PDA

Ver Versão Completa : Opiniões sobre Tunning...



Furious VIPER
16-06-06, 11:17
Gurizada... eu tava pensando aki... organizando meus dinheiros... e resolvi, e mesmo estando afim de dar mais uma tunada na moto.. vou dar um tempo... deixar ela assim mesmo.
Agora fikei curioso pra saber a opinião de vcs sobre isso de tunar a moto... o q vcs curtem, não curtem... se axa q vale a pena... se o tunning é estético ou de performance... enfim... falar mesmo sobre o assunto, pra ficar mais do q "curto".. ou ''não curto''.

Eu axo legal tunning estético apenas.. mexer no visual.. mas com uma certa característica... ou esportivo, ou conservador, ou estilo motoboy... nada de ficar misturando coisas... e uma frase q o Bruno Dias disse... "o cara tem q saber a hora de parar"... não adianta ficar enxendo a moto de acessórios q só estraga...
Então agora é com vcs..

AcidGaucho
16-06-06, 11:36
eu acho massa aqueles farois que eh duas bolinhas na frente

https://www.mcracing.com.br/fotos/ACERBIS/Carenagem%20DHH.jpg

kit eliminador de paralama e paralama esportivo

http://gma.rafaelamorim.com.br/pn/kit%20eliminador.jpg

e pra completa,numa ybr, colocaria as rodas da fazer (da rdz135 no caso,por causa do tamanho), pintando da mesma cor da fazer...rodas pretas,motor chumbo e tal...
ah,e o disco da fazer tb :D
http://www.motoesporte.com.br/modelo2006/yamahaFazer250%202006%2002.jpg

ainda mais sendo uma ybr vermelhinha...
fica fera hein :D

rato
16-06-06, 11:55
Furious, eu axo véi que tuning de performance não vale a pena, ficar aumentando a potência da moto, mechendo nas peças internas não acho válido, gasta muito e muda a originalidade do motor e tal ...
Eu gosto de mecher na estética, no visual da moto, gosto do estiloi esportivo, tanto que na minha 150 coloquei um escape esportivo roncar , aro liga leve e retrovisores .
é isso e não vou mecher mais, pra mim tá bom ...


abraço

alexandrecatani
16-06-06, 12:13
falo tudo "tem q tuna num certo estilo"

eu to me estranhando.. num to curtindo moto sem paralma traseiro mais nem sem retrov nem seta pekena

sera q to ficando veio aos 20 ano??? uaehuaheuahuehau

acabei de por os 2 retrov original na minha cg.. e... e.. e... e... num consigo mas to sendo obrigado a fala: achei q fico legal :<0>:

deixa a sua originalzinha mesmo e guarda o cash

Furious VIPER
16-06-06, 12:35
falo tudo "tem q tuna num certo estilo"

eu to me estranhando.. num to curtindo moto sem paralma traseiro mais nem sem retrov nem seta pekena

sera q to ficando veio aos 20 ano??? uaehuaheuahuehau

acabei de por os 2 retrov original na minha cg.. e... e.. e... e... num consigo mas to sendo obrigado a fala: achei q fico legal :<0>:

deixa a sua originalzinha mesmo e guarda o cash
Pedimos o favor ao usuário fantasma q devolva o login e senha do Catani. Não acreditamos ser o Catani q conhecemos o dono deste infeliz comentário!!!hehehehe

NEUDSON
16-06-06, 12:38
num inventa muito naum! :D

ubiratamuniz
16-06-06, 14:16
Bom, já mexi com tuning de carro (hoje não curto mais), e vou dar meus pitacos.

Primeiro o conceito original de tuning: vem de otimização, onde não há forma sem função (coisa bem da engenharia alemã). O que tornou-se lugar comum chamar de "tuning" (seja em carros ou motos) é na verdade apenas personalização.

Os "carros tuning" do tuning de verdade não tem nada... geralmente eles são PIORES que os originais (quanto à beleza, é relativo, vai do gosto de cada um), pois se coloca um monte de penduricalhos que deixam o carro mais pesado, mais preso, mais gastão e andando menos, sem mexer no motor.

