PDA

Ver Versão Completa : Tutorial Mastigadinho: instalação de faróis auxiliares



elio_filho
07-07-06, 11:17
Falaí pessoal das três rodas (duas da moto e mais uma na... no... é, lá mesmo)!

Vou explicar aqui todo o procedimento que fiz p/ resolver a falta de iluminação do farol original na Suzuki Intruder 125 (35/35W). A instalação deve servir p/ todas as motocicletas e não deve ser novidade p/ vcs q são feras, mas como eu acompanhei passo-a-passo e vi algumas soluções inteligentes feitas pelo instalador (chamado Euzébio, dono de uma oficina de autos aqui de Praia Grande - SP), queria compartilhar até p/ servir de guia p/ algum outro iniciante como eu.

Pois bem, p/ começar comprei dois faróis da Farolmax, de plástico reforçado e lente de vidro tipo SEALED BEAM (importante isto p/ não entrar água no farol). R$ 10,50 cada um. Aí comprei um relé de carros 12V 4 pinos, duas lâmapadas de 55W genéricas e duas abraçadeiras reforçadas. Optei por este tipo de fixação p/ poder regular facilmente e não precisar furar o local onde eu quiser fixar. Custo total = 31 reais.

Levei a moto na oficina do meu amigo Euzébio, em Vila Caiçara. Lá ele puxou uma ligação (+) direto da bateria, através do relé, e o (-) ele usou o parafuso de fixação da buzina que é fixo no chassi, que já é aterrado. Tudo fixado com os conectores certos, nada de soldas ou fios enroscados. Importante ressaltar isso, pq pode vazar corrente se a moto molhar ou algo assim, ocasionando danos à parte elétrica. Faça bem feito essa parte.

Isto feito, ligamos os faróis e ficou a dúvida: como acionar os faróis de milha? Onde ligá-los? Onde fixar um botão extra?

Aí pensei e resolvi usar o botão do lampejador de farol alto, que na Intruder funciona ativando a chave de seta p/ CIMA. Daí abrimos o farol dianteiro e ligamos o fio do relé de 12V no fio do farol alto. Funcionou? Sim, mas aí ficou um problema: ao lampejar o farol alto, acende: 1 luz de 35W, outra luz alta de 35W e os dois auxiliares de 55W.

Achei luz demais (força a bateria) e o facho do farol alto atrapalha os motoristas/ciclistas que vêm em sentido contrário. Aí decidi desligar apenas esse farol alto e meu amigo ninja na elétrica opinou por ligar nessa chave um DIODO (use um de média capacidade, os muito pequenos esquentam e podem queimar, deixando vc sem luz).

Resultado: o diodo deixa a corrente passar apenas em uma direção, ou seja, ativando o farol alto acendem apenas os faróis auxiliares. Ficou perfeito, a ligação usa chave de farol original e de noite o resultado é animal, vou tentar postar fotos em uma via escura (com farol original e com os auxiliares ligados).

:OK: Quaisquer dúvidas, estou aqui p/ ajudar! Abraços!! :OK:

elio_filho
12-07-06, 10:52
Atendendo a pedidos dos amigos vou falar com o mecânico e pedir p/ ele me "desenhar" o esquema elétrico que ele fez, daí eu faço uma figura no photoshop e posto aqui, beleza?

Abraços!

francescotorres
12-07-06, 11:17
Estamos no aguardo, quando eu for colocar os meus eu vou tentar tirar fotos !!!

Claro que o cara vai achar estranho, mais que ACHEM !!!!

elio_filho
16-07-06, 19:54
Consegui o esquema elétrico. Vou explicar aqui como funciona e depois, se eu conseguir, faço um desenho no Photoshop.

Material Necessário:
- 1 relé 12v bergson ou melhor
- 2 faróis auxiliares com lâmpadas (35w cada ou 55w cada)
- 1 diodo grande o suficiente p/ segurar a carga das lâmpadas
- fios diversos, fita isolante BOA e conectores

Esquema do Relé:
Polo 30 ligar na bateria (+)
Polo 86 ligar na bateria (-)
Polo 87+ ligar direto nos faróis (+)
Polo 85 ligar no interruptor do farol alto (ou de um botão auxiliar)

Esquema dos faróis auxiliares:
Ligar o fio positivo vindo do polo 87 do relé
Ligar o fio negativo num local aterrado do chassis (eu liguei num parafuso que aterrava a buzina)

Esquema do Farol Dianteiro original
Ligar o fio que vem do polo 85 do relé no fio do farol alto, ativado pela chave original, isolando o fio da luz alta da ligação original (desliga a luz)
Ligar o diodo na fiação entre o farol alto e o baixo, de modo que a ligação do alto vá p/ o relé e não p/ a luz original

Está feito!! ;-) Espero que não haja dúvidas, mas se houver estou sempre online no MSN.

