PDA

Ver Versão Completa : Como reduzir?



karlopires
02-07-05, 18:30
Ae galera, tô com dúvida de como proceder na redução de velocidade até a parada total. Já recebí diferentes respostas dos próprios mecânicos.
1 deles me falou q tem q segurar a embreagem e frenar na banguela, pq o uso do freio motor na redução, prejudica o kit de comando das motos com corrente de comando. Outro me disse q segurar a embreagem leva ao desgaste prematuro desta. Alguém tem uma dica de como fazer então?

Foi mau se o tóp. foi grande e tolo, é q eu num sei nada :# :-/

BrunoDias
02-07-05, 18:38
foi tolo nao vei, aqui é pra isso, tirar duvidas

bom, eu sempre reduzo assim, jogo giro, e reduzo a macha, pro motor segurar a moto. nem sabia desse equema da corrente de comando nao

eu sei q segurar o a embreagem demais, fode ela

Guigo
02-07-05, 18:40
Antes de reduzir vc deve ir freando a moto devagar...se o seu freio dianteiro for a disco, use cerca de 70% da força de frenagem nele e os outros 30 % no freio traseiro...jogar levemente o peso do corpo em direção ao tanque também ajuda a diminuir mais rápido a velocidade...
A medida que a rotação for diminuindo vc pode fazer a redução das marchas com segurança, sem dar trancos e sem desgastar a embreagem...

JuniorTkD
02-07-05, 18:44
Antes de reduzir vc deve ir freando a moto devagar...se o seu freio dianteiro for a disco, use cerca de 70% da força de frenagem nele e os outros 30 % no freio traseiro...jogar levemente o peso do corpo em direção ao tanque também ajuda a diminuir mais rápido a velocidade...
A medida que a rotação for diminuindo vc pode fazer a redução das marchas com segurança, sem dar trancos e sem desgastar a embreagem...

concordo com o guigo ... so faço isso na minha

GataMotociclistaRJ
02-07-05, 18:48
Antes de reduzir vc deve ir freando a moto devagar...se o seu freio dianteiro for a disco, use cerca de 70% da força de frenagem nele e os outros 30 % no freio traseiro...jogar levemente o peso do corpo em direção ao tanque também ajuda a diminuir mais rápido a velocidade...
A medida que a rotação for diminuindo vc pode fazer a redução das marchas com segurança, sem dar trancos e sem desgastar a embreagem...

concordo com o guigo ... so faço isso na minha

Idem...só faço assim e meu mecânico disse que issu é o certo...

Bjs.

BrunoDias
02-07-05, 19:04
é, tb faço +- isso ae
ehhe

pppocos
02-07-05, 19:09
so vai danificar o motor de vc descer reduzindo de 2 marcha a 80 km por exemplo...

a minha eu desco reduzindo de 5 marcha a 60 km....talves ponho 4....

karlopires
02-07-05, 19:11
Valeu galera, brigadão pelas dicas. :e

silverfox
02-07-05, 19:37
eu do um giro no motor sempre pra reduzi, pq eu costumo anda sem usa a embreagem :D

karlopires
02-07-05, 21:05
eu do um giro no motor sempre pra reduzi, pq eu costumo anda sem usa a embreagem :D
:lol: desculpe a ignorância, mas vc pode explicar como é esse lance de "giro no motor", naum conheço. ;/ . E como anda sem embreagem? :-[

BrunoDias
02-07-05, 21:22
tipo, da giro é acelerar
é tipo assim
vc ta de 4 e quer reduzir, aperta a embreagem, da uma aceleradinha, reduz pra 3 e solta a embreagem, sacou?
e andar sem embreagem em moto eh faxil, é so sentir o tempo certo q vc passa na moral

Fernando_Loco
03-07-05, 02:43
esse lance de reduzir.. ja misturo td.rsrsrsrrs Eu uso o freio sitema 70% frente e 30 % atraiz...... jogando giro e batendo marcha pra baixo e soltando a embreagem.... ae ela para rapidao !!!

