PDA

Ver Versão Completa : Problema no coletor da YES



Ramiro
04-07-06, 17:35
Vejam essa reportagem do Motonline.. e me digam o que vocês acham.
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=7391&categoria=7

Alan
04-07-06, 17:59
Não tenho nenhum amigo de YES pra dar uma olhada no quão restritivo é o dito tubo...

hedertone
04-07-06, 18:22
caraca!!! eu boto fé nos caras ded lá.. vou fazer um teste hoje a noite a aainda nessa madrugada responderei se funcionou ou não!!!

Alan
04-07-06, 18:34
caraca!!! eu boto fé nos caras ded lá.. vou fazer um teste hoje a noite a aainda nessa madrugada responderei se funcionou ou não!!!


"Os caras" do Motonline não tem nada a ver hehe, é uma carta de leitor

hedertone
04-07-06, 18:43
mais se o tite não corconda-se ele naum ia explicar como fazer hehe achu que ta legal
pera que mais tardee posto o resultado!
fui!

Racer143
04-07-06, 19:34
Isto acontecia nas Titan's de 95 em diante! Era só pegar um estilete e retirar as "rebarbas" internas do condutor de ar!! :OK: :OK: :OK:

hedertone
04-07-06, 22:45
pow...

Isto acontecia nas Titan's de 95 em diante! Era só pegar um estilete e retirar as "rebarbas" internas do condutor de ar!! :OK: :OK: :OK:

mais aqui naum eh plastico pra cortar com estilete... to tentando colocar mais atraz... mais ta dando um trabalhao...

hedertone
04-07-06, 23:01
vou no trampo amanhã e as 8:30 da manhã no maximo estarei postando o resultado da mudança!

hedertone
05-07-06, 08:50
AÊ GALERA!!!

HOJE PELA MANHÃ FIZ OS TESTES!! REALMENTE A MOTO GANHOU MAIS FORÇA, ACHEI O MOTOR MAIS SOLTO, TIPO, QUANDO EU VINHA EM 4 E DESCIA UMA LADEIRA DAVA UMA PARADINHA PRA ENTRAR A DIREITA.. TINHA QUE REDUZIR SINÃO ELA FICAVA TOTOTOTOT PEDINDO REDUÇÃO AGORA ELA QUASE NÃO FAZ ISSO HEHE

kao
05-07-06, 11:25
Aumentou a velocidade da bichinha? Ou somente diminuiu o consumo?

hedertone
05-07-06, 11:40
Aumentou a velocidade da bichinha? Ou somente diminuiu o consumo?

Vou fazer o teste de velocidade agora meio dia quando for pro almoço!!
a tarde posto os resultados

Ramiro
05-07-06, 12:07
hedertone.. me explica o que extamante tu fez depois..

hedertone
05-07-06, 12:10
hedertone.. me explica o que extamante tu fez depois..

BLZ RAMIRO!!
teste agora meio dia.. com um garupa.. e vento contra....ainda naum mechi na agulha do carburador..... mais coloquei 90 numa reta curta.. final da tarde posto o resultado final!!

Ramiro
05-07-06, 16:11
Eu quero saber como tu mecheu no coletor.. oq tu fez nele?

O meu mecânico disse pra fazermos um teste.. colocar um filtro esportivo na ponta do carbura ali.. naum sei como eh o nome. eh aqueles que naum tem aquela caixa..

Mas antes vou tentar mecher no coletor pra ver se da resultado.. se der.. vou tentar trocar o coletor.. ele disse que acha que o da YBR da.. e eh mais reto.. vamos ver..

hedertone
05-07-06, 17:30
Eu quero saber como tu mecheu no coletor.. oq tu fez nele?

O meu mecânico disse pra fazermos um teste.. colocar um filtro esportivo na ponta do carbura ali.. naum sei como eh o nome. eh aqueles que naum tem aquela caixa..

Mas antes vou tentar mecher no coletor pra ver se da resultado.. se der.. vou tentar trocar o coletor.. ele disse que acha que o da YBR da.. e eh mais reto.. vamos ver..

