PDA

Ver Versão Completa : Bolha: colocar ou não? (em moto custom)



ubiratamuniz
23-06-06, 13:24
Pessoas,

tô com uma dúvida aqui com relação a um acessório que penso em colocar na Intruder 250. A boooooooolhaaaaaaaaaaaa ...

Desconsiderando a questão do estilo (é é ponto de vista pessoal), já que visualmente eu gosto, gostaria de coletar opiniões sobre o lado mais prático da bolha.

A função da bolha é basicamente desviar o vento, não é? Isso para os dias de friaca absurda deve ser muito bom...
mas será que nos dias de calor eu não vou cozinhar andando sem vento na moto (sou calorento pra caramba e sempre ando com minha jaqueta por questões de segurança) ?

Outra coisa, alguns dizem que a bolha é um item de segurança. Como assim? Como um pára-brisas de acrílico na moto poderia ser considerado um item de segurança? Não consegui associar. Será algo relacionado ao passar a impressão de moto maior (e consequentemente aumentar ainda que só um pouco o respeito dos motoristas)? Ou tem algo mais de proteção que não consegui enxergar?

ah, em tempos ,consegui uma bolha por R$ 150,00 já instalada. Entre pagar 125 + frete no mercado livre compro aqui mesmo.

Grande abraço,

Bira

AcidGaucho
23-06-06, 13:35
Outra coisa, alguns dizem que a bolha é um item de segurança. Como assim?
Uma pedra q venha do carro da frente...um pombo...tudo isso...
sem contar que a proteção não é soh de vento, e sim de chuva tb...isso eh bom pq melhora pra caraio tua visibilidade

soh não sei sobre o vento em si e se não fica toda arranhada com o tempo assim como viseira de kp7...

Coltz
23-06-06, 13:38
cara

acrílico é suicído!! não use bolha de acrílico se isso quebrar na sua frente vc tá f*dido
acho que você provavelmente deve estar confundindo acrílico com policarbonato que é usado na viseira dos capacetes de qualidade superior, ae se for de policarbonato não tem problema nenhuma....mas se for acrilico, fuja dele!!! policarbonato é infinitamente mais resistente a quebras do que o acrílico

cara na minha opinião bolha em moto custom fica muito legal, dá outro charme pra moto...mas não pra andar na cidade somente para viajer, acho que na cidade não fica legal e você corre o risco de danificar ela muito mais do que numa estrada porque no transito existem infinitas situações que você pode danificar a bolha eu não aconselharia usar ela no dia a dia

no mais procure algo de qualidade e lembre - se, acrílico é perigosíssimo pois se ele quebrar os pedaços são como uma faca!

jecastro
23-06-06, 13:40
A bolha protege bastante, principalmente de pequenas pedras jogadas pelos veículos da frente e de insetos, o único incoveniente é que a moto vai perder velocidade final e também vai gastar mais para andar.

Carlos Roberto
23-06-06, 14:14
Também tô pensando em colocar bolha numa Intruder 125, mas estou com medo de perder estabilidade da moto, uma vez que a 125 é muito leve e penso que rajadas de vento laterais possam empurrar a moto. Mas que o visual ficaria show, disso não tenho dúvidas.

Serifa
23-06-06, 16:14
Eu tenho bolha e minha moto é 150cc
Olha só protege sim...coloca que é bom..e ajuda na chuva.
Desvia o vento tb do peito....seu peito fica sem aquele ventão...

Eu gostei e espero que todas as minhas futuras motos tenham a mesma.

ubiratamuniz
23-06-06, 16:20
Uma pedra q venha do carro da frente...um pombo...tudo isso...
sem contar que a proteção não é soh de vento, e sim de chuva tb...isso eh bom pq melhora pra caraio tua visibilidade

soh não sei sobre o vento em si e se não fica toda arranhada com o tempo assim como viseira de kp7...


proteção de chuva pra mim não conta... eu não pretendo usar a moto em dias de chuva. ;) para isso tenho meu veículo de 4 rodas.



