PDA

Ver Versão Completa : Lubrificar corrente de transmissão!!!



Furious VIPER
16-04-06, 14:09
Gurizada.. depois de lavar a motoca tem q rolar akela lubrificada na corrente de transmissão... então lá fui eu lubrificar, mas dessa vez com graxa branca, eu sempre uso óleo.. mas fica uma pingaçada só, suja tudo, entendo pq meus pais reclamam, é uma sujeirada mesmo.
A graxa branca me surpreendeu, pq se espalhou mto bem pela corrente enqto eu rodava a roda pra ver como ia ficar.. eu gostei do resultado e tô pensando em trocar o óleo pela graxa branca... agora.. alguém sabe se graxa é melhor ou pior q óleo??
Já me falaram q é pior, pq gruda mta sujeira e não tem o poder de penetração na corrente como o óleo tem. Axo q é verdade pq o óleo deixa inclusive tudo brilhoso, tipo, lavado em lubrificante mesmo... mas é mta sujeira, queria saber se trocando pela graxa branca a lubrificação fica comprometida ou algo assim!!
Alguém sabe ao certo?? Não vale ficar chutando... gostaria de informações precisas!! heheh Valeu!!

AcidGaucho
16-04-06, 14:16
sei la...

graxa branca dura +, no meu ponto de vista...

mas ja vi neguinho colocar azeite de cozinha e dizerem q eh bom tb...mas eu não arrisco!

Cabra de Brasília
16-04-06, 14:32
Eu só uso graxa branca....é uma beleza.....lavo toda semana....aplico toda semana.....nêgo fala muita abobrinha......uma vez já ouvi que o melhor óleo para o motor da moto é o de cozinha...."porque é mais leve....então penetra melhor nas partes do motor".....**** merda pode!!!!!

Furious VIPER
16-04-06, 14:45
hehehheeh Tb já li cada besteira, mas algumas coisas q parecem besteira realmente são verdades, e aí a gente deixa de fazer o certo pq "nos parece" errado.
Tô pensando em ficar com a graxa branca mesmo... curti ela... fora q acabou encomodação em casa.. não suja nadinha... mas confesso q rende um pouco menos q o óleo. Pq comprei um litro de óleo (de grossa espessura) faz uns 6 meses... e não tá nem na metade ainda.. olha q eu lubrifico a corrente a cada 200... 300km... ou qdo chove.. daí lubrifico independente da kilometragem. Só q mesmo rendendo menos axo q vale a pena, pq suja muuuuuuuuuuito menos...

destbr
16-04-06, 15:44
e quando vc vai lubrificar (quando chove, por exemplo), vc passa querosene pra tirar a graxa velha ou joga por cima mesmo?

abraços!

Cabra de Brasília
16-04-06, 15:55
Bão....eu mato dois coei numa paulada....já que vou usar querosene para limpar....as partes mais chatas lá no motor para ficar filé.....aproveito e dou uma por cima da corrente para ela ficar limpinha...com melhor aparência....despues...graxa branca.....

Furious VIPER
16-04-06, 16:00
Eu como até agora só usava óleo... qdo chovia eu chegava em casa e deixava a moto secar ao natural, daí antes de sair novamente, depois de pingar tudo q podia da corrente, lubrificava dnovo, sem limpar nem nada... só mais óleo por cima da corrente mesmo... agora com graxa não sei.. só fiz isso uma vez, lubrifiuei, mas nem rodei com a moto ainda...

uedaa
18-04-06, 01:58
Na revisão na Honda eles colocam graxa na corrente mas não branca acho que é por causa do custo. Ai percebi que ficou mais tempo que o óleo que eu colocava, passei a usar graxa mas amarela só que ela qdo esquenta gospe muito agora to usando a branca ela gruda mais e não solta tanto como a outra tem de passar pouco pois se vc pegar estrada besuntada se vai ver o resultado atrás da placa. Na bisnaga está escrito próprio para uso em transmissão de motos custa 3 reais.

Furious VIPER
18-04-06, 15:12
Eu notei q ela rende menos q o óleo.. pq eu tô usando óleo faz mais de 6 meses... e não usei nem 500ml ainda.. isso q eu avacalho qdo coloco.. ponho mto ´[oleo mesmo... e na graxa parece não render tanto... mas axo q mesmo assim vale a pena a graxa!
Outra... eu tive a impressão q usando a graxa, a corrente ficou seca mais cedo... com óleo eu colocava e rodava uma semana (250km)... e tava ali, na boa.. com a graxa, rodei 2 dias (100km) e me pareceu estar opaca, sem brilho...
Alguém sabe explicar pq??

