PDA

Ver Versão Completa : Folga no pinhão



agm2112
10-04-06, 21:56
Hoje desmontei toda a suspensão traseira da minha moto para verificar seu estado, limpar etc, pois vou viajar com ela na semana santa. Ao recolocar a corrente, notei uma folga no pinhão... parece que ele está solto, consigo movimenta-lo para todos os lados com a mão (cerca de 1mm ou um pouco mais). É normal esta folga ? Ou já está na hora de uma relacão nova ? - Minha moto está com 22.000km (lembrando que pretendo rodar 500km durante o feriado).

anjonegro
10-04-06, 22:07
Não pode ter folga não
da uma olhada ai
http://www.pequenasnotaveis.com.br/viewtopic.php?p=103167#103167

agm2112
10-04-06, 22:49
Po... o chao tava me chamando e eu nem sabia ....

uedaa
11-04-06, 02:35
no pinhão é normal, pois o que prende ela é uma ruela/trava pode trocar que vai ficar com a mesma folga mas de uma reapertada nos dois parafusos que segura ela o que não pode é ter folga na coroa que pode até estourar a trava da coroa (uso extremo tipo empinar) ai é prejuizo pois tem de mandar encher o cubo.

web100
11-04-06, 08:33
Pelo menos em motos que eu já mexi (cg, xlr125, biz, web) TODAS tem uma pequena folga ao girar o pinhão em seu eixo. Como o uedaa falou, pode colocar um novo que ainda assim haverá uma folga. Na verdade acredito que essa folga exista por algum motivo. É claro que a sua pode estar com uma folga acima do normal ou usar um sistema de fixação diferente dos modelos citados, aí é bom verificar.

digarne
11-04-06, 08:36
pelo que eu saiba tb possui uma folga... coisa minima... mas tem.... se colocar um novo.. vai ficar tb.. dá uma revisada nos parafusos que prende.. se estão bem apertados e jah era....

moto na pista... e eheuheu

agm2112
11-04-06, 09:43
Será que esta folga aumenta junto com o desgaste do pinhão ? Pq parece que o meu está com mais folga do que o normal. Agora vou ter que trocar ele, só por precaucão ... >:[

uedaa
13-04-06, 02:52
Acho desnecessário trocar o pinhão só se os dentes estiverem finos ou com pontas quebradas pois se trocar só o pinhão, pode não casar direito na corrente velha fazendo barulho, o ideal é trocar a relação inteira.

Xakal
13-04-06, 08:21
Sua moto tem 22.000 km rodados, sera que essa relaçao é original?
Se for ta na hora de trocar mesmo.

agm2112
13-04-06, 18:08
Relação original com certeza .. só que como é corrente com o-ring e custa 150 reais, vou esperar mais um pouco pra trocar ...

andre
14-04-06, 14:13
A minha xl125 estava com está folga e era o eixo do cambio,inclusive me deixou na mão,o eixo rodava e o pinhão ficava parado.
Olha retira o pinhão e veja se os dentes deste eixo estão com as ranhuras todas por igual,pq o meu começou com está folga e deu no que deu.Troquei esta trava do pinhão mas não adiantou ,depois de gasto o eixo não tem mas jeito,conforme vc vai andando vai aumentando muito rapido o desgasta porcausa dos trancos ocasionado pelo desgastedo eixo.
Boa sorte.