Deixando o purismo de lado, falando só da personalização, vamos lá.

Com relação se deve fazer ou não, vai do gosto de cada um. O mais importante é respeitar o estilo do carro ou da moto. Não quero dizer que não se deve descaracterizar... acho que descaracterizar pra ter algo exclusivo é legal desde que o exclusivo siga a mesma corrente de estilo, como por exemplo a intruder 250 modificada (duma tia de Florianópolis) que apareceu no Motonline. Foi totalmente descaracterizada mas manteve o estilo custom. Então é válido. Outro exemplo é a carenagem "R1" do Aluízio para a Fazer. Tem gente que detesta, tem gente que curte. Mas é uma alternativa válida de personalização, pois realmente tem a ver com a proposta da moto e cai muito bem (a meu ver) com o "jeitão" da fazer (não tô dizendo que o produto é bom, nunca vi de perto pra saber se o acabamento é decente ou não). Ou então uma personalização básica como bolha, sissy-bar e alforges , ou até mesmo pintura grafitada, em uma custom... ou uma coisa simples como uma mudança de faróis em uma street, troca de bancos, carenagens, etc... ou a transformação em motard de uma trail. Ou mesmo a transformação de uma custom em uma "custom moderna" (estilo da Suzuki Boulevard, que mistura detalhes custom e speed em uma moto com tocada custom).

Agora, tem algumas coisas que acho que não tem nada a ver. Cito exemplos: pintura grafitada em moto street, acho que foge do estilo da moto e não fica legal. A meu ver o melhor tipo de personalização para uma moto street é uma que procure aproximá-la de uma moto speed, ou então de uma street clássica. Neon (já curti e já usei em carro, mas hoje acho simplesmente ridículo, pois se vê até corsa 1.0 com rodas pretas sem calota e neon embaixo, neon é a ÚLTIMA coisa que se deve colocar em uma personalização,o neon deve ser utilizado mais como complemento de um trabalho completo do que como objetivo do "ter neon por ter neon", e ainda assim deve se pensar muito bem antes de colocar, pois é muito raro ficar bonito, em 90% dos casos fica mais feio que bater na mãe). Telinha cromada de grade, depende. Só fica legal em alguns modelos de motos street, e depende muito da cor da moto. Em moto preta eu acho horrendo.Em moto prata fica legal, assim como fica legal em carro prata também (se a peça onde a telinha for colocada for prata, lógico). Em motos de outras cores (azul ou vermelha) aí depende do design das carenagens.

O mais importante para uma personalização ficar legal é não passar aquela impressão de que foi feita não para personalizar, mas como gambiarra porque faltou grana pra colocar peça decente. Me perdoem os fãs do tuning, mas tem muita personalização que passa essa impressão... às vezes parece o cara não teve dinheiro pra trocar uma carenagem rachada e colocou telinha de mosquiteiro pra tapar buraco, ou coisa parecida.

Quanto ao "tuning" de fato, que mexa no comportamento do veículo, aí vai do gosto e do bolso de cada um. De qualquer forma, é importantíssimo respeitar a proposta original da moto, e o mais importante é que as modificações sejam feitas em conjunto. Ex: se vai gastar rios de dinheiro pra aumentar a potência de uma moto, faça um trabalho completo e otimize também suspensão e freios (pois não adianta uma moto/carro correr, tem que parar também), e não fique com frescura, faça a modificação, vistorie a moto no Inmetro pra pegar o laudo de segurança veicular e regularize no DETRAN para evitar dor de cabeça (como um carinha que conheci que colocou um motor de strada em uma Cruise e regularizou tudo, constando do documento inclusive - aliás ele tá vendendo a criança por 3500, a motinha precisa de um trato no visual, olhem os classificados do correio braziliense que vocês acham). Não regularizar modificações de motor e depois ficar reclamando do rigor da fiscalização, que o guarda não deixou passar sua moto irregular, me perdoem a sinceridade, é pura hipocrisia. O trabalho deles é garantir o cumprimento da lei mesmo. Quer fazer andar mais, tem que fazer bem feito, e pra fazer bem feito, tem que gastar dinheiro e fazer tudo direitinho pra não ter chateação (seja com a preparação seja com a lei). Conselho de amigo que já mexeu com carro preparado: se for pra fazer meia-boca, ou mal feito, não faça: você vai ter mais chateação que prazer. E não me venha com a desculpinha do "não tenho dinheiro pra fazer tudo de uma vez". Se não tem, vai guardando e faz quando tiver. E o mais importante é lembrar que rua não é autódromo.

