PDA

Ver Versão Completa : Trocar o motor por um de outro modelo: o que diz a Lei?



Sam_2006
18-06-06, 20:40
Eu estou a fim de colocar um motor mais potente na minha Cruise, mas até agora
não consegui saber se isso pode ser feito de uma forma totalmente legal.
Eu já ouvi um monte de gente falar que pode, outros dizem que não pode, que eu
terei sérios problemas com a lei. Cada um fala uma coisa, e eu fico sem saber
qual é a verdade...
O motor eu pretendo adquirir de uma forma legal, com nota fiscal e tudo, provavelmente um de Strada.
Mas aí é que fica a minha dúvida: É só andar com a nota fiscal junto com os documentos da
moto que eu já estou 100% dentro da lei?
Ou eu tenho que dar entrada no Detran para alterar a documentação?
E quando eu tiver que vender a moto, como fica?
Alguém que realmente tenha conhecimento de causa pode me orientar?

Alan
18-06-06, 21:00
Pra trocar o motor vc deve realizar o serviço em oficina que ofereça nota fiscal e, posteriormente, passar por avaliação de oficina credenciada pelo inmetro para avaliarem se o serviço ficou bom e o conjunto da moto (suspensão, freios etc) está apto para a nova potência...

Se for aprovado, no documento saíra que seu veículo foi modificado de acordo com a Resolução 25/98, constando os ítens modificados...

Na minha opinião não vale a pena, a não ser que vc tenha planos de ficar com a moto um bom tempo...

Lagartixxa
19-06-06, 08:48
realmente vai gasta muito dinhero pra regularizar ela! si nao me engano fica em torno de R$700 pra regularizar uma adaptacao! entre taxas e vistorias!

como sua moto é nao é popular axo q nao teria problema vc mudar o motor dela sem alterar os doc, cg q é phoda todo guardinha conhece, ai num tem jeito!

francescotorres
19-06-06, 10:15
Tb estou querendo fazer isso na minha cruise, mas acredito que não vai gastar R$ 700,00 chaga a ser por volta de R$ 300,00 e uma R$ 2,000 pelo motor e serviço...

Quanto a andar com a nota acredito que não seja necessário, apenas com o documento alterado !

ubiratamuniz
19-06-06, 10:34
Dá pra regularizar sim. Basta o motor não ser roubado e ter nota fiscal (se comprado de empresa) ou declaração de baixa no detran (se comprado de particular). Deve-se também ter as notas fiscais do serviço, ou uma declaração caso você tenha feito o serviço por conta própria.

Feito isso, deve-se fazer vistoria no veículo em um centro certificado pelo Inmetro, e com o CSV (certificado de segurança veicular) na mão, pode-se ir ao detran e solicitar a alteração no documento. Lembro ainda que se o veículo não passar na vistoria do Inmetro (por ex: se o sistema de freios for considerado inadequado para a nova motorização - em alguns casos é realmente necessário melhorá-lo), os problemas detectados pelos vistoriadores devem ser corrigidos e nova vistoria feita, ou então reverter as modificações.

Se estiver tudo certinho, o detran emite novo documento com a observação do motor alterado. Um carinha daqui de brasília fez isso com a cruise dele, instalou um motor de CBX 200 strada. De fato ele tá vendendo a moto por 3500... consta a alteração no documento.

Modificação, se fizer tudo de acordo com a lei, não dá problema nenhum... e esse roteirinho vale para automóveis também.

[s]

Bira

Sam_2006
19-06-06, 13:55
Tb estou querendo fazer isso na minha cruise, mas acredito que não vai gastar R$ 700,00 chega a ser por volta de R$ 300,00 e uma R$ 2,000 pelo motor e serviço...


R$ 2.000,00 pelo motor + serviço? Nossa, tá muito caro! Pelo que andei pesquisando, aqui em São Paulo ficaria em torno de R$ 1.500,00.

francescotorres
19-06-06, 15:05
Vou começar a procurar aqui em recife onde vende esse motor, onde você procurou aí?

