PDA

Ver Versão Completa : Vou alongar a relação



César
16-05-05, 17:58
E ae galera, to querendo alongar a relação da moto, como o pinhão não dá pra trocar, pois ele possue uma ranhuma específica que só a Yes tem, me resta trocar a coroa, a original é 43 dentes, to querendo alongar só um pouco, pra dar uma melhorada na final sem perder muita arrancada, após pesquisar em 4 lojas, a única queencontrei coroa menor que 43 foi numa que achei uma de rd e é 39 dentes, acho que vai servir, será que vai ficar muito alongada?
Outra coisa que to vendo agora é que a moto tá com 10.000km e a coroa já tá meio gasta, tipo, se eu colocar esse vai ficar estralando a corrente né, tem algum risco de andar assim? É que não to querendo trocar corrente e pinhão sendo que a minha tá só com 10k ainda, dá pra usar muito...

pppocos
16-05-05, 18:02
E ae galera, to querendo alongar a relação da moto, como o pinhão não dá pra trocar, pois ele possue uma ranhuma específica que só a Yes tem, me resta trocar a coroa, a original é 43 dentes, to querendo alongar só um pouco, pra dar uma melhorada na final sem perder muita arrancada, após pesquisar em 4 lojas, a única queencontrei coroa menor que 43 foi numa que achei uma de rd e é 29 dentes, acho que vai servir, será que vai ficar muito alongada?
Outra coisa que to vendo agora é que a moto tá com 10.000km e a coroa já tá meio gasta, tipo, se eu colocar esse vai ficar estralando a corrente né, tem algum risco de andar assim? É que não to querendo trocar corrente e pinhão sendo que a minha tá só com 10k ainda, dá pra usar muito...

nofa :-k eu acho vai fica muito longa....

o da strada e de 36...e eu achu curta...vai sabe ne? heUWAEHAWUea

manda por...se fica ruim vc tira hEAWUiheAWEHawe

César
16-05-05, 18:04
Errei, é 39 dentes, não 29.
Vc acha que de 43 pra 39 vai dar muita diferença? Eu mesmo vou trocar, espero não ter problemas....

Alan
16-05-05, 18:12
Irá alongar 9,3 %

Se antes vc estava a 100 km/h, agora estará a 109,3 hehe...

alexandrecatani
16-05-05, 18:46
tem q ver se ela nao vai perde muito na subida ou se vc anda muito engarupado senao nao compensa nao...

César
16-05-05, 18:48
É que eu penso que como ela já teve um ganho de potência com o escape esportivo, com a relação mais alongada ela vai se manter.

pppocos
16-05-05, 19:28
Errei, é 39 dentes, não 29.
Vc acha que de 43 pra 39 vai dar muita diferença? Eu mesmo vou trocar, espero não ter problemas....

se nao me engano acada 3 dentes da coroa equivale a 1 dente do pinhao...

intao se vc por coroa de 39 dentes vai equivaler a mais 1 dente no pinhao...

ex: relacao dela e 14/43 vai ficar 15/43 ( exemplo )

se for de 39 dentes eu acho q vai ficar bom sim....

vc so vai perder um poko de arranque e retomada....mais nao e muito nao....

mais pra vc q viaja muito vai da pra i mais tranquilo.....

acho q acada 1 dente a mais no pinhao e - 500 rpm

intao se vc der 100 km a 9 mil rpm original vc vai da 100 km a 8500 rpm....

os numeros sao so exemplo pra vc entender....

César
16-05-05, 20:02
Legal, valeu pelas dicas, só to achando que colocar a coroa nova na corrente velha vai ficar estalando quando anda pelo menos por uns 1000km... Só espero que não dê nada...

CGManíaco
16-05-05, 20:02
se a relação original for 14/43: 0,3256
se colocar 15/43: 0,3488
e se colocar 14/39: 0,3589
Entendeu o esquema, qto maior oresultado, mais longa a relação....

E sobre o pinhaum, tu pode manda fazer, pega um pinhaum 15 de CG e um original da Yes, leva pra um torneiro q ele recorta de um e solda no outro.......