Motoka
18-04-06, 15:21
Eita assssunto complicado..
Já ví mtas discussões q concluiam q o melhor era o óleo sae-90, fiquei de usar mas não usei.

Até recentemente eu usava óleo de motor, lubrifica legal, mas suja mto...
No momento uso a graxa comum, suja menos e p/mim, vem de graça.hehe

NEUDSON
18-04-06, 15:29
comprei um bagui numa casa de mat p/ construção um bagui pra lubrifica dobradiça de portao e locais expostos ! é tipo wite lub só que não sai nem a paú!

Coltz
18-04-06, 16:15
o q vc disse em relação ao brilho furious, é uma característica da lubrificação do óleo

já a graxa branca é bem mais, seca, digamos assim, do que o óleo

a corrente tá lubrificada sim mas de uma maneira diferente

o auge mesmo são os lubrificantes chain wax que são de parafina, esses não sujam mesmo

casali
18-04-06, 16:27
compra aquela corrente que não precisa de lubrificação e acaba com o tormento

morcego666
18-04-06, 19:06
Eu uso oleo 90, deixe que suje, pelo menos qdo eu coloco o dedo sinto que tah lubrificado de verdade... a graxa branca eu ouvi falar que vai acumulando na parte q fica tampada pelo motor e depois vira um nojo.... sem contar q desleixado como eu sou, nunca q eu ia limpar a corrente toda a cada semana pra não empedrar.....
[]´s

destbr
18-04-06, 21:19
compra aquela corrente que não precisa de lubrificação e acaba com o tormento

q corrente é essa? e qual a diferença dela q nao precisa de lubrificação?

Furious VIPER
18-04-06, 21:24
o q vc disse em relação ao brilho furious, é uma característica da lubrificação do óleo

já a graxa branca é bem mais, seca, digamos assim, do que o óleo

a corrente tá lubrificada sim mas de uma maneira diferente

o auge mesmo são os lubrificantes chain wax que são de parafina, esses não sujam mesmo
ô Coltz... fala mais desse chain wax aí meu... fikei curioso.. como ele é, como funciona, onde vende, é caro?? bah, bateu uma curiosidade agora!!

casali
18-04-06, 21:55
compra aquela corrente que não precisa de lubrificação e acaba com o tormento

q corrente é essa? e qual a diferença dela q nao precisa de lubrificação?

ela é auto lubrificante
retirado do site da VAZ fabricante de Kits Relação

3.3. MANUTENÇÃO

3.3.1. As correntes VAZ são lubrificadas e pré tencionadas já na montagem com produtos especiais, para que se usadas normalmente (profissionalmente ou a lazer), não necessitem de manutenção.

3.3.2. No caso de real necessidade de lubrificação (no caso de uso esportivo e ou em casos especiais) fazê-lo, após limpeza total por imersão, com lubrificante SPECIAL VAZ 3000. Caso tais produtos não estejam disponíveis, lubrificá-las com micro-óleos tipo spray, objetivando que o óleo penetre no rolete da corrente. (vide figura 3.3.3.)



ou clica neste que tem tudo sobre relação
http://www.pequenasnotaveis.com.br/viewtopic.php?t=6700

Richard2
19-04-06, 10:31
ai cara!!
eu sempre usei graxa branca!!
ela é mto boa mesmo!!

naum vo falar q naum espirra um poco pq espirra!!
na minha moto sempre suja o descanso!!!hehehe
mais naum suja o aro, do jeito q suja com o óleo!!

usa sim!! particularmente eu acho a melhor lubrificação!!

Coltz
19-04-06, 11:23
o q vc disse em relação ao brilho furious, é uma característica da lubrificação do óleo

já a graxa branca é bem mais, seca, digamos assim, do que o óleo

a corrente tá lubrificada sim mas de uma maneira diferente

o auge mesmo são os lubrificantes chain wax que são de parafina, esses não sujam mesmo
ô Coltz... fala mais desse chain wax aí meu... fikei curioso.. como ele é, como funciona, onde vende, é caro?? bah, bateu uma curiosidade agora!!

eu nunca vi pra vender cara, mas já vi o pessoal comentando q ele é melhor q a graxa branca...na verdade axo q nem tem no brasil pra vender ainda, se não me engano era um pessoal q trouxe isso da europa....acredito q é só questão d tempo pra chegar aqui

Dragaun
19-04-06, 18:22
Seis meses usando só graxa branca e sábado resolvi tirar a tampa que protege o pinhão para um limpeza básica. Toda a graxa q não tinha espirrado na minha roda tava guardada lá!! Meio-kg de sujeira!!