Abraços!

carnachion
17-07-06, 16:50
Bah muito interessante isso, não sabia que era tão barato assim um farol auxiliar, eu to usando uma lampada cool blue de 60/55W na minha moto, mas é melhor colocar um farol auxiliar direto na bateria toda vida, pra não derreter o chicote central!
Valeu a dica acho que vou colocar um!

elio_filho
18-07-06, 18:32
Botar essas lâmpadas fortes no farol original é bobagem, força demais a ligação original.

O certo é ligar faróis auxiliares e botar lâmpadas fortes neles, ligados num relé p/ não estragar nada.

Valeu,

geocida
19-07-06, 17:27
É possível fazer isso na burgman?

carnachion
19-07-06, 18:19
Botar essas lâmpadas fortes no farol original é bobagem, força demais a ligação original.

O certo é ligar faróis auxiliares e botar lâmpadas fortes neles, ligados num relé p/ não estragar nada.

Valeu,


Realmente, mas o problema é que eu achava que era caro esses faróis auxiliares, mas uma coisa notei, meu alternador não aguenta nem essa lampada de 55/60W direito, pois quando freio diminui a luz, então vou colocar 1 farol auxiliar só, 2 é demais com certeza! E montar o esquema que nem o seu!

Quantos Watts é o alternador da Intruder?

Uma dica cara, coloca lâmpadar Osram Cool Blue 60/55W, são bem melhores que as genéricas porque a iluminação delas é branca e não amarela!

elio_filho
19-07-06, 20:35
Realmente, mas o problema é que eu achava que era caro esses faróis auxiliares, mas uma coisa notei, meu alternador não aguenta nem essa lampada de 55/60W direito, pois quando freio diminui a luz, então vou colocar 1 farol auxiliar só, 2 é demais com certeza! E montar o esquema que nem o seu! Quantos Watts é o alternador da Intruder? Uma dica cara, coloca lâmpadar Osram Cool Blue 60/55W, são bem melhores que as genéricas porque a iluminação delas é branca e não amarela!

Falaí Carnachion.

É o seguinte, não gosto dessas Cool Blue, muito toscas e a cor azul é muito manjada. Eu recomendo usar as Philips Cristal Vision, são as melhores pq parecem originais, mas com 20% a mais de luz com os mesmos watts.

Outra coisa, a Intruder tem MAGNETO e não alternador. E sei que é bem fraquinho o danado, mas até agora usei pacas os faróis e a bateria continua 100% carregada.

É normal qdo freia/dá seta a luz diminuir, é pq o magneto é como o dínamo, só funciona bem com bastante rpm. Então experimente usar os dois auxiliares ligados do jeito que eu falei e vc não terá problema... qualquer coisa é só deixar de usá-los um pouco enquanto a bateria recarrega, na dúvida use por intervalos curtos e desligue p/ recarga. Ou use tranquilo durante viagens, pq na velocidade com bastante RPM dá p/ recarregar e usar com folga.

Antes de instalar esses eu vi uma Intruder igualzinha a minha, mas com 90.000km. O cara tinha 2 faróis extras, toca-fitas e 1 par de alto-falantes, tudo ligado e funcionando com toda a parte elétrica original...

E logo eu vou colocar a maior bateria que couber ali na Intruder, p/ sobrar energia! ;-)

Abraços,

elio_filho
19-07-06, 20:36
GEOCIDA: Não sei se a Burgman suporta, mas penso que na Scooter ficaria feio. Farol auxiliar fica mais legal em moto, por causa do posicionamento.

Veja como ficaram os faróis no meu site, link na assinatura.

Roberval2005
24-07-06, 07:21
onde vc comprou esse auxiliares?

elio_filho
24-07-06, 12:39
Numa loja grande aqui de São Vicente chamada MONUMENTO. Os faróis são de uma marca desconhecida chamada FORTMAX (segundo eles, pq "farol tem de ser forte")... paguei 10 reais cada e escolhi esse modelo não pelo preço, mas por 2 motivos fortes:

1 - carcaça de plástico forte e preto (combina com a motoka);

2 - lente tipo "sealed beam", ou seja, não entra água nem embaça por dentro.

