PDA

Ver Versão Completa : A ausencia do elemento do filtro de ar prejudica o motor?



Sam_2006
31-05-06, 21:09
Fui pegar minha Cruise, após revisão e troca da relação, e o funcionario da autorizada me disse que ela estava sem o elemento do filtro de ar, pois o antigo estava danificado e eles não tinham outro pra por no lugar. Só vai chegar daqui 15 dias!
Eu gostaria de saber se isso pode acarretar em algum tipo de problema para o motor. Quero viajar neste final de semana, será que é bom pegar estrada sem o elemento do filtro?

FabricioFabuloso
31-05-06, 21:26
Com certeza... sem o filtro vc corre o risco de jogar poeira pra dentro do motor... o q pode riscar a camisa entre outros problemas... naum manjo mt de mecânica mas logo logo aparece alguem aki com explicações mais técnicas... Mas com certeza andar sem filtro naum eh o ideal.. agora se for muita necessidade e naum for pegar estrada de terra acho q poucos kms naum deve dar problema... so se vc tiver muito azar.. . O ideal seria esperar o filtro

Abraços

PS: Naum tem filtro de ar na autorizada ??? e demora 15 dias pra chegar ??? Bola fora pra autorizado do sr Kasinski !!!! >:[ :-x >:[ :-x

Alan_Ricardo
31-05-06, 22:20
O técnico chegou! :D brincadeira gente.


Não entendi muito bem esse elemento do filtro que vc acrescentou na pergunta.



A ausencia do "elemento do filtro" de ar prejudica o motor?


Não seria melhor perguntar se o motor é prejudicado sem o filtro de ar?
Se for isso mesmo que eu entendi, oFabricioFabuloso já respondeu a tua pergunta, ok!

FabricioFabuloso
31-05-06, 22:46
Eh respondi baseando no fato de que seria o Filtro de ar.... se for outra peça dai naum sei... Hahahahaha

Abraços :D :D

LuiZão
01-06-06, 00:01
Sim prejudica o motor.
Não aumenta desempenho.
Sim corre o risco de entrar agua nos dias de chuva.
Sim Suja o carburador.
Sim entra terra no motor.
Sim fica com um barulho de caldo de cana.

Sam_2006
01-06-06, 07:25
Putz, será que não tem como adaptar o filtro de outra moto na minha?
Eu não vou ficar 15 dias com a moto parada por causa disso.

Stone
01-06-06, 07:41
na sua moto é filtro de espuma?, se for deve dá pra fazer um gamby

marcusohc
01-06-06, 07:45
Ah cara, se eu fosse vc dava um jeito de fazer uma gambi.

Sei lá, arruma uma meia calça e amarra no lugar. Não é a melhor coisa a se fazer, mas pelo menos vc vai ficar menos preocupado.

Abraço!!!

NEUDSON
01-06-06, 08:08
Não aumenta desempenho.

NAUM????????????

:burro:

intaum pq em motos preparadas ninguem usa?

FaBrIcIo A.
01-06-06, 08:15
Sim prejudica o motor.
Não aumenta desempenho.
Sim corre o risco de entrar agua nos dias de chuva.
Sim Suja o carburador.
Sim entra terra no motor.
Sim fica com um barulho de caldo de cana.


Se a cx. de ar estiver fechada, somente sem o filtro de ar, irá prejudicar o motor soh daqui + - 3 anos...

Aumenta e BEEMM o desempenho...

Entrar agua, soh se passar em alagamento !

SUja e entra terra soh se andar em estrada de chao direto e sem a cx de ar !

Caldo de cana !? da uma com limão e abacaxi pra mim !! :D

..repare se a captação do ar é embaixo do banco? se for, pensa comigo, será facil entrar agua e terra por ali ? :o

NEUDSON
01-06-06, 08:18
a minha sem nem coletor do bura (tava sem nadaaaaaaaaaa) fiz uma viaj de 50km e nem deu nada (tava garoando)

jecastro
01-06-06, 09:03
Claro que prejudica, senão prejudicace a moto viria sem filtro de fábrica, eles já tiraram até a tinta de algumas motos para economizar. Agora que anda mais anda, eu já fiz o teste e a diferença é notável, e também bebe mais.

agm2112
01-06-06, 09:30
É óbvio que prejudica ... estraga o motor todo. Talvez ande 1% a mais ... mas fica a pergunta: vale a pena ?

Em um caso extremo, se vc só for andar no asfalto, vale tentar uma gambiarra com uma espuma molhada em óleo ou algo parecido. Mas assim que conseguir o elemento do filtro, troque.