Voltando... o tuning "de facto", que mexa com comportamento, deve respeitar a proposta da moto. Não vejo sentido, por exemplo, em fazer uma preparação de arrancada e/ou velocidade final para uma moto custom... mas uma modificação no motor que a ajude a ter melhor torque em baixa, para andar na maciota mas com gosto, além de condução mais macia, ou até mesmo mais próxima do chão (como uma transformação em chopper, que muda a posição de pilotagem e aumenta as bengalas) é válida para esse estilo de moto, mas ficaria ridícula em uma street.

O mais importante mesmo é o bom senso. Não vou falar de bom gosto, pois gosto é uma variável muito pessoal (já citei aqui várias coisas que não gosto), mas o bom senso para que a personalização não termine por estragar o veículo em vez de deixá-lo legal. Aliás, uma dica: qualquer veículo que recebe uma personalização para parecer mais "esportivo" vai virar chamariz de blitze. Falo por experiência própria. Se você quer ter sossego com a polícia, não faça seu veículo (carro ou moto) parecer mais esportivo. Já tive um Celta com rodas aro 17 e escape esportivo que não passava incólume a uma barreira sequer (detalhe: a suspensão era original e na prática ele era mais ALTO que um celta de fábrica). Hoje com meu Civic "de coroa" há quase um ano, nunca mais fui parado em blitze. Vale pensar nisso.

[s]

Bira

Lagartixxa
16-06-06, 14:40
onde eu assino?!

concordo com tudo q o bira disse!

kao
16-06-06, 16:23
Eu sou dakele q gosta... mas no carro/moto dos outros...
No máximo espelhos cromados... essas coisas... um aro de liga tbm me agrada... mas sou mais dakeles q "aprecia mas num pratica"... eehehehe :lol:

Wanderson
16-06-06, 16:33
Me desclpem a pergunta, mas cabem as rodas da fazer na YBR??????????????????????????????????
Nossa isso mudaria meus planos

FabricioFabuloso
16-06-06, 20:44
falo tudo "tem q tuna num certo estilo"

eu to me estranhando.. num to curtindo moto sem paralma traseiro mais nem sem retrov nem seta pekena

sera q to ficando veio aos 20 ano??? uaehuaheuahuehau

acabei de por os 2 retrov original na minha cg.. e... e.. e... e... num consigo mas to sendo obrigado a fala: achei q fico legal :<0>:

deixa a sua originalzinha mesmo e guarda o cash

Alguem roubou a senha do catani com certeza... melhor trancar o topico e averiguar a real situação dele :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços

Furious VIPER
16-06-06, 20:48
Me desclpem a pergunta, mas cabem as rodas da fazer na YBR??????????????????????????????????
Nossa isso mudaria meus planos
Não cabe não... a Fazer usa rodas de 17''... e a YBR usa rodas 18''!!!
As rodas q cabem são as da RD 135Z... aí vai uma foto da YBR com cada estilo de roda: 3 pontas, 6 pontas e roda de RD...

Alan
16-06-06, 22:04
Faz do seu gosto...

Começar preocupado com o que os outro vão pensar é um mal caminho...