Dica de ouro: compre uma lâmpada de 35W original p/ o farol e duas de 55W p/ os auxiliares do tipo CRISTAL VISION da Philips, iluminam muito e não tem essa cor azulada cheguei...

Abraços,

carnachion
24-07-06, 18:30
Falaí Carnachion.

É o seguinte, não gosto dessas Cool Blue, muito toscas e a cor azul é muito manjada. Eu recomendo usar as Philips Cristal Vision, são as melhores pq parecem originais, mas com 20% a mais de luz com os mesmos watts.


Realmente essas Philips são as melhores, mas as Osram que lhe falei também são boas, quase no nivel das Philips, elas não são azuis não, eu já conferi e elas emitem luz branca, pois se fossem azuis eu ia estar lascado com a policia que pega tudo por aqui!

elio_filho
24-07-06, 18:55
Olá Carnachion. Eu conheço essas Cool Blue, apesar do facho ser branco a luz é azul sim, o pessoal mede em K a diferença dela p/ um comum.

Vc viu nesse tópico o pessoal confirmando a superioridade da Crystal Vision?
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=7920.0

Experimente vc também, depois me fale! ;-)

carnachion
24-07-06, 21:38
Olá Carnachion. Eu conheço essas Cool Blue, apesar do facho ser branco a luz é azul sim, o pessoal mede em K a diferença dela p/ um comum.

Vc viu nesse tópico o pessoal confirmando a superioridade da Crystal Vision?
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=7920.0

Experimente vc também, depois me fale! ;-)


Se tu for ver a temperatura de cor da Osram Cool Blue é 4000K, as Philips tem temperatura de cor de 4300K.
O que isso significa? Isso é o comparativo com o comprimento de onda da radiação emitida por um corpo negro aquecido a tal temperatura, uma temperatura de 4000K dá um pico de radiação com comprimento de onda de 724nm enquanto uma temperatura de 4300K dá um pico de radiação em 674nm. Pelos valores tabelados na Wikipedia para comprimentos de onda da luz ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor ), ambas temperaturas tem pico de radiação no vermelho, mas a luz que percebemos não é só o pico e sim a soma de todas as cores emitidas. Você pode notar que comprimento de onda de pico da lâmpada Philips é menor, portanto é mais perto do azul que o da Osram, então a Osram não tem porque ser mais azul que as Philips.

Acho que você está confundindo as Osram Cool Blue com as Cool Blue xing ling piratonas que nada mais são que lâmpadas normais com o bulbo pintado de azul!

E eu concordo que as Philips são melhores, elas iluminam mais que as concorrentes com a mesma quantidade de potencia, a Philips investe muita grana nisso, por isso as lâmpadas são mais caras que as concorrentes, as Crystal Vision saem por R$55 cada lâmpada, enquanto as Osram Cool Blue saem por R$29, mas existe uma linha semelhante as Osram Cool Blue da Philips, que são as Philips Blue Vision, que saem por um preço parecido ou mais baixo!

elio_filho
25-07-06, 12:29
Acho que você está confundindo as Osram Cool Blue com as Cool Blue xing ling piratonas que nada mais são que lâmpadas normais com o bulbo pintado de azul!

Pode ser, pq o que tem de malandro vendendo lâmpada azul Xing Ling como se fosse Philips e Osram não está escrito!

Vou checar essa Cool Blue q vc disse, mas ainda assim acho que a diferença de preço p/ uma Crystal Vision justifica, além de iluminar muito essa lâmpada dura demais!

Falou!

carnachion
25-07-06, 18:45
mas ainda assim acho que a diferença de preço p/ uma Crystal Vision justifica, além de iluminar muito essa lâmpada dura demais!


Vale a pena sim a crystal vision, só não comprei porque so um pé rapado mesmo hehehe!

elio_filho
26-07-06, 09:39
hehehe, q isso... Mas nem precisa tanto luxo, compre as Philips ou Osram comuns mesmo que funciona bem pacas.

Ontem voltando de SP eu usei bastante os faróis auxiliares e mesmo com lâmpadas Xing-Ling de 55W eles fizeram um estrago, eu via 10 metros adiante da moto como se fosse luz do dia, impressionante como ajuda!