Quanto a andar na chuva, eu acho que deve ser até melhor nesta situação, pois com o piso molhado haverá menos poeira pro motor engolir.

loucura
01-06-06, 09:37
por qual motivo viria de fabrica sem?? pra desproteger o motor ? isso também é besteira falar que poderia vir sem de fabrica um mora no sitio outro só anda na cidade logo...... a moto deve ser adaptada para qualquer cituação... sem o filtro anda mais sim pode-se colocar uma espuma parecida que tem em estofadores sei lá só pra proteger caso vc tenha medo de dar problemas futuros mas ainda concordo com tudo que disse o FaBrIcIo A. e pra mim sai um só com limão sem abelhas. huauah falowwwww..

casali
01-06-06, 09:42
tem umas espumas proprias para fazer esse elemento compra e adapta até chegar o original, pois o teu acho que deve ser de papel

da uma olhada neste site http://www.moldspuma.com.br/show.asp?nav=catalogo

Motoka
01-06-06, 10:02
Prejudica o motor a longo prazo, véio...

Põe um pedaço de meia-calça na boca do coletor, só p/desencargo de consiciência e espera o filtro chegar.

Sisso KavanhaK
01-06-06, 10:06
Só não prejudica se a moto ficar parada na garagem.

Aí pode tirar sossegado!
:drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

Sam_2006
01-06-06, 13:49
O filtro da Cruise é um cilindro de espuma de poliuretano. Eu tentei fazer uma gambi com aquela espuma que os pedreiros usam, cortei uma lamina e coloquei na boca do coletor, na parte de dentro, mas a moto começou a falhar, não deu certo.
Eu já li em algum lugar que, pra se manter um bom desempenho, o melhor filtro é um de papel cônico. Será que isso tem pra vender ou a gente mesmo tem que fazer?

Sam_2006
01-06-06, 14:04
Parece que tem pra vender sim, vejam só isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-36854206-filtro-conico-esportivo-para-moto-super-promoco--_JM

Seu_madruga
01-06-06, 15:39
A respeito do aumento de potência
Quando eu tinha uma Biz, eu fiz o teste, andei sem filtro, tirei todo ele deixando a boca do carburador toda livre e acelerei numa **** reta e eu perdi pelo menos uns 10Km/h de rendimento, cheguei a 100Km/h e com o filtro original ela chegava a 110Km/h. O que me explicaram é que não adianta mandar mais ar para o carburador se ele mesmo n/ao der conta de queimar toda a mistura, vai entrar mais ar mas este ar não será todo aproveitado. Vou fazer o teste com a titan agora, andar sem filtro pra ver.

casali
01-06-06, 16:42
deve ser parecido com este
http://www.moldspuma.com.br/frame-fotos/fotos/parte02/KASINSKI/KASINSKI%20-%20RX%20125%20_974.0.3.jpg

brakerpepi
01-06-06, 20:13
A respeito do aumento de potência
Quando eu tinha uma Biz, eu fiz o teste, andei sem filtro, tirei todo ele deixando a boca do carburador toda livre e acelerei numa **** reta e eu perdi pelo menos uns 10Km/h de rendimento, cheguei a 100Km/h e com o filtro original ela chegava a 110Km/h. O que me explicaram é que não adianta mandar mais ar para o carburador se ele mesmo n/ao der conta de queimar toda a mistura, vai entrar mais ar mas este ar não será todo aproveitado. Vou fazer o teste com a titan agora, andar sem filtro pra ver.



Claro, a moto ja vem com mistura o mais pobre possivel de fabrica, ai vc tira o filtro empobrece mais ainda; vai perder desempenho mesmo


agora tira o filtro com caixa e tudo e regula o carburador; depois faz o teste .......... vc vai ver q dá diferença sim.

Sam_2006
01-06-06, 20:36
Galera, eu comprei o filtro de ar que está anunciando no Mercado Livre. A loja fica na Av. Faria Lima 664, em São Paulo. O cara queria me cobrar R$ 20,00, aí eu disse que na Internet tava anunciado mais barato, ele deixou por R$ 12,00.
O filtro é pequeno, mais ou menos do tamanho de um tomate. O que deu certo na minha Cruise foi o que é feito pra Biz. Encaixou direitinho no duto do coletor.
Ele é feito de papel recoberto por uma tela de aço, com várias alhetas para um maior contato com o ar, tipo o cabeçote do motor.
Se é verdade que deixar um caminho mais livre para o ar aumenta o desempenho do motor, então esse filtro deve cumprir o que promete. Você assopra na entrada e é como se não tivesse nada, o ar passa em quase 100%, mas as impurezas ficam retidas.

