PDA

Ver Versão Completa : No transito, moto potente não tem muita vantagem!



web100
31-05-06, 21:44
Hoje eu resolvi fazer umas anotações de tempo x km rodando pela cidade, vejam só a velocidade média. O fato da moto maior sair mais rápido, só cria a ilusão, pois as pequenas "alcançam" no próximo semáfaro...
É lógico, que isso pode variar de cidade para cidade.



Sentido Hora Km Tempo Vel. Média
Bairro/Centro 09:38:00 21 00:45:00 28,0
Centro/Bairro 11:12:00 15 00:26:00 34,6
Bairro/Centro 16:38:00 17 00:35:00 29,1
Centro/Bairro 17:30:00 24 00:50:00 28,8

Cheguei a conclusão que o melhor é ter duas motos, uma simples e barata para uso diário e um motão para o passeio... hehhe sonhar é fácil....

Alan_Ricardo
31-05-06, 22:13
Existem milhares de fatores neste assunto seu.

Uma moto potente nem precisa correr para fazer moral (se é que é o caso), e rico nem pressa tem mesmo. E ao mesmo tempo, quem garante ter uma moto desta e não ser assaltado e ficar sem nada numa cidade como Sampa?

uedaa
01-06-06, 03:08
moto grd é ruim em transito esterçam pouco ,cansa mais pois toda hora tem de parar (mais pesada se tiver garupa pior) e dependendo da moto te cozinha as pernas o ideal é uma 200 ou 250cc leve e agil.

Roberval2005
01-06-06, 06:47
Isso é obvio q adianta uma moto com 170cv no meio dos carros circulando a 60km/h ou até menos. No transito o q interessa é economia de gasosa.

Aki na cidade vc ve até charrete no meio das cidade, pior tem um catador de PET e papelao circulando com uma mobilete puxando uma carretinha! :stop: :stop: :stop: :lol: :lol: :lol: :lol:

kao
01-06-06, 07:33
Eh... moto grande andando devagar já é "suspeito" (heeheh)... em transito "semi-fluente"... no conditions! :!:

marcusohc
01-06-06, 07:41
Com certeza é inviável.

Aqui na minha cidade tem um cara q tem uma CB 600. Ele vai trabalhar na moto e passear nela.

A moral dele é grande, só por causa da moto, mas de todo jeito é algo inviável...

Abraço!!

loucura
01-06-06, 09:44
No transito, moto potente não tem muita vantagem!

que eu saiba o nome do topico foi outro nada diz de moto grande pode ser uma chopper com125cc ou pode ser uma dt200 fortissima MOTO POTENTE NEM SEMPRE É GRANDE. e depende da cidade com certeza mais potencia traz médias melhores que esta.. pelo que eu entendi vcs tão falando em um motoboy de hornet, "só cria a ilusão, pois as pequenas "alcançam" no próximo semáfaro"

isso se tiver fechado o proximo :# ou uma gsx1100 nao passa de 60km em 100m?

Luigi
01-06-06, 10:00
Depende, eu com minha Fazer, sou bem mais agil e rapido no transito que eu era com a XTZ, mesmo a XTZ sendo mais esperta, mas aqui também não é semaforo atrás de semaforo.
Tem uma retonas legais pra esticar ind pro trampo, onde eu ia a 80 com a XTZ eu vo a 120 com a Fazer :drool: :G

Coltz
01-06-06, 10:02
a XT 660R é uma moto extremamente potente mas é extremamente ágil no trânsito, costura q nem uma cg e pra fazer corredor é melhor ainda pois não precisa nem desviar dos retrovisores, o guidão é tão alto que passa por cima deles

então dizer que moto potente não é ágil no trânsito pra mim é uma baita bobagem

moto potente não significa que a moto não seja ágil nada a ver essa comparação

Sisso KavanhaK
01-06-06, 10:04
Eu com a Xt225 tô adorando o transito ehehehe

A bichinha é forte e ágil na medida.