cara

acrílico é suicído!! não use bolha de acrílico se isso quebrar na sua frente vc tá f*dido
acho que você provavelmente deve estar confundindo acrílico com policarbonato que é usado na viseira dos capacetes de qualidade superior, ae se for de policarbonato não tem problema nenhuma....mas se for acrilico, fuja dele!!! policarbonato é infinitamente mais resistente a quebras do que o acrílico


confusão minha mesmo.



cara na minha opinião bolha em moto custom fica muito legal, dá outro charme pra moto...mas não pra andar na cidade somente para viajer, acho que na cidade não fica legal e você corre o risco de danificar ela muito mais do que numa estrada porque no transito existem infinitas situações que você pode danificar a bolha eu não aconselharia usar ela no dia a dia


então deixa queto... eu praticamente não pego estrada, se for viajar com ela (acho improvável) eu instalo uma bolha de policarbonato e quando voltar da viagem eu tiro e guardo. A moto é pra mim mais uma diversão de fim de semana e meio-de-transporte diário nos dias que não chove ou não preciso trazer coisa pro serviço. Se for pra morrer de calor enquanto estiver andando... prefiro não ter ;) de fato gosto do vento na cara.. :)

Roberval2005
23-06-06, 18:30
mas será que nos dias de calor eu não vou cozinhar andando sem vento na moto (sou calorento pra caramba e sempre ando com minha jaqueta por questões de segurança) ?




vixi q exagero, passa vento sim, ele reduz mas tbem não zera. Eu axo o visual mais ou menos nao é feio mas prefiro sem. Agora entrou frio eu colokei assim permite usar jaketa mais leve, odeio jaketa pesada.
No verão eu tiro, facil demais tirar ele, 4 parafusos apenas... Nao vejo problema algum em usar na cidade, seila talvez pq ande em velocidade mais baixa talvez nao seja necessario mesmo.

Guigo
23-06-06, 22:56
O Jecastro resumiu tudo muito bem...

Vistuba
24-06-06, 00:22
discordo do Jecastro...

Coloquei bolha na minha YBR. Resultado:

Menos vento no peito, atinjo uma velocidade maior em menos tempo, na BR atinjo a mesma velocidade final, sem deitar no tanque e sem o desconforto do vento forte batendo no peito (só no capacete), e meu consumo melhorou de 31,5 Km/L pra 34Km/L (to abastecendo no mesmo posto)...

Celso Pin
24-06-06, 06:00
bolha melhora a estabilidade e não diminui nada a velocidade (afinal, ela desvia o vento que vc seguraria no peito).

Tem gente que põe apenas por estética (a pior maneira de decidir alo em um veículo).

É um acessório indispensável!

Rafael Backes
24-06-06, 07:31
eu colocaria, em moto custom fica muito bom.

leonoronha
24-06-06, 11:48
Eu tenho bolha na shadow acho que da um tchan no visual deixa mais bonita e protege muito!!! Mas uso ela mais quando vou pegar a estrada pois na city curto um visual mais pelado na frente algo meio old scholl, meio bobed, entaum na city ando sem bolha e sem alforges. Mas e indispensavel protege muito mesmo, na estrada e acessorio de segurança.

Carlos_Biker
24-06-06, 15:38
Uso uma mini-bolha na minha Strada, recomendo o uso, principalmente para proteger o painel em uma eventual queda, desvia o excesso de vento que vem em direção ao peito e protege das pedrinhas. Em termos de desempenho não altera nada pois é muito pequeno para provocar isso.
Tudo vai depender do modelo da bolha, se você colocar um grandalhão, aí sim deve dar alguma diferença.

brunohcs
24-06-06, 15:47
cara

acrílico é suicído!! não use bolha de acrílico se isso quebrar na sua frente vc tá f*dido
acho que você provavelmente deve estar confundindo acrílico com policarbonato que é usado na viseira dos capacetes de qualidade superior, ae se for de policarbonato não tem problema nenhuma....mas se for acrilico, fuja dele!!! policarbonato é infinitamente mais resistente a quebras do que o acrílico

cara na minha opinião bolha em moto custom fica muito legal, dá outro charme pra moto...mas não pra andar na cidade somente para viajer, acho que na cidade não fica legal e você corre o risco de danificar ela muito mais do que numa estrada porque no transito existem infinitas situações que você pode danificar a bolha eu não aconselharia usar ela no dia a dia

no mais procure algo de qualidade e lembre - se, acrílico é perigosíssimo pois se ele quebrar os pedaços são como uma faca!