Sam_2006
19-06-06, 20:57
Aqui em São Paulo é só ir na região da rua General Osório que você acha TUDO!
O grande problema é que muita coisa lá é proveniente de roubo...
Esse é o meu medo, não quero correr o risco de comprar um motor de uma moto roubada.
Será que o simples fornecimento da Nota Fiscal já é uma garantia de que o produto não é roubado? Ou tem que fazer uma averiguação mais aprofundada?

ubiratamuniz
20-06-06, 10:17
Aqui em São Paulo é só ir na região da rua General Osório que você acha TUDO!
O grande problema é que muita coisa lá é proveniente de roubo...
Esse é o meu medo, não quero correr o risco de comprar um motor de uma moto roubada.
Será que o simples fornecimento da Nota Fiscal já é uma garantia de que o produto não é roubado? Ou tem que fazer uma averiguação mais aprofundada?



Claro que nota fiscal não garante NADA. A nota fiscal pode ser fria... e muita empresa que vende produto roubado faz isso pra "fingir que é correta".

tem que conferir a numeração do motor junto com o DETRAN para saber se ele é proveniente de algum veículo que foi dada baixa. Eles têm esses registros. Além disso, é importantíssimo olhar o motor e ver se a numeração que consta dele é dele mesmo (ou seja, não foi adulterada).

Grande abraço,

Bira

Sam_2006
20-06-06, 20:42
Pois é, comprar peças no centrão de Sampa realmente me dá muito medo. Lá é um mercado e tanto para a desova de peças provenientes de roubos.
Essa semana roubaram a XTZ 125 de um amigo meu. Não acreditei, pensei que essa moto não fosse nem um pouco visada...

barbeirorp
20-06-06, 23:22
cinceramente.....


peguem e vendam essas motinhas e ponha esses 2 mil em cima e compra uma custom maior.. mirage ou virago 250.

1 lugar. qdo eu tinha a kymco queria pq queria adaptar um motor mais forte nela. vi os custos e sairia por uns 3 mil reais regularizado um motor de twister ou 2100 com motor de strada. valores regularizados. pensei direito e deixei quieto. eu peguei da moto 7 mil reais na loja na troca da virago. supondo que eu vendi por 7 + 2 mil da strada ( arrendondando valores) eu num iria conseguir vender a kymco por 9 mil.. e com 9 mil na mao compra-se uma virago 250 97/98 que seria muito melhor que a kymco adaptada.

2 lugar. vcs podem estar falando pelo amor que vcs tem na moto, mas uma coisa eh certa.... q do vcs começarem a andar numa moto maior... com certeza perderao o amor rapidinho

3 lugar.. uma cruise com motor de strada fica com desempenho satisfatorio.. porem num vai ser uma moto pra dar 140 km na rodovia e manter.. soh ficari amais agil na cidade

4 lugar.. com uma virago 250.. vc tem o que se chama "motor v2" que eh o item mais custom da moto. a kymco era linda.. mas era mono cilindrica.. qdo eu olhava pra ela faltava esse item saca? o v2 eh o "custom" ... se vc curte moto custom.. parta pra uma v2 de 250 cc. com a viraguinho vc irah ficar super ultra satisfeito.


meu conselho e deixar quieto. mas se quiser ir em frente, tenha em mente que o motor da honda.. deixa sua moto mais facil de vender depois!


ah, se for mudar o motor realmente, coloca o da sahara! jah vi cruiser com motor de sahara.. e fica muito bom. o preço do motor eh trisquinho mais caro que o da strada e fica com certeza muito melhor ela 350cc do que 200 nao? hehehe o torque apareceria.


mas pensa no que eu te disse.. junta a grana e pega uma v2.. vai entrar a vento, a garini vai soltaruma tb.. tem mirage usada por ae, viraguinho de monte


agora outra opção na casa dos 9 mil reais eh asavage da suzuki que eh um **** motaum.. mas eh monocilindrica. mas ai muda.. pq ela num eh custom; ela eh bobber.. e ela tem um charme muito especial com big single dela ( pistãozuda... cilindro enorme de 650cc)

francescotorres
21-06-06, 10:46
Porém nisso tudo tem uma questão básica apra quem não tem muita grana. :OK: :OK:

A manuntenção de uma virago ou mirage é muito cara, até a revisão o cara cobra mais caro. aqui tá custando em torno de 150,00.