Acho que mais que 500cc já começa a complicar no trânsito...

Motoka
01-06-06, 10:24
Eu acho q até twister/fazer, é igual CG (p/qm sabe tocar), só q chegou na quina, fudeu, p/andar d boa tm q ser acelerando p/os caras abrirem...

Rafael Backes
02-06-06, 08:42
eu com a tornado já perdi para titan 150... Detalhe: O cara era motoboy.

arachnius
02-06-06, 09:51
Eu vou todos os dias trabalhar de RD 350, leve, forte e facil de custurar :) Tenho ela a mais de um ano, chama atenção :), tem mecanica barata. Faço todos os dias 25Km ida e volta do trampo. E com essa mesma fui de Curitiba ao Rio (870Km) ida e (880Km) volta tranquilo :P

Se tiver uma RD inteira ela serve pra tudo :P andar na cidade viajar e chamar atenção :D

loucura
02-06-06, 09:55
e Fazer amigos :D :D todo mundo vem e fala essa é forte hein??? aí vc responde "É" daí ja falam outro assunto.... é boa pra fazer amizade essa moto hauhuahhuhahua

arachnius
02-06-06, 09:59
Verdade :P

Toin
02-06-06, 10:37
XTZ p/ o dia a dia e uma TL1000 p/ passeios e viagens!! ]:(

quem me dera!! :lol:

Luigi
02-06-06, 11:04
e Fazer amigos :D :D todo mundo vem e fala essa é forte hein??? aí vc responde "É" daí ja falam outro assunto.... é boa pra fazer amizade essa moto hauhuahhuhahua

Pior que é assim mesmo!

danilo-japa
02-06-06, 17:41
pois é..
meu objetivo eh exatamente esse que a galera comentou!
uma pekena pro dia-a-dia e outra pra passear :DD
YZF-R1 ou GSX-R 1000
já ta na cabeça e no coração.. só falta arrumar os R$ 80real :o :drool:

Cabra de Brasília
02-06-06, 18:47
Bão quanto ao relógio eu concordo um motor 1000 e um motor 2000 chegam no mesmo lugar com uma diferença cronométrica quase irrisória.....mas em se tratando de potência hahaha meu amigo ter cavalaria é bom demais.....quando eu tinha o GTS no começo da subida tava a 80 chegava lá em cima a 140km/h...hehehehe...é bom demais ter potência.........

web100
02-06-06, 23:12
Bom, pra quem achou que estava falando de transito "soft"... não é isso não, estou falando de transito congestionado. Pode ser Scooter, DT, RD350 ou XT660, quando o corredor pára, vira tudo igual...

Essas fotos são de hoje, tradicional transito de sexta-feira, reparem na segunda foto a fila de motos no corredor:

http://img67.imageshack.us/img67/6593/foto29cy.th.jpg (http://img67.imageshack.us/my.php?image=foto29cy.jpg).http://img152.imageshack.us/img152/4562/foto39iz.th.jpg (http://img152.imageshack.us/my.php?image=foto39iz.jpg).http://img65.imageshack.us/img65/1453/foto47oh.th.jpg (http://img65.imageshack.us/my.php?image=foto47oh.jpg)

Celso Pin
03-06-06, 21:15
é aí que entra a hunter 90...

para andar a 30 por hora, pelo menos que seja com uma moto que faça 50 km/l

Sam_2006
03-06-06, 21:36
Eu vou todos os dias trabalhar de RD 350, leve, forte e facil de custurar :) Tenho ela a mais de um ano, chama atenção :), tem mecanica barata. Faço todos os dias 25Km ida e volta do trampo. E com essa mesma fui de Curitiba ao Rio (870Km) ida e (880Km) volta tranquilo :P

Se tiver uma RD inteira ela serve pra tudo :P andar na cidade viajar e chamar atenção :D

Amigo, queria ver você rodando com sua RD 350 aqui na região central de São Paulo, em um dia de semana lá pelas 6:00 h da tarde...