MarciON
01-06-06, 21:45
da problema da
mas demora muuuito
meu primo ganho uma moto zera qdo fez 16 anos, (isso em 99), uma Titan, ele guardo o filtro no guarda roupa e só coloco pra vende a moto 3 anos depois
nao chego nem zuá o motor, nem fumando a moto num tava nem nada


aumentá o desempenho aumenta sim
colokei o meu ontem depois de 2 semanas de testes :D
ehauehuaheuhaueae

FabricioFabuloso
01-06-06, 23:27
Tudo isso eh mt relativo... depende do custoxbenefício... naum da pra dizer q naum estraga o motor... a questão eh o quanto estraga ??? Vale a pena o "risco" pelo ganho de potência ??? Turbo estraga o motor ??? As montadoras fazem carros turbo q tecnicamente naum danificam o motor , e se os fazem eh de forma controlada, gradativa e com uma relação custoxbeneficio legal... senaum obviamente naum fariam... eu acho q se vc acha q o ganho de potencia vale o risco (q pode ser pekeno mas existe) arranca fora e vai pro pau... EU , particularmente, naum gosto, mas respeito a vontade de cada um... naum recomendo mas tb naum acho malukice... eh um risco calculado q pelo q vejo vale a pena pra maioria...

Abraços

Seu_madruga
02-06-06, 13:46
Claro, a moto ja vem com mistura o mais pobre possivel de fabrica, ai vc tira o filtro empobrece mais ainda; vai perder desempenho mesmo


agora tira o filtro com caixa e tudo e regula o carburador; depois faz o teste .......... vc vai ver q dá diferença sim.

E como eu faço essa regulagem. A única forma que eu vejo é mandando mais gasolina pro carburador. E como eu faço isso? Vou fazer um teste com minha Titan, vou tirar o filtro e o que eu preciso mexer?

jecastro
02-06-06, 13:57
Claro, a moto ja vem com mistura o mais pobre possivel de fabrica, ai vc tira o filtro empobrece mais ainda; vai perder desempenho mesmo


agora tira o filtro com caixa e tudo e regula o carburador; depois faz o teste .......... vc vai ver q dá diferença sim.

Nao, não perde desempenho, você empobrece porque entra mais ar, a quantidade de combustível continua a mesma, logo você tem uma explosão mais forte porque tem mais oxigênio, o problema da mistura pobre é que gera mais calor o que pode furar um pistão em motos 2T, em 4T isto é muito raro. A moto perderia potência se reduzisse a quantidade de combustível, claro que se você colocar mais combustível vai ter um ganho maior, também tem que levar em conta que algumas motos tem carburador a vácuo como Twister e CGSport, neste caso o aumento de combustível é automático, mais ar, mais combustível.

agm2112
02-06-06, 14:03
Pode tentar subir a agulha um ponto ... mas já é provavel que a mistura fique rica demais.

guttobravin992
16-09-11, 10:24
Sim prejudica o motor.
Não aumenta desempenho.
Sim corre o risco de entrar agua nos dias de chuva.
Sim Suja o carburador.
Sim entra terra no motor.
Sim fica com um barulho de caldo de cana.

Barulho de caldo de cana..! aushuashasuhsauhsauash
rashei...
akew na my city.. o que é de nego sem o filtro de ar
soh pq é "bonito" o barulho q faz...
cada coisa não! aushusahsauhasus

Célio "NitroX"
16-09-11, 10:51
Se a cx. de ar estiver fechada, somente sem o filtro de ar, irá prejudicar o motor soh daqui + - 3 anos...

Aumenta e BEEMM o desempenho...

Entrar agua, soh se passar em alagamento !

SUja e entra terra soh se andar em estrada de chao direto e sem a cx de ar !

Caldo de cana !? da uma com limão e abacaxi pra mim !! :D

..repare se a captação do ar é embaixo do banco? se for, pensa comigo, será facil entrar agua e terra por ali ? :o

é néh ta certu...
Aumenta o Desempenho pouca coisa, Tornado, Yes, CG e CRF fiz isso e foi coisa minima.
Entrar agua, soh se passar em alagamento ! - Depende da ondo for, pois se minha yes tiver sem a tampa entra facil mesmo.
SUja e entra terra soh se andar em estrada de chao direto e sem a cx de ar ! - VERDADE MESMO! Experiencia própria
Caldo de cana !? é ta valendo.

isso que vc falou ta certo só que tudo tem dois lados, O local aonde ele vai andar com a moto e aonde fica esse filtro.

jmn83
16-09-11, 13:47
Parabéns mais um tópico ressucitado com sucesso por vc!

http://i51.tinypic.com/fk42t2.jpg

TheLiniker
16-09-11, 14:31
Ja que uparam eu vou perguntar! kkk

Em uma moto com injeção eletrônica, o que prejudica andar sem o filtro?

Vlw! :)

Richard
16-09-11, 16:12
Ja que uparam eu vou perguntar! kkk

Em uma moto com injeção eletrônica, o que prejudica andar sem o filtro?