BrunoDias
16-06-06, 22:12
uhauha, falei algo importante, ate emocionei :d :d :d :drool:
é, tem q saber quando parar

eu faria coisas basicas, nada muito estravagantes
tipo
tirar rabeta, retrovisor pqeno, pinta roda
no caso da tw, pintar de amarelo, fishow, com as rodas preta
tem q ter uma harmonia(coisa gay asuahs)

igual falaram ai em cima, gosto de tuning dos outros, de ver, fazer q é bom msm , nada

henrique
16-06-06, 22:16
tbm acho q isso é uma coisa muito pessoal.. vc muda o q gosta.. se curte um estilo faz tudo de acordo.. se nao tem uma preferencia dá uma olhada em outras e ve o q agrada mais.. eu mudo mais as coisas quando to enjoado da moto (ou do desempenho), aí mudo ela e ja fico mais feliz.. depois mudo denovo e assim vai heeheh

Falker
17-06-06, 09:53
RATO, tambem gasta-se bastante em estética e a moto perde a originalidade...
a minha ja veio "tunada" de fabrica, tem fibra de carbono em varios lugares, liga leve pintada a seco, freio ventilado e pintado, não curto ficar tirando ou trocando retrovisor, pondo neon, tirando mola, pondo dvd... acho tosco isso, um escape esportivo de aluminio, carbono ou cavlar é show de bola, uma mascara negra nos faróis fica massa tambem ou cristal, uma pintura de 2 cores estilizada tambem é legal!
agora vou fazer no meu escape é botar camadas de carbono nele e ponteira de alumínio! botar emblema cromado da peugeot tambem fica show flw

NIGHTWOLF
18-06-06, 00:26
Tuning leve, legal.
Tô pensando em tunar meu carro!

Jordano
18-06-06, 20:58
na minha opinião pra tunar tem que ser numa só coisa
se tu investir no visual
nao é mt bom investir em motor tb

na minha opinião

Pitbull
18-06-06, 22:36
Cara, tunning vai de cada um!
Cada um tem um gosto, e por isso, uns acham akilo horrivel e outros lindos.
Mas pra mim, no geral, o tunning tem q combinar com a moto, e nao pode ter exageros.
Acho neon legal, mas um ou 2, nada de moto pinheirinho de natal!
O q eu acho quase q basico numa street é retrovisor pekeno, mini-piscas. O resto vai d cada um.
E carro a msm coisa, tav pensando em tunar meu corsinha, mas os preços sao horriveis!
Cada sinaleira fume cristal q eu acho linda custa R$86 pila. Ta loko!!!

CG150_Ctba
18-06-06, 23:15
Complicado...assunto bem particular e ao mesmo tempo do bom senso comum...tipo tem um que diz "o importante é se sentir bem se gosta faça" ...mas por outro lado cabe o bom senso de vc olhar pra algo e ver que fugiu disso, mas disso o que? bom senso.....e por outro e outro lado o tunning em si é personalização então é algo personal literalmente...algo personalizado pelo seu dono...mas sei lá..eu em relaçao a moto naum entendo nada e nem a carro..mas pra mim é o bom senso como foi dito aqui...pinheirinho de natal, saber qdo parar, naum exagerar...pq no tuning mudou um parafuso já é personalização..entaum naum é a quantidade e sim a qualidade.

Carlos Roberto
19-06-06, 15:39
Inventar muito no carro ou na moto muitas vezes gera veículos com pouca funcionalidade. Carros rebaixados demais não passam em quebra-molas, aros grande demais amassam facilmente em buracos. Motos com escapamento muito barulhento que atrapalham ouvir o que tá acontecendo no trânsito e retrovisores que são tão pequenos que fazem o motociclista virar a cabeça toda vez que precisar mudar de faixa. Já tive um Corsa que ficou muito bonito com rodinhas de liga aro 13 e vidros com película. Chamava muita atenção com a pintura prata bem conservada e com as rodas sempre brilhantes. E andava melhor que muito corsa "tunado". Em casa temos duas motos, uma Twister vermelha, que só precisei colocar um protetor adesivo no tanque e um mata-cachorro preto, uma vez que essa moto não tem muitos cromados, e uma Intruder 125cc preta, a qual coloquei um sissi-bar, um mata-cachorro tipo Harley cromado, conbinando com os outros cromados da moto, e um protetor de tanque em couro. Motos originais e bonitas que continuaram seguindo seus estilos e desempenhos com um pequeno toque de personalização. Também acho importante o que vestimos para a beleza da moto. Uma boa jaqueta de couro, um capacete bonito e seguro, luvas....Isso ajuda no visual da moto e atrai os olhares femininos.