César
16-05-05, 20:13
E a diferença de desgaste, será que tá muito? (Não sei se dá pra ter uma idéia legal pela foto, mas a coroa velha tá com os dentes mais finos)

http://img.photobucket.com/albums/v245/cesarlij/DSCN0988.jpg[/url]

OzzY
16-05-05, 20:22
ae César, vc nao ta eskecendo de lubrificar a tua relação não??? desgastou meio rapido.. o bom mesmo eh a cada 500 pelo menos lubrificar...isso em tempo seco... tomou chuva ja tem q lubrificar denovo...

César
16-05-05, 21:14
Eu lubrifico a cada 500 ou 600km, alguém sabe quanto custa uma corrente nova?

GuMa
16-05-05, 22:16
Esse esquema de lubrificar eu nao sacava

Carlos_Biker
17-05-05, 04:14
O meu primo tem uma Titan 2003 e com 13.000km os dentes da coroa estão fininhos também; a minha Strada está com 27.000 e os dentes estão inteiros ainda.
César, a sua corrente é com retentor ou sem? Corrente para Strada sem retentor custa R$ 80 e com retentor R$ 145 por aquí, marca Daido-DID. Retentor é um tipo de O-Ring que fica entre a placa lateral e os roletes da corrente.
Geralmente quando a gente vai mexer na relação, troca o conjunto inteiro do pinhão, corrente e coroa pois o formato do desgaste e acomodação dessas peças é variado; colocando-se uma peça, nova ou não, que não tenha esse tipo de acomodação, pode fazer com que ela se desgaste mais rapidamente. O ideal é colocar um conjunto (ou kit) completo novo.
Quanto ao alongamento da relação, me parece que você é leve, acho que dá para usar sim, você vai ganhar de final e perder em arrancada. Lembre-se também que como você vai colocar uma coroa com menos dentes, o diâmetro dela também é menor, por isso vai precisar esticar (para trás) mais ainda a corrente, veja se não vai dar fim de curso. Se der, talvez você precise tirar um elo da corrente (use um extrator de pino de corrente).
Bom essas seriam as minhas dicas.

Motoka
17-05-05, 14:46
Eu pensava que alongar a relação era aumentar a coroa...rsrs
Alongar a relação então é aumentar o curso do pião né ? ](*,)
Agora entendo porque as motos de trilhas tem aquelas coroas gigantescas.

mlferreira
17-05-05, 17:00
César, por favor, redimensione a imagem do seu avatar para no máximo 150 pixels de largura por 150 pixels de altura
Está muito grande e está estourando a página
Obrigado

César
17-05-05, 17:52
Galera, valeu pelas dicas mas não deu certo, a ´´unica coroa que parecia que servia quando fui colocar o buraco do meio era bem maior, fora que os quatro parafusos não casam por pouco... :-k Voltei a original de novo, fazer o que...
Mlferreira, mas o que tá acontecendo, pq no meu micro aqui aparece tudo normal. Será que é porque a minha resolução do monitor é 1024x768?

clark
17-05-05, 18:30
Galera, valeu pelas dicas mas não deu certo, a ´´unica coroa que parecia que servia quando fui colocar o buraco do meio era bem maior, fora que os quatro parafusos não casam por pouco... :-k Voltei a original de novo, fazer o que...
Mlferreira, mas o que tá acontecendo, pq no meu micro aqui aparece tudo normal. Será que é porque a minha resolução do monitor é 1024x768?

Olha cesar vou te falar uma! Nos que temos com final baixo caso da ybr e yes. eu já cheguei a conclusão do seguinte elas ficam melhores originanais do que mexidas no caso da ybr se vc mexe na transmissão ele ganha coisa muito pouca no final mas perde muito na saida e tomada então eu acho que não vale a pena não sem contar que original e original e a sua moto ainda ta muito nova quando for ficando mais velha vai soltando mais o motor.

César
17-05-05, 20:18
Galera, valeu pelas dicas mas não deu certo, a ´´unica coroa que parecia que servia quando fui colocar o buraco do meio era bem maior, fora que os quatro parafusos não casam por pouco... :-k Voltei a original de novo, fazer o que...
Mlferreira, mas o que tá acontecendo, pq no meu micro aqui aparece tudo normal. Será que é porque a minha resolução do monitor é 1024x768?

