PDA

Ver Versão Completa : Regulagem do parafuso do ar,pra andar +.



Jogador de poeira
05-06-06, 03:02
Olha pessoal já pesquisei várias vezes aqui mas não obtive respostas exatas,alguém sabe afinal de contas qdo a mistura fika rika ou pobre,ou seja...
Se fechar o parafuso do ar a mistura fika pobre o rica???
Vc abrindo + o ar com um glicê maior ela melhora ou piora o desempenho em alta???
é isso...me esclarecam...obrigado!

FaBrIcIo A.
05-06-06, 08:22
Abrir, mistura + rica, anda ++++
Fechar, mistura + pobre, com risco de quebra e aquecimento.

...se abrir muito ou fechar muito, vai ficar ruim, o certo é ir mechendo e vendo como fica...

..Se for original ainda a regulagem do ar, abre umas 2 voltas, e ve como fica, se a hora q acelera fico tipo um buraco pra subir o giro da moto ou se fica bom, ai vai acertando...

..mas q melhora melhora !!

TRW
05-06-06, 13:44
varia de carbura pra carbura, exemplo na twister e na 150 e diferente.

Seu_madruga
05-06-06, 13:52
Será que não é ao contrário?
Abrindo mais a mistura fica mais pobre? Afinal quanto mais ar, menos combustível, isso ocasiona em uma mistura mais pobre.
Agora se fechar vai ter mais gasolina e menos ar, ocasionando uma mistura rica.

Enfim,para andar mais é preciso abrir o parafuso de ar para que a mistura fique mais pobre. Mistura muito rica, da excesso e a moto fica pipocando nas reduzidas.

Me corrijam se estiver errado.

Jogador de poeira
05-06-06, 16:05
Será que não é ao contrário?
Abrindo mais a mistura fica mais pobre? Afinal quanto mais ar, menos combustível, isso ocasiona em uma mistura mais pobre.
Agora se fechar vai ter mais gasolina e menos ar, ocasionando uma mistura rica.

Enfim,para andar mais é preciso abrir o parafuso de ar para que a mistura fique mais pobre. Mistura muito rica, da excesso e a moto fica pipocando nas reduzidas.

Me corrijam se estiver errado.

ai ai ai e agora quem está certo ?
fechar o parafuso é mistura rica ou pobre?
deixar entrar + ar anda menos ou maisn as altas???
quem decide isso ???

FaBrIcIo A.
05-06-06, 16:09
...abrindo enriquece a mistura..., mas, na duvida faz uns testes...

EvandroMM
05-06-06, 16:39
Será que não é ao contrário?
Abrindo mais a mistura fica mais pobre? Afinal quanto mais ar, menos combustível, isso ocasiona em uma mistura mais pobre.
Agora se fechar vai ter mais gasolina e menos ar, ocasionando uma mistura rica.

Enfim,para andar mais é preciso abrir o parafuso de ar para que a mistura fique mais pobre. Mistura muito rica, da excesso e a moto fica pipocando nas reduzidas.

Me corrijam se estiver errado.concordo, abrindo + = mistura pobre, fica melhor mas se for pobre D++ pode furar pistao, fechando o parafuso, mistura rica não adianta nada, gasta mais e fica horrivel pois encharca tudo, deixe na regulagem original apenas um pouco voltado a mistura pobre.

FaBrIcIo A.
05-06-06, 17:10
:no:

..da uma olhada;

http://www.tornadeiros.com.br/viewtopic.php?t=1046&postdays=0&postorder=asc&start=0

Sam_2006
05-06-06, 21:44
Meu caro EvandroMM, parece que você ainda não leu o trecho do livro do Sergio Ribaci, que eu já postei aqui. Vamos tentar mais uma vez:

"Na medida em que este parafuso é fechado, o volume da mistura (em vazão) diminui, mas, por ser mais densa que o ar, a gasolina sofre uma maior resistência, diminuindo sua proporção nessa mistura. Por esse motivo, ao fecharmos esse parafuso, a mistura fica pobre, pois a proporção do ar é aumentada.
OBSERVAÇÂO: Nos antigos motores Yamaha de 2 Tempos, o parafuso do ar controlava exclusivamente a entrada do ar secundário, não influindo no combustível. Logo, a sua regulagem era exatamente contrária à descrita, ou seja, ao apertarmos esse parafuso, a mistura ia enriquecendo, justamente pela menor vazão de ar permitida (a gasolina que saia pelo gliceur secundário era praticamente constante)"