Seu_madruga
19-06-06, 16:48
Pra mim se for fuçar na moto, que faça uma coisa agressiva. Pra mim o mais loko é ter pequenas falando como grandes. o que puder envenvenar na minha Titan eu vou fazer. Quanto mais potência melhor, nada de ficar mendigando grana, se vc curte, faça o que vc gosta. Agora em estática é a mesma coisa. Retirar aquelas setas enormes, de preferencia colocar aquele farol com setas embutidos que é show de bola (to procurando um pra comprar). retrovisor original? Pelo amor d Deus, aquele retrovisou original da Titan é absolutamente ridículo, nossa, a primeira coisa que eu faço é tirar eles e colocar os em forma de asa, muito show. Escape original? Nem pensar, coloca um Esporte com uma boca bem agressiva e sai fazendo barulho. Pra mim é isso ae, minha titan ainda vaimter tudo isso. Quero a minha titan sendo única e não deixando original como tantas por ae.
Fui

Jr
19-06-06, 22:17
Eu concordo com quase tudo ja dito ai em cima... recém comprei uma sahara e ja estou começando a "caçar" as peças certas pra fazer dela uma motard... eh mei dificil pq aki na minha terra não "existe" esse conceito e até parece impossível pq ela eh meio "quadradona" tb, mas axu q quando terminar deve ficar legal. É meu gosto e qt a mudanças em desempenho... maior detalhe é q não adianta turbinar "nada" e não dar conta de abastecer hehehehe.

SKID OI!
20-06-06, 10:21
Acho o que vc falou ano eh gay nao bruno eu concordo com vc seguinte o lance tem que ter harmonia o lance tem que ter contraste uma cor fria e outra kente! pou uma kente e outra fria ,rarissimos casos de cores frias com frias e kentes com kentes rarissimos , ja aideia do furius ele vem a tempo e a moto dele continua moto de tiozao eaheaheaheaheha ja falei compra um cano nem que seja um aluminun rs akeles que tem bokinha em 8 ja que num ker gastar ! pinta rodas , entorta akelas asa de morcego dele pinta as canela de preto pra da contraste com as roda , tira o paralama mete akeles que fica em cima do pneu ja que ele num ker sujar a moto, compra sinaleira com pisca embutido ou faz um moco pra os pisca no parafuso que segura a carenagem traseira como os da minha titan, bota uma lampada branca no farol custa 5 reais e paralela e amis fraca mas fica um efeito show, farol acho que num presciza mudar nao ! o resto e criatividade tua de preferencia se revista garoto teoria

uhauha, falei algo importante, ate emocionei :d :d :d :drool:
é, tem q saber quando parar

eu faria coisas basicas, nada muito estravagantes
tipo
tirar rabeta, retrovisor pqeno, pinta roda
no caso da tw, pintar de amarelo, fishow, com as rodas preta
tem q ter uma harmonia(coisa gay asuahs)

igual falaram ai em cima, gosto de tuning dos outros, de ver, fazer q é bom msm , nada

maltmann
20-06-06, 10:47
Acho que tunning parte de cada um, é um estilo personalizado.
Na minha motoca, mudei bastante coisa, como freios, rabeta, alongador, etc., mesmo muita gente criticando nos fóruns afora, onde chego junta uma boa galera só para olhar e ficar me perguntando como fiz... se o cara tem dinheiro para gastar, acho que deve investir sem medo!!!

Furious VIPER
20-06-06, 21:55
ô Skid... moto de tiozão, é?? Iihhhhh.. não sei não... coloca umas fotos da tua titan aí, vamos ver se o pessoal curte mais a tua ou a minha!!!hehehehe Escape eu larguei de mão car... agora vou começar com manutenção e tal, qro trocar relação e pneu daki uns tempos, daí sim depois disso eu penso num escapão! mas vai demorar mesmo, pq qro ainda terminar de estudar 1°. e 200 pila é dinheiro pra pagar a faculdade!!!

SKID OI!
20-06-06, 23:31
nem tenhu o que comentar neh eahehaea minha titan nem e mais minha como ta no meu perfil to sem moto neh eahehahea mas nem prescizo colocar foto dela quem conhece ou conheceu sbe que moto era akela!