PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção das motos...



Guigo
29-03-06, 19:36
Levei a Trudinha pra revisão (quase 14.000 km) e o caboclo da concessionária me disse que seria bom eu trocar a caixa de direção da moto, pq ela está muito dura e compromete a estabilidade...
Realmente sentia a direção um pouco dura, mas nem sabia que moto tinha caixa de direção(com esse nome, é claro)...ele lubrificou para mim a caixa e disse que quando ele tivesse a peça disponível seria bom que eu trocasse...
Falei pra ele que tava beleza...
Mas queria saber exatamente o que é e pra que serve essa caixa de direção, que obviamente é diferente dos carros...

Cabra de Brasília
29-03-06, 19:39
Ué cara o próprio nome já diz tudo """caixa de direção""".....e moto tem sim meu jovem.....até bike tem.....

Cabra de Brasília
29-03-06, 19:42
Cara teoricamente....não tem como dizer diferença entre a de carro e de moto....pois tem a mesma função.....só que no carro nos temos a barra de direção que vai ligado ao volante e na moto é o guidon.....

Alan
29-03-06, 19:46
Fala Guigo, vc pode entender por caixa de direção o conjunto de peças alinhadas à direita da imagem...

O movimento da direção fica apoiado sobre esse conjunto de rolamentos...

http://img503.imageshack.us/img503/9134/guigo3vn.jpg

Cabra de Brasília
29-03-06, 19:48
pô cara tava procurando isso....beleza.....cabra bão é otra coisa.....

Guigo
29-03-06, 19:49
Deixa eu reformular a pergunta...
O que eu quero mesmo saber é se costuma-se trocar essa caixa de direção nas motos ou apenas lubrificá-la com maior frequência...e ainda: que motivos levam ao "endurecimento" desta caixa de direção, principalmente em uma moto com menos de 15.000 km rodados como a minha??
Resumidamente quero saber se o cara tá de caô pra cima de mim...

Alan
29-03-06, 19:52
O peso da frente se apoia sobre rolamentos de esfera sobre mesas cônicas...

Motivos pra ficar dura: ou apertado demais, ou alguma esfera do rolamento foi pro saco, aí ela solta pequenos fragmentos que deixam o rolamento duro mesmo...

Tenta vc mesmo aliviar em casa o rolamento e vê se melhora, senão só abrindo pra saber...

Guigo
29-03-06, 19:58
Beleza, Alan...valeu...