PDA

Ver Versão Completa : Viseira Fumê é permitido??



hedertone
19-07-06, 15:15
tô com uma duvida cruel... na verdade um borther meu!

pode ou não rodar com viseira fumê??

loucura
19-07-06, 15:17
nao sei se consta algo na lei mas tudo que diminui a visão do motorista tem um limite sim mas creio que não se preocupam com tal detalhe.

geografo
19-07-06, 15:22
Mas gostaria de saber algo mais específico, com tipo algo escrito. Pq na hora da multa a gente tem que ter algo pra provar que estamos certos. Se alguém souber posta aqui, valeu.

loucura
19-07-06, 15:24
Restrições a motos
O Código de Trânsito Brasileiro dedica uma atenção especial à segurança das motos, impondo uma série de restrições aos motociclistas, que correm muito mais perigo do que os condutores de outros veículos.

De acordo com o artigo 54 do CTB, os motociclistas só podem circular se estiverem usando capacete (com viseira transparente ou óculos protetores), segurando o guidão com as duas mãos e utilizando vestuário específico, conforme as especificações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que, entretanto, ainda não existem.

Os passageiros também estão obrigados a usar os mesmos acessórios e devem ser transportados na garupa ou em carro acoplado lateralmente (side car), que é muito mais seguro, mas raro no Brasil.

loucura
19-07-06, 15:26
segundo o DER do rio de janeiro díz o seguinte nos parágrafos que nao estabelecido a transparencia de tal acessorio

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

II - segurando o guidom com as duas mãos;

III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

hedertone
19-07-06, 15:30
Os passageiros também estão obrigados a usar os mesmos acessórios e devem ser transportados na garupa ou em carro acoplado lateralmente (side car), que é muito mais seguro, mas raro no Brasil.


essa bagaça deixa a moto toda torta depois cara...

heltonbigua
19-07-06, 16:27
gambe reclama com tudo mesmo!!!

Furious VIPER
19-07-06, 16:29
Não sei se é proibido... eu sinceramente axo q não... mas dnoite podem encomodar sim... afinal todas as viseirasde boa qualidade vem escrito q não podem ser usadas durante a noite!!
Nunca me encomodei com viseira fumê dnoite.. axo q durante o dia é q não vou me encomodar nunca!!

heffestto
19-07-06, 16:40
Não sei se é proibido... eu sinceramente axo q não... mas dnoite podem encomodar sim... afinal todas as viseirasde boa qualidade vem escrito q não podem ser usadas durante a noite!!
Nunca me encomodei com viseira fumê dnoite.. axo q durante o dia é q não vou me encomodar nunca!!



Anoite dependendo da iluminação das ruas a visão fica um pouco prejudicada, mas nada que um pouco mais de atenção nao resolva.

alexandrecatani
19-07-06, 17:35
kero ve se eles vao multa os cara com akeles shark das visera colorida...

eu uso uma fume e nunca tive problemas.. pra fala a verdade to atras duma espelhada q eu tive por muito tempo mas fodeu

Toin
19-07-06, 18:19
Tb uso viseira fumê à noite, nunca me encomodaram... Só uso viseira transparente quando sei q a noite vai ser longa... (tipo tomar uma cerva e tals... :G)

FabricioFabuloso
19-07-06, 18:45
Aki na minha cidade (Sorocaba/SP) eles proibiram o uso das viseiras escuras pelo grande volume de assaltos com capacetes assim, o q praticamente impossibilitava a identificação dos assaltantes... dai os home andaram pegando no pé com isso... eh claro q numa R1 com viseira fume ou espelhada ninguem falava nada... agora pra pekenas eles tavam enchendo o saco...

Abraços

LuiZão
19-07-06, 18:56
Pode usar viseira trancada so coloca um oculos transparente por baixo, fui...