Demetrio
04-06-06, 12:13
Eu vou todos os dias trabalhar de RD 350, leve, forte e facil de custurar :) Tenho ela a mais de um ano, chama atenção :), tem mecanica barata. Faço todos os dias 25Km ida e volta do trampo. E com essa mesma fui de Curitiba ao Rio (870Km) ida e (880Km) volta tranquilo :P

Se tiver uma RD inteira ela serve pra tudo :P andar na cidade viajar e chamar atenção :D

Amigo, queria ver você rodando com sua RD 350 aqui na região central de São Paulo, em um dia de semana lá pelas 6:00 h da tarde...

eu sou de sampa e tenho uma RD350R,e posso garantir,no transito é inviavel o uso dela...
sem velocidade ela esquenta e ferve,pode estar em perfeito estado,ela ferve.
e o consumo é muito alto 12km/litro.
e como a galera ja falou,no transito toda moto é igual,seja 90cc ou 1100cc,não vai andar do mesmo jeito.
tenho a RD e uma strada,a RD fica em casa para usar nos finais de semana,e a stradinha uso no dia a dia.
agora pega uma estrada e faz uma viagem com a estrada,e volta com a RD....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kk
meu ter torque é muito BOM...
e lembro que transito não é o dia inteiro,e dependendo onde vc trabalha,vale muito mais a pena ter uma moto grande,doque uma pequena.
um abraço

Sam_2006
04-06-06, 18:22
Poxa, se a Cruise tivesse um motor como o da Strada pra mim já estava ótimo.
Cada um tem sua visão das coisas, mas moto acima de 250cc pra quem vai apenas andar na cidade, ou até mesmo fazer viagens curtas, é puro desperdício. Desperdício de dinheiro, de gasolina, poluição desnecessária...
a não ser para aqueles malucos que gostam de ir de 0 a 100 em 3 segundos e andar por aí a 180 por hora.
Um dia eu estava parado no semáforo e atrás de mim estava uma moto daquelas tipo "ninja". Eu nem a vi, só pelo zumbido eu sabia que era uma. Aí o semáforo abriu, eu arranquei, o cara passou por mim parecia um raio! Só que chegou lá na frente o trânsito parou e a gente se encontrou de novo.
Eu fiquei pensando: o que o cara ganhou com isso?
É só pra se exibir?
Monta um circo e cobra ingresso!

marcusohc
04-06-06, 18:42
....Cada um tem sua visão das coisas, mas moto acima de 250cc pra quem vai apenas andar na cidade, ou até mesmo fazer viagens curtas, é puro desperdício. Desperdício de dinheiro, de gasolina, poluição desnecessária.....



Como vc disse, cada um tem um ponto de vista diferente das coisas. E com o seu ponto de vista fica a pergunta no ar:

Qual a utilidade de uma moto com mais de 250cc ou um carro com motor 1.8 pra cima?? Muita gente tem carros e motos com essa faixa e acima dessa faixa de cilindrada, mas não andam a 180 Km/h ou vão de 0 a 100 em 3 segundos.

Acho que isso é gosto (q é q nem c*. cada um tem o seu..). Pode ser loucura, despedício de tudo o q vc disse, mas se o cara tem e gosta, problema dele, não acha?

Tô com uma YBR e um Gol CL CHT 1.6. E não pretendo ficar só com eles. Claro que quero coisas maiores, mais potentes. Mas não pra aparecer, mas sim por prazer próprio. Não importa se for pra andar na cidade na manha ou fazer de 0 a 100 em 3 seg. Ou até mesmo se for pra andar com o veículo no seu limite a 200Km/h.

O importante é ser feliz com o que vc tem! :D :D

Abraços!!