Voltei a usar o óleo.

Furious VIPER
19-04-06, 20:34
Seis meses usando só graxa branca e sábado resolvi tirar a tampa que protege o pinhão para um limpeza básica. Toda a graxa q não tinha espirrado na minha roda tava guardada lá!! Meio-kg de sujeira!!

Voltei a usar o óleo.
Mas será q por jogar essa graxa q fica ali perto do pinhão é tod graxa q vc colocou?? se for um pouco da grxa, tá valendo, pq sempre vai respingar... seja graxa ou óleo... a força centrífuga faz isso com tudo q fica na corrente.
E qto a lubrificação... vc axou melhor óleo ou graxa? todas as lojas recomendam graxa branca.. inclusive concessionárias... mas mecânicos recomendam óleo... putamerda... vai entender!!

casali
19-04-06, 21:02
na real o ideal é aquele oleo em spray que ai ele penetra nos roletes e lubrifica a parte interna, para a graxa entrar neste local marcado na figura com setas é muito dificel e se oleo for muito grosso também não lubrifica direito
http://www.vaz.com.br/images/Correntes_Figura_3_3_3.gif

henrique
20-04-06, 00:14
nao percam tempo com isso troquem de corrente.. uma corrente com retentor custa mais caro mas demora mais pra dar folga e nao precisa ficar colocando óleo ou graxa

Furious VIPER
20-04-06, 21:19
nao percam tempo com isso troquem de corrente.. uma corrente com retentor custa mais caro mas demora mais pra dar folga e nao precisa ficar colocando óleo ou graxa
Corrente com retentor?? Não lembro de ter ouvido falar, o q exatamente seria isso?? Não entendo nada de "mecânica" e coisas do tipo!!

vlrenato
21-04-06, 00:18
Ja ouvi muitas coisas....mas me falaram q graza com grafite é bom...

henrique
21-04-06, 02:04
o Furious quando tu vier aqui no encontro vou te mostrar umas e te explico direito como q é.. eu vou colocar na minha, mas nao vai ser esse mes ainda.

destbr
21-04-06, 02:06
o Furious quando tu vier aqui no encontro vou te mostrar umas e te explico direito como q é.. eu vou colocar na minha, mas nao vai ser esse mes ainda.

nao tem nenhuma foto? sabe qto esta custando mais ou menos???

abraços!!

henrique
21-04-06, 02:09
foto acho q tu encontra no site da VAZ www.vaz.com.br tem pra quase todas as motos e custa pra uma 125 na media de 60 a 70 reais uma corrente dessas

danilo-japa
22-04-06, 13:28
bom saber essa parada da graxa branca! vou passar ela hoje pela primeira vez...

ouvi dizer tb que tem que lubrificar a corrente a cada 300~400km... e qndo chover deve diminuir este espaço...

Furious VIPER
22-04-06, 14:00
Comprei hj dmanhã 2 tubinhos de graxa branca, pq resolvi continuar lubrificando com ela... e lendo agora umas instruções ali, diz tb q não sai com água... (insolúvel)... essa eu axei beseira, sempre q pega água sai... não adianta dizer q não.. tudo bem q uma chuvinha pode não limpar a graxa toda... mas mesmo assim, não arrisco! choveu? molhou a corrente? lubrifica dnovo.. q daí dá pra sentar o pau na moto semmedo, lubrificada a corrente vai estar!!

Dragaun
24-04-06, 13:16
Deixando claro que talvez a qualidade da graxa que eu comprei é que não seja mto boa.

Graxa, vc coloca, blz, fica uma maravilha, não suja a roda, diminui consideravelmente o barulho na corrente (problema crônico da twister ahuahua), tês dias depois a coroa tá brilhando, nem sinal da graxa!! Alem de acumular no compartimento onde fica o pinhão, acho que aí que é o problema, a corrente passando por lá a sujeira que tá lá tira a graxa e só vai aumentando.

óleo, suja tudo, faz barulho, tem um melhor penetração...

Spray, acho q é a melhor opção. Já q ele é feito especialmente para correntes.

E quanto a corrente com retentores eu acho que nao tem essa de não lubrificar, se não estou enganado a da twister é com retentor e tem q lubrificar, os retentores (como o próprio nome diz) serve para reter a lubricação entre os elos.

me corrijam se eu estiver errado.