Bem trocar o motor da moto á um pouco custoso mesmo, contudo se colocar uma de strada que é nada mais nada menos que 200cc, vai melhorar em muito o desempenho e ainda mais a manuntenção é bem mais barata. Até mais que manter o motor da Cruiser original, pois em qualquer lugar tu vai achar as peças e ter um custo muitas vezes bem menor que o da original.

Bem como todo investimento tem suas perdas e ganhos, trocar o motor pelo da strada vai seguri essa regra.

|:( |:( |:( |:( Ser cabeça dura é F_____
Pq a honda não lança uma Custom de R$ 5,000....
Pq o preisidente não baixa as taxas, pq o mundo não é melhor............
Pq existirmos, pq comprei um moto bonita e quis ser diferente de todos????

barbeirorp
21-06-06, 12:58
Porém nisso tudo tem uma questão básica apra quem não tem muita grana. :OK: :OK:

A manuntenção de uma virago ou mirage é muito cara, até a revisão o cara cobra mais caro. aqui tá custando em torno de 150,00.

Bem trocar o motor da moto á um pouco custoso mesmo, contudo se colocar uma de strada que é nada mais nada menos que 200cc, vai melhorar em muito o desempenho e ainda mais a manuntenção é bem mais barata. Até mais que manter o motor da Cruiser original, pois em qualquer lugar tu vai achar as peças e ter um custo muitas vezes bem menor que o da original.

Bem como todo investimento tem suas perdas e ganhos, trocar o motor pelo da strada vai seguri essa regra.

|:( |:( |:( |:( Ser cabeça dura é F_____
Pq a honda não lança uma Custom de R$ 5,000....
Pq o preisidente não baixa as taxas, pq o mundo não é melhor............
Pq existirmos, pq comprei um moto bonita e quis ser diferente de todos????






contudo... a virago 250 nem tem mecanica cara naum.. e o motor dela dura 4 x mais que o motor da honda....

a mirage eu fico quieto, a mecanica dela eh fodastica de cara, mas da viraguinho nem tanto.

Sam_2006
21-06-06, 14:31
Trocar a Cruise por uma Viraguinho eu acho que não valeria a pena. Pelo que sei, apesar de ser 250 cc, o desempenho da Viraguinho na estrada não é nada bom.
Meu sonho é uma Mirage, mas dar 14 mil numa moto pra mim é muito. Só depois que eu tiver meu apartamento próprio eu terei coragem de dar tanto dinheiro numa moto.
Eu paguei R$ 4.400,00 na minha Cruise. Se eu gastar mais 2.00,00 pra colocar motor de Strada, ela ainda me sairá por menos de 7 mil.
Eu não preciso de uma moto pra manter 140 numa estrada. Isso é loucura. Andando por volta dos 115 Km/h pra mim já tá bom. A Cruise até chega nessa velocidade, mas demora uns 2 anos pra atingir, e só seu eu estiver sem garupa.
Com o motor de Strada talvez a Cruise não ganhe muito em velocidade final, mas ganhará em torque e não sentirá tanto quando eu levar um garupa. É só isso que eu quero.
Nem precisa ser motor V2, ela já é suficientemente bonita. Só quero mais torque!
Tem um mecânico que disse que por 500 reais ele aumenta a cilindrada dela pra 180 cc. Ele me garantiu que fica muito bom. Tem horas que me dá vontade de fazer isso, mas.. e o medo de jogar dinheiro fora e ainda estragar o motor?

Guigo
21-06-06, 20:18
Pelo que sei, apesar de ser 250 cc, o desempenho da Viraguinho na estrada não é nada bom.

Acho que te informaram errado...
A Viraguinho é uma excelente moto de estrada, inclusive no quesito conforto...
É claro que tem as limitações de um motor 250cc, mas é melhor do que qualquer outra similar...eu já andei e posso garantir...

