vencer a data. :p 6 meses.

odilon barth
28-06-18, 08:10
Com 1 mil km na minha o óleo tá bom, completo e sigo até os 2 mil km

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Zumbi666
01-07-18, 10:59
Obrigado turma.

Geralmente troco a cada 2000km nas motos. No carro, a cada 6 meses, visto que rodo muito pouco.

Saurus
02-07-18, 15:46
Cara, na minha XTE troco a cada 3.000 Km ou 6 meses (pois estou usando óleo mineral). Invariavelmente entram 2.750 ml e saem 2.700 ml (no mínimo) de óleo. Não fico muito noiado com essa coisa de ficar toda hora controlando consumo de óleo.

Zumbi666
02-07-18, 15:50
Cara, na minha XTE troco a cada 3.000 Km ou 6 meses (pois estou usando óleo mineral). Invariavelmente entram 2.750 ml e saem 2.700 ml (no mínimo) de óleo. Não fico muito noiado com essa coisa de ficar toda hora controlando consumo de óleo.Eu também não fico não. Nem sequer fico olhando o nível de óleo.
Apenas foi uma dúvida que tive sobre a troca entre 2 motos

odilon barth
03-07-18, 06:17
Minha moto entra 1,5 litros e sai 800 ml kkk, sempre verificou o nível.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

mad_b
03-07-18, 09:53
Minha moto entra 1,5 litros e sai 800 ml kkk, sempre verificou o nível.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Opa. Faz uma experiência, se quiser e se conseguir (presumindo que vc ande cabo enrolado direto), faz um período de troca andando um pouco que seja mais manso, e não chegando perto do limite de giro.

Geralmente veículo a combustão consome mais óleo quando é muito exigido pois acima de certos valores de giro, o motor passa a aspirar certa quantia do óleo pelos anéis e pelo respiro de óleo, consumindo um tanto.

Se você já anda manso, sugiro dar uma checada pois os anéis do motor da sua moto podem ter se alinhado ou gasto... E em breve algo pior pode acontecer. Consumir 50% do óleo entre as trocas é um pouco demais hein.

Antigamente o motor 1.8 AP da volks falava no manual que o motor podia consumir até 1L de óleo a cada 1000 km, com troca a cada 5000 se nao me engano...se formos calcular dá mais que a capacidade total do óleo no péríodo. Fosse você eu iria completando conforme gasta já que sua moto está nos "oleólatras anônimos" :D

odilon barth
03-07-18, 09:58
Opa. Faz uma experiência, se quiser e se conseguir (presumindo que vc ande cabo enrolado direto), faz um período de troca andando um pouco que seja mais manso, e não chegando perto do limite de giro.

Geralmente veículo a combustão consome mais óleo quando é muito exigido pois acima de certos valores de giro, o motor passa a aspirar certa quantia do óleo pelos anéis e pelo respiro de óleo, consumindo um tanto.

Se você já anda manso, sugiro dar uma checada pois os anéis do motor da sua moto podem ter se alinhado ou gasto... E em breve algo pior pode acontecer. Consumir 50% do óleo entre as trocas é um pouco demais hein.

Antigamente o motor 1.8 AP da volks falava no manual que o motor podia consumir até 1L de óleo a cada 1000 km, com troca a cada 5000 se nao me engano...se formos calcular dá mais que a capacidade total do óleo no péríodo. Fosse você eu iria completando conforme gasta já que sua moto está nos "oleólatras anônimos" :DKkkk essa parte final foi boa, eu ando manso pois trafego em estrada de chão, 50 a 80 km/h em quinta marcha quase sempre. Sempre fico de olho no nível do óleo, coitada da motoca anda todo dia e já tem seus 12 anos. Rsrs
Manutenção está impecável, única coisa ruim nela é o consumo de óleo mesmo.
Bros 150 esd 06/07

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Saurus
04-07-18, 11:40
Kkkk essa parte final foi boa, eu ando manso pois trafego em estrada de chão, 50 a 80 km/h em quinta marcha quase sempre. Sempre fico de olho no nível do óleo, coitada da motoca anda todo dia e já tem seus 12 anos. Rsrs
Manutenção está impecável, única coisa ruim nela é o consumo de óleo mesmo.
Bros 150 esd 06/07

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk
Hora de abrir o cilindro e refazer camisa e anéis.