PDA

Ver Versão Completa : Gasolina, comum ou aditivada?



Bronislaw
22-04-06, 15:39
Pessoal qual gasolina vcs usam?

E qual a diferença, no manual da minha titan ta dizendo gasolina recomendada: comum.

Será que usar a gasolina aditivada vai melhorar o desempenho, aumentar a vida util do motor ou algo do tipo?


Dessa ultima fez fui abastecer e ia colocar a gasolina aditivida, 0,10 centavos mais caro que a comum aqui da BR, e o cara me falou que por ser uma gasolina mais fina e tal ela rende menos que a comum, dae pensei, puts mais cara e rende mesmo?, vai da comum mesmo.

E tem gente que me fala o contrario, que rende mais com gasolina aditivada, afinal de contas, rende mais ou menos?
É melhor ou pior e porque?

E qual gasolina vcs costumam usar na moto de vcs?

Furious VIPER
22-04-06, 16:09
Cara, pelo q eu sei a única diferença das 2 gasolinas é q a aditivada tem junto alguns aditivos de limpeza.. q não deixama possível sujeira ficar no seu carburador (no caso de motos carburadas)... mas qto a rendimento, não faço idéia se muda ou não, se mudar deve ser impercptível...
Se usar sempre da comum, vai ter q fazer uma limpeza no carburador de vez em qdo.. se usar da aditivada provavelmente não precise fazer essa limpeza, ou se precisar, não é com a mesma frequência. Eu uso aditivada desde a 1ª abastecida.. e não vou pra comum... de jeito nenhum... enqto posso me dar esse luxo... é sempre aditivada!!

Bronislaw
22-04-06, 16:13
Mas em motos também fazem bastante diferença, porque carro que tem um motor "enorme" para limpar e circular, agora moto também, tem que ter esse cuidado?


Aditivada as changes de pegar gasolina batizada são menos também né?

Furious VIPER
22-04-06, 16:23
Antes, qdo o preço da aditivada era bem maior q o da comum.. tipo uns 20 centavos... axo q era mais seguro... pelo menos era a impressão q passava... agora aki as 2 gasolinas tão no máximo 3 centavos de diferença... não sei se é estoque da aditivada q eles tem q queimar ou se é tudo gasolina batizada.. q merda!! o negócio é limpar sempre o carburador, mesmo usando aditivada, e usar um bom filtro de combustível tb!!
Em motos tem q ter esse cuidado sim... qdo o carbura tá sujo a moto gasta mais e ainda fica enbolada, parece q não responde... vc nota nitidamente!!
ô Bronislaw, diminui a sua assinatura aí velhinho... deixa ela no padrão.. 480X640!!! valeu!

jrvalmir
22-04-06, 16:34
um amigo tem uma xr, meio baleada.
ele inventou de botar gas aditivada, e limpou toda a ferrugem q tinha no tanque dele.. imagina onde foi para.. no carburador! tá há 3 dias parada no posto de gasolina. hehe..

cada coisa, einh? :)

Bronislaw
22-04-06, 16:45
Mas isso com moto que toda vida usou gasolina comum e deixou acomular muita sujeira né?

A minha com 3600km rodados sempre com gasolina comum, será que corro esse risco?


E furios, como assim diminuir as letras, eu tomei base pela foto, a foto ta 295 por 190, diminuir mais ela resolve?

vagner
22-04-06, 16:47
Bom amigo, eu sempre usei gasolina aditivada, tanto na moto quanto no carro, e nunca tive problema com carburador da moto ou injeção...acho q a aditivadaé sinônimo de menos risco em se pegar uma gasolina aditivada...

vagner
22-04-06, 16:48
me desculpe, quis dizer batizada...

Bronislaw
22-04-06, 16:53
A legal porque estou indo encher o tanque da minha moto agora e vou por aditivada também e já fazer a nova media B)

No mais furios ve se ficou bom a assinatura, diminuir a foto

Cabra de Brasília
22-04-06, 17:01
Eu coloco aditivada....mas o que eu quero mesmo é injeção..........tô desesperado para ver a Twister injetada.....