.


é isso ai q eu tava pensando.. imagina se toma um tomb o e quebra isso ai :S putz ai eh foda ein!! jah o tombo mais um monte de pedaço pontudo em vc| :s foda!

jrvalmir
24-06-06, 17:49
Nunca que eu botaria uma bolha numa moto custom..
Ali é para andar pegando vento no peito.. com a gata atraz segurando a latinha de cerveja para vc ir bebendo enquanto dirige.

Se vc nao curte isso, fuja das custom, pq elas simplismente tem a pior estrutura e ciclistica para uma motocicleta. So tem elas quem curte o estilo.
As customs sao ruim de curvas, pesadas, precisam de muito motor para ter uma velocidade final boa, a posiçao de dirigir gera um grande arrasto...
MAS, o estilo das custom cativa muitos, é questao de gosto!


E o melhor estilo custom é com capacete coquinho pegando vento na cara e nos peitos.

Celso Pin
24-06-06, 21:37
Nunca que eu botaria uma bolha numa moto custom..
Ali é para andar pegando vento no peito.. com a gata atraz segurando a latinha de cerveja para vc ir bebendo enquanto dirige.

Se vc nao curte isso, fuja das custom, pq elas simplismente tem a pior estrutura e ciclistica para uma motocicleta. So tem elas quem curte o estilo.
As customs sao ruim de curvas, pesadas, precisam de muito motor para ter uma velocidade final boa, a posiçao de dirigir gera um grande arrasto...
MAS, o estilo das custom cativa muitos, é questao de gosto!


E o melhor estilo custom é com capacete coquinho pegando vento na cara e nos peitos.


isso é brincadeira? primeiro de abriL????

Latinha de cerveja?
Coquinho?

jrvalmir
25-06-06, 02:10
isso é brincadeira? primeiro de abriL????

Latinha de cerveja?
Coquinho?

Claro que não! Leia tudo, nao questione somente uma parte, assim fica sem muito nexo.
Oq eu quiz dizer é que as custom são motos destinadas para quem curte o estilo, pq andam longe de serem boas motos, ciclisticamente falando elas tem as piores estruturações.

Celso Pin
25-06-06, 10:31
Claro que não! Leia tudo, nao questione somente uma parte, assim fica sem muito nexo.
Oq eu quiz dizer é que as custom são motos destinadas para quem curte o estilo, pq andam longe de serem boas motos, ciclisticamente falando elas tem as piores estruturações.


Motos custom, como todas as outras são destinadas a transportar pessoas...

bebida e direção não combinam com moto nenhuma...
e essas merdas do coquinho enganam quem? não protegem nada (sem falar que são ilegais no brasil)... se capacete é para proteção e vc usa algo que não te protege de nada qual o sentido??? melhor fazer um chapéu de jornal...

tem que pensar um pouco antes de colocar uma mensagem num forum onde 1500 pessoas leem e alguns pode achar que faz algum sentido uma afirmação besta dessas... vamos brincar.. mas vamos deixar claro o que é brincadeira!

ATENÇÃO PESSOAL: o Valmir tava brincando quando falou em beber e dirigir e usar coquinho...

ubiratamuniz
25-06-06, 12:12
Motos custom, como todas as outras são destinadas a transportar pessoas...

bebida e direção não combinam com moto nenhuma...
e essas merdas do coquinho enganam quem? não protegem nada (sem falar que são ilegais no brasil)... se capacete é para proteção e vc usa algo que não te protege de nada qual o sentido??? melhor fazer um chapéu de jornal...

tem que pensar um pouco antes de colocar uma mensagem num forum onde 1500 pessoas leem e alguns pode achar que faz algum sentido uma afirmação besta dessas... vamos brincar.. mas vamos deixar claro o que é brincadeira!