Sam_2006
21-06-06, 21:20
Será mesmo que a Virago 250 é boa na estrada?
Veja o que o Roberval2005, que possui uma Viraguinho, afirmou:



ateh pq nao tenho problema com vento, Viraguinho peida pra passar dos 100


Esse trecho foi retirado do tópico abaixo:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=6754.0

Guigo
22-06-06, 08:04
Ele bebeu nesse dia...huehueheuehue....
Eu passo de 100 com a Trudinha, que é 125...
Viraguinho tu vai a 120 tranquilo...
Não vai ter arrancada, mas de final vc chega tranquilo...
P.S.: problema com o vento todo mundo que anda de moto tem...

Roberto de Souza
22-06-06, 13:37
Prezado Sam,
Também tenho uma Cruise, só que é 1997 e é da Hyosung, ando tranquilo a 110 com ela na estrada, o problema é quando estou com garupa, parece que estou puxando um carro junto, de tão pesada e lenta que fica. Também morro de vontade de trocar de motor, mas tenho um pouco de receio pois minha moto está com 9500 km originais, então o ideal é trocar de motor sem mexer no atual, que ainda pode me durar uns vinte anos pois o motor da Hyosung é muito durável e eu uso pouco a moto pois tenho um Scooter também. Agora me fala, esse mecânico que te cobraria R$ 500 para aumentar para 180 cc , ele usinaria o motor original para chegar a 180 cc? Se for assim, não vale a pena, a não ser que você compre uma camisa velha (mas é bem difícil de achar) e guarde a original. Quanto a trocar por motor de Strada, você quer dizer motor e câmbio, certo? Será que não existe nenhuma camisa de motor de maior cilindrada que se encaixe no suporte de camisa da Cruise? É que na Jog eu fiz isto: comprei um kit camisa + pistão + anéis + juntas de 70 cc (o original é 49 cc e está guardado) que serve direitinho no suporte de camisa original, e como a numeração do motor na verdade é na carcaça do câmbio, nunca nenhum policial vai perceber que está com a cilindrada aumentada. A potência aumentou 50% e ainda tenho um motor original com baixa quilometragem, pena que agora estou apaixonado pela Burgman e pela Future, se não nunca mais trocaria de scooter. Eu gostaria de fazer isto também com a Cruise, pois manteria o câmbio, apesar de eu achar ele mau escalonado (a 3ª muito curta em relação à 4ª e a 5ª quase igual à 4ª), mas trocar tudo, mesmo sendo a Cruise pouco fiscalizada pelos policiais, acho que eu não teria coragem de viajar e correr o risco de prenderem a moto. Quanto à Virago, acho a Cruise uma moto de porte maior em relação à Virago, mais confortável, mais bonita (isso mesmo, a Virago é muito, mas muito baixa e parece anã), mais barata, mais fácil de manter, mais econômica, enfim, só perde para a Virago em potência, e também nem é tanto assim. E fazer com toda a documentação pode até nem ser tão difícil mas só de pensar em ter que correr atrás disso tudo já me dá azia e vontade de manter o motor original. Por acaso você já colocou a coroa da YBR na sua Cruise? Eu coloquei e melhorou muito a velocidade final, já a arrandaca com garupa e na subida ficou um pouco prejudicada mas nada de exagerado.
Enfim, a Cruise é uma Pequena Notável.

Sam_2006
22-06-06, 15:50
Fala ae Roberto!
Pois é, a nossa Cruise tem um banco tão grande e confortável, mas, com aquele motor, o banco poderia ser menor, pois andar com garupa nela é um TERROR!
Olha, eu não cheguei a conversar com o mecânico que disse ser possível aumentar a cilindrada dela, foi o antigo dono da minha Cruise que me indicou o cara. É uma Oficina que fica na rua Luis Burati, em Pinheiros, São Paulo. Eles são especializados em aumentar a cilindrada de motos. Els tem um site, dá só uma olhada:

http://www.brasilcomercial.com/loja.php?id=14322&page=1092324591

Eu vou dar um pulinho lá pra ver maiores detalhes, estou com vontade de arriscar...
O principal problema que eu sinto na Cruse é falta de torque, por isso nunca pensei em mudar a relação dela. Queria mesmo era botar mais força naquele bendito motor!