Furious VIPER
22-04-06, 17:29
Eu havia errado a medida da assinatura.. não é 480x640 não.. é 520x130... a sua tá um pokinho alta... dá uma arrumadinha aí, coisa pouca, só pra ficar no padrão!! Obrigado!!

Sobre trocar a gasolina de comum pra aditivada... faz isso gradativamente... tipo meio a meio... depois vc coloca sempre aditivda... senão a sujeira q já acumulou da comum vai sair toda duma vez (pq a aditivda xega limpando)... e pode dar umas engasgadas afú...

Bronislaw
22-04-06, 18:51
Ixxi... Então fundeu, porque fui abastecer antes de ler o topico eheheheheh... Enchi o tanque com aditivada, isso porque já estava quase acabando tanto que coube 13,8 litros, fiquei de cara, quase fico sem gasosa indo para o posto ehehhehehe...

Bom agora fudeu espero que não aconteça nada, se começar a engasgar eu posto aqui avisando, caso não de nenhuma engasgada, ta normal, ta blz dae?


E diminuir ainda mais um pouquinho a assinatura?
To indo jogar bola, se for na volta eu diminuo um pouco mais, ou agora ficou blz?

Celso Pin
22-04-06, 18:57
...e o cara me falou que por ser uma gasolina mais fina e tal ela rende menos que a comum...

gasolina mais fina???? isso não existe... essa é uma daquelas cretinices que a gente escuta, do tipo do frentista que esfrega o óleo nos dedos e diz que tá fino e precisa trocar...

Alan
22-04-06, 22:28
...e o cara me falou que por ser uma gasolina mais fina e tal ela rende menos que a comum...

gasolina mais fina???? isso não existe... essa é uma daquelas cretinices que a gente escuta, do tipo do frentista que esfrega o óleo nos dedos e diz que tá fino e precisa trocar...

hahahahaha verdade, o cara tem um viscosímetro no dedo...

Na YBR vai aditivada...

Na RD vai comum, pq os tais aditivos de limpeza podem inibir a lubrificação do óleo 2 tempos...

Zawacki
23-04-06, 11:06
eu sempre abasteci com aditivada na minha Intruder....nunca coloquei a comum e as x me do ao luxo de por akela gasol da ipiranga, de 3 e poco o litro!

Alan_Ricardo
23-04-06, 11:14
Aditivada só em moto com injeção. No próprio manual fala pra por gas comum, então nada melhor doque obedecer o manual. Mas tb não vai por gasolina podre na moto.

Carlos_Biker
23-04-06, 12:32
Costumo usar gasolina comum pois o posto em que coloco combustível parece ser de boa procedência.
A gasolina aditivada faz diferença ao longo do tempo e é mais recomendado em motores com injeção. O efeito não é imediato como a maioria das pessoas pensam. Nem aumentam o desempenho, pois é gasolina comum com adição de aditivos.
Para limpar de verdade é só colocando aqueles frascos de Bardal, STP e outros, que possuem solventes na composição, é só ler o rótulo.

Uma boa fonte de informação é o link abaixo:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/B1DF2BE1FE76A7C903256DAD004CC8D9?OpenDocument&SDuvidas

Como, quando e com que finalidade surgiu a gasolina aditivada?
A introdução da gasolina aditivada é uma resposta às exigências do mercado automobilístico, cuja tecnologia está cada vez mais avançada. O produto é voltado, principalmente, para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispõem de sistemas de injeção eletrônica, entre outros.