silverfox
03-07-05, 13:09
eu do um giro no motor sempre pra reduzi, pq eu costumo anda sem usa a embreagem :D
:lol: desculpe a ignorância, mas vc pode explicar como é esse lance de "giro no motor", naum conheço. ;/ . E como anda sem embreagem? :-[

eh como o bruno disse da uma acelerada e reduz...

e quanto a andar sem embreagem... experimenta ae...

anda normalmente, so que quando vai trocar de marcha ao inves de soltar o acelerador e apertar a embreagem passa a marcha direto :)

karlopires
03-07-05, 20:03
eu do um giro no motor sempre pra reduzi, pq eu costumo anda sem usa a embreagem :D
:lol: desculpe a ignorância, mas vc pode explicar como é esse lance de "giro no motor", naum conheço. ;/ . E como anda sem embreagem? :-[

eh como o bruno disse da uma acelerada e reduz...

e quanto a andar sem embreagem... experimenta ae...

anda normalmente, so que quando vai trocar de marcha ao inves de soltar o acelerador e apertar a embreagem passa a marcha direto :)
Valeu, essa eu num sabia. tem q ir até o limite de velo da macha, neh. Vou experimentar. Vou fazer pq toh confiando em vc´s, mas passar as marchas sem embrea dah impresão q vai dah um tranco foda na moto.
Eu até já fiz sem querer, mais naum sabia q pudia.
:-/ Vixi 2 top em 1. :e

silverfox
03-07-05, 20:14
nao precisa estica nao...

so precisa solta o acelerador e subi a marcha...

Roberval2005
04-07-05, 05:34
Ae galera, tô com dúvida de como proceder na redução de velocidade até a parada total. Já recebí diferentes respostas dos próprios mecânicos.
1 deles me falou q tem q segurar a embreagem e frenar na banguela, pq o uso do freio motor na redução, prejudica o kit de comando das motos com corrente de comando. Outro me disse q segurar a embreagem leva ao desgaste prematuro desta. Alguém tem uma dica de como fazer então?

Foi mau se o tóp. foi grande e tolo, é q eu num sei nada :# :-/

eu uso essa tecnica da banguela, axo q gasta bem o freio e nao transmite segurança nenhuma

agora vou mudar pra esse q o pessoal fala, ir reduzindo a marcha

alexandrecatani
04-07-05, 08:08
é so da uma repicada na hora da reducao q ai volta macha macia... tipo na hora q vc por o pedal pra baixo da uma acelerada na moto e solta a embreagem de leve... depois com o tempo vc pega as manha... mao precisa apavora nao...

Fabian
04-07-05, 16:31
Eu sempre levanto o giro um pouco antes de largar a embreagem até pra que não dê o "tranco" no motor e force demais a relação. Mas uso direto o freio motor que no caro da Twister é muito bom.

Alan
04-07-05, 17:41
2 tempos não tem freio motor...

alexandrecatani
04-07-05, 17:50
moto tem freio motor??? aki na oficina o meu patrao arruma muito isso mas só vi em caminhao ate hj.... huahuhuuauhauha zuera zuera

clark
04-07-05, 18:12
Bom eu pelo menos quando vejo que vou parar como por exemplo num sinal, solto o acelerador e deixo a moto ir no embalo ai quando a moto ja ta quase parando eu puxo a embreagem e começo a reduzir as marchas! Já tive e tenho hoje uma moto com corrente de comando e nunca tive problemas não.

Fabian
04-07-05, 18:33
Realmente moto DOIS tempos não tem freio motor, você larga o acelerador e ela vai quase como uma biclicleta ou em ponto morto hahahahaha. Meu, qualquer carro e moto tem freio motor. Inclusive a Lei de Trânsito diz que você nunca pode vir numa ladeira sem estar usando o freio motor é passivel de multa inclusive.

pppocos
04-07-05, 19:39
quando eu desco a serra aki tem 1 placa assim

"teste os freios e desca engrenado"

karlopires
04-07-05, 21:11
2 tempos não tem freio motor...
Eh realmente naum tem, já lí sobre isso. Até pode usar, mais prejudica o motor pq sem aceleração naum tem lubrificação.
se eu tiver errado corrijam, por favor.

karlopires
04-07-05, 21:48
Bom eu pelo menos quando vejo que vou parar como por exemplo num sinal, solto o acelerador e deixo a moto ir no embalo ai quando a moto ja ta quase parando eu puxo a embreagem e começo a reduzir as marchas! Já tive e tenho hoje uma moto com corrente de comando e nunca tive problemas não.
Eu faço exatamente assim, também nunca tive problema, mas tinha a dúvida. E agora vou reduzira dando o giro, como os colegas ensinaram.

