PDA

Ver Versão Completa : Para tudo tem uma primeira vez... ganhei o chão (ou o chão me ganhou?)



ubiratamuniz
06-07-06, 23:21
45 dias após a compra da primeira moto, o primeiro chão.

Eis o ocorrido. Estava voltando do trabalho, ocupando o espaço de um carro, andando a não mais que 50 , 60 km/h, farol aceso (já era noite por volta de 18h30), faixa 2 de pista de 3.

Um celta branco sai da transversal para a via expressa DIRETO para a faixa onde eu estava. Fui frear pra não bater (não tinha como desviar), e na freada, a roda traseira travou (provavelmente passei em alguma sinalização pintada no chão), e pronto, já era.

Instintivamente "empurrei" a moto pra longe quando vi que ia cair. Vi a tadinha da Intruder deslizando no chão e faiscando (parecia cena de filme, hehe), e eu fui deslizando também (jaquetinha de cordura beleza!!!), pernas erguidas, braços e cabeça levantados, minha única preocupação era não ser atingido por algum carro que viesse atrás.

A jaqueta apesar da bela lixada saiu INTACTA. Não imaginava que fossem tão resistentes. Ainda bem que optei por um modelo com proteção de coluna, ombros e cotovelos (valeu Nelson por esse conselho amigo logo que comprei a moto) , minha calça jeans já era, na foto não dá pra ver, mas rasgou bem. Bati o joelho esquerdo na queda e ralei ele, inchou um pouco , bem como o tornozelo direito.

Muita gente parou pra me ajudar ali.

O motorista do celta percebeu a cagada que fez e parou o carro, comprometeu-se a pagar meu prejuízo (até se propôs a me levar pro hospital, mas como eu tava conseguindo andar não aceitei, peguei o telefone dele) . Ainda fui guiando a moto até em casa (espelhos tronchos, mas pelo menos não quebraram, o fato é que eu fui guiando até em casa sem espelho... :P), uma seta (traseira esquerda) destruída, guidão desalinhado DE NOVO (putz, tirei da revisão na sexta passada), fora a bolha que eu instalei ONTEM e que já foi embora.

Guiando a moto até em casa, no meio do caminho meu joelho começou a doer PRA CACETE. Mas ainda assim fui até em casa. De casa fui até o hospital, bati umas chapas, graças a Deus nada quebrado, só contusão mesmo. O joelho esquerdo tá inchadão e o tornozelo direito pior ainda. Anti-inflamatório e gelo. E uns dias proibido de andar de moto (ainda bem que meu carro é hidramático e não vou ficar dependendo de ninguém pra ir trabalhar).

Bom, ainda bem que eu sempre ando com proteção. A jaqueta me salvou de me ferrar legal. Infelizmente bota e joelheira não são práticos no uso diário. E graças a alguém lá em cima que gosta muuuuuuuuito de mim (Deus) foi só o susto.

Apesar desse susto, eu como motorista que também sou, não vou ficar com esse radicalismo de "motorista é tudo assassino filho da p..." que alguns motoQUEIROS tem. O cara que causou o acidente não fez por mal, não tava com vontade de matar ninguém, simplesmente teve uma... falta de atenção, que pode ocorrer com QUALQUER UM.

(*) Enquanto eu redigia esta mensagem (logo depois que eu redigi o parágrafo acima, **** coincidência), meu celular tocou. O motorista que causou o acidente ligou para saber como eu estava. Pelo menos é um cara decente e que assume o que faz.

Fotos:
1 - Minha calça "véia de guerra" já era. Tô ferrado, calça pra gordão (54 ou 56 dependendo do fabricante) aqui em brasília é dificílimo de achar.
http://www.ubiratamuniz.xpgplus.com.br/tombo/chao-20060706-1.jpg
2 - A perna não tá inchada, eu que sou gordão mesmo. O joelho é que inchou bastante.
http://www.ubiratamuniz.xpgplus.com.br/tombo/chao-20060706-2.jpg
3 - O tornozelo direito. Esse deu uma ralada básica e cortou legal (mas não precisou de ponto). Na foto não dá pra ver, mas inchou MUITO. A canela direita também tá começando a arroxear e doer.
http://www.ubiratamuniz.xpgplus.com.br/tombo/chao-20060706-3.jpg
4- Vou precisar de uma seta nova, além de dar uma geral na fixação do amortecedor desse lado (afinal saiu lixando)
http://www.ubiratamuniz.xpgplus.com.br/tombo/chao-20060706-4.jpg
5 - A bolha arrebentada e os espelhos tronchos.
http://www.ubiratamuniz.xpgplus.com.br/tombo/chao-20060706-5.jpg

Alan
06-07-06, 23:29
2 sortes grandes:

Não aconteceu nada de pior com vc
O cara foi responsável e parou pra ajudar

No meu acidente de uns 2 meses atrás, o *** fugiu, e a ***** da minha perna vai ter que entrar na faca pra arrumar hahahaha, mas o importante mesmo é a moto...