Suicidal
04-06-06, 19:20
falar q no transito, no meio do corredor, q xt660 anda no mesmo lugar q uma titan?? essa eu pago pra ver....quero ver cara com xt660 andar junto!! mas é logico, qualquer retinha ou um corredor mais largo, a xt vai andar mais...
falo isso pq pego a hora do rush todo dia d moto!! e as vezes paro atras d cara d moto grande e penso: " q merda, so pq a moto do cara nao passa ali, nao quer dizer a a minha nao passe"...
e hj fui pra sampa e q vi cara d titan e ybr cutucando XT e Super Teneré...foi até engraçado as titans buzinando pro cara tirar a xt da frente....kakuauk muito comédia....

e como falaram, existe um limite entre a potencia e agilidade...NORMALMENTE, qto maior a moto, menos agil no transito ela é!!!

Dj Serginho Sag
04-06-06, 21:41
Não acho que minha CB seja mais lerda no transito pesado que minha Biz125...Ela é facil de se manejar...mais facil que a biz não é, mas tbm não é muito mais dificil. :Q

NIGHTWOLF
04-06-06, 22:25
Eu acho que a comparação foi assim:

No transito de SÃO PAULO imaginem 2 entregadores de pizza, um com uma RD 135 e outro com uma CB400 e ambos sairam do mesmo bairro e na mesma hora e vão entregar no mesmo prédio. Quem será que vai entregar a pizza mais quente? :)

jrvalmir
05-06-06, 00:00
Esse lance de querer ser ágil em transito pesado é sinonimo de acidente.
Por isso que tem tanto motoboy se ferrando, à 40km/h ja é o sificiente para quebrar a perna..


Corredor devia era ser proibido, só atrapalha todo mundo, até outros motociclistas.

TRW
05-06-06, 13:48
aki na city anda de biz he foda, as vezes as caranga querem te empurra, quando tinha ha tutu hera mais facil so puxava po lado e ja hera

windowsnt
11-07-06, 21:39
pois é concordo as motos grandes nao levam vantagem em transito pesado. levam é desvantagem, pq foram feitas pra pegar uma br no mínimo e nao trânsito engarrafado. mas uma moto intermediária é mto boa sim.

elio_filho
12-07-06, 11:19
Esse post é legal p/ debatermos, mas as respostas são óbvias: claro que em trânsito pesado quem leva vantagem são as motos pequenas e leves, enquanto a estrada é o território das motos maiores e potentes.

Eu inclusive penso em ter outra moto p/ quando for viajar p/ longe, subir serras mais fortes, etc. Mas no dia-a-dia e para passeios/viagens curtas, a moto menor é imabtível. Vejam minha assinatura!!! :-D

Piccoli
12-07-06, 11:53
Esse post é legal p/ debatermos, mas as respostas são óbvias: claro que em trânsito pesado quem leva vantagem são as motos pequenas e leves, enquanto a estrada é o território das motos maiores e potentes.

Eu inclusive penso em ter outra moto p/ quando for viajar p/ longe, subir serras mais fortes, etc. Mas no dia-a-dia e para passeios/viagens curtas, a moto menor é imabtível. Vejam minha assinatura!!! :-D
Elio, concordo plenamente!
Eu também tenho uma pequena notável igual à da sua foto. E posso dizer que no trânsito pesado aqui de POA, um sinal a cada esquina, ruas estreitas e trancadas, cerca de 1 carro para cada 1,7 habitantes, tem vezes em que tenho a impressão que com a atual Intruder 125 estou chegando ao destino antes do tempo em que levava com a minha anterior CB DX 450. E fazendo com a Trudi até 40 Km/l, quando a CB não passava de 18 Km/l.

Só que tem momentos em que a CB faz muita falta: na hora de levar carona, na hora de subir ruas, e na hora de subir ruas levando carona, aí a moto 125 cc é um horror. Ainda hoje vindo para o trabalho, pensava o quanto a Trudi 125 é guerreira e espertinha no trânsito, mas é moto para transporte individual, colocou alguém na carona, aí começa o sofrimento para o motor dela de pouco mais de 12 Hp.