O pessoal que estava comigo de moto emparelhou p/ aproveitar o facho extra de luz!

Abraço,

Roberval2005
26-07-06, 20:13
Vi o lugar q vc pos, acho arriscado vc colocar nakela lugar baixo, perto do chao é bem arriscado levar pedrada e quebrar a lente

elio_filho
27-07-06, 12:01
Grande Roberval!

Então, eu pensei assim como vc qdo comprei os faróis, mas acho que vai funcionar pelos seguintes motivos:

- a lente desse modelo que eu comprei é bem grossa, parece fundo de copo.

- é barato, se quebrar custa cerca de 10 reais cada farol.

- o pára-lamas da Intruder é muito envolvente, até agora só subiu água suja e poeira da estrada, mesmo andando em rua de terra não subiu nenhuma pedrinha.

Mas foi muito bem observado, obrigado pela dica!

elio_filho
06-08-06, 21:31
UP!

Hoje tirei algumas fotos dos faróis funcionando numa rua escura aqui perto de casa, aqui vão os links p/ vcs compararem:

SÓ O FAROL ORIGINAL 35W
http://img406.imageshack.us/img406/1271/luzoff1hy3.jpg

FAROL 35W + OS DOIS AUXILIARES DE 55W
http://img406.imageshack.us/img406/6052/luzon1mz7.jpg

VISTA DE FRENTE - SÓ O FAROL ORIGINAL
http://img406.imageshack.us/img406/8831/luzoff2we5.jpg

VISTA DE FRENTE - OS TRÊS ACESOS
http://img95.imageshack.us/img95/4073/luzon2gd2.jpg

Em resumo: vale muito a pena investir em faróis axuiliares!! :-)

Abraço,

Roberval2005
09-08-06, 07:14
ilumina bem mais mesmo

Luigi
09-08-06, 07:38
E a bateria ? Não vai pro osso muito rapido ?

elio_filho
09-08-06, 13:13
Luigi, andando na cidade e devagar vc não precisa de auxiliares, concorda? Não apenas há luz da rua como esse farolzão no fluxo contrário deve atrapalhar outros motoristas e pilotos.

Na cidade só uso quando estou chegando em encontros de motos à noite, p/ dar aquele tchan na chegada!

Na estrada eu uso bastante e viajei por mais de hora, passeando a 80km/h e funcionou sem xabu nenhum, eu mesmo pensei que descarregaria a bateria mas q nada, nem senti diferença. O segredo é usar o farol em alta, sempre acima de 5000rpm, e minutos antes de chegar no destino vc desliga os auxiliares, p/ recarregar um pouco mais a bateria.

Abraço,

Luigi
09-08-06, 13:29
É usando assim dai não tem treta acho eu
Mas se o cara usar direto em baixa a bateroa vai rapido pro saco!

elio_filho
09-08-06, 19:04
Exatamente. Vc tem de saber usar, pq afina são duas lâmpadas de 55W cada sugando a bateria da moto.

Antes de instalar eu tinha esse seu receio, aí num encontro eu achei uma Intruder igual à minha, mas tinha 2 auxiliares, toca fitas e 2 caixinhas de som!! A moto era 2005 e tinha 97.000km rodados, toda original ainda de elétrica e mecânica!

Depois disso perdi o medo, o segredo é fazer uma ligação bem feita! Ô motinho resistente essa!

Abraço,

elio_filho
05-09-06, 13:32
Um rapaz com nick ESCORPIANO instalou farol com lâmpada de Xenônio na Fazer dele, o resultado foi impressionante!

Dêem uma olhada no Fórum Motonline (www.motonline.com.br/forum) pq vale a pena!

Abraço,

Frey
11-09-06, 22:06
Consegui o esquema elétrico. Vou explicar aqui como funciona e depois, se eu conseguir, faço um desenho no Photoshop.