ATENÇÃO PESSOAL: o Valmir tava brincando quando falou em beber e dirigir e usar coquinho...


basta lembrar que ambos, tanto beber dirigindo como o capacete coquinho são ilegais.

Celso, a bolha diminui MUITO o vento? Como eu disse no post inicial, sou muito calorento e meu medo ao colocar a bolha é justamente de transformar a moto em uma sauna sobre duas rodas... :P

Serifa
25-06-06, 22:39
Para com isso a bolha não transforma sua moto em Sauna ahuahue

Velho ubira...eu recomendo vc comprar a bolha e testar....
Se achar ruim vc tira oras...

Eu tenho e acho muito boa e espero ter em todas as minhas motos..

Se tu não curtir é só desparafusar e pronto.

Celso Pin
26-06-06, 00:41
diminui o vento que vem direto no peito...
mas não transforma a moto em uma sauna (e olha o tamanho da minha na foto... meu filho fica inteiro atrás dela - atenção - o meu filhote ali foi só pose para foto!!!! não sou irresponsável de andar com criança em moto ainda mais sem capacete!).

o que acontece é que quebra o vento frontal mas continua refrigerando bem... eu que o diga pegando a estrada em dia frio... oxála tivesse transformado a moto em sauna!

posso dizer que NUNCA saio sem a jaqueta e luvas e capacete fechado e mesmo em dias quentes não fica insuportável!

Carlos Roberto
26-06-06, 11:59
Vou pro trabalho todos os dias de moto e a distância é de uns 35km. Sempre estou de luvas e jaqueta de couro, independente de estar calor ou não. Mesmo nos dias mais quentes nunca sinto calor com a jaqueta enquando piloto a moto e me sinto mais protegido. É claro que, quando paro a moto, não dá pra ficar vestido assim. Vou procurar a bolha, mas seguindo conselhos do fórum, vou evitar as de acrílico.

leonoronha
26-06-06, 13:27
Minha segurança e tudo, bolha e indispensavel sim, capacete coquinho numca isso e coisa de COXINHA quando peguei a shadow veio um cap coquinho zero bala que o antigo dono me deu, numca usei ta jogado na dispensa da minha casa , em viagens sempre pode ser curtas como for luva, jaqueta, calça jeans, botas, alforges, e logico a bolha. Começo desse ano sofri um acidente ( uma maldito irresponsavel avançou minha preferençia) eu sei como e ruim e quem sempre levamos a pior em qualquer colisao, do acidente sofri apenas pequenos cortes pois estava com meus acessorios de segurança sem eles com certeza tinha tido uma lesao grave pois meu capacete tem ate um tremendo arranhado do impacto que tive com o chao. Minha segurança e tudo!!!

ubiratamuniz
03-07-06, 20:38
Bom, pessoas,

Resolvi arriscar e hoje coloquei a tal bolha. Aqui em brasília não achei de policarbonato (só aquelas da givi por 350 paus, ainda por cima fumê que eu não gosto visualmente) , então para efeito de teste foi de acrílico (incolor, que eu fazia questão) mesmo. Paguei R$ 165,00 nela colocada, achei em conta, pois se comprasse no ML era 125 da bolha, mais uns 25 de frete e uns 40 pra instalar (nego aqui mete a faca). Então preferi comprar já aqui e ver na moto.

Botei uma bolha tamanho médio, ainda não testei de noite pra ver se diminui o frio (precisei vir de carro pra pós hoje por outros motivos) e nem na prática no horário de soléu a pino pra ver se vira sauna com minha jaqueta de cordura. Mas tive algumas impressões iniciais, diga-se de passagem negativas, se bem que acredito que seja so a posição da bolha que não esteja bem ajustada (especialmente inclinação).