Melhoras e bola pra frente...

barbeirorp
06-07-06, 23:37
aqui em rio preto tem um bom desmanche..

eu que arrumei um reloginho pro alan pra rd dele




caso vc precisa de algo , me prontifico a te ajudar. abraços

heffestto
06-07-06, 23:42
Bom, pelo menos vc está bem, os danos materiais sao o de menos, ainda mas que o cara do carro se comprometeu a pagar. Mesmo tendo as vias largas, aqui em brasilia temos que ter cuidado.

Já que vc falou em jaqueta, aonde vc comprou a sua?

melhoras pro joelho e pra motoca.

brunohcs
06-07-06, 23:59
o.. uma duvida.. essas moto maior ai deve ser um poko mais foda se segura q moto pikena neh

pq tipo eu de biz.. jah levei umas fechada nervosa ai.. umas vez travei u pneu trasero por uns 10 metro axo.. e qse bati no meio fiu mas deu pra segura.. e tipo.. eu tava rapido

vc a menos d 50 jah toma um pacote por trava a roda.. coeh mais dificl, ou qdo travo deslizo mto pro lado?



mas e ai pow feiz uns estrag na motinha ein :( q aum q o kra vai paga as coisa pra vc..

vc pelo jeito nao maxuco mto neh hehe.. nd q uns dia nao sare haha!!

boa melhora pra tu q boa sorte ca moto.. :D se alguem pude reponde minha question acima :D

ubiratamuniz
07-07-06, 01:22
2 sortes grandes:

Não aconteceu nada de pior com vc
O cara foi responsável e parou pra ajudar


isso sim é coisa rara, ainda mais aqui em brasília que tem gente individualista pra cacete. Já estive do outro lado. Uma moto acertou meu carro (não por falta de atenção minha, foi o motoboy que não respeitou minha preferencial)... só que o motoqueiro tentou fugir.



No meu acidente de uns 2 meses atrás, o *** fugiu, e a ***** da minha perna vai ter que entrar na faca pra arrumar hahahaha, mas o importante mesmo é a moto...

Melhoras e bola pra frente...


putz, no final vai ter que entrar na faca? que droga... tava acompanhando teu caso no forum... achei que você tinha conseguido fazer acordo com o cidadão.

ubiratamuniz
07-07-06, 01:25
aqui em rio preto tem um bom desmanche..

eu que arrumei um reloginho pro alan pra rd dele

caso vc precisa de algo , me prontifico a te ajudar. abraços


valeu pelo help, mas acho q não vai precisar não, aparentemente dano mesmo só alguns itens fora do lugar, a bolha e a seta... a seta custa 20 na autorizada, nem compensa o trampo de procurar no desmanche e mandar pra cá.

mas obrigado pela sugestão e pela ajuda oferecida.

ubiratamuniz
07-07-06, 01:27
Bom, pelo menos vc está bem, os danos materiais sao o de menos, ainda mas que o cara do carro se comprometeu a pagar. Mesmo tendo as vias largas, aqui em brasilia temos que ter cuidado.

em qualquer lugar... mas aqui como tem muito motorista sem noção (não os "demônios malvados que comem criancinha no café da manhã" que alguns dizem, mas simplesmente... distraídos como o que me fez cair) o cuidado tem que ser triplicado.



Já que vc falou em jaqueta, aonde vc comprou a sua?
melhoras pro joelho e pra motoca.


A jaqueta é da marca xvince, comprei na euro moto, no shopping deck brasil (qi 11 lago sul). Muito boa, depois do tombo vi que ela valeu cada centavo.