Eric_biz
04-07-05, 22:48
na minha bizinha eu so reduzo dandu um giro antes
ate porq a embreagem da biz eh no pé , oq dificulta soltar o pedal de marcha lentamente como agente faz na mao pra n dar tranko na reduzida
intaum so dandu giro e soltandu mesmu!

BrunoDias
04-07-05, 22:50
a biz sem dar uma repicada antes de reduzir nem rola, pq se nao ela da mo tranco

alexandrecatani
05-07-05, 07:34
a biz sem dar uma repicada antes de reduzir nem rola, pq se nao ela da mo tranco

uai zumbi nela q tem q faze isso pra nao da akela "travada"...

BrunoDias
05-07-05, 09:58
a biz sem dar uma repicada antes de reduzir nem rola, pq se nao ela da mo tranco

uai zumbi nela q tem q faze isso pra nao da akela "travada"...
entao, foi o q eu tentei dizer, ehhehe
tem uma bizinha aqi em casa tb

Black Rider
05-07-05, 14:23
eu so dou um giro e redução em seguida... muitas vezes nem piso freio huahuhuahuahha, será q só eu q sou do contra?? :-/

Leandro Tunado
05-07-05, 17:36
Eu tbm dou uma repicada e reduso, mais quando eu quero fazer barulho ...ai eu venho rapido e reduzo tudo ...isso direto ...rs...rs...mais por enqto muita moto nao bixou nada nao ..r.s.r.s. .

brunocg125
17-03-13, 12:54
é so da uma repicada na hora da reducao q ai volta macha macia... tipo na hora q vc por o pedal pra baixo da uma acelerada na moto e solta a embreagem de leve... depois com o tempo vc pega as manha... mao precisa apavora nao...

minha duvida é: eu dou essa repicada(acelerada) antes de bater a marcha ou depois? desculpe sou novato D;

coreanas
17-03-13, 13:16
Faz como o Guido falou, vai reduzindo em conjunto freios, 70% o diant. 30% o tras. e marchas. E Fala pro meXânico que te aconselhou a segurar a embreagem que ele nunca pilote uma moto, porque é um perigo para ele e para os outros. Nem leva a moto mais lá pq não ententede XONGAS de moto.

B R A Ç Ã O!!!

Carlos Henrique
17-03-13, 13:22
minha duvida é: eu dou essa repicada(acelerada) antes de bater a marcha ou depois? desculpe sou novato D;
ao mesmo tempo

- - - Updated - - -


Faz como o Guido falou, vai reduzindo em conjunto freio e marchas. E Fala pro meXânico que te aconselhou a segurar a embreagem que ele nunca pilote uma moto, porque é um perigo para ele e para os outros.

B R A Ç Ã O!!!
Depende coreanas, se for numa frenagem de emergência é legal que se segure a embreagem para a roda não travar e o motor não apagar e sair prejudicando a caixa de marchas, numa frenagem de emergencia tem q usar uns 70/80% do freio dianteiro + 30/20% do freio traseiro + segurar embreagem pro motor não apagar.
Agora quando for uma frenagem normal tipo akelas pra poder passar numa lombada e talz não é necessário segurar a embreagem, só ir reduzindo e dando "punta tacos" no acelerador pra manter o giro na mesma faixa entre uma redução e outra pra não prejudicar a caixa de marcha, e usar o freio nessa mesma proporção, só que com menos intensidade...

coreanas
17-03-13, 13:40
O cara está falando de frenagem rotineira. E mesmo nas frenagens de emergência é quando vc tem mais que usar o câmbio junto, pq para mais rápido, mas te entendo: É quando vc vem em 5ª na manha e passa um cachorro ou vem um buraco e vc tem que grudar no freio e embrear para motor não morrer, nem dá tempo de reduzir. Quanto ao pseudo punta-tacco vc está certo, tem que dar uma aumentadinha no giro pra não dar tranco, quando possível.