Jogador de poeira
06-06-06, 05:21
"Na medida em que este parafuso é fechado, o volume da mistura (em vazão) diminui, mas, por ser mais densa que o ar, a gasolina sofre uma maior resistência, diminuindo sua proporção nessa mistura. Por esse motivo, ao fecharmos esse parafuso, a mistura fica pobre, pois a proporção do ar é aumentada.

Sim justamente ,mas acontece q o seguinte ,essa regulagem padrão de 2 voltas e meia do parafuso não funciona na minha pq a minha simplesmente não é original.realmente to na duvida ,qdo fecho percebo que pipoca tudo,mas não sei se pq entra mto ar ou mta gasolina...é isso.
mecanico nao nenhum entende nao entendi nada... pq nao é original.
só sei que uma vez que um mecanico abriu o parafuso no talo ela andou muito bem....e uma outra vez que fizeram uma regulagem normal ela engasgou ,se eu soubesse realmente se qdo fechamos o parafuso entra mais ar ou gasolina eu dava jeito,esse monte de mecanicos só tem papo.

Jogador de poeira
06-06-06, 05:33
Me corrijam se estiver errado.[/quote]concordo, abrindo + = mistura pobre, fica melhor mas se for pobre D++ pode furar pistao, fechando o parafuso, mistura rica não adianta nada, gasta mais e fica horrivel pois encharca tudo, deixe na regulagem original apenas um pouco voltado a mistura pobre.[/quote]

Mistura pobre ou seja com mto ar a moto fika melhor??????

farofinha182
06-06-06, 08:41
se ela pipoca em baixa eh pq falta ar e tem mta gasosa....

uma dica é a seguinte...pega teu carbura...coloka a lenta alta..e fecha teu parafuso do ar e vai abrindo para e vai abrindo...dae vai escutar a rotacao do motor...ela vai aumentando...qdo tu perceber q ela chegou no maximo...ae fecha 1/4 de volta e testa!!!

Piccoli
06-06-06, 10:57
Meu caro EvandroMM, parece que você ainda não leu o trecho do livro do Sergio Ribaci, que eu já postei aqui. Vamos tentar mais uma vez:

"Na medida em que este parafuso é fechado, o volume da mistura (em vazão) diminui, mas, por ser mais densa que o ar, a gasolina sofre uma maior resistência, diminuindo sua proporção nessa mistura. Por esse motivo, ao fecharmos esse parafuso, a mistura fica pobre, pois a proporção do ar é aumentada.
[...]
"
Sinto muito contestar o livro do Ribaci, mas quem disse que depende de cada modelo de carburador, está com a razão.
Vou citar dois exemplos, duas motos em que fiz regulagens de carburação:
Exemplo 1: CG 125, aquela antiga com motor de 11 HP e carburador mecânico: para enriquecer a mistura, deve-se fechar o parafuso, ou seja, apertá-lo. Para empobrecer, abrí-lo.
Exemplo 2: CB 450 DX, dois carburadores à vácuo, o manual de serviços dela diz exatamente isso: "Nota: Fechando-se os parafusos da mistura obtém-se mistura pobre. Abrindo-se os parafusos obtém-se mistura rica."

Portanto, para ter certeza é melhor consultar um mecânico da concessionária. Se o cara tiver boa vontade, ele dará as dicas. Ou conseguir um manual de serviços da moto que muito se acha na Internet ou através de lojas de São Paulo que enviam pelo correio.

Não aconselho o método de tentativa e erro, carburação é coisa muito chata, quando a gente erra a regulagem, até acertar é um stress violento. Por essas e outras que minha próxima moto terá injeção eletrônica :D

Abraço. Até.