Para entendermos um pouco como surgiu a gasolina aditivada, precisamos conhecer um pouco o que é a gasolina. A gasolina é um produto intermediário do Petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono, com ponto final de destilação de cerca de 220°C. Existem, distribuídos ao longo desta faixa, compostos diversos, como as olefinas, aromáticos e nitrogenados, que introduzem um certo grau de instabilidade ao produto. Esta instabilidade molecular é responsável pelo início do processo de oxidação, que começa logo após a sua produção, tendo sua continuidade ao longo de todo período de estocagem. Como subprodutos destas reações de oxidação, surgem os ácidos e os polímeros de mais alto peso molecular - as gomas. Durante a estocagem, em função da adoção de práticas operacionais inadequadas, das condições de armazenagem e das variações de temperatura, o processo de geração de goma será acelerado. A goma se depositará ao longo do sistema de combustível do veículo, desde o tanque até a câmara de combustão. No carburador, estes depósitos se acumulam em grande quantidade, dificultando a atuação adequada das borboletas do 1º e do 2º estágios, ocasionando mistura não apropriada e queima deficiente. Outros locais de velocidade de fluxo baixa são os coletores e as válvulas de admissão, por isso mesmo constituindo-se em pontos de alta concentração de depósitos.

Após um período de uso do veículo, quando o volume de depósitos começa a causar problemas de partida e de marcha lenta, torna-se necessária a remoção do carburador para limpeza geral. Processo semelhante acontece com os bicos injetores, nos carros com injeção eletrônica e em válvulas.

Resumidamente, os depósitos de carbono formados em carburadores, injetores, coletores, válvulas de admissão e câmaras de combustão geram os seguintes efeitos:
- afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando)
- reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem)
- aumentam as emissões de gases de exaustão (HC, CO, NO).

Por causa desses problemas, Na década de 50, foram lançados nos Estados Unidos os aditivos detergentes, que eram compostos à base de produtos de origem animal. Esses compostos, de baixo peso molecular e pouca estabilidade térmica, apresentavam bom desempenho na limpeza de carburadores, mas não eram tão eficientes quanto aos coletores e válvulas de admissão. Na década de 70, também nos Estados Unidos, foram lançados os aditivos detergentes/dispersantes de alto peso molecular e quimicamente estáveis que, além dos carburadores, mantinham limpas as válvulas de admissão. Em meados de 80, com o crescente uso do sistema de injeção eletrônica multiponto, em substituição ao de injeção simples, verificou-se que estes aditivos apresentavam nível de desempenho bem inferior àquele constatado nos sistemas carburados. Os fabricantes de aditivos novamente promoveram ações no sentido de adequar seus produtos às novas exigências de mercado. No final da década de 80, observou-se que alguns poucos tipos de motores, principalmente os da marca BMW, apresentavam depósitos nas válvulas de admissão. Esses depósitos tinham morfologia diferente daqueles encontrados nos carburadores, e afetavam a dirigibilidade do veículo durante a fase de aquecimento do motor.

Tal fato levou os fabricantes de aditivos a desenvolverem pacotes eficazes no controle da formação de depósitos nas válvulas de admissão dos motores BMW.

Em função da evolução dos aditivos detergentes para veículos automotivos, existem hoje disponíveis no mercado diferentes gerações de aditivos, desde as primeiras aminas que surgiram no mercado (1ª geração), até os atuais detergentes/dispersantes de última geração.

Desde o final de 1990, a Petrobras Distribuidora vem trabalhando no desenvolvimento da sua gasolina BR Supra Aditivada. Inicialmente foi conduzida uma bateria de testes de laboratório e em bancadas, para identificação do aditivo que melhor se adaptava às características do mercado brasileiro, como a gasolina e o clima tropical.

No total, foram mais de 500 mil km de testes de campo, onde foram utilizados veículos de diferentes marcas e modelos, com gasolinas de várias refinarias.

Definiu-se a cor verde para diferenciar a gasolina BR Supra Aditivada da gasolina comum.