Reitero minha posição: Esse mexânico é um perigo para ele e para os outros. Como profissional tem obrigação de saber fazer o certo.

Dinomura
17-03-13, 14:06
Minha sequencia de freagem é a seguinte:

1- redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco;
2- acionar o freio traseiro levemente.
3- se necessário aciono o freio dianteiro em conjunto com o traseiro, porem ao contrario de que muitos dizem não ponho mais força no dianteiro do que no traseiro. Como ja aconteceu comigo ao acionar o freio dianteiro com maior força todo peso da moto é deslocado para roda dianteira fazendo com que a roda deslize e dependendo da situação a moto escorrega o piloto acaba perdendo a direção ( principalmente em dias chuvosos).
4- para "parada" ai sim após diminuir consideravelmente a velocidade aciono o freio dianteiro com maior força e sempre reduzo as machas parando sempre entre primeira e segunda, ao parar sempre continuo segurando o freio traseiro e por isso desso com o pé de apoio esquerdo coisa que poucos fazem. Isso se aplica assim como ensinado e devidamente obrigatório na prova do "detran" pq quando seguramos a moto somente com o freio dianteiro quando parada em terrenos decline-os (mias me subidas) a moto tende a escorregar (podem fazer o teste, parem em uma ladeira e segurem somente o freio dianteiro a moto escorregara o pneu dianteiro e a moto descera de ré, algo que se estiver próximo a outro veiculo pode causar uma leve batida).

obs. a frenagem com auxilio de cambio ajuda muito porem realmente causa o desgaste do conjunto de relação. A utilização da mesma também exige uma maior afinidade com a moto, principalmente com embreagem para não dar trancos ou travar a roda traseira.

Carlos Henrique
17-03-13, 14:23
O cara está falando de frenagem rotineira. E mesmo nas frenagens de emergência é quando vc tem mais que usar o câmbio junto, pq para mais rápido, mas te entendo: É quando vc vem em 5ª na manha e passa um cachorro ou vem um buraco e vc tem que grudar no freio e embrear para motor não morrer, nem dá tempo de reduzir. Quanto ao pseudo punta-tacco vc está certo, tem que dar uma aumentadinha no giro pra não dar tranco, quando possível.

Reitero minha posição: Esse mexânico é um perigo para ele e para os outros. Como profissional tem obrigação de saber fazer o certo.
ah tah, achei que ele estava dizendo numa situação de emergencia..
E se realmente o mecânico faz isso isso em situações rotineiras, realmente é muito bração esse cara kkkkkkkkkkkkkkkk

CONKER
17-03-13, 14:37
Faz como o Guido falou, vai reduzindo em conjunto freios, 70% o diant. 30% o tras. e marchas. E Fala pro meXânico que te aconselhou a segurar a embreagem que ele nunca pilote uma moto, porque é um perigo para ele e para os outros. Nem leva a moto mais lá pq não ententede XONGAS de moto.

B R A Ç Ã O!!!

É verdade parceiro, esses meXanicos dando estes conselhos só serve para quando o cara cair de moto "que Deus nos livre de todo mal..." pois estava usando somente os freios na "banguela", retornar com ele pra fazer mais "seLviços" pra consertar a moto.
Além de desgastar as pastilhas e lonas de freitos prematuramente, superaquece o sistema que pode não funcionar direito diminuindo o tempo de frenagem e aumentando a distancia percorrida para parar a moto. Flw...

magrao tk
17-03-13, 16:38
Não concordo com essa história que manter a embreagem apertada causa desgaste da mesma. Se quando acontece isso os discos se separam uns dos outros, o que vai se desgastar? Só a parte de acionamento mesmo, mas isso vai gastar do mesmo jeito se tu apertar a embreagem e soltar ou se apertar e manter apertada. A única coisa que pode se ''desgastar'' mesmo é a pressão das molas, nada mais.

off: alguem se deu conta da data desse tópico? Desenterraram legallll!!!!!!!

coreanas
17-03-13, 17:12
Minha sequencia de freagem é a seguinte:

1- redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco;
2- acionar o freio traseiro levemente.
3- se necessário aciono o freio dianteiro em conjunto com o traseiro, porem ao contrario de que muitos dizem não ponho mais força no dianteiro do que no traseiro. Como ja aconteceu comigo ao acionar o freio dianteiro com maior força todo peso da moto é deslocado para roda dianteira fazendo com que a roda deslize e dependendo da situação a moto escorrega o piloto acaba perdendo a direção ( principalmente em dias chuvosos).
4- para "parada" ai sim após diminuir consideravelmente a velocidade aciono o freio dianteiro com maior força e sempre reduzo as machas parando sempre entre primeira e segunda, ao parar sempre continuo segurando o freio traseiro e por isso desso com o pé de apoio esquerdo coisa que poucos fazem. Isso se aplica assim como ensinado e devidamente obrigatório na prova do "detran" pq quando seguramos a moto somente com o freio dianteiro quando parada em terrenos decline-os (mias me subidas) a moto tende a escorregar (podem fazer o teste, parem em uma ladeira e segurem somente o freio dianteiro a moto escorregara o pneu dianteiro e a moto descera de ré, algo que se estiver próximo a outro veiculo pode causar uma leve batida).

obs. a frenagem com auxilio de cambio ajuda muito porem realmente causa o desgaste do conjunto de relação. A utilização da mesma também exige uma maior afinidade com a moto, principalmente com embreagem para não dar trancos ou travar a roda traseira.

ERRADÍSSIMO! O correto é usar imediatamente os dois freios e ir modulando a proporção, geramente mais para a frente, em conjunto com a redução de marchas sempre. Se transfere mais para tras a frenagem quanto menor for a aderência, como lama ou chuva. Freio não é "tudo ou nada" tem que modular o traseiro e o dianterio, como o acelerador.

E tem sempre que reduzir sim, o desgaste de ralação é desprezível e a segurança da frenagem muito maior, economia burra. Arrancar desgasta muito mais a relação.
As únicas partes certas é já deixar em ponto morto com a moto quase parada e continuar com o pé no freio, apoiando com o pé esquerdo no chão ao parar e redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco.
Exame do Detran só induz a sermos maus motoristas/motociclistas, tanto que ensina a freiar só com o traseiro, um perigo enorme reconhecido por qualquer bom motociclista. Marketing governamental, e só. Palavra de quem pilota diaria e intensamente a 40 anos com apenas alguns poucos pequenos acidentes.

marchetti87
18-03-13, 00:29
Quando quero reduzir eu aperto a embreagem, acelero suavemente, troco de marcha, solto a embreagem e assim sucessivamente até a 1ª marcha, isso pra fazer uma redução suave e não dar tranco. Ao passo que vou reduzindo, eu mantenho dois dedos apertando o manete de freio enquanto dou toques de leve no acelerador entre cada troca de marcha. Tudo isso tem que ser feito de forma rápida e coordenada. A princípio pode parecer confuso e difícil, mas depois de alguma prática passa a ser automático.

coreanas
18-03-13, 00:57
Quando quero reduzir eu aperto a embreagem, acelero suavemente, troco de marcha, solto a embreagem e assim sucessivamente até a 1ª marcha, isso pra fazer uma redução suave e não dar tranco. Ao passo que vou reduzindo, eu mantenho dois dedos apertando o manete de freio enquanto dou toques de leve no acelerador entre cada troca de marcha. Tudo isso tem que ser feito de forma rápida e coordenada. A princípio pode parecer confuso e difícil, mas depois de alguma prática passa a ser automático.

Exato! E aí nem desgasta a relação.

Eu vou reduzindo automáticamente, nem penso, é mecânico. As rotações entram coordenadas com a velocidade de tal forma que a redução parece um CVT, sem tranco pra mais ou pra menos. E a modulação entre o manete dianteiro e o pedal traseiro da mesma forma, automático, "sentindo" a aderência traseira e dianteira para não derrapar. Como um ABS humano, é assim que se deve frear. Parece difícil, mas é só não ter preguiça de sentir a moto e fazer a coisa certa.

chiccoli
18-03-13, 01:07
É..., 2005 .. campeão..

emerson merighi
18-03-13, 04:38
o topico da volta dos mortos vivos entao....

