PDA

Ver Versão Completa : qual é a velocidade mais economica?



destbr
14-04-06, 19:10
Pessoal,

gostaria de saber, de acordo com a experiencia de cada um, qual é a velocidade mais economica pra uma titan 150?

imagino q muito devagar em 5a marcha, ela tb deve gastar mais, pq a queima do combustivel nao deve ser correta trabalhando muito em baixa e fazendo muita força.

valeu pessoal!!

:)

Cabra de Brasília
14-04-06, 19:37
uma vez li isso sobre carros....eles chegaram a conclusão que a velocidade que o carro fazia mais economia era a 55-60km/h constantes.....mas não lembro qual era a marcha.....

Furious VIPER
14-04-06, 19:42
No site da Motoryama, uma concessionária Yamaha tinha uma vez um campeonato q fizeram em POA parece... e q o cara conseguiu fazer 107km/l... mas ele tava andando a 20km/h... aí tb não rola... eu sei q a minha YBR faz mais de 40km/ qdo estou a 80km/h 85km/h... mas qdo sobe pra 100km/h fica nos 32... e se passa de 110, faz menos de 30!!!
Na Titan 150 não deve ser muito diferente... anda a 80km/h q é uma velocidade boa (pelo menos pra dentro da cidade), e vê como fica o consumo, provavelmente vai render mais um tanque de gasolinda do q se andasse a 100km/h!

Alan_Ricardo
14-04-06, 21:02
Eu tb tenho a CG150.

Ao jogar as marchas quando rodo com a moto, o ponteiro estaciona nos 60km com extrema facilidade mesmo com pouquíssima aceleração. Então certamente é aos 60km no ponteiro que está na faixa mais economica. Já consegui beirar os 38km/l rodando do meu jeito. Deixo em quinta marcha e baixa aceleração, isso quando o trânsito permite. Mas apenas quando estou sem vontade de acelerar forte.

carnachion
14-04-06, 21:54
O problema é quando tu tá em baixa rotação em uma viajem e pega uma subida tem que reduzir a marcha, e dai complica!

Alan_Ricardo
14-04-06, 21:56
Parece que o motor acostuma com a marcha alta. E a CG150 tem um bom torque em baixa. Eu só reduzo quando a rotação cai muito no caso de uma freada. E a motinha leva numa boa.

destbr
15-04-06, 00:54
percebi q a quinta marcha é solicitada antes dos 70km/h, entao imagino q seja em torno dessa velocidade mesmo.. mas queria confirmar com vcs..

Furious VIPER, é exatamente essa velocidade q costumo andar, entre 70 e 80.. somente a noite que volto um pouquinho mais rapido, entre 80 e 90..

entao, creio estar andando numa velocidade compativel com o bolso :G

valeu pela ajuda pessoal!! :)

fernanet
15-04-06, 01:24
Uma vez vi numa consecionária um banner da YBR q ela fazia 62 km/l à 55 ou 60 km/h (axo q isso). O certo pra saber qual a velocidade d melhor consumo eh pegar a faixa de rpm de melhor consumo e andar nela.
Uma dica quente eh acelerar progressivamente, naum usar o acelerador como on-off (pior q eu naum faço isso mto bem), naum esticar mto as marchas e nem ficar dando bombada em ponto morto/embreado.

Furious VIPER
15-04-06, 12:59
destbr Nesta faixa de velocidade certamente sua moto vai ficar econômica.... claro q vc pode economizar mais ainda, mas aí acaba até colocando em risco a segurança, por andar devagar demais... então na média dos 80km/h ela anda direitinho, não faz feio no trânsito e ainda economiza uma gasolina. Só não vai andar a 80 em 3ª marcha... uma vez eu fui até cortar e a minha ybr deu 70km/h em 2ª... só q a economia tb já foi pro espaço qdo vc faz isso! hehe não esgaça as marchas, senão ferra tudo a idéia de economia.

destbr
15-04-06, 13:53
Furious VIPER, dificilmente eu estico muito as marchas... ando bem tranquilao na maior parte do tempo...
costumo trocar todas as marchas no tempo e qdo chega na quinta, aí eu chego na velocidade que eu quero... mas as passagens sao feitas todas dentro do "normal" :)
claro q de vez enqdo eu dou umas esticadinhas, mas sao raras as vezes...

:)

galvão
16-04-06, 00:32
Furious VIPER, dificilmente eu estico muito as marchas... ando bem tranquilao na maior parte do tempo...
costumo trocar todas as marchas no tempo e qdo chega na quinta, aí eu chego na velocidade que eu quero... mas as passagens sao feitas todas dentro do "normal" :)
claro q de vez enqdo eu dou umas esticadinhas, mas sao raras as vezes...

:)

ainda bem que mora em SOROCABA,

Se fosse motoboy em SP iria tocar tanto TOTÓ nso semafaros,
que iria voltar para casa com a roda quadrada ou com torcicolo :)

Larga mão camarada se fosse andar de Bus iria gastar mas ainda,
então sapeca aiai...

Celso Pin
16-04-06, 01:04
ainda bem que mora em SOROCABA,

Se fosse motoboy em SP iria tocar tanto TOTÓ nso semafaros,
que iria voltar para casa com a roda quadrada ou com torcicolo :)


ia nada...
motoboy em sp só anda no corredor...

e morrem como moscas por isso (1 por dia)!

destbr
16-04-06, 14:58
dificilmente eu entro em corredor, só quando estou muito atrasado e todos os carros ja estao parados...

vi uma vez na santa ifigenia, um motoboy que foi passar pela direita num semaforo e o passageiro do taxi abriu a porta!
ja era, porta do taxi amassada, a roda entrou no motor e o motoboy por muito pouco nao levou um chao.