O pacote de aditivos adicionado à gasolina BR SUPRA ADITIVADA tem como principais componentes um agente detergente e um agente dispersante. Onde ocorre fluxo do produto, a goma depositada é removida pela ação do detergente e mantida em suspensão no fluido pela ação do dispersante até a câmara de combustão, onde é completamente queimada, sem deixar resíduos. Os dois aditivos se complementam.

Celso Pin
23-04-06, 15:33
Aditivada só em moto com injeção. No próprio manual fala pra por gas comum, então nada melhor doque obedecer o manual. Mas tb não vai por gasolina podre na moto.

nada disso!


no manual da minha (que não tem injeção) é exatamente o contrário...

Roberval2005
23-04-06, 15:45
uso as duas na boa

Ducati
23-04-06, 20:02
Cara, a pior coisa que tu pode fazer é dar bola pra frentista de posto, eles são frentistas porque são burríssimos, imagina o que eles podem entender de gasolina?
Eu participei de uma palestra de um engenheiro da Petrobrás e ele explicou as diferenças.
A gasolina comum é uma gasolina muito ruim, alto teor de enxofre e corante amarelo, definitavamente a longo prazo é um veneno pro motor.
Gasolina aditivada ainda possui os mesmos alto níveis de impurezas da comum, porém tem aditivos que tentam evitar a criação de impurezas no motor, é menor mas cria alguma coisa, tem idiotas por ai que dizem que ela limpa o motor, isso é lenda, ela apenas ajuda a manter o motor limpo, então quem usa uma de comum e uma de aditivada está fazendo cagada hehe.
A gasolina ideal é aquela sem teores de enxofre e sem corantes, pra isso foi criada a Pódium, uma gasolina super limpa, tanto que não tem cor, parece álcool no visual.

Gasolina boa é Pódium ou Premium, o resto é o resto, mas a menos pior das outras ainda é a aditivada, quem usa a comum, só lamento.

Bronislaw
23-04-06, 23:46
É agora realmente enchi o tanque com aditivada e vou passar a usar somente a aditivada mesmo, até porque o preço não esta muito maior que a comum mesmo.

Outra coisa, quanto ta a media dessa gasolina da Pódium ou Premium?


No site da Br fala isso sobre a gasolina podium...
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/B1DF2BE1FE76A7C903256DAD004CC8D9?OpenDocument&SDuvidas


Gasolina Podium
Características:

- Maior índice de octanagem de todas as gasolinas do mercado, promovendo melhor performance para veículos de alto desempenho
- Baixo teor de enxofre, reduzindo consideravelmente seu impacto ambiental
- Reduz o acúmulo de resíduos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções
- Gasolina com um padrão ambiental que a Europa e os Estados Unidos só exigirão a partir de 2005
- Desenvolvida com a mesma tecnologia que a Petrobras emprega para produzir a gasolina utilizada na Fórmula 1
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
- É incolor.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos de altíssimo desempenho.


O que é octanagem?
É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação). A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.


Se usar essa gasolina não pode danificar o motor ou mesmo aumentar o desgaste do motor?

Serifa
24-04-06, 00:13
pelo que eu vi no site o que compensa é usar aditivada de qualidade....

Agora a Premium é a Podium, só pra motores com taxa de compressão altíssima, acima de 10:1

Celso Pin
24-04-06, 03:40
detalhe:

a adição de álcool, por burrice do Lulla, agora é só de 20%...
com isso, a octanagem deve ter diminuido um pouco.

mas só dá algum efeito em motores de alta compressão.

Bronislaw
24-04-06, 16:41
E a compressão da moto é de quanto mais ou menos?

Alan_Ricardo
24-04-06, 18:42
Aditivada só em moto com injeção. No próprio manual fala pra por gas comum, então nada melhor doque obedecer o manual. Mas tb não vai por gasolina podre na moto.

nada disso!


no manual da minha (que não tem injeção) é exatamente o contrário...

A sua moto é a p.. da Burgman ou é CG150??
Eu respondi pra ele não pra vc!!