- - - Updated - - -

o topico da volta dos mortos vivos entao....

coreanas
18-03-13, 10:34
Pelo nível do equívocos é sempre bom discutir de novo. São vidas que dependem dessas atitudes.

DOUGLAS 00
18-03-13, 11:29
Frenagem e redução de velocidade vão bem além de uma formula especifica. Existem situações que vai se aplicar a regra do 70/30 ou então que se vai utilizar somente o freio traseiro... explico

No trafego, existem duas situações: A Frenagem normal e a de emergência.

Na normal, caso o motociclista esteja antenado e veja que terá que parar lá na frente, basta desacelerar a moto e deixar que ela vá perdendo velocidade, bastando deixar correr (em 2T a moto exige mais dos freios).

Outra situação: Engarupado, em baixa velocidade, se usa bem mais o freio traseiro (nesse caso, alivia a transferência de peso da garupa pra cima do piloto). Em motos Custom tb a frenagem é um pouco mais forçada na traseira do em modelos convencionais (Custom tem muito peso suspenso na roda de trás).

Frenagem de emergência é diferente: Se começa frenando pela traseira e depois se usa os freio dianteiro. Ao mesmo tempo se pressiona o tanque com as pernas. Tudo isso pra não sobrecarregar a suspensão dianteira. Depois se concentra a frenagem na frente, e tendo o cuidado para corrigir a derrapadinha da traseira que possa vir a surgir (Na frente ocorre, mas é um pouco mais difícil, mas pode acontecer)...

Ensinar frenagem em poucas palavras é meio inviável, mas ficam as dicas.

ADENDO SOBRE MOTONETAS (BIZ, CRIPTON, ETC): Em motonetas, existem condições específicas. A redução de marcha em motos como a Biz, tem que ser suave. Eu frequentemente vejo gente levando "tranquinho" nas reduções, simplesmente porque tiram o pé de vez... o esquema é dar a redução e ir tirando o pé (calcanhar) lentamente, sentindo a embreagem centrifuga colando aos poucos... a aceleradinha durante a redução não é obrigatória, mas nesse caso ajuda... e obviamente, como a moto não tem tanque no meio das pernas, precisa-se usar ainda mais o freio traseiro, equilibrando a frenagem... outra dica é para sempre tomar MUITO CUIDADO COM AQUELA AREIA OU BRITA QUE ACUMULA NO CANTO DAS ESQUINAS... se a traseira resvalar como a moto não tem manete de embreagem (não dá pra cortar a rotação numa derrapada), é chão quase certo...

coreanas
18-03-13, 12:16
Concordo Douglas00, ótimas dicas.

Ensinar não dá, mas dicas são importantes, como uma vez, aqui no fórum mesmo em que o usuário usava só o freio traseiro porque o incompetente do instrutor da Auto Escola ensinou assim, ensinamos certo, até vc participou, e ele está mais feliz e seguro. Pra isso existe o fórum e por isso postei tanto neste tópico: Rodo intensamente e vejo cada barbaridade que dá medo, coisas que com conselhos simples seriam evitados. Hoje mesmo morreu um motociclista em Itajaí-SC por freiar só com o traseiro.

Porém nada substitui a sensibilidade, o bom senso e o problema é esse: há 40 anos aprendí tudo o que eu sei por conta própria, ninguém me ensinou, de Mobilete a caminhões e tratores. Hoje em dia os motociclistas não sabem nem freiar. Pô, é só usar o bom senso, como em tudo. Esses polítcamente corretos do inferno e suas regras pra tudo tiraram isso das pessoas: A capacidade de pensar.

chiccoli
18-03-13, 12:32
técnica basica, na hora que o pneu travar quer dizer que passou do limite, mas descobre isso rapido antes que num dê mais pra pegar a moto e vc ir pro chão kkk

coreanas
18-03-13, 16:33
Vc sente o pneu perdendo aderência muito antes de derrapar. É só prestar um mínimo de atenção, daí vc modula redução ou não para uma marcha menor, freio traseiro e freio dianteiro. E até mesmo soltar todo o freio no caso de emergência, como areia na pista e voltar a freiar mais adiante.