Eu peguei o tubo de ar e coloquei mais atraz... quase soltando do carburador!
tem uma ladeira... tipo.. que subo de terceira.... com a moto bem lenta... porque eh saindo dum farol... hj mesmo passei de quarta e pensando que era 3 pq q moto nem xiou preu reduzir...

hedertone
05-07-06, 17:33
Aê fiz os teste... o mau eh que a reta eh curta... mais cheguei a 95km/h REPITO, a reta é curta...
ah... não sei se tem haver.. mas minha moto tem 897 km rodados...ainda ta amaciando eu acho..

Ramiro
05-07-06, 18:03
Eu vou fazer um teste com um filtro ligado direto no carbura e falo oq que deu pra vcs depois..

hedertone
05-07-06, 18:18
Eu vou fazer um teste com um filtro ligado direto no carbura e falo oq que deu pra vcs depois..

como eh que faz isso????

Ramiro
05-07-06, 20:01
É um filtro de ar que o cara poe direto na saida do carburador.. é um redondinho.. se eu entendesse de mecânica eu te explicava melhor.. hehe

agm2112
05-07-06, 21:03
Que cagada da Suzuki !

Mas e explcacão do tite não é das melhores ... no caso de Yes melhorou, mas não significa que isto seja uma regra. Em alguns carros (Os FIAT 16V antigos temos um bom exemplo) O coletor é bem comprido propositalmente, pra privilegiar o torque. Alguns carros mais sofisticados (Mercedes, BMWs e outros) possuem até coletores com comprimento variável. O comprimento do coletor já é calculado pra manter potencia/torque bem acertados (menos na Yes, é claro ...)

hedertone
05-07-06, 21:50
É um filtro de ar que o cara poe direto na saida do carburador.. é um redondinho.. se eu entendesse de mecânica eu te explicava melhor.. hehe

arruma uma foto aê hehehe

hedertone
06-07-06, 08:40
Aê! testei!!
Cara... pareci que o problema todo era a mistura incorreta memo, depois de mecher no tubo de ar e regular a agulha do carbura a moto ficou bem mais solta!!! acelera mais rapido e tem mais forças em subidas!

kao
06-07-06, 09:12
Colaboração importante a de vcs para os q tem ou pretendem ter uma Yes.... congratulations... :OK: :clap: :OK:

Lagartixxa
06-07-06, 09:23
se regula o carburador, nem precisa mexer em nda nao... a moto vai ficar mais esperta mesmo! ou estou enganado?

kao
06-07-06, 09:25
se regula o carburador, nem precisa mexer em nda nao... a moto vai ficar mais esperta mesmo! ou estou enganado?


Desculpa a ignorância... mas como? O q fazer?

Lagartixxa
06-07-06, 09:34
Desculpa a ignorância... mas como? O q fazer?


enriquecendo a mistura, abrindo o parafuso de gasolina e de ar tbm!

hedertone
06-07-06, 10:09
enriquecendo a mistura, abrindo o parafuso de gasolina e de ar tbm!

Mais mechendo no tubo de ar.. colocando ele mais atraz o motor respira ou aspira sei lá bem melhor... agora.. se depois disso querer mecher no parafuso de ar blz...
somente uma obs.: Essas modificações deixaram a moto mais solta e de maneira estranha ficou mais economica... segundo um amigo meu que fez isso.. a minha quase não andou então naum posso confirmar!

Lagartixxa
06-07-06, 12:18
isso q eu falei foi so uma suposicao, eu so usei um raciocinio logico! si é verdade eu nao sei

sot010174
06-07-06, 12:21
Será que esse problema acontece também nas YES 2007? Estou afim de arrematar uma mas não queria mexer em nada até a primeira revisao... Faz uma diferenca tao grande assim??

Alan
06-07-06, 13:06
Eu preciso achar alguém que tenha uma YES pra dar uma olhada. Por enquanto pra mim isso é efeito placebo...

hedertone
06-07-06, 13:49
Será que esse problema acontece também nas YES 2007? Estou afim de arrematar uma mas não queria mexer em nada até a primeira revisao... Faz uma diferenca tao grande assim??



