PDA

Ver Versão Completa : Embuchar prisioneiro do escape



Minghe
29-05-06, 21:59
Tive um problema com o prisioneiro esquerdo do escape esquerdo na minha RD350, que, quando fui para São Carlos, na volta começou a vazar muita , percebi então que o parafuso supra dito havia caido, e constatei que havia espanado a rosca. Fui falar com um amigo que tem uma retifica e este me falou para desmontar o cilindro para ele refazer a rosca, mas, daria muito trabalho, a moto tá afinadinha, sem vazamentos ( exceto este ) e tirei mais algumas informações de como proceder neste caso sem ter que desmontar o cilindro. Liguei para a pessoa que me vendeu a moto em São Paulo , e , pela sua experiência com RD me deu algumas dicas, mas me alertando de que daria um trampo extra, mas que conseguria fazer o serviço em casa e por R$ 2,00.

Fiz o seguinte.


A rosca é de 8mm , comprei uma broca de aço e cuidadosamente abri o buraco para 11mm, ai comprei uam bucha de latão que vende em auto-peças na medida de 12mmexterno e 8mm interno. Com um macho ( parafuso de rosca gente :boxing: ) fiz a rosca para 12mm e ai foi só enroscar a bucha e depois o prisioneiro neste. Dá trabalho pois voce tem que ir com muito cuidado para não estragar a nova furação, mas o resultado é excelente. Olhem as fotos ai

http://i25.photobucket.com/albums/c74/minghe/Reparos002.jpg
http://i25.photobucket.com/albums/c74/minghe/Reparos001.jpg

loucura
30-05-06, 09:26
legal muito original hein??? mas eu teria colocado parafuso no lugar fica a mesma coisa e fica bom... mas claro q seu trabalho ficou muito mais show isso é um problema comum de desgaste creio eu...

Minghe
30-05-06, 09:53
Loucura, eu percebi, pesquisando aqui e ali, que estes parafusos sofrem uma pressão enorme com o motor, pois, o motor tem buchas em seus suportes, para diminuir as vibrações e, quando voce parafusa o escapaamento no bacalhau existe ali também uma bucha de borracha, para amenizar as vibrações que são transmitidas do motor ao escapamento, só que muitas vezes, esta bucha esta estourada e o cara mete um parafuso com arruelas, fazendo com que a bucha perca o seu efeito, travando o escape e ai quem sofre são os prisioneiros no motor. Portanto é bom rever estas buchas do bacalhau, pois muitas vezes ai é que se origina o problema

uedaa
31-05-06, 01:25
essa bucha é rosqueada?como faz para travar ela?

Minghe
31-05-06, 07:41
esta bucha tem rosca do lado de fora medida 12mm e do lado de dentro 8mm, portanto com a ajuda de um macho ( parafuso de fazer rosca >:[ ) voce faz a rosca para colocar a bucha, e depois com o prisioneiro original, voce rosqueia internamente na bucha, como se voce no próprio cilindro

uedaa
04-06-06, 04:35
é bom saber, valeu ai.

fernanet
04-06-06, 22:47
Ocorre direto de espanar o bujão d trocar o oleo, e eh mais ou menos assim q o pessoal resolve. Uns colocam um parafuso maior, outros fazem embuxamento.

NIGHTWOLF
04-06-06, 23:01
Existem buchas com rosca esquerda, estriada e cônica!
No caso de motor ! acho que a melhor seria a rosca esquerda, por causa do alto torque que resiste a dilatação sem se soltar.

Seu_madruga
05-06-06, 17:25
Poxa, parabéns pelo trabalho cara, tem que ter sangue frio pra fazer isso hehe.
Na minha biz aconteceu parecido, o prisioneiro quebrou bem na prte onde ele sai e fiou um poukinho pra dentro. Só comendo o parafuso inteiro para retirar e refazer a rosca. Mas isso eu só assisti de lodo aflito, nem me arrisquei fazer.

Morenno-Tdaí
16-10-06, 21:44
Parabéns pela dica Minghe !!!

Ficou ótimo o acabamento !!!

Valews !!!

Stone
17-10-06, 16:07
cara, muito bom e muito útil mesmo