PDA

Ver Versão Completa : Rosca postiça + Estator alterado | Biz C100 1998



Guarnica
12-07-18, 23:54
Boa noite ! Venho a vos buscar ajuda !

A rosca do bujão de oleo da minha biz espanou. Olhando na net vi a respeito de rosca postiça, bem simples de fazer e as ferramentas são baratinhas.

Minha duvida é: se o bujao da moto é 12mm, qual tamanho de helicoil eu tenho que comprar ??? seria m13 ??? E se eu usar essa rosca postiça não vai ficar vazando ????

------------------

Estator: no manual diz que a medida da bobina de iluminação e da bobina de carga tem que estar entre 0.1 a 0.6 e 0.1 a 0.8. ambas estão com 1.1. Minha bateria ja esta dando amperagem de 13 a 14. Eu ainda nao tenho a ferramenta pra sacar o volante do magneto, mas vou comprar e mandar rebobinar.

Então só pra saber mesmo, quais possiveis danos estas bobinas defeituosas podem causar aos componentes da moto a longo prazo ???

Ja deixo aqui meu obrigado a quem puder responder pelo menos uma das perguntas, se não puder as duas ja vai ser uma baita ajuda !!

odilon barth
13-07-18, 16:41
Pede pra fazer a rosca do bujão na oficina quando for trocar o óleo, deve gastar uns 20 mangos, fazem num estalo. A outra não sei responder.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

tadashi
28-07-18, 00:49
Na minha oficina, passamos o macho M13, e usamos o bujão m 13 e usamos veda rosca de teflon, é o mesmo produto usado na frigideira da sua mãe. Em outras palavras é o veda rosca do encanador. Ao fazer a rosca, se a mesma não estiver perpendicular ao plano do bloco do motor, vai vazar, visto que a arruela de vedação só veda se toda a arruela estiver 100 por cento assentado. como é muito difícil conseguir fazer a rosca como foi feito na fábrica, eu uso o veda rosca. Se você usar, só de apertar com a mão já não vaza, e ai é só dar um pequeno aperto com a ferramenta, para o bujão não cair com a vibração .


Em relação a bobina de iluminação, ela é feita da seguinte forma:
A) o ferro onde é enrolado o cobre, temos o início do enrolamento que é aterrado. fio verde.
b) depois de algumas dezenas de voltas, temos o fio amarelo que alimenta o farol e lanterna e painel.
c) já o fio branco alimenta a bateria e para isso temos que continuar a enrolar algumas dezenas de voltas a mais que o fio amarelo.
d) o regulador quando recebe fio amarelo, ele regula 12 alternado ou seja ele não deixa a tensão em volts alternado subir acima de 12 a 13 volts AC. já o fio branco ele entra no regulador e ai ocorre a retificação em meio onda e regula 14,2 volts agora ´já é continua (DC) .
d) por ser uma variação pequena da resistência do enrolamento entre o terra, o fio amarelo e o fio terra e o fio branco, se o seu multímetro não for bom, da a mesma medida.
e) pra testar o sistema do estator é necessário que a saida do estator esteja desconectado do chicote da moto., use uma lampada de farol de 12 v 35 watts, pode ser a mesma lampada h4 de motos como titan 150.
f) ligue o motor da biz alimente a lampada de teste descrita no item anterior, fio verde terra e o outro fio amarelo o farol (lampada) baixo ou alto, use uma lampada já com um dos filamentos queimado (para não queimar uma lampada nova). na marcha lenta , a lampada já acende forte, ao acelerar um pouco, a lampada queima é normal queimar, se não queimar tem algo errado com o estator.
g) faça o mesmo teste com a lampada, só que agora entre o fio verde e o fio branco, deve acender mais forte na marcha lenta e queimar também ao acelerar a biz .
h) queimando a lampada nos itens f e g o estator esta bom.
abraços

- - - Updated - - -

para testar a tensão de carga, use sempre uma bateria bem carregada, pois, não vai atingir 14,2 volts, mesmo se a moto estiver ok.

Stone
30-07-18, 12:05
Faz só a rosca pra usar um bujão de CB de 14mm, as bobinas estão OK, não tem do que se preocupar