A CG foi projeta para rodar com a gasolina comum. Mas como deve ser mais mais inteligente que a quipe técnica da Honda, responde diferente do manual.

Celso Pin
25-04-06, 23:34
Aditivada só em moto com injeção. No próprio manual fala pra por gas comum, então nada melhor doque obedecer o manual. Mas tb não vai por gasolina podre na moto.

nada disso!


no manual da minha (que não tem injeção) é exatamente o contrário...

A sua moto é a p.. da Burgman ou é CG150??
Eu respondi pra ele não pra vc!!

A CG foi projeta para rodar com a gasolina comum. Mas como deve ser mais mais inteligente que a quipe técnica da Honda, responde diferente do manual.

Alan, se vc parar de escrever asneira, provavelmente ninguém mais no fórum vai precisar te corrigir e vc não vai mais passar vergonha em público!

leia o que vc escreveu e reflita... vc não respondeu nada para ninguém... se foi essa a sua intençao, foi tudo muito mal escrito... e quem escreve em fórum, tem que ter maturidade suficiente para receber críticas.

Cresça um pouco!

leia o que vc escfreveu:


Aditivada só em moto com injeção.

isso está errado! completamente errado!



A CG foi projeta para rodar com a gasolina comum.


VC DEMONSTROU QUE NÃO SABE, MAS VOU TE ENSINAR: a gasolina aditivada é comum! quando o manual diz comum, refere-se a OCTANAGEM. somente isso!

p.s. Posso te garantir que tenho o mesmo conhecimento técnico que metade da equipe técnica da Honda, como vc já viu (e talvez não entendeu) aqui no fórum...

Alan_Ricardo
25-04-06, 23:57
Alan, se vc parar de escrever asneira, provavelmente ninguém mais no fórum vai precisar te corrigir e vc não vai mais passar vergonha em público!


Se vc é tão bom, então o que faz perdendo tempo aí então? Ah! Eu estou em público? Se vc não sabe eu estou na minha casa, e vc nem sabe quem eu sou, e nem quero saber quem é vc.



leia o que vc escreveu e reflita... vc não respondeu nada para ninguém... se foi essa a sua intençao, foi tudo muito mal escrito... e quem escreve em fórum, tem que ter maturidade suficiente para receber críticas.

Como pode vc dizer que eu não escrevi para ninguém, se eu citei o seu nome? Está lá é só vc ler.

Quem é vc para dizer que eu escrevo mau escrito?



O Diabo não é sábio porque é Diabo...
O Diabo é sábio porque é Velho!
(Provérbio Espanhol)


O que é essa baboseira de provérbio seu?



VC DEMONSTROU QUE NÃO SABE, MAS VOU TE ENSINAR: a gasolina aditivada é comum! quando o manual diz comum, refere-se a OCTANAGEM. somente isso!

p.s. Posso te garantir que tenho o mesmo conhecimento técnico que metade da equipe técnica da Honda, como vc já viu (e talvez não entendeu) aqui no fórum...


Oh!!!!! Mestre! Vossa senhoria sabe tudo mesmo!!!!!

Pois é. O próprio manual não explica isso, porque não há necessidade, e não vem ao caso. Eles não explicam para um condutor a saber de octanagem, ou técnico de gasolina (não há necessidade). Mas como vc quer mostrar que sabe... O que importa, é que o manual não exige gasolina aditivada. Se está comum, está generalizando qualquer uma. (Não me refiro as que não tem qualidade suficiente).

Vc que sabe tudo não entendeu o que eu quis dizer.

Gasolina aditivada alimenta perfeitamente uma moto como a CG150, porém NÃO HÁ NECESSIDADE, de por aditivada, se a moto foi projetada para cliente de baixa renda que são eles, cerca de mais de 95% que adquire uma CG. Conheço pessoas que já rodaram mais de 150 mil km com a CG150 com gasolina comum, e até hoje não houve nenhum problema, e além de não proporcionar maior desempenho, devido ao baixo desempenho.