Valeu pelos votos,

abração,

ubiratamuniz
07-07-06, 01:32
o.. uma duvida.. essas moto maior ai deve ser um poko mais foda se segura q moto pikena neh


provavelmente sim... primeiro porque elas tem mais motor, então uma acelerada em falso vc toma chão... segundo por causa do peso... mais inércia, quando escapa é mais difícil de segurar mesmo. Sem contar que o tombo de uma moto grande deve ser muuuuuuuuito mais dolorido.



pq tipo eu de biz.. jah levei umas fechada nervosa ai.. umas vez travei u pneu trasero por uns 10 metro axo.. e qse bati no meio fiu mas deu pra segura.. e tipo.. eu tava rapido
vc a menos d 50 jah toma um pacote por trava a roda.. coeh mais dificl, ou qdo travo deslizo mto pro lado?


ela jogou a "bunda" pro lado direito. Acredito que peguei uma sinalização pintada no asfalto quando tava freando... tava freando de boa e de repente perdi o controle da moto. Como eu passo ali praticamente todo dia, amanhã de carro vou olhar com mais atenção o local do acidente.




mas e ai pow feiz uns estrag na motinha ein :( q aum q o kra vai paga as coisa pra vc..
vc pelo jeito nao maxuco mto neh hehe.. nd q uns dia nao sare haha!!
boa melhora pra tu q boa sorte ca moto.. :D se alguem pude reponde minha question acima :D


Foi muito estrago não. Claro, vou levar pra avaliar no mecânico, mas a priori foi só o desalinhamento do guidão, a perda da seta traseira esquerda e a bolha. Os espelhos acho que consigo arrumar em casa mesmo.Não chegaram a empenar, apenas afrouxaram, acho que é só apertar os parafusos.

A perna, só dói prá cacete... ainda bem mesmo que não quebrou nada... mas tô tomando uns anti-inflamatórios e nos próximos dias só o transporte de quatro rodas mesmo...

Serifa
07-07-06, 01:39
Pow cara quew sorte vc teve de não ter um caminhão indo babando nas suas costas rs..rs.
Eu nunca tomei chão...pode ser pq eu ando como uma velha no transito...ou pq tomo cuidado sempre ou por pura sorte...
Mas a julgar pela sua calça...eu diria que tu teve sorte mesmo
imagina se tivesse de bermuda ahuahuee..

Coltz
07-07-06, 07:42
q q eu te falei, que não era arriscado demais usá a bolha na cidade? dito e feito, tomou um tombo e quebrou.....

mas o que importa é que você tá legal, moto se compra lesões são demoradas para se recuperar

leonoronha
07-07-06, 09:51
II ja tomei um chao tbm inicio desse ano um cidadao varou minha preferencial e me atingiu so que me largou jogado no chao com o dedo do pe quebrado mas o safado se ferrou pois foi socorrido por uma pessoa que passava que pegou os dados do mesmo e o denunciou. A moda aqui agora e arregassar motociclista e largar os mesmos jogados pra morrer no chao. Cara melhoras pra vc e te cuida pois nos motociclistas temos que ter olho nas costas as vezes pra desviar da barbeiragem dos outros.

Guigo
07-07-06, 09:57
Geralmente pra moto deslizar assim, pode ser pelo uso excessivo de força no freio traseiro (que é tambor)...lembre-se sempre de usar 70% da força no freio dianteiro (a disco) e uns 30% no freio traseiro...isso ajuda a evitar derrapagens do pneu traseiro (já quase aconteceu comigo umas 3 ou 4 vezes, mas eu consegui, por sorte, contornar em todas...)
Também não sei se este foi seu caso...estou apenas especulando...
Bom é que não foi nada mais sério e já já vc está montado na bichinha de novo...

elio_filho
07-07-06, 10:03
Puxa cara, que pena... sua moto é muito legal mas estragou um pouco e vc acabou se machucando, mas faz parte...

O importante é que vc saiu 99% inteiro, a moto também e acima de tudo o motorista foi responsável em assumir o prejuízo e se preocupou com vc! Excelente conduta de ambos, pq muito motorista descuidado foge ou, se parar p/ acudir, acaba apanhando ou intimidado pelo motociclista.

Ponto p/ vcs dois! :-D

Estive algumas vezes em Brasília, que lugar legal p/ dirigir... nada a ver aqui com SP! Espero em breve ir de moto p/ Brasília e voltar por Minas Gerais até o RJ!

Boa sorte e recupere-se logo p/ gente passear de moto aí em BSB! Abraço!