ubiratamuniz
23-06-06, 13:18
Trocar a Cruise por uma Viraguinho eu acho que não valeria a pena. Pelo que sei, apesar de ser 250 cc, o desempenho da Viraguinho na estrada não é nada bom.
Meu sonho é uma Mirage, mas dar 14 mil numa moto pra mim é muito. Só depois que eu tiver meu apartamento próprio eu terei coragem de dar tanto dinheiro numa moto.
Eu paguei R$ 4.400,00 na minha Cruise. Se eu gastar mais 2.00,00 pra colocar motor de Strada, ela ainda me sairá por menos de 7 mil.
Eu não preciso de uma moto pra manter 140 numa estrada. Isso é loucura. Andando por volta dos 115 Km/h pra mim já tá bom. A Cruise até chega nessa velocidade, mas demora uns 2 anos pra atingir, e só seu eu estiver sem garupa.
Com o motor de Strada talvez a Cruise não ganhe muito em velocidade final, mas ganhará em torque e não sentirá tanto quando eu levar um garupa. É só isso que eu quero.
Nem precisa ser motor V2, ela já é suficientemente bonita. Só quero mais torque!
Tem um mecânico que disse que por 500 reais ele aumenta a cilindrada dela pra 180 cc. Ele me garantiu que fica muito bom. Tem horas que me dá vontade de fazer isso, mas.. e o medo de jogar dinheiro fora e ainda estragar o motor?


porque vc não troca ela numa intruder 250?

vai gastar menos que adaptar... e vai ter uma moto com um motor praticamente "indestrutível". Só o assento da intruder que é pior que o da cruise (não é ruim, mas o da cruise é muuuuuuuuuuito melhor), mas isso se resolve mandando fazer um.

uma intruder 250 99 **em bom ou ótimo estado** é na faixa de 6 contos. Vender a sua e comprar uma intruder em bom estado ainda sai mais em conta que mandar trocar o motor da sua cruise.

alexandrev8
23-06-06, 13:31
Tenho uma TODAY 90 MOTOR CBX 200cc DA STRADA
tambem estou querendo cadastrar no detran

foi imformado no detran que: : :lol:
1 - devo levar a moto na vistoria do detran com a nota do motor para uma pre-vistoria,
lá eles passarao uma autorizacao para levar no imetro (sem custo algum)

2 - no imetro, sera feita uma nova vistoria minuciosa no valor R$80,00, se tudo estever
correto receberei o CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR, se nao eles farao uma
nota com os itens a ser refeito e voce tera um prazo de trinta dias para retornar sem
pagar uma nova vistoria.

3 - com o CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR, em maos e so levar no detran para o
cadastramento do motor. o documento saira costando que o veiculo é modificado é o
que foi modificado no veiculo.

OBS: uma boa dica, nao faça gambiarra pois seu veiculo nao passarar na vistoria do imetro.
faça uma adaptaçao 100%. :-/

Sam_2006
23-06-06, 14:18
porque vc não troca ela numa intruder 250?


Antes de comprar a Cruise eu pensei em comprar a Intruder 250.
Eu optei pela Cruise porque ela tem bem mais estilo que a Intruder, é mais bonita e mais "custom". Ou seja, eu gosto de tudo na Cruise, menos do motor. Já a Intruder 250 eu sei que o motor é forte, mas o resto não me agrada muito...

ubiratamuniz
23-06-06, 16:16
Antes de comprar a Cruise eu pensei em comprar a Intruder 250.
Eu optei pela Cruise porque ela tem bem mais estilo que a Intruder, é mais bonita e mais "custom". Ou seja, eu gosto de tudo na Cruise, menos do motor. Já a Intruder 250 eu sei que o motor é forte, mas o resto não me agrada muito...


Ela original, sim... mas com pouca grana você deixa ela exclusiva e bem "custom"... sendo uma 250cc sem adaptações de motor ;)

Meu caso foi bem o contrário, eu tava querendo comprar uma Cruise, mas desisti porque achei o motor fraco pro meu peso e a manutenção é mais difícil (ainda mais aqui em brasilia que não tem kasinski).

Sam_2006
23-06-06, 20:44
Se tivesse no mercado brasileiro uma custom com o estilo da Cruise, um motor como a da Intruder 250 e um preço em torno de 7 mil reais, mesmo que fosse usada, eu teria comprado e hoje estaria feliz...