Posso te garantir que tenho o mesmo conhecimento técnico que metade da equipe técnica da Honda

Quem é vc? Eu sou o Rei da Inglaterra.

Alan_Ricardo
26-04-06, 00:04
Um motor com injeção praticamente exige gasolina aditivada, um motor carburado não. Desde que a gasolina não seja péssima.
Taí, o teor do assunto do tópico, e não um cara que só fala: " Tá tudo errado o que vc escreveu".

Serifa
26-04-06, 13:49
Eu vo usar agora só a aaditivada mesmo

Mas uma coisa....usem ADITIVADA DE PROCEDENCIA.

Não usem qualquer aditivada...pois se for uma aditivada zuada...pode prejudicar mais que a comum.( de repente o aditivo do cara é um solvente hauahueh).

windowsnt
22-07-06, 11:59
Amigos coloquei Gasolina pódium na minha. Aparentemente até o cheiro muda. Notaram isso ou to delirando? Agora no rodar não senti diferença alguma. Ou melhor senti que a moto nao engasgou nem nada e rendeu normalmente. Vocês usam pódium? Obrigado

Serifa
22-07-06, 12:35
Aqui tudo que vcs querem saber sobre a gasoline
Um dossiê completo
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument


Separei algumas partes pra vcs

Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?
A diferença está na octanagem. A Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas


Qual a diferença entre gasolina comum e a gasolina aditivada?
A única diferença é o aditivo. A octanagem é a mesma. Não influencia a potência do carro.


Para que serve a gasolina aditivada?
A finalidade da gasolina ser aditivada é para limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmera, cabeçote e carburador).


O que é octanagem?
É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação). A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.";


Se estiver usando a gasolina comum há muito tempo (dois anos), posso usar a gasolina aditivada?
Sim. Mas primeiro é bom efetuar uma limpeza no sistema ou usando gradativamente de forma a promover uma limpeza suave.";

A gasolina tem chumbo?
Não. O Japão e o Brasil foram os primeiros países a retirarem o chumbo em suas gasolinas automotivas. No caso brasileiro foi em 1989.

O composto chumbo tetraetila (CTE) foi durante muitos anos incorporado à gasolina de vários países para aumentar a sua octanagem. Com o crescimento da preocupação com o meio ambiente, estes compostos foram suprimidos da composição da gasolina principalmente por serem tóxicos para o ser humano mas também por inviabilizar a adoção de catalisadores de veículos.

Quais as gasolinas automotivas comercializadas no Brasil?
Existem no Brasil quatro tipos de gasolina: comum, aditivada (BR Supra), Premium e Podium.

maiores informações consultem o link q deixei ae.

augusto
22-07-06, 18:09
eu nao sei a diferença eu uso alcool na minha titan hehehehe

augusto
22-07-06, 18:13
eu nao sei eu uso alcool na minha titan hehehehehehe

windowsnt
22-07-06, 22:44
eu comecei a usar pódium hehehe.

exfof
10-09-06, 22:33
vo desinterra, tpo na mobilete takei 2litro de podium so pra ve a diferença, parece que ela fico mais esperta, sera q da certo usa aditivada ou podium c/ oleo 2t?

Furious VIPER
10-09-06, 22:42
vo desinterra, tpo na mobilete takei 2litro de podium so pra ve a diferença, parece que ela fico mais esperta, sera q da certo usa aditivada ou podium c/ oleo 2t?

Tem alguma coisa q não rola de usar aditivada em motores 2t... pq o efeito dos detergentes q tãona composição da aditivada, tira o efeito do óleo 2t, pra lubrificar!!
Algo assim!!hehehe daki a pouco o pessoal entendido vem falar na certeza!!

windowsnt
10-09-06, 23:16
sim é por isso q dizem q nao é recomendável por bardhal em motos 2 tempos. abraços