Abraço,

Rafael

Dragaun
24-04-06, 13:21
Seis meses usando só graxa branca e sábado resolvi tirar a tampa que protege o pinhão para um limpeza básica. Toda a graxa q não tinha espirrado na minha roda tava guardada lá!! Meio-kg de sujeira!!

Voltei a usar o óleo.
Mas será q por jogar essa graxa q fica ali perto do pinhão é tod graxa q vc colocou?? se for um pouco da grxa, tá valendo, pq sempre vai respingar... seja graxa ou óleo... a força centrífuga faz isso com tudo q fica na corrente.
E qto a lubrificação... vc axou melhor óleo ou graxa? todas as lojas recomendam graxa branca.. inclusive concessionárias... mas mecânicos recomendam óleo... putamerda... vai entender!!

Cara, se não é toda a graxa mas são uns 80%, ahauhau e os outros 20% ficam na capa da corrente.

Jordano
24-04-06, 13:41
aki na praia, óleo não é bom
junta muita areia e dura mt pouco
a cada dois dias tem que lubrificar denovo
o melhor aki é a graxa branca
mas se tu mora num lugar que tenha pouca areia e mt mato
como a cidade de planalto-rs onde eu morei
é melhor usar óleo, pq graxa segura mt sujeira como capim e folhas
mas como aki na praia nao tem esse tipo de sujeira
o melhor é a graxa branca

GyGamaha
28-04-06, 16:39
O bom mesmo e o chaim lub da motul spray pra corrente, incolor não acumula sujeira e adere que nem chichete é uma beleza, no entanto tem um custo bem mais auto que outros lubrificantes, mais pra quem realmente se preocupa com este assunto e gosta de ver a moto limpinha vale a pena. Outra alternativa e a graxa branca com grafite que é o q eu uso quando meu spray acaba e tô sem grana, muito boa mais gosto mesmo é do spray a corrente parece que foi comprada ontem! :)

Serifa
29-04-06, 11:05
ahuahuehuee
A graxa branca resolve podem usar...

O Öleo com spray é profissa, melhor q a graxa branca mas é mais caro...

então pra quem não tem $$$ sobrando...coloca graxa branca la

Luigi
29-04-06, 11:18
Vo comprar uma autolub isso sim, dai nem estresso, coloco oleo 90, ou 140 nele e só aperto o botãozinho!

Bronislaw
29-04-06, 18:04
Corrente com redentor para colocar tenho que trocar toda a relação ou posso só meter a corrente mesmo e deixa todo o resto como esta?


E a minha eu lubrifico muito pouco, acho que vou ter que comprar oleo ou graxa, porque faz uns 1500 km que não lubrifico, e só por curiosidade se eu não lubrificar e deixar ela meio seca assim o que pode acontecer ou o que acontece?

Luigi
29-04-06, 18:34
Ela desgasta muito mais rapido!

Furious VIPER
01-05-06, 18:33
Corrente com redentor para colocar tenho que trocar toda a relação ou posso só meter a corrente mesmo e deixa todo o resto como esta?


E a minha eu lubrifico muito pouco, acho que vou ter que comprar oleo ou graxa, porque faz uns 1500 km que não lubrifico, e só por curiosidade se eu não lubrificar e deixar ela meio seca assim o que pode acontecer ou o que acontece?
Cara... sai correndo agora e vai lubrificar sua corrente... ela precisa de qqr lubrificante q diminua o atrito entra as partes (corrente/coroa e corrente/pinhão... no manual diz q é pra lubrificar a cada 500km... mas eu não consigo fazer isso, lubrifico a cada 300 no máximo... as vezes óleo, as vezes graxa... as bezes akeles sprays desengripantes (óleo bem fino, pra penetrar afú)... as vezes misturo tudo... mas me dói na consciência deixar a moto sem lubrificação na corrente!!

Bronislaw
03-05-06, 23:26
Puts vou ter que lubrificar amanha cedo então antes de sair de casa, por nem te digo que ainda não passei o oleo, mas já comprei o sae 90, agora tenho mais uma duvida, o que vcs usam ou como vcs passam o oleo na corrente?

Porque eu comprei veio aquele vidro de 1 litro, mas não tenho nada para poder jogar na corrente, como vcs fazem?

E como devo ou posso fazer para passar o oleo?

Suicidal
04-05-06, 00:18
Puts vou ter que lubrificar amanha cedo então antes de sair de casa, por nem te digo que ainda não passei o oleo, mas já comprei o sae 90, agora tenho mais uma duvida, o que vcs usam ou como vcs passam o oleo na corrente?