Furious VIPER
19-07-06, 20:56
Bah.. falando em viseira fumê... pequei estradapela 1ª vez com o novo capacete dnoite... tá loco meu.. essa viseira é mto escura!! fudidona mesmo!! gostei mto... quase me matei umas 3 ou 4 vezes.. mas é mto boa!!hahaha

CG150_Ctba
19-07-06, 21:00
E viu..a viseira espelhada pode?....e ela tbm é ruim de noite?

Furious VIPER
19-07-06, 21:51
E viu..a viseira espelhada pode?....e ela tbm é ruim de noite?

Teoricamente a viseira espelhada protege do sol tanto qto a fumê... só q na fumê qm vê de fora é preto... e a espelhada qm vê de fora, é um espelho...!!! Então, se não pode uma, tb não pode a outra!!

windowsnt
20-07-06, 00:10
velhos aqui até polícia usa viseira fume. mas vejo poucos motocas com isso. acho q tem restricao sim. por exemplo pessoas com def. visual nao poderiam usar isso... conta ae como tu qse se quebrou véio?

uedaa
20-07-06, 03:20
aqui falam que fume até passa e a espelhada não tipo insufilme de carro só deixam fume. eu uso espelhada mas qdo vejo policia eu levanto.

Joshua
20-07-06, 07:50
Aki na minha cidade (Sorocaba/SP) eles proibiram o uso das viseiras escuras pelo grande volume de assaltos com capacetes assim, o q praticamente impossibilitava a identificação dos assaltantes... dai os home andaram pegando no pé com isso... eh claro q numa R1 com viseira fume ou espelhada ninguem falava nada... agora pra pekenas eles tavam enchendo o saco...


Eu e minha mulher usávamos uma fumê, mas um dia, parado num semáforo, os pm usando daquela tradicional educação deles, obrigaram a gente a sair do meio dos carros e estacionar no acostamento, ameaçaram de multar em 180 ufir cada um, encheram BEEEM o saco pq nós tava "parecendo ladrão".

cacamba
20-07-06, 08:11
Aqui rodo com a fume e nunca me pararam.

kao
20-07-06, 11:05
aki os "cara" encrespam com as duas... polícia manda parar... tira a viseira e kebra no meio...

jah vih em capacete fumê tbm a recomendação de rodar somente durante o dia... e tem lógica a coisa de q não c pode ver a cara do indivíduo com um fumÊ e/ou espelhada...

Sei lá... no código q postaram acima diz "Capacete com viseira TRANSPARENTE"...

danilo-japa
20-07-06, 15:52
com a minha viseira eu só sou parado pra ganhar elogioS!
:clap:

mas de noite é ruim pacas... a nao ser que a via seja iluminada...
mas mesmo assim dá um medo de nao enxergar alguma coisa.

eu só uso essa ai pra viajar e algumas vezes pra dar umas voltas...

dá uma preguiça trocar :#

Rel
20-07-06, 17:04
eu tenho um fumê e ja me pararam varias vezes em blitz inclusive ja me multaram em blitz mais não por causa do caparece com a viseira e sim por causa da luz apagada... mais o capacete nunca falaram nada não...

Roberval2005
20-07-06, 18:12
Pela lei só pode de dia.

Fumig4
20-07-06, 20:21
bom pelo o que o amigo ali escreveu sobre o codigo de transito o que a lei não proibe ou não cita é permitido sim ....

vejam da seguinte forma o qu a lei não proibe nãopode recriminar então a visera escura pode sim ser usada eu aki no RJ sempre useu e nunca fui encomodado por isso!

CG150_Ctba
20-07-06, 22:52
Ahm...resumindo..é como o insulfilm, o espelhado, o engate...tudo naum se sabe se é proibido ou não e fica naquela de enrolar, uns são pegos outros não...mas Lei pra mim é Lei pra todos..eu acho isso...bom..gostei do teu espelhado aí Danilo...quero colocar espelhado e naum fume..até pq sou mulher e prefiro naum mostrar nada..claro em certas situações é perigoso e é melhor naum usar como a noite né...mas quero um assim tbm..alem do meu normal que vai vir com a moto.