Material Necessário:
- 1 relé 12v bergson ou melhor
- 2 faróis auxiliares com lâmpadas (35w cada ou 55w cada)
- 1 diodo grande o suficiente p/ segurar a carga das lâmpadas
- fios diversos, fita isolante BOA e conectores

Esquema do Relé:
Polo 30 ligar na bateria (+)
Polo 86 ligar na bateria (-)
Polo 87+ ligar direto nos faróis (+)
Polo 85 ligar no interruptor do farol alto (ou de um botão auxiliar)

Esquema dos faróis auxiliares:
Ligar o fio positivo vindo do polo 87 do relé
Ligar o fio negativo num local aterrado do chassis (eu liguei num parafuso que aterrava a buzina)

Esquema do Farol Dianteiro original
Ligar o fio que vem do polo 85 do relé no fio do farol alto, ativado pela chave original, isolando o fio da luz alta da ligação original (desliga a luz)
Ligar o diodo na fiação entre o farol alto e o baixo, de modo que a ligação do alto vá p/ o relé e não p/ a luz original

Está feito!! ;-) Espero que não haja dúvidas, mas se houver estou sempre online no MSN.

Abraços!


Opa Elio

Cara, vc tem o esquema elétrico dessa ligação que vc fez?
Não entendi a ligação do diodo

E qual a função do relé?
Se ligasse tudo dirte não funcionaria?

Um abraço

elio_filho
13-09-06, 10:41
Olá Frey, tudo bem?

Veja só: esquema elétrico não tenho, mas não está claro e simples o meu tutorial? Perdoe, é que não entendo lhufas de elétrica, então procurei detalhar ao máximo a ligação que meu amigo mecânico fez p/ mim.

O diodo é um opcional pq eu quis utilizar a chave de luz alta original da moto. Quando vc liga a luz alta, o farol baixo permanece aceso e acende outra fase da lâmpada. Mas, além de drenar preciosa energia da bateria, essa luz alta de 35W some no meio do facho das duas luzes de 55W, então optei por desligar e direcionar a eletricidade, com o diodo, para os auxiliares. Bem simples.

Quanto ao relé, eu diria que é imprescindível. Custa muito barato e evita curtos ou sobrecargas no sistema. Em caso de pane, quem pifa é o relé, substituível facilmente e que custa menos de 13 reais.

Finalmente, NÃO RECOMENDO ligar tudo direto.

Abraço,

cacamba
14-09-06, 10:03
Puts eu não sabia que o farol alto acende as duas fases da lâmpada eita ignorância.
Eu achava que a bateria não aguentava, mas como vc testou e funcionou, vou adaptar na minha motoca, valeu pelas dicas elio.

elio_filho
14-09-06, 11:46
Cacamba, depende da moto.

Percebi que as Hondas populares tem um sistema de recarga muito fraco. Já nas Suzuki ele provavelmente já é dimensionado para mais coisas, prevendo os diversos acessórios que o proprietário vai colocar.

É fácil detectar isso, com tudo aceso em marcha lenta, vc vê que as CG quase apagam a luz do farol, enquanto na Intruder a luz mal pisca, continua firme e forte...

Boa instalação aí, quero ver fotos!!!

cacamba
15-09-06, 12:01
Mesmo assim é barato a instalação e vou experimentar

elio_filho
15-09-06, 23:04
Aguardo fotos! :)

Roberval2005
16-09-06, 08:36
E se usassemos ao inves de 2 aux. de 55W usassemos lampadas de 35W? é possivel?

Existe 35W pra esse tipo de soquete usado nesses auxiliares?

Acho ficaria menos barra pesada pra bateria.

elio_filho
16-09-06, 18:24
Roberval, existem lâmpadas de 35W sim e talvez o resultado também fique bom.

Optei por 55W pq quando acesas produzem um facho forte e claro como a luz do dia. Posso te dizer que esses fachos fortes já me tiraram duas vezes de enrascadas, uma numa estrada escura e estreita, pista simples, em Cajamar e recentemente na Rio-Santos, voltando de Maresias.

Recomendo o máximo de luz possível, de acordo com a moto. Quem puder usar 55W como eu, faça-o. Senão, creio que os 35W bem direcionados também sejam de grande valia!

Abraço,

luisrs
07-10-06, 22:45
Valeu a dica é muito interessante


Falaí pessoal das três rodas (duas da moto e mais uma na... no... é, lá mesmo)!

Vou explicar aqui todo o procedimento que fiz p/ resolver a falta de iluminação do farol original na Suzuki Intruder 125 (35/35W). A instalação deve servir p/ todas as motocicletas e não deve ser novidade p/ vcs q são feras, mas como eu acompanhei passo-a-passo e vi algumas soluções inteligentes feitas pelo instalador (chamado Euzébio, dono de uma oficina de autos aqui de Praia Grande - SP), queria compartilhar até p/ servir de guia p/ algum outro iniciante como eu.