AcidGaucho
07-07-06, 10:06
a pior parte duma queda eh machucar os joelhos:

não tem como explicar muito sobre isso, apenas tente ficar de joelhos na cama..
aehiuaheuaehuiaeh
eh foda...as namoradas ODEIAM isso... :P

Carlos Roberto
07-07-06, 12:14
Num dia de chuva, me distraí e precisei freiar forte por causa de uns carros parados numa faixa de pedestre. Por causa da minha pouca experiência com motos, enfiei o pé no freio traseiro e esqueci o dianteiro. Não deu outra...a moto travou a roda e já foi tombando pro lado, como se fosse dar um cavalo-de-pau. Não sei como, soltei o freio e consegui estabilizar a moto e voltei a freiar, dessa vez usando com força o freio dianteiro. A moto parpo numa boa, retinha, só me jogando um pouco pra frente. Naquele momento eu aprendo a freiar uma moto. No seu caso, lembra se usou o freio dianteiro?

ubiratamuniz
07-07-06, 13:31
Pow cara quew sorte vc teve de não ter um caminhão indo babando nas suas costas rs..rs.
Eu nunca tomei chão...pode ser pq eu ando como uma velha no transito...ou pq tomo cuidado sempre ou por pura sorte...
Mas a julgar pela sua calça...eu diria que tu teve sorte mesmo
imagina se tivesse de bermuda ahuahuee..



é por isso que eu não ando de moto de bermuda... proteção SEMPRE!

Mas uma coisa, Serifa (ah, sim, estamos nos dois fóruns hehe). Andar como uma velha não é a solução do problema. A única vez que coloquei mais de 60 na minha moto foi em uma via de 80... :) Cuidado, sim, embora nem sempre seja suficiente (ontem não foi). Não tive como antecipar o movimento do Celta, não deu tempo. O negócio é andar sempre protegido de forma a minimizar os danos no caso de um eventual acidente.

faz parte, agora é esperar o joelho desinchar, arrumar a motinha e voltar à ativa... e providenciar botas e joelheira. :P

ubiratamuniz
07-07-06, 13:49
Num dia de chuva, me distraí e precisei freiar forte por causa de uns carros parados numa faixa de pedestre. Por causa da minha pouca experiência com motos, enfiei o pé no freio traseiro e esqueci o dianteiro. Não deu outra...a moto travou a roda e já foi tombando pro lado, como se fosse dar um cavalo-de-pau. Não sei como, soltei o freio e consegui estabilizar a moto e voltei a freiar, dessa vez usando com força o freio dianteiro. A moto parpo numa boa, retinha, só me jogando um pouco pra frente. Naquele momento eu aprendo a freiar uma moto. No seu caso, lembra se usou o freio dianteiro?


Usei os dois...

Normalmente eu uso SÓ o dianteiro. Meti a mão no freio dianteiro, vi que não ia ser suficiente e fui tentar equilibrar/auxiliar a frenagem da moto com o freio traseiro... botei força demais no pé... e catapum.

jrvalmir
07-07-06, 15:45
Melhoras companheiro, espero que nao seja nada de tao serio e sua moto fique novinha denovo o quanto antes. Abraços!!

Roberval2005
07-07-06, 16:00
Foda essas fechadas.

casali
07-07-06, 16:19
que bom que não foi nada grave, melhoras para os machucados

não esquenta que isso acontece até com os mais experientes, ando de moto a 13 anos e ano passado levai uma corada de um palio e já era

como disse um amigo do forum existem 2 tipos de motoqueiros os que já cairam e os que irão cair heheheh

cacamba
07-07-06, 17:34
Ubiratam
Cara até que pelo estrago da moto, vc não teve quase nada.
Melhoras

EddyMaxx
07-07-06, 18:21
Puxa...cruel comprar asfalto assim hein...

Certamente vc passou por cima das faixas de sinalização quando freiava... Isso é mas liso que sabão!!

Aqui em minha cidade, tem uma avenida com umas faixas beem largas...(aff..pra judiar mesmo) Ae eu fui fazer a curva e já saí acelerando...como eu faço as curvas deitando....nuuuoossa! A moto deu uma "rabeada" sinistra...mas graças a Deus consegui controlar a morena e segui meu caminho.