1 - O vento. Realmente desvia o vento. Sai do peito pra ir direto pra cara. O capacete protege do vento, então o vento em si não incomoda, o problema é a ZOADA do vento, um **** barulhão de ventania "fiuuuuuuuummmmm" na orelha.
2 - A luz do farol tá dando refração na borda da bolha (vi isso na garagem do prédio onde moro), ou seja, com o farol aceso no escuro você vê a luz do farol nos contornos da bolha (onde o acrílico é cortado). Isso me parece ser um belo fator de distração e porque não de diminuição de visibilidade (confunde mesmo). Talvez seja só a posição da bolha ou o farol desregulado, mas o fato é que achei bem esquisito.

Feia a moto não ficou, visualmente o tamanho escolhido da bolha é o mais adequado para o porte da trudinha two-fifty. Tem gente que põe nelas bolha tamanho grande, mas eu pessoalmente acho que fica muito desproporcional ao porte da moto e consequentemente feio. Bolha fumê eu acho bonito, mas não na minha moto que já é preta e ia ficar muito escura (sem contar que eu ando muito de noite).

Depois posto as fotos no meu álbum (vou ter que lavar a moto de novo, deixei ela na revisão geral e voltou meio sujinha) dela com a bolha,e aos poucos posto as impressões aqui nesse tópico mesmo.

Grande abraço,

Bira

Celso Pin
05-07-06, 02:08
troque a bolha o mais rápido possível...
acrílico quebrado se transforma em "mil facas". em caso de acidente, se o acidente não fizer nada com va, sua bolha quebrada vai te machucar muito...

leonoronha
05-07-06, 09:04
Bira ela ta mal posicionad!!! Solte ela suba mais um pouco, vc e um cara grandalhao vai ter que levantar ela sim, mais animal foi o mecanico que naum regulou + - de acordo com o seu tamanho, tinha uma foto aqui da moto do barbeirorp que a bolha estava corretamente posicionada vou caçar aqui ai posto pra vc ter uma noçao de como ela deve ficar.

barbeirorp
05-07-06, 09:09
numca ouvi um caso sequer... sobre bolha estilhaçada em acidente...

olha , o unico caso que eu ouvi falar foi dum rapaz que deu 200km com a moto dele e a bolha era de acrilico fininho 0,8mm e naum aguentou o vento e quebrou, mas nem machucou o cara naum.,,


qto a usar a bolha, vale a pena sim. e nm tira o vento no calor naum... apenas no frio que melhora muito e tira o barulho de vento do capacete.. vale a pena sim

eu comprei uma big ontem.. se quiser te vendo a minha menor por 80 reais , [email protected]

Piccoli
05-07-06, 09:26
Bira:
Se o vento está fazendo zoeira no capacete, tem que reposicionar a bolha. A melhor posição é quando o acrílico está em paralelo com as bengalas da moto, e a ponta superior da bolha está na linha do seus ombros. Aí não tem vento no capacete, nem calor.
Quanto à luz refletindo no acrílico, acontece sim, não só farol, como pisca, e reflete até luz do painel. Mas é costume, de tanto andar com pára-brisa na moto, nem noto mais a presença dele.
Eu uso um pára-brisa genérico, desses de prender no guidão, cristal, e não abro mão. Já tive esse acessório em Virago 250, CB 450, na Intruder 125 que tenho hoje, e acreditem, usei até em Falcon. Vocês não podem imaginar a delícia de fazer uma viagem com Falcon equipada com pára-brisa, posição de pilotagem perfeita, vento na medida certa sem irritar, tudo de bom! Claro, nem tudo é felicidade, porque o banco da Falcon tem uma espuma duríssima.
E apesar de muitos acharem que não, o pára-brisa é acessório muito bom para a cidade também, porque com a quantidade de veículos ao redor, e a quantidade de ruas esburacadas, a probabilidade da gente levar uma pedra ou água de poça no peito é bem maior na cidade.
E se a moto é uma custom grande com um pára-brisa idem, esse acessório pode até salvar o piloto de um Cerol maldito!

Pára-brisa nas minhas motos é acessório indispensável e permanente. A moto nova sai da loja, entra na garagem de casa e já ganha pára-brisa. Pode ser trail, street, custom, o que for, só não colocaria bolha em esportiva carenada porque ela já vem com bolha.