Sim amigo!
A minha eh 2007 preta! tem apenas 908 km rodados!
mechi com cuidado pra não perder garantia!

abraço!

Ramiro
06-07-06, 16:17
Amanhã eu vou no mecânico ver o que se pode fazer..
Então vou tirar umas fotos melhores pra mostrar direitinho pra galera o que ta acontecendo.

A principio vou testar apenas mecher no coletor, se eu sentir alguma diferença vou tentar achar outro coletor que de na YES. Segundo o mecânico pode ser que a da YBR caiba na YES, mas não é nada confirmado ainda.

Amanhã eu converso com ele direitinho e tiro fotos.

Jduarte
07-07-06, 19:35
Ramiro, vc já fez o teste com o filtro de ar esportivo? eu gostaria de saber como é o desempenho e o consumo da sua Yes antes disso.
No teste, recomendo que seu mecânico coloque a agulha para cima, engrossando a mistura, porque, meu amigo!!, vai dar "falta" quando o motor conseguir puxar plenamente todo o ar que ele pode!. Fiz esse teste, e justamente baseado nele é que confirmei que o tubo condutor de ar está errado. Speakei?

guimotta
12-07-06, 12:02
acabei de descobrir isso... verei isso com o mecânico, pra ver se não vai perder vel. final

Jduarte
20-07-06, 08:59
pessoal...

O problema desse tubo condutor de ar é também de quem tem a Intruder 125...
Dois proprietários do modelo 2005 que ainda tem o carburador do tipo diafragma colocaram mensagem no fórum do motonline...

Eu não acreditava que a Intruder tb estaria nessa situação. E tem mais: talvez as Sundown MAX sofram os mesmos efeitos, pq um proprietário informou que o tubo é exatamente igual.

Abraços...

Ramiro
20-07-06, 10:44
Eu não sei.. eu mechi lah no tubo mas naum vo deixar um tubo mal encaixado ali na moto.. isso eh enjambre.. se realmente for verdade.. então que descbubram uma solução mais bonita..

Jduarte
20-07-06, 11:24
Ramiro,

porisso eu estou até fazendo "barulho"... é para a Suzuki (no nosso caso) providenciar MESMO uma peça adequada... eu incentivo o pessoal a fazer, pq dando resultado, isso vai refletir na fábrica...

Valeu?.....

Valeeeeu....

Machado
20-07-06, 11:32
Cara eu não acredito muito nisso...sei la, acho que varia muito da mão..

Jduarte
20-07-06, 11:53
Machado,

não entendí... o que é que varia muito da mão?

hedertone
20-07-06, 13:19
Ramiro,

porisso eu estou até fazendo "barulho"... é para a Suzuki (no nosso caso) providenciar MESMO uma peça adequada... eu incentivo o pessoal a fazer, pq dando resultado, isso vai refletir na fábrica...

Valeu?.....

Valeeeeu....

Acredito que se isso repercutir, teremos até a possibilidade de um possivel reccal!
MAchado.. essa parte do tubo.. naum tem essa de mão naum... eh só folgar o anel e colcoar +/- 7 milimetros mais atraz.. heeh

Ramiro
20-07-06, 17:35
Eu mudei.. mas naum acreditei que o fato de colocar aquilo um pouco pra trás traria alguma diferença..

Jduarte
20-07-06, 18:28
Bom, Ramiro... legal...

e aí? já notou diferença no funcionamento?

Ramiro
20-07-06, 18:29
eu, o poco que andei com ele daquela forma, não notei diferença..

elio_filho
20-07-06, 19:30
Eu sou um dos que tem Intruder e mexeu no tubo.

Foi como eu contei p/ o JDuarte, parece q a moto turbinou. De 1a. até 4a. marcha ela vai um rojão, entra na redline muito rápido. E ganhou um pouco de torque a mais, uma grande ladeira de garagem que eu subia de 1a. apertando, agora vai a 2500 rpm quase sem mexer no acelerador.