Porque eu comprei veio aquele vidro de 1 litro, mas não tenho nada para poder jogar na corrente, como vcs fazem?

E como devo ou posso fazer para passar o oleo?

eu uso um pincel veio q tenho aki...qdo nao tinha o pincel, eu usava um tubo d desodorante sem akele tubinho dentro...

Bronislaw
04-05-06, 17:40
Fiz isso hoje na minha, mas não adianta, por mais que se passe pouco oleo, o negocio espirra no aro trazeiro mesmo andando de vagar né?

Puts, que raiva, encheu de bolinha de oleo no meu aro trazeiro, isso que eu usei o meis grosso o SAE 90, passei com pincel também, e não passei muito não.

Como vcs limpam o oleo do aro trazeiro, com agua sabão e espota normal, como se fosse lavar a moto normalmente o oleo sai do aro, ou vai só se espalhar mais ainda?

Todos que lubrificam aqui com oleo faz essa lambança, ou tem algum jeito, alguma tecnica de lubrificar com oleo e não fazer toda essa bagunça? |:(

Suicidal
04-05-06, 17:44
ichi veio...é normal....mas prefiro uma moto q fique c/ o aro sujo e funcione legal do q precisar ficar trocando a relação direto.... hehehehhe
num eskenta a cabeça com isso nao

agm2112
04-05-06, 19:07
Na minha última viagem peguei 80km de estrada de terra ... vc não imagina o estado que minha roda traseira ficou... grudou um monte de barro nos respingos de óleo .. a roda sumiu !

Ficou preocupado com o pneu, pois ele também fica cheio de óleo, apesar de não aparecer. Borracha e óleo não combinam muito .. tenho medo de ressecar o pneu antes da hora.

Suicidal
04-05-06, 19:57
Na minha última viagem peguei 80km de estrada de terra ... vc não imagina o estado que minha roda traseira ficou... grudou um monte de barro nos respingos de óleo .. a roda sumiu !

Ficou preocupado com o pneu, pois ele também fica cheio de óleo, apesar de não aparecer. Borracha e óleo não combinam muito .. tenho medo de ressecar o pneu antes da hora.

achei q vc ia falar d ficar c/ medo da moto derrapar por causa do óleo....
mas pra mim nao tem problema...o pneu gasta antes d ressecar!!
kakakua

Furious VIPER
04-05-06, 21:58
Bronislaw Eu compro akeles óleos bem grossos tb, em postos de gasolina, qdo vou abastecer, é 1 litro e tá em média 10 reais... eu abro ele tirando a tampa de rosquear e depois ao invés de tirar o lacre branco akele, faço um furinho no lacre, pronto, o óleo sai como um fio, do tamanho do buraco q vc fez, é fácil de controlar a saída de óleo pelo furinho e vc lubrifica bem a corrente, sem ter q derramar litros de óleo a cada vez. Óleo pra mim rende demais... faz mais de 6 meses q comprei 1 litro de óleo pra lubrificar a moto, sempre lubrifico bastante, quase em excesso, e no máximo a cada 300km (ou a cada chuva, lubfifico afú)... e ainda tem meio litro, pra mais... tá loco meu!! a graxa branca é mto gastadeira... oóleo só tem um inconveinente, ping pra kct sempre no protetor de corrente e no cavalete central.
Mas é mais fácil de limpar a roda traseira usando óleo, usando graxa eu notei q gruda mais sujeira, a roda fica toda suja, com óleo suja tb, claro, mas nem tanto. E lá vou eu voltando pro óleo como lubrificante.. putamerda, q cara indeciso esse Viper!!!hehehehe

agm2112
04-05-06, 22:31
Na minha última viagem peguei 80km de estrada de terra ... vc não imagina o estado que minha roda traseira ficou... grudou um monte de barro nos respingos de óleo .. a roda sumiu !

Ficou preocupado com o pneu, pois ele também fica cheio de óleo, apesar de não aparecer. Borracha e óleo não combinam muito .. tenho medo de ressecar o pneu antes da hora.

achei q vc ia falar d ficar c/ medo da moto derrapar por causa do óleo....
mas pra mim nao tem problema...o pneu gasta antes d ressecar!!
kakakua

Minha moto passa maior parte da vida na garagem ... só roda nos fins de semana, as vezes a cada 2 ou 3 fds. Na ultima vez troquei o pneu traseiro mais pelas rachaduras do que pelo desgaste.

Celso Pin
04-05-06, 22:31
sempre que vejo esse tópico penso na principal vantagem das motonetas... não tem nada disso...