Abraço. Até.

barbeirorp
05-07-06, 09:38
vichi.. a que eu comprei eh uma verdadeira extra "G" hehehe depois posto uma foot aqui depois de instalada

leonoronha
05-07-06, 11:52
a minha e media, rapaz to querendo por bolha ate na Dream, vi uma dream ( bolhada numa revista hehehhehehhe) fico bunitinha rapaz.

Roberval2005
05-07-06, 18:54
minha é universal, nem sei se é de acrilico mas nos parafusos onde segura o acrilico ele ta com uns trincadinhos, axo q apertei demais o parafuso.

Bom é q da pra colar adesivos, hauhauhauh

leonoronha
06-07-06, 10:10
cola um peçinho de filme preto o bichinho disfarça pra caramba possivel arranhados e trincados.

elio_filho
06-07-06, 14:04
Olá pessoal. Olha só, também tenho uma Intruder 125, moto no estilo Custom, e achei um meio termo entre colocar ou não a bolha: num encontro de motoclubes tinha um senhor com uma Intruder 250 com bolha, mas a dele era bem reduzida, digamos que uma bolha normal cortada pela metade, e instalada inclinada p/ trás de forma que o vento batia nela e passava por cima dele.

Achei excelente pq é bem menor que aquela bolha enorme original, protege 70% igual à bolha inteira, mas visualmente é mais leve e provoca menor arrasto aerodinâmico. Vou tentar reproduzir na minha moto e depois eu posto fotos.

Abraços,

ubiratamuniz
06-07-06, 23:24
Bom... a bolha não tá mais na moto... de maneira forçada... :(

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=8362.0

Em tempo: não voou caco pontudo na minha cara não... a bolha arrebentou toda, mas os cacos não ficaram cortantes ao contrário do que disseram aqui.

brunohcs
06-07-06, 23:59
jah eras a bolha uhu!

Serifa
07-07-06, 01:40
mas e ae vai colocar outra bolha?

Coltz
07-07-06, 07:53
ehhhh...se lembra q t falei q era bem mais facil de quebrar a bolha andando na cidade?

achei que ia fazer peças pontiagudas e te machucar mas e não fez beleza......se fosse uma de policarbonato se bobiá nem tinha quebrado pq ele é muito mais resistente....as vezes o barato sai caro

ubiratamuniz
07-07-06, 13:11
mas e ae vai colocar outra bolha?


vou... o cara que causou o acidente se comprometeu a pagar... :P

Celso Pin
07-07-06, 13:13
www.motovisor.com.br

ubiratamuniz
22-07-06, 14:52
seguindo as dicas, coloquei agora uma bolha da motovisor... :-)

como não tenho acesso à Osório, e comprar via cartão no telefone é algo que me deixa de cabelo em pé (ainda mais com a "reputação" que as lojas de lá tem), resolvi comprar online mesmo sendo mais caro que lá (aqui em brasília so achei bolha genérica de acrílico).

Paguei R$ 350,00 + frete na RS1, no final saiu por R$ 400,00 porque eu mandei vir por sedex (por encomenda normal ia levar 15 dias e ia baixar só 15 mangos). Caro pra caramba, mas eu espero que essa não quebre... :-)

Visualmente ela ficou bem mais bonita que a genérica. É outro padrão.

Ah, outra coisa: eu mesmo instalei... deu um puuuuuuuuuuta trabalho (na intruder ela é presa no suporte do farol... só que a porcaria da contraporca que fica DENTRO do farol acabou "entrando" e tive que desmontar o farol todo pra poder montar a bolha...) como o manual não é muito claro e não tem muitas dicas, tive meio que decifrar por conta própria como instalar a parada... tomara que a regulagem já tenha ficado certinha, pq vai dar um **** trabalho pra ajustar aquilo ali, heheeh

Quanto ao que sobrou da bolha genérica, tô com uns projetos, acho que vou bolar um suporte pra câmera digital (presa ao guidão) aproveitando os ferrolhos da bolha.

em breve posto fotos lá no álbum da minha moto!

voltei à ativa ontem... e voltei a andar, o joelho parou de doer.