Percebi como melhoras:
1 - torque;
2 - marcha lenta oscilava um pouco conforme o tempo esfriava ou esquentava... Frio = 1100rpm e morria; Quente = 1800rpm e às vezes aumentava mais. Agora fixou em 1800rpm e não oscila, mesmo com o motor frio;
3 - talvez o consumo melhore bastante, pq percebi que ando do mesmo jeito que sempre andei mas com muito menos acelerador.

Não mudou nada a vel. máxima, como eu disse lá no Motonline a minha Intruder dá 115km/h a 9.500rpm e não sai disso. Inclusive desconfio que seja a roda aro 16 e coroa curta, pq pelo torque acho que uma coroa 42 ou 41 pinos iria muito bem ali.

Vou testar esse fds numa viagem e posto as impressões exatas de consumo e etc na segunda feira!

hedertone
20-07-06, 21:12
a minha mudou tb!

NIGHTWOLF
22-07-06, 16:54
A minha tá com filtro esportivo e duto reto, tá filé!!!!

Jduarte
22-07-06, 19:01
Opaaaa... Nightwolf... ponhanha fotinha aí para noes vê, pô...

galvão
23-07-06, 22:04
Confirmo a informação tambem!

hedertone
24-07-06, 10:45
Aê.. eu tava dando uma olhada.. o carbura da 150titan eh meio torto.. tipo.. fica de frente pro filtro... então... naum teria como pegar a peça que deixa ele mais tortinhu e tentar subistituir pela da YES... quem tiver 150 ai perto da só uma olhada.. achu que seria possivel!!
pow... disfarça... o motor que tem a entrada torta.... tem jeito naum.. heuaheauhe.. vou olha o da yamaha com eh que eh..

Jduarte
24-07-06, 10:55
Grande Tone primeirão!!..... heheheh

tem um problema: se desviar um pouco o coletor de admissão (aquele que fica entre o carbura e o cabeçote), o cabo do acelerador vai pegar no chassi... essa foi a primeira coisa que eu ví quando começei a caçar o problema, que no fim era o tubo condutor...

Um abraço, meu caro... cê tá ficando craque, hein!!!... hehehe

Jduarte
24-07-06, 11:14
ah, mais uma pensada:

coloquei isto no fórum do motonline também...
para quem quer tentar uma adaptação quanto ao tubo propriamente dito, uma alternativa que acho viável é usar alguma mangueira de radiador de carro...
Tem que fechar o buraco original do tubo na caixa do filtro de ar, e abrir outro para essa mangueira...
Só que isso pode trazer encrenca com a garantia, para quem quer se valer dela.

elio_filho
24-07-06, 12:54
A minha tá com filtro esportivo e duto reto, tá filé!!!!

Vou nessa sua idéia assim que a garantia acabar... falta pouco! :-D

Pensei num tubo reto igual, ligando o carburador àquele oco onde antes ficava o filtro original e ali virar a boca p/ a carenagem e plugar um filtro esportivo bom, nada de filtro de R$4,99!

Deve ficar bom!

hedertone
24-07-06, 13:46
Grande Tone primeirão!!..... heheheh

tem um problema: se desviar um pouco o coletor de admissão (aquele que fica entre o carbura e o cabeçote), o cabo do acelerador vai pegar no chassi... essa foi a primeira coisa que eu ví quando começei a caçar o problema, que no fim era o tubo condutor...