Pois bem, p/ começar comprei dois faróis da Farolmax, de plástico reforçado e lente de vidro tipo SEALED BEAM (importante isto p/ não entrar água no farol). R$ 10,50 cada um. Aí comprei um relé de carros 12V 4 pinos, duas lâmapadas de 55W genéricas e duas abraçadeiras reforçadas. Optei por este tipo de fixação p/ poder regular facilmente e não precisar furar o local onde eu quiser fixar. Custo total = 31 reais.

Levei a moto na oficina do meu amigo Euzébio, em Vila Caiçara. Lá ele puxou uma ligação (+) direto da bateria, através do relé, e o (-) ele usou o parafuso de fixação da buzina que é fixo no chassi, que já é aterrado. Tudo fixado com os conectores certos, nada de soldas ou fios enroscados. Importante ressaltar isso, pq pode vazar corrente se a moto molhar ou algo assim, ocasionando danos à parte elétrica. Faça bem feito essa parte.

Isto feito, ligamos os faróis e ficou a dúvida: como acionar os faróis de milha? Onde ligá-los? Onde fixar um botão extra?

Aí pensei e resolvi usar o botão do lampejador de farol alto, que na Intruder funciona ativando a chave de seta p/ CIMA. Daí abrimos o farol dianteiro e ligamos o fio do relé de 12V no fio do farol alto. Funcionou? Sim, mas aí ficou um problema: ao lampejar o farol alto, acende: 1 luz de 35W, outra luz alta de 35W e os dois auxiliares de 55W.

Achei luz demais (força a bateria) e o facho do farol alto atrapalha os motoristas/ciclistas que vêm em sentido contrário. Aí decidi desligar apenas esse farol alto e meu amigo ninja na elétrica opinou por ligar nessa chave um DIODO (use um de média capacidade, os muito pequenos esquentam e podem queimar, deixando vc sem luz).

Resultado: o diodo deixa a corrente passar apenas em uma direção, ou seja, ativando o farol alto acendem apenas os faróis auxiliares. Ficou perfeito, a ligação usa chave de farol original e de noite o resultado é animal, vou tentar postar fotos em uma via escura (com farol original e com os auxiliares ligados).

:OK: Quaisquer dúvidas, estou aqui p/ ajudar! Abraços!! :OK:

elio_filho
13-10-06, 21:24
E funciona que é uma beleza!!!

Abraço,

elio_filho
20-11-06, 18:47
UPDATE: após conversar com o KUILA, notei que os faróis ficam mais úteis se instalados nas bengalas, no lugar dos refletivos laterais, logo abaixo do farol original.

Vou tentar mudá-los de lugar essa semana e daí aviso como ficou.

Abraço,

Coyote
21-11-06, 07:57
Gostaria se afeta a bateria da moto, ou seja a bateria acaba mais rapido?...
Grato, Coyote

oldskullo
21-11-06, 17:17
Numa loja grande aqui de São Vicente chamada MONUMENTO. Os faróis são de uma marca desconhecida chamada FORTMAX (segundo eles, pq "farol tem de ser forte")... paguei 10 reais cada e escolhi esse modelo não pelo preço, mas por 2 motivos fortes:

1 - carcaça de plástico forte e preto (combina com a motoka);

2 - lente tipo "sealed beam", ou seja, não entra água nem embaça por dentro.

Dica de ouro: compre uma lâmpada de 35W original p/ o farol e duas de 55W p/ os auxiliares do tipo CRISTAL VISION da Philips, iluminam muito e não tem essa cor azulada cheguei...

Abraços,


Taí um cara que sabe comprar peças de moto no lugar certo!
uheahuaehuahuahuahuahua!

carnachion
21-11-06, 21:57
Opa achei esses faróis aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49373575-kit-farol-de-milha-redondo-universal-_JM
Não são Fortmax, mas são FortLuz hehe! E eles dizem que farol tem que ser forte tb, você não confundiu a marca elio_filho?
Mas bom estes ai não são iguais ao que você instalou? Acho que vou comprar e colocar na Fan, tomara que o alternador/bateria segurem o tranco, mas vou colocar duas lâmpadas de 35W apenas!

elio_filho
22-11-06, 15:27
Vamos devagar, aos pedacinhos como gosta o esquartejador:

COYOTE = depende muito do seu jeito de usar. Se for passear na cidade em baixa rpm e deixar as luzes acesas, acaba rápido sim. Mas se usar na estrada e economizar nas ruas iluminadas, não afeta em nada.