Eu diria que os 43,3 Hp de uma DX 450, ou os mais de 50 Hp de uma CB 500, dificilmente são usados em trânsito urbano. Mas o torque de um motor potente tem muita vantagem em determinadas situações. É uma arrancada rápida numa subida, é uma arrancada rápida com carona, é uma retomada de velocidade em grandes avenidas, etc. Ou seja, muitas vezes o trânsito urbano que parece ser o local ideal de uma moto pequena, pressiona tanto a gente que faz falta um motor potente em várias situações bem sinistras.

O ideal seria então um equilíbrio entre tamanho da moto, potência, torque, consumo, manutenção, etc.
E nisso tudo eu imagino uma moto 250 cc: bom tamanho, potência/torque que leva duas pessoas a qualquer lugar sem sofrimento, consumo de gasolina bem coerente, mantém em estrada de 80 a 110 Km/h tranquilo, o que para mim é plenamente satisfatório, e custo de manutenção que pode não ser barato, mas também não é tão elevado quanto manter qualquer outra moto de 500 cc para cima.

Eu gostaria de ter uma moto 250 sofisticada, dois cilindros, quem sabe quatro cilindros, tipo essas motos japonesas que a gente só vê em fotos de revistas européias. Mas como a realidade do Brasil é outra, minha próxima moto deve ser algo próximo de uma Fazer ou uma Tornado, motos que a meu ver são ótimas para cidade/estrada, dentro dos limites de uma 250 cc usada com responsabilidade.

Abraço. Até.

Carlos Roberto
12-07-06, 12:20
Aqui em Brasília os trechos são mistos e dependendo do horário que anda as pistas parecem BR's vazias. Tenho uma moto ideal pra isso, uma Twister, a qual tem boa potência para as pistas livres e tem bom tamanho para o trânsito mais complicado. Adoro minha moto, mas quero uma segunda moto pra poder curtir nos finais de semana e estou pensando numa 600cc usada mesmo e, de preferência, uma custom. Ano que vem acho que consigo...

alexandrev8
12-07-06, 16:29
e tem gente que fala que leva tornado e twiste de BIZ, o papel aceita tudo na cidade tambem! :stop:

elio_filho
13-07-06, 11:05
Grande Piccoli. Vamos por partes:


Elio, concordo plenamente!
Eu também tenho uma pequena notável igual à da sua foto. E posso dizer que no trânsito pesado aqui de POA, um sinal a cada esquina, ruas estreitas e trancadas, cerca de 1 carro para cada 1,7 habitantes, tem vezes em que tenho a impressão que com a atual Intruder 125 estou chegando ao destino antes do tempo em que levava com a minha anterior CB DX 450. E fazendo com a Trudi até 40 Km/l, quando a CB não passava de 18 Km/l.

É isso mesmo, não é sensação não. Com certeza vc ganhou aí uns 20 minutos a menos do que com a pesada CB450, o terreno dela é a estradona, não cidade engarrafada.


Só que tem momentos em que a CB faz muita falta: na hora de levar carona, na hora de subir ruas, e na hora de subir ruas levando carona, aí a moto 125 cc é um horror. Ainda hoje vindo para o trabalho, pensava o quanto a Trudi 125 é guerreira e espertinha no trânsito, mas é moto para transporte individual, colocou alguém na carona, aí começa o sofrimento para o motor dela de pouco mais de 12 Hp.

Pois é, eu não sinto tanta falta pq moro no litoral de SP e aqui é tudo plano, a subida mais íngreme daqui é a rampa da garagem no prédio dos meus pais... ;-) Mas evidente que torque faz falta.

P/ ir até SP-Capital a gente sobe a Imigrantes, com um trecho da rodovia de cerca de 30km em subida bastante inclinada e a gente vê como a 125 sofre... entretanto ela vai e muito bem, acompanha o comboio de motos numa boa, visto que quando em grupo o pessoal raramente sai dos 80km/h.