Jordano
24-04-06, 14:17
pra andar em corredor tem que ser na manha e sempre avisando com bozina ou luz, ma voltendo ao assunto
em viagem a velocidade mais economica é 90km/h em 5ª marcha, mas aí tu só anda por 20 minutos, depois disso vem um caminhão e passa por cima
agora na cidade, o melhor é 50-60 km/h em 4ª marcha, dá pra andar em 5ª mas aí só com pista mt livre, pq tu nao tem retomada

digarne
24-04-06, 15:20
a melhor velocidade pra andar economica.. eh na descida e na banguela... a velo num importa... aeuhaeuheh tando na banguela... kkkkkkkk vai q vai.... soh na economia....

leonoronha
24-04-06, 15:24
A shadow andando com o cabo enrolado a 140 150 faz 17 andando de boa 60 80 sem forçar faz 25. Ja a dream bebe D+ andando na faixa ED faz ate 50km/l saiu da faixa ED ela faz 40 45. Todas as duas estao reguladissimas.

Coltz
24-04-06, 17:23
eu faço o seguinte:

independente da marcha quando eu quero economia eu mantenho a aceleração o mínimo possível na manopla, só o suficiente pra moto manter a velocidade e o giro do motor

agm2112
24-04-06, 21:53
Nesse fds mesmo ... fiz uma viagem de 200km ... na ida fui direto a 80, 90 por hora, e na volta fui bem devagar, mantendo 60. Na ida deu 24,6 km/l e na volta 30.

Imagino que a melhor velocidade seja na ultima marcha, no início da faixa de torque.

destbr
25-04-06, 00:00
eu queria medir novamente qto minha moto ta fazendo, mas nao vai dar, pq nao vou mais encher o tanque, pois a gasolina fica muito tempo no tanque, o q nao é bom, como ja se discutiu aqui no forum, pois a gasolina tem uma validade.

mas ando na faixa dos 70 ~ 90 km/h e acho ela economica, pois dura bastante o combustivel...

no ultimo ela tinha feito 30 (segundo tanque dela) e a partir de agora nao vou encher mais...

betocampana
14-05-15, 12:10
mandando um ress básico no tópico, pra confirmar uma info
“Para obter o melhor rendimento com economia, o ideal é trocar as marchas dentro da faixa de torque máximo"

No caso da CG, ela tem torque de 1,32kgf.m a 6.500 rpm com gasolina. Como ela não tem contagiros, é preciso deixar o motor 'girar' um pouco sim, mas nada em excesso. Em geral, motores quatro tempos pequenos são econômicos com giro médio/alto e pouca aceleração.

Essa matéria é para carros, porém válida para motos também:
" - A gente vê muitos veículos na quinta marcha, a 40 km/h. Isso é totalmente errado"
http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/saiba-por-que-e-importante-conhecer-o-conta-giros-do-carro,2432d3a27e85f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.htm l

Vulcan
14-05-15, 12:33
mandando um ress básico no tópico, pra confirmar uma info
“Para obter o melhor rendimento com economia, o ideal é trocar as marchas dentro da faixa de torque máximo"

No caso da CG, ela tem torque de 1,32kgf.m a 6.500 rpm com gasolina. Como ela não tem contagiros, é preciso deixar o motor 'girar' um pouco sim, mas nada em excesso. Em geral, motores quatro tempos pequenos são econômicos com giro médio/alto e pouca aceleração.

Essa matéria é para carros, porém válida para motos também:
" - A gente vê muitos veículos na quinta marcha, a 40 km/h. Isso é totalmente errado"
http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/saiba-por-que-e-importante-conhecer-o-conta-giros-do-carro,2432d3a27e85f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.htm l

também reparei que se deixar girar sem enrrolar cabo, gasta menos. descobri que o bura da motoneta é "ruim" e deixa a mistura rica quando enrrola o cabo, gastando mais independente do giro.

emerson merighi
11-06-15, 04:15
Em todos os motores a combustão a velocidade mais econômica se da por volta de 30% do rpm máximo andando na marcha mais longa em velocidade constante.

SpeedBit
11-06-15, 07:33
Coisa que meu pai me ensinou.

Quanto mais torcer o acelerador, mais gasta, independente da velocidade/rotação.

Vulcan
11-06-15, 10:19
Coisa que meu pai me ensinou.

Quanto mais torcer o acelerador, mais gasta, independente da velocidade/rotação.

tipo aquela frase "cavalo que anda, é cavalo que come" porém, cavalo que come nem sempre anda...

mdorigon
11-06-15, 16:44
Bem em moto com um sistema de injeção um pouco mais caprichado, com sonda lambda, da pra economizar bem se vc não der aceleração total em rodovias. Ja percebi isso na minha suzukinha...aqueles momentos em que voce anda com acelerador no maximo e não faz diferença, se vc dosar a mão continua na mesma tocada e com isso consegui uma bela diferença de dois km ou mais por litro. Mas em 125/150 a velocidade de economia mesmo é na casa dos 80 a 90 por hora. Ai elas são imbativeis. Passou vc começa a gastar por pouca velocidade.