Um abraço, meu caro... cê tá ficando craque, hein!!!... hehehe

Aê João!!!!
belê??!??!
A medida que vc for fazendo os testes posta ai pragente!!
Me falaraum também do filtro da yamaha... será que gera???(gera=da certo)

A.Dablio
29-07-06, 08:02
Ae galera bleza?
faz um tempo q eu acompanho o forum e tal
tava lendo tudo desse topiko, sobre o coletor e tal.......tenhu mais uma novidade
meu irmaun tem uma yes, ta exatamente com...
6265KM rodados..........ehehe
ele trampa com a moto
a moto dele ta com um torbal, esses de titan(eu tenhu uma titan 150)
akeles estraladinhus..
como a yes naum tem um especifiko, ele pois um de YBR,isso mesmo, um estraladinhu/torbal de YBR da certinhu
hj eu vo fala pa ele desse esquema do coletor, e vamo caça um filtro esportivo tbem......ehehe
eu moro perto (umas 4 ruas) de uma pista com belo descidão......
na motoka dele trokando as marchas no limite, 11000, ela tbem tem limitador, :-/ q droga, ele deu 135,quase 140............ta baum neh...
vamos procurar tbem um pinha maior ou uma coroa menor.....
hj eu vo ver se descolo uma camera e posto a foto da moto dele com o torbal...

abraços

Ramiro
03-08-06, 14:56
Coloquei o filtro esportivo e realmente mudou bastante. A moto ficou muito mais solta.. quero ver se vai melhorar o consumo tbm..

Jduarte
03-08-06, 17:21
olha, eu sou obrigado a confessar!

Sim!, é verdade!... confesso que a minha moto fez 43,51 KM/L !!!

hahahahahahahahaha.... enganei vocêeeeeeeees!!... pensaram que eu ia dizer que era tudo mentira, né???

Brincadeirinha, gente!... mas é sério:

nesses 3 dias de trabalho, fiz essa média. A situação foi assim: choveu nos dois primeiros dias, então o trânsito na Dutra foi um pouco mais lento... em vez de 90 km/h que eu mantenho normalmente, andei alguns pedaços a 80... ALGUNS PEDAÇOS!... nas avenidas antes de chegar na Dutra, trânsito normal, de corredor, e sempre mantendo o meu 1/3 a meio acelerador nas saídas de semáforo... são vários, mas não muitos... e em duas vezes tentei chegar aos 10.000 rpm para checar a nova velocidade... mas como tinha vento contra, não insistí... cheguei a 9.700 +- e voltei o acelerador. Lembrando que eu já estou com a coroa de 42 dentes ( 1 a menos ).
Rodei 207,5 km, e reabastecí no mesmo posto, mesma bomba, mesmo jeito de completar o tanque, e deu 4,769 litros da v-power...

É isso, amigos... :D

Jduarte
03-08-06, 17:23
Leeeegal, Ramiro!!!...

e vc fez alguma alteração no carbura?...

Ramiro
03-08-06, 18:47
Leeeegal, Ramiro!!!...

e vc fez alguma alteração no carbura?...


Só regulagem...

sot010174
04-08-06, 17:25
Tava passando pela Arnaldo quintela, resolvi parar na EGOSUL e perguntar se a modificacao viola a garantia e...

NÃO... não viola. isso quer dizer que eu vou tentar fazer na minha hoje a noite.

AB

Ramiro
04-08-06, 17:43
Na Suzuki da minha cidade eles são bem flexíveis em relação a isso. Eles deixam colocar cano esportivo, alarme, filtro esportivo... e continuo com garantia.

Jduarte
24-08-06, 07:08
Querem saber de algo curioso?

Duas pessoas, donos de Yes modelo 2007 que haviam feito o macete e que tinham obtido mudança positiva no desempenho, continuavam com um consumo exagerado (apesar de que um deles andava meio forte).

Com as regulagens que lhes passei, um voltou o tubo à posição original, mas colocando a agulha na posição mais baixa possível e me informou que ficou bom. O outro, me passou essa mesma informação hoje. Ainda não têm nova avaliação quanto ao consumo.

Resultado?... eu preciso de um voluntário que me permita tirar e estudar esse carburador das 2007... isso está bastante intrigante!... sei que aquele calço que vai por baixo da travinha da agulha é absurdamente diferente em relação ao do meu carburador (o meu tem 0,8mm de espessura... o do carburador 2007, tem 2,0mm - dois milímetros! isso equivale a guase 2 pontos da regulagem da altura da agulha!) Uma das pessoas me mandou foto desse calço.