Rafael Backes
21-07-06, 00:10
Pelicula é proibido, tem que ser Transparente.
"Transparente" no dicionario: que deixa transparecer a luz, que deixa passar a luz, é possivel enchergar atraves de.... e assim por diante.
Por tanto ai está a "falha" na lei, transparente não é cristalina, se é fume e vc encherga nem que seja um cadinho de luz ela é permitida, pois se passa a luz ela é transparente.

hedertone
21-07-06, 14:55
Pelicula é proibido, tem que ser Transparente.
"Transparente" no dicionario: que deixa transparecer a luz, que deixa passar a luz, é possivel enchergar atraves de.... e assim por diante.
Por tanto ai está a "falha" na lei, transparente não é cristalina, se é fume e vc encherga nem que seja um cadinho de luz ela é permitida, pois se passa a luz ela é transparente.

Nesse caso a expressão correta não seria translucida? Me corrijam se eu tiver errado.. eahueahuehaueahueh

geografo
21-07-06, 15:47
olha o que eu achei
http://www.tauruscapacetes.com.br/news.php?in=Leia&id=45

é a propria taurus quem ta falando...

Rafael Backes
21-07-06, 17:26
tinha me esquecido da parte "somente para utilização diurna".
mas com oque falei já dá para teimar com o policial e se livrar.

Ferrugi
22-07-06, 22:52
to fazendo auto escola, e meu capacete tem a viseira fume, e perguntei ao meu instrutor, ele entro em contato com o detran e tudo OK.. sem problemas usar a fume!

Alan_Ricardo
23-07-06, 09:42
Já que é proibido usar viseira escura, então tem proibir urgentemente estes malas que andam de carro com vidro escuro tb.

O pior é homens e algumas madames ficam conversando no celular enquanto estão dirigindo, e fazendo a maior barberagem, e quem está de moto como eu, pode ver por trás do vidro escuro, o tontão(a) com a mão na orelha andando a 20km numa rua de trânsito rápido.

Multa pra eles também!!

CG150_Ctba
23-07-06, 12:59
Já que é proibido usar viseira escura, então tem proibir urgentemente estes malas que andam de carro com vidro escuro tb.

O pior é homens e algumas madames ficam conversando no celular enquanto estão dirigindo, e fazendo a maior barberagem, e quem está de moto como eu, pode ver por trás do vidro escuro, o tontão(a) com a mão na orelha andando a 20km numa rua de trânsito rápido.

Multa pra eles também!!


Alan...se formos analisar cada coisa no trânsito desse país minha nossa...é dose essas coisas, por exemplo com carros vai dizer que não é injusto vc ser pego numa blitz por seu carro estar ou rebaixado ou com insulfilm ou alguma coisa que eles sempre inventam enquanto passando na rua vc vê, pessoas em cinto, usando celulares, carros caindo aos pedaços e muito mais....eu acho não ser justo......mas isso da viseira fume e o carro até tem lógica.

ciberdek
25-07-06, 16:59
Eu uso espelhada a anos. Nunca tive problema. O policial vai fazer o que? Multar e te mandar tirar? Não pode andar sem viseira. E esse negocio de polícia quebrar... **** absurdo... O cara não pode atentar contra a sua propriedade (Isso é crime). E só pra constar, eu fui parado HOJE pela polícia na Mooca aqui em São Paulo E nem uma palavra sobre a viseira.

Guilherme Rabelo
26-07-06, 17:27
quando fiz meu exame de rua o capaçete da auto escola tinha vizeira fume o instrutor disse que era permitido.

heffestto
26-07-06, 19:16
cara, peguei hj uma via sem iluminação, umas 18:30... que isso.. fiquei cego, com a viseira fume nao enchergava nada.. tive que andar com a viseira aberta...

Celso Pin
26-07-06, 20:45
é o mesmo problema do filme... a noite ninguém enxerga nada e ***** o carro...
e mesmo assim andam com essas merdas no vidro
deveria ter os indices de trasparencias permitidos iguais ao do vidro dianteiro do caroo (50% se não me engano...*)