Na hora, meu amigo..vc nao pensa em "dosar" a frenagem...quantos por cento em cada roda...vc que é parar!!! E ae q é feita a merda..rsrs...no susto acaba apertando demais o freio traseiro e....crash, boom, bang!

Mas é isso ae...melhoras ae cara!! Ainda bem que vc pegou um motorista consciente, que teve a moral de assumir o erro, e, mais que isso, se preocupou com sua saúde.

Abraizz...e boa recuperação!

[]'s
Eddy

Bronislaw
07-07-06, 23:02
Ainda bem que o cara realmente resolveu ajudar e no vc também não se machucou quase nada se for ver bem o tombo que vc levou, em 6 meses de moto já cai 2 vezes, uma levei uma fechada freio e travei o da frente, a moto começou a cair e nao consegui segurar também, por sorte já esta de vagar, mas tive tanto azar que pegou o manete de freio no meio fio, e ele entortou para fora, foi só isso, trocar o manete, uma fez em frente de casa saindo 1 ssemana de moto e uma fez quando esta meio cuzido...

Mas a moto ainda esta inteira e eu também, agora aprendi ehehehe...

E outra sorte que vc teve, foi que não aconteceu muita coisa com a sua moto também né, ela chegou a risca o tanque ou ta inteirinha ainda?

Porque num tombo desses era para vc ter se machucado mais e a moto também...

Graças a Deus não aconteceu nada muito grava ;)

Jordano
08-07-06, 01:12
hehehe
no meu acidente em 3 de fevereiro
eu fui atropelado, e ainda assim o kra se achou na razao de parar pra bater em mim
sorte q tinha uma amiga minha na esquina e socorreu
ia fica meio dificil eu me defender debaixo da moto

tua sorte é que o kra parou pra ajudar não pra te bater

web100
08-07-06, 16:15
É Bira, isso acontece... Mas veja como é importante uma direção defensiva, imagine se vc tivesse "apenas" 20Km/h mais rápido.

Freio traseiro é complicado mesmo, já passei vários apuros com ele, até uma vez quando saí da revisão. O cara deixou tão alto, que um toque leve já travou a roda. Eu gosto dele mais baixo.

Só uma pergunta que não quer calar, teve o pessoal dizendo: Eu não te disse que moto é perigoso? Pai e mãe não conta!

ubiratamuniz
10-07-06, 17:46
É Bira, isso acontece... Mas veja como é importante uma direção defensiva, imagine se vc tivesse "apenas" 20Km/h mais rápido.

Freio traseiro é complicado mesmo, já passei vários apuros com ele, até uma vez quando saí da revisão. O cara deixou tão alto, que um toque leve já travou a roda. Eu gosto dele mais baixo.

Só uma pergunta que não quer calar, teve o pessoal dizendo: Eu não te disse que moto é perigoso? Pai e mãe não conta!




teve... até minha noiva que botou a maior pilha pra eu comprar a moto tá dizendo "tá vendo, não falei que era pra você usar a moto só fim de semana, que você não precisa ir trabalhar de moto?" OK, se for pensar pelo lado financeiro eu realmente não preciso... mas mesmo com esse incidente eu ainda considero menos estressante vir dirigindo de moto do que de carro.

mariachirs
12-07-06, 17:09
cara boa sorte boa recuperacao pra vc... e se cuida ne? abre o olho, mas que bom q nao aconteceu nada

Carlos Roberto
13-07-06, 13:19
A gente aqui falando do perigo do freio traseiro e eu hoje, vindo pro trabalho, precisei freiar mais forte e não sei porque pisei fundo no traseiro e esqueci o dianteiro. A Twister cantou pneu e não parou. asinda bem que deu tempo de soltar o freio e e parar da forma correta. Quando usa a moto todo dia a gente fica um pouco lerdo em cima dela. Não sei se é confiança demais ou é porque ficamos no piloto automático por causa da pouca variação do caminho que fazemos todos os dias. O que sei é que numa dormida dessas o chão pode ficar mais próximo, mesmo com toda a teoria na cabeça...

kao
13-07-06, 15:46
Só uma pergunta que não quer calar, teve o pessoal dizendo: Eu não te disse que moto é perigoso? Pai e mãe não conta!

hauahuaha.. isso eh praxe neh cara...
eh q nem algm dizer q tal coisa num tah certa... mas c continua... daih dah merda... e ele vem "num disse q isso tava errado!" huhuhuh...