Racer143
06-06-06, 20:13
Gente! Vou tentar explicar!! Tenho muita experiência em carburadores, inclusive em motos de competição!!! Em todos os fóruns q participo essa mesma discussão atinge 10 páginas em poucos dias! Então vamos lá!!!
1- Esse parafuso ao qual estão se referindo não é de ar e sim de mistura!
2- A passagemn de ar é regulada por uma espécie de giclê q fica na parte traseira do carburador!
3- Sendo assim qto mais fechar o parafuso mais pobre será a mistura!
4- Essa regulagem serve quase(atenção: quase) q exclusivamente pra regular a mistura da marcha-lenta!! Não é abrindo ou fechando q vc vai conseguir melhor desenpenho!!
5- Não existe esse negócio de uma volta, ou duas , ou duas e meia! Isso varia de moto pra moto dependendo do combustível usado, altitude em q a moto se encontra entre outras variantes! Essa referencia de 2 voltas e meia serve de regulagem inicial pra q qdo o carburador é desmontado, com essa regulagem a moto vai funcionar mesmo q precariamente!
6- Todos os mexânicos chamam de parafuso do ar pq as motos mais antigas, principalmente as 2T usavam um tipo de carburador q regulava-se a quantidade de ar pra uma quantia X de combustível! Qto mais se abria, mais pobre ficava!
Então desencanem e podem ter certeza do q eu falei aqui é a mais pura verdade!!!
Grande abraço a todos e se tiverem mais alguma duvida postem aqui! Tvez eu demore um pouco responder pois estou atarefado!!! :OK: :pescar:

Jogador de poeira
07-06-06, 03:43
Minha nossa...cada um fal uma coisa.
só sei o seguinte...que,qdo abri o ar ou parafuso da mistura,e moto melhorou pra andar...
aumento o ar qdo o moto pipoca em baixa,ela aumenta o desempenho ?

FaBrIcIo A.
07-06-06, 07:44
..manda no mecanico... :# :D

EvandroMM
07-06-06, 18:09
Gente! Vou tentar explicar!! Tenho muita experiência em carburadores, inclusive em motos de competição!!! Em todos os fóruns q participo essa mesma discussão atinge 10 páginas em poucos dias! Então vamos lá!!!
1- Esse parafuso ao qual estão se referindo não é de ar e sim de mistura!
2- A passagemn de ar é regulada por uma espécie de giclê q fica na parte traseira do carburador!
3- Sendo assim qto mais fechar o parafuso mais pobre será a mistura!
4- Essa regulagem serve quase(atenção: quase) q exclusivamente pra regular a mistura da marcha-lenta!! Não é abrindo ou fechando q vc vai conseguir melhor desenpenho!!
5- Não existe esse negócio de uma volta, ou duas , ou duas e meia! Isso varia de moto pra moto dependendo do combustível usado, altitude em q a moto se encontra entre outras variantes! Essa referencia de 2 voltas e meia serve de regulagem inicial pra q qdo o carburador é desmontado, com essa regulagem a moto vai funcionar mesmo q precariamente!
6- Todos os mexânicos chamam de parafuso do ar pq as motos mais antigas, principalmente as 2T usavam um tipo de carburador q regulava-se a quantidade de ar pra uma quantia X de combustível! Qto mais se abria, mais pobre ficava!
Então desencanem e podem ter certeza do q eu falei aqui é a mais pura verdade!!!
Grande abraço a todos e se tiverem mais alguma duvida postem aqui! Tvez eu demore um pouco responder pois estou atarefado!!! :OK: :pescar:AE, boa cara, nao precisa nem tirar nem por nada, com isso ai acabam-se as duvidas!!!!

Jogador de poeira
08-06-06, 05:19
..manda no mecanico... :# :D

os mecanicos não sabem PPPPPPPP nenhuma!!!!!!

Jogador de poeira
08-06-06, 05:25
acabou minhas duvidas sxim eu testaNDO AQUI e sofrendo....só assim mesmo...
os mecanicos só sabem falar de 2´s voltas e meia, MINHA MOTO NAO É ORIGINAL cacete!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!duas volta e meia o capeta,só se for duas voltas e meia do meu P....
eu falo falo falo e esses mecanicos só falam as mesmas coisas.tirei conclusao com algumas coisas que li aqui,.......acabei acertando a pretona e tudo esta numa boa agora depois de tanta bateçao de cabeça.
fallow povo é nóis!!!