Vlw! :)

A mesma coisa que uma moto com carburador, o sistema de alimentação não altera o resto do motor, o filtro continua sendo uma proteção para o cilindro e sem ele, os mesmos problemas iriam ocorrer.

bravo18br
16-09-11, 19:31
Parabéns mais um tópico ressucitado com sucesso por vc!

http://i51.tinypic.com/fk42t2.jpg

Cara, isso vai acontecer com frequência até o pessoal se acostumar que a nova funcionalidade "tópicos similares" mostra um monte de resultados antigos.... nem dá pra reclamar....

Esquadrão Marte
17-09-11, 11:06
Tem um ex colega meu que andou uns 2 meses sem o filtro da titan 150 dele o motor travou ...

Rafael WF
23-10-11, 00:24
claro a maioria das motoca é resfriada a ar, essa poeira que entra pra dentro e mais a bagulhada do dia a dia, pode superaquece teu motor, e dae ja sabe ...

bravo18br
24-10-11, 09:48
claro a maioria das motoca é resfriada a ar, essa poeira que entra pra dentro e mais a bagulhada do dia a dia, pode superaquece teu motor, e dae ja sabe ...

Cara, o problema de não usar filtro de ar não tem nada a ver com a refrigeração ser a ar, óleo ou água. O fato é que sem filtro, poeira é aspirada para os cilindros riscando-o e contaminando o óleo (e riscando tudo pelo caminho).
Isso pode acontecer mais ou menos rápido, de acordo com as condições do local que o veículo trafega.

blaugusto
24-10-11, 09:58
Cara, o problema de não usar filtro de ar não tem nada a ver com a refrigeração ser a ar, óleo ou água. O fato é que sem filtro, poeira é aspirada para os cilindros riscando-o e contaminando o óleo (e riscando tudo pelo caminho).
Isso pode acontecer mais ou menos rápido, de acordo com as condições do local que o veículo trafega.
É nada. Vai que começa a entrar pedaço de madeira, borracha, papel, plastico... daí a queima fica mais forte e superaquece mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

coyoteboicote
24-10-11, 10:15
Não vejo problemas em ressucitar um tópico antigo...é melhor do que criar outro e mais outro e mais outro repetidos com o mesmo assunto, o que acontece muito aqui.
Agora voltando ao assunto
Eu particularmente acho horrivel o barulho da moto sem o filtro e irritante o de estralador, enfim gosto é que nem c*

jmn83
24-10-11, 12:05
Não vejo problemas em ressucitar um tópico antigo...é melhor do que criar outro e mais outro e mais outro repetidos com o mesmo assunto, o que acontece muito aqui.
Agora voltando ao assunto
Eu particularmente acho horrivel o barulho da moto sem o filtro e irritante o de estralador, enfim gosto é que nem c*


Tb nao vejo problema em ressucitar topicos antigos quando se tem duvida referente semelhante ao que se diz no topico, agora ressucitar topico para falar que se rachou de rir por algo que um user disse em 2006 ai sim vejo problema (se vc voltar um pouco para trás nas postagens vai entender o que eu quis dizer)!!

magrao tk
24-10-11, 12:25
O problema é que quando alguem ressucita um tópico, geralmente a gente espera que o sujeito tenha lido todo ele, talvez não ter entendido ou concordado com alguem, ou ter ficado ainda dúvidas sobre o assunto.

Aí o que acontece? O sujeito vem aqui, desenterra colocando sua dúvida, que pode não ser exatamente a dúvida do criador do tópico, mas apenas relacionada ao assunto.

Só que a dúvida desse sujeito vai ficar aqui NESSA PÁGINA.

Aí que vem a confusão: uns 90% chegam aqui, lêem a aquela 1ª dúvida do autor láaaaaaa na 1ª página... tasca a resposta praquela pergunta e nem le o resto do tópico.

E aí, que que adiantou pro cara recussitar o tópico de outro pra tirar a sua própria dúvida???

Se o pessoal aqui ao menos tomasse o cuidado de sempre ir tambem na última página, e ver as postagens mais recentes... mas a maioria só le a 1ª, ás vezes só a pergunta, e nem se dá o interesse de ler as respostas dos outros colegas.

---------- Mensagem adicionada às 13:25 ---------- Mensagem anterior foi às 13:24 ----------

Aposto que o próximo que postar aqui vai falar sobre a dúvida do filtro e nem vai saber que eu tava falando mal dele...

coyoteboicote
27-10-11, 09:42
Tb nao vejo problema em ressucitar topicos antigos quando se tem duvida referente semelhante ao que se diz no topico, agora ressucitar topico para falar que se rachou de rir por algo que um user disse em 2006 ai sim vejo problema (se vc voltar um pouco para trás nas postagens vai entender o que eu quis dizer)!!

É vero...
Bom eu quando ressuscito algum post antigo procuro prestar atenção nas datas e nos assuntos, mas o amigo ali nem se deu conta de que o post é antigo enfim... cabe à moderação tomar as medidas se assim achar necessário.

Abraço!