Olha cesar vou te falar uma! Nos que temos com final baixo caso da ybr e yes. eu já cheguei a conclusão do seguinte elas ficam melhores originanais do que mexidas no caso da ybr se vc mexe na transmissão ele ganha coisa muito pouca no final mas perde muito na saida e tomada então eu acho que não vale a pena não sem contar que original e original e a sua moto ainda ta muito nova quando for ficando mais velha vai soltando mais o motor.


E ae, a minha já tá com 10.000km, acho que já amaciou o que tinha que amaciar... Mas é que quando coloquei o escape esportivo e dei uma regulada no carburador parece que tá mais forte e na estrada chega mais rápido a 100km/h e me dá a impressão que o motor conseguiria empurrar bem com uma relação maior, mas já desisti, tentei primeiro o pinhão mas nenhum serve, depois tentei trocar a coroa e..... nenhuma serve também, putz, quem quiser comprar uma Yes já vai se conformando que não vão poder mexer nada nela, no máximo trocar o escape que nada serve nela.

bressan
03-11-05, 11:27
cara... quantos dentes tem o pinhao original da Yes ????
e quantos dentes tem a coroa original??

se for o caso.... compre um pinhao que o miolo aprocime mais.. e manda tornear...

tem uns tornero que fazem coisas que vc desacredita.... com ctz ele vai resolver teu problema ;)

Roberto de Souza
03-11-05, 12:44
Cara, comigo aconteceu exatamente a mesma coisa: tenho uma Hyosung Cruise 125, a coroa original era de 48 dentes e aos 5.500 km estragou a ponto de a corrente passar em falso por cima da coroa e cair na lateral! Quase tomei um capote! Daí comprei uma coroa de YBR de 43 dentes, pois a final original era 90 por hora a 9.000 rpm no conta giros (chegava no vermelho!) e então agora ela chega a 110 km/h nesta mesma RPM (o velocímetro não é totalmente correto, ele exagera um pouco em relação à velocidade real). Daí na hora de instalar eu vi que os furos não eram iguais por pouco (4 furos) e o furo do meio era bem maior que o original. também me falaram de cortar o meio da coroa original e soldar na nova, mas não caia nessa, pois o plástico de proteção da corrente tem que ser retirado pois a coroa fica mais para fora assim como a corrente, além de gastar mais rápido pois não fica bem alinhada com o pinhão e se o garupa sem querer colocar o pé debaixo da corrente ele perde o dedo ou o pé e os dois tomam capote, além de sujar de graxa e água as roupas e pernas pois não tem mais a proteção da corrente. os furos resolvi passando dez passes de lima em cada furo, ficou ligiramente excêntrica, mas se quiser perfeição é só acertar num torno. se vc colocar só assim e esquecer do furo do meio que é bem maior, vai estourar os parafusos na primeira acelerada, pois o furo do centro serve para apoiar a coroa no cubo da roda. No meu caso eu pedi para um torneiro fazer um anel com diâmetro interno igual ao do cubo da roda e o diâmetro externo igual ao furo do meio da coroa nova e a largura igual á da coroa nova. Para fixar foi só colocar uma arruelona nos quatro parafusos que de tão grandes essas arruelonas invadem a área onde o anel está e nçao tem perigo dela sair, você pode também pontear (pontos de solda), mas de a coroa estragar de novo e quiser comprar outra vai ter que tirar a solda, por isso prefiro as arruelonas está ficou perfeitíssimo e ainda absorveu a excentricidade das limadas que eu dei nos furos. Quanto à arrancada, só em subidas e com garupa pesada ela ficou um pouco mais lenta, no restante ficou absolutamente igual, como se agora tivesse uma sexta marcha. A primeira marcha você quase nem sente a diferença pois é muito curta, então 10% a mais ou a menos quase não fazem diferença. A maior diferença fica na 5ª Marcha, onde você anda na mesma velocidade que antes mas sem forçar tanto o motor, e se quiser dar uma forçadinha ela vai a estes 10% a mais de velocidade final. Quanto aos estralos, eles não devem acontecer, pois a corrente não gasta nem 1% do que gasta a coroa, então ela deve estar bem nova, só troque todo o conjunto 9corrente + coroa + pinhão) se os rolos da corrente perderem o aspecto cilíndrico e ficarem meio ovais ou quadrados, mas isso só deve acontecer lá pelos 120 ou 130 mil km...
Tente fazer isto, vai ficar 10.
Falou!