OLDSKULLO = essa loja é aqui em São Vicente, tem muita coisa de moto a preço bom. Não é robauto, é tudo original com nota.

CARNACHION = é esse farol mesmo, me enganei na marca! Pode comprar que é muito bom, tá a 1 ano na minha moto e funciona 100%, não oxidou nem nada! Mesmo usando lâmpadas de 55W, ele aguenta bem!

Abraço,

oldskullo
23-11-06, 00:15
aham com certeza cara!
Compro bastante coisas lá , o pessoal é gente fina e atende bem.
E o melhor: TUDO PODE SER PARCELADO! :lol: :lol:

Nessa semana eles tão com alguns carrinhos tunados lá, já deu uma olhada? Bacaninhas!

elio_filho
01-12-06, 15:27
Ali vende tudo, de óleo a som!! É uma loja estilo Centrum: de A a Zinco!

Abraço,

elio_filho
23-12-06, 18:16
Um amigo nosso comprou um par de faróis, o relé e vai copiar o esquema elétrico que fiz na minha Intruder, mas a moto dele é uma Honda XR200.

Depois que ele instalar eu posto fotos do resultado.

Abraços,

spykesp
24-06-07, 00:26
Legal acho uma boa farol auxiliar na motoka...

lucaswnapoli
20-08-07, 13:26
Bom... sei q esse tutorial é do ano passado.. mais gostaria de informar q deu certinho o esquema eletrico, ostaria de agradecer.... instalei na minha virago.... o unico problema é q ele funciona mesmo com a chave desligada, então tive q esconder o interruptor, poiis tenho medo de alguem ligar enquanto minha moto estiver parada...... mais muito obrigado pelo tutorial

abraçoo

DADSC
20-08-07, 13:58
Bom... sei q esse tutorial é do ano passado.. mais gostaria de informar q deu certinho o esquema eletrico, ostaria de agradecer.... instalei na minha virago.... o unico problema é q ele funciona mesmo com a chave desligada, então tive q esconder o interruptor, poiis tenho medo de alguem ligar enquanto minha moto estiver parada...... mais muito obrigado pelo tutorial

abraçoo


Legal você ter conseguido cara :OK:

Mais porque será que acende com a moto desligada? ;)

elio_filho
26-08-07, 14:54
Lucas, vc fez alguma coisa errada. O sistema só pode funcionar com a moto ligada, pelo menos a chave com o contato na posição ON.

Cheque direitinho o que se passa.

UPDATE = instalei auxiliares na Fazer também, ficou show. Quem quiser ver o resultado, segue o LINK (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=3945&PN=1).

Abraços iluminados com 2 x 50W,

villarta
28-09-07, 14:07
ÉLIO OQUE ACONTECE QUANDO ACIONADO O LAMPEJADOR DE FAROL ALTO???EXISTE LAMPEJADOR NA TRUDI???

ACENDE APENAS OS AUX., SÓ O PRINCIPAL OU TODOS????

CASO NÃO TENHA LAMPEJADOR, É UM ABOA HORA DE INVENTAR ALGUM, NÃO É??

NO MOTONLINE UM CARA CHAMADO GÊNIO ADAPTOU NO BOTAO DE LIGAR A MOTO....

Diego.fcs
29-05-08, 14:35
Muito legal o tutorial, vc pode também utilizar uma chave separada para acionar somente os faróis auxiliares, aí num precisa fazer esse esquema do diodo que daí fica uma ligação independente.

Valeu pelas dicas...

elio_filho
15-07-08, 17:06
Pois é Diego, o esquema do Diodo é pq a Intruder não tinha lampejador do alto, só um interruptor comum que preferi usar nos auxiliares. Entre ligar 1 farol alto de 35W ou dois de 55W, preferi os mais fortes!  hahaha

Na Fazer eu aprimorei a idéia e fiz um circuito totalmente separado do original, exclusivo para os auxiliares. Está comigo desde que comprei a moto zero em março de 2007 funcionando 100%, apenas as lâmpadas que troquei por outras da Philips de 50W, mais fortes e de qualidade do que as que vieram. Custou menos de R$ 3,00 cada uma!  :clap:

Abraços esses faróis já me tiraram de cada breu,