Eu diria que os 43,3 Hp de uma DX 450, ou os mais de 50 Hp de uma CB 500, dificilmente são usados em trânsito urbano. Mas o torque de um motor potente tem muita vantagem em determinadas situações. É uma arrancada rápida numa subida, é uma arrancada rápida com carona, é uma retomada de velocidade em grandes avenidas, etc. Ou seja, muitas vezes o trânsito urbano que parece ser o local ideal de uma moto pequena, pressiona tanto a gente que faz falta um motor potente em várias situações bem sinistras.

Aí entra o timing do piloto, que precisa saber usar as machas... moto dessa cilindrada não se incomoda de esticar 1a. e 2a. marcha a 8.000rpm numa subida, até pq a potência máxima dele é nesse regime de RPM. Eu penso que no trânsito urbano, exceto em situações muito singulares e raras, a moto de 125 - 150cc é imbatível.


O ideal seria então um equilíbrio entre tamanho da moto, potência, torque, consumo, manutenção, etc.

Concordo, inclusive comprei essa última edição da revista Motociclismo e fiquei inclinado em comprar uma 250cc Custom, mas permanecendo com a Intruder 125 p/ uso urbano. A 250cc eu deixaria p/ viagens... Com o dinheiro da Harley que eu queria, eu compraria essa 250cc + trocaria meu carro por uma pick-up completa, p/ carregar as belezuras em viagens distantes.


E nisso tudo eu imagino uma moto 250 cc: bom tamanho, potência/torque que leva duas pessoas a qualquer lugar sem sofrimento, consumo de gasolina bem coerente, mantém em estrada de 80 a 110 Km/h tranquilo, o que para mim é plenamente satisfatório, e custo de manutenção que pode não ser barato, mas também não é tão elevado quanto manter qualquer outra moto de 500 cc para cima.

Meu amigo, sua visão combina muito com a minha. Não almejo viajar que nem cachorro louco pelas estradas e muito menos me esfregar nos corredores entre os carros na cidade, então uma 250cc de porte médio seria o ideal. Pelo que li na revista, gostei muito do modelo Kasinski Mirage 250cc, dê uma olhada e depois vamos discutir em outro tópico os prós e contras dessa moto, que acha?


Eu gostaria de ter uma moto 250 sofisticada, dois cilindros, quem sabe quatro cilindros, tipo essas motos japonesas que a gente só vê em fotos de revistas européias. Mas como a realidade do Brasil é outra, minha próxima moto deve ser algo próximo de uma Fazer ou uma Tornado, motos que a meu ver são ótimas para cidade/estrada, dentro dos limites de uma 250 cc usada com responsabilidade.

Compartilho da sua visão quanto às 250cc, mas discordo na escolha de Fazer/Twister... Não que sejam motos ruins, mas não sou chegado nesse estilo de moto, meio street meio motoboy, que eu costumo chamar de "pizza-delivery". Nada contra, apenas gosto pessoal.

Adicione-me no seu ICQ/MSN p/ gente conversar mais. Só atente p/ o detalhe da manutenção da moto, a gente precisa optar por uma 250cc que seja viável, ou seja, que ache peças, que numa emergência vc não fique 3 meses aguardando um perito achar o defeito.

Andei olhando, por exemplo, peças da Harley Davidson. Apenas o sissy-bar da HD custa 1.400 reais (paguei 170 no da minha Intruder)... ;-)

Um forte abraço,

Marvila
09-09-07, 00:05
Lendo este tópico sobre motos potentes no trânsito fiquei mais confuso ainda...

O que reparei é que todos estão considerando trânsito como congestionamento. Penso que na cidade temos "trânsito lento" e "transito veloz". Em Brasília, por exemplo, eu acredito que o trânsito naquelas largas avenidas seja bem rápido. Ao contrário do caótico trânsito de São Paulo, no horário do rush.

Daí, o que é bom para Brasília pode não ser bom para São Paulo...e vice-versa. Em Salvador temos área de congestionamento sufocante e, também, avenidas onde os carros transitam avionados. E aí, como fica a questão de ser vantajosa ou não a maior potência ?