Estou supondo que usaram uma nova agulha. E que mudaram a giclagem...

Quanto ao tubo?... pois é!... quem mexeu, melhorou!... só podendo observar um desses conjuntos é que vou poder entender.

Jduarte
29-08-06, 07:55
COISA DE GÊNIO

o meu amigo Hedertone é um cara interessante... uma dessas pessoas com clareza de visão. Está fazendo faculdade, mas nem sei que área.

Se for engenharia, dona Suzuki preste atenção nele!

Enquanto todos nós estamos aqui nos divertindo, até, com esse tubo condutor de ar, ele fez uma observação genial, transcendental de tão simples...

vou colar a pergunta que ele me fez, ontem, no msn:

"cara... vc já tentou inverter a posição do filtro..bateria na esquerda e filtro na direita? pode ser impressão.... mais achuu que ficaria mais perto...."
Fui até a moto há poucos instantes:

tudo a ver!!! bateria para o lado esquerdo da moto e caixa do filtro de ar para o lado direito, além de talvez ter até uma melhor distribuição da massa, e teríamos simplesmente a melhor das soluções, ou até mesmo, a perfeição para esse conjunto!

Putz!... :clap:

sot010174
29-08-06, 08:21
Dá pra fazer?

Jduarte
29-08-06, 08:39
eu acho que não, Sot... a caixa do filtro tem formato triangular, não sei se daria para virá-la ao contrario...
E depois disso, teria que fazer nhentas adaptações (fecha buraco, abre buraco, fixação de tudo no chassí, cabo da bateria, que ficaria ao contrário do que é... etc)

hedertone
29-08-06, 09:41
Pow... o Jd me deixou sem graça...
Ah! Faço facul para Sistemas de Informação III semestre...
A proposito... falando da idéia que tive...

Vou dar mais uma olhada e conferir tb com o filtro da YBR dum colega meu... se ele topar tentarei usar o dele...

Jduarte
29-08-06, 12:33
mas quem disse que vc era engraçado?....

hahahahahahahahaha
ow... quer que eu retire tudo o que disse?? hehehehehehe...

hedertone
29-08-06, 13:09
mas quem disse que vc era engraçado?....

hahahahahahahahaha
ow... quer que eu retire tudo o que disse?? hehehehehehe...

:P flw meu professor!

hedertone
29-08-06, 17:22
aê....deu zebrra...mesmo se o filtro da ybr caber nela... fica muito complicado colocar a bateria no outro lado... tem uma monte de apoio e parafuso prela... :(

Ramiro
29-08-06, 19:02
Pessoal! Coloca um filtro esportivo e pronto.. essa modificação que vcs querem fazer só vai aumentar o torque, não vai diminuir o consumo.
A melhor solução ainda é ésta!

sot010174
29-08-06, 19:50
Pessoal! Coloca um filtro esportivo e pronto.. essa modificação que vcs querem fazer só vai aumentar o torque, não vai diminuir o consumo.
A melhor solução ainda é ésta!


Ramiro, verdade... to coçando pra fazer isso... o problema é que eu não quero arriscar por um filtro qualquer... eu to quase comprando aquele do ML pra testar usando um aspirador de pó! hauhauhuah

hedertone
30-08-06, 08:58
Pessoal! Coloca um filtro esportivo e pronto.. essa modificação que vcs querem fazer só vai aumentar o torque, não vai diminuir o consumo.
A melhor solução ainda é ésta!

Aê ramiro!! a interface do forum ta show de bola viu!!
Outra.. meu receio em colocar um filtro desse tipo eh quando chover cara... vc acha que esse filtro vai aguentar a chuva dodha!!?? e o poeirão?

elio_filho
30-08-06, 13:23
Hedertone, concordo com vc. O novo fórum ficou sensacional! Só sinto falta de poder ver mais tópicos e respostas numa mesma página, mas normal.

Ramirão, belo trabalho. Parabéns mesmo!