PDA

Ver Versão Completa : aqueles risquinhos infernais no tanque... tem jeito?



guitar_tp
09-07-05, 16:17
fiz tudo certinho... lavei a moto jogando bastante agua, sempre usei uma flanela fininha pra limpar... tudo nos conformes...
mas o tanque tá cheio daqueles rinquinhos fininhos que só dá pra ver qdo bate sol...

queria saber se encerando melhora um pouco ou vou ter q me acostumar com eles ???

valew!

pppocos
09-07-05, 16:34
alguns sai se polir....outros nao...

se vc polir com teflon 80 % sai....

Guigo
09-07-05, 16:38
alguns sai se polir....outros nao...

se vc polir com teflon 80 % sai....

Positivo e operante... \0/ \0/

EeK
10-07-05, 13:50
Aproveitando o tópico: e os riscos mais profundos, tem solução ou tem que pintar o tanque de novo?

Como paro minha moto no centro e não tenho R$100,00 pra pagar a mensalidade de um estacionamento, tenho que parar do lado de motos de entrega. Os donos estão sempre com pressa e não tão nem fu***** se arranham a moto dos outros...

Roberval2005
10-07-05, 14:58
alguns sai se polir....outros nao...

se vc polir com teflon 80 % sai....

Positivo e operante... \0/ \0/

sai o risco e a tinta tbem

nao eh bom fazer isso sempre nao...

Roberval2005
10-07-05, 14:58
e sai dinheiro tbem

Dj Serginho Sag
10-07-05, 15:35
E sai paciencia tomém !

guitar_tp
10-07-05, 17:44
o q vcs acham da projeção pra tanque? aquela capa?? é muito ridículo aquilo?? hehehe

minha moto tem 3 meses de uso... nem vira ficar polindo agora... deixa riscar... se eu polir, vai aparecer novos riscos... acho q é melhor me acostumar com eles...

t+

pppocos
10-07-05, 18:06
polir oq eu falo e de 6 em 6 meses por ex:

eu quase comprei 1 capa trasparente pra por no tanque da minha moto pra quando for "usar" mesmo...quando for passear eu tiraria...

eu gosto daquelas trasparente la....

Roberval2005
10-07-05, 18:28
E sai paciencia tomém !

:-> :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fabian
10-07-05, 22:34
Vou te dar a dica ... mete um papel contact no tanque pra andar com ela no dia-a-dia (passa uma cera antes) ... aí quando quizer mostrar ela bonita e tal você tira e cera de novo ... esses risquinhos infernais são causados principalmente pelo atrito da roupa (calja, jaqueta) no verniz então o melhor é evitar o atrito. Pessoal usa aqueles protetores mas a cola deles é muito boa e depois é sofrimento pra tirar. Quando eu vou viajar cubro o tanque todo com papel contact ... fica feio mas a pintura fica menos tempo exposta ao riscos.

Um abraço!

Dilim
10-07-05, 22:49
Aqueles risquinhos são nojentos mesmo...
e a tendência é aumentar...

BrunoDias
10-07-05, 22:54
hehe, é aquela velha frase
'liga nao, no começo é assim mesmo, depois piora"
aahuaha

alexandrecatani
11-07-05, 08:18
eu nao to sekando minha moto com pano nem pra evita isso... lavo do um role e encero so no outro dia..

danilo-japa
11-07-05, 17:10
passa akeles rolopack...

galera qndo viaja as vezes passa varias camadas.. ehuaehuhaeha :P

e axo q vo passar no meu tanq e rabeta...tb... :P dexar ela embrulhada...

juliano125
11-07-05, 17:58
passa massa de polir nº 2 de leve, depois passa uma cera , se os riscos não forem fundos sairá na boa !

Furious VIPER
11-07-05, 21:10
pô. eu tô com sorte... pq tenho a YBR faz 2 meses e meio... e uso ela toooodooo saaanto dia.... e não apareceu nada dee risquinhos ainda... qdo lavei ela semana passada dei uma olhada afu.. pra ver se achava e nada.. tudo zerinho.. não sei qual minha tática, mas vou continuar assim!!hehehe
Akelas capas de tanque não acho muito bonito, mas se for forradinhna etal... dá uma ajuda do ca%@$# pra prevenir riscos...

O ASSIMILADOR
11-07-05, 21:30
aqueles rinquinhos fininhos que só dá pra ver qdo bate sol...

Sussegado!

Os riscos que não saem com a cera comum, tem outro jeito: Lixa 1500 + massa de polir.

Essa receita tira não somente riscos bem leves, como tb riscos um pouco mais profundos.

Minha namorada tinha feito uns riscos nervosos no tanque com a fivela do cinto. Com esse método, saiu quase tudo! E se tivesse lixado mais, sairia tudo.

O método é o seguinte:

Parte 1. Vc lixa a parte afetada com movimentos circulares e lixa d'agua 1500 (isso mesmo, vc LIXA o tanque). Após o lixamento, vai ficar terrivelmente fosco e vc vai querer se matar. Mas não ainda! Espere.

Parte 2. Passe agora a massa de polir n. 2. Com algodão! Passe um pouco de massa, com movimentos circulares e SEM FORÇA. A massa vai sumir rapidamente. Bote mais massa, vai sumir, repita isso pelo menos umas 3 vezes. O segredo não é querer polir até brilhar, é ficar continuamente recolocando mais massa. Recoloca mais massa pelo menos umas 3 vezes.

Parte 3. Agora vc pára de aplicar mais massa e vai dar brilho. Pra isso vc precisa de um algodão novo. Esfrega o algodão SEM FORÇA pra dar brilho. O algodão vai sujar e vc troca ele por um novo. Vai ter q trocar o algodão pelo menos uma vez. Após algumas trocas de algodão, vc vai ter um tanque brilhosíssimo e um algodão limpo na mão.

Só pra repetir, o segredo é NUNCA ESFREGAR COM FORÇA, NUNCA ESFREGAR ALGODÃO SECO, sempre ficar colocano mais massa quando o algodão sumir, e pra dar o brilho, TROCAR BASTANTE O ALGODÃO, não ficar esfregando algodão sujo. É batata, já fiz na minha moto e o resultado ficou excelente!

Como funciona? Isso consiste em lixar o tanque e afinar a pintura. Retirando uma camada superficial da pintura, remove-se os riscos grossos. O tanque vai ficar muito riscado por causa da lixa, mas a massa preenche esses riscos e o tanque brilhará de novo. Isso é bom tanto pra dar brilho a partes foscas da lataria quanto pra remover riscos fundos.

Obs. não faça isso em adesivos, só em partes pintadas.

Pra quem nunca ouviu falar, pode parecer loucura, lixar o tanque. Mas funciona, te garanto. Já fiz na minha moto atual e já vi fazerem na minha frente na moto anterior. Parece que a pintura é nova. O troço é milagroso mesmo.

O ASSIMILADOR
11-07-05, 21:33
Vc lixa somente até os riscos grossos sumirem.

Como sua titan é 150, suponho que seja nova e os ricos sejam bem superficiais. Vc lixa então bem pouquinho. Pode tentar inclusive passar só a massa de polir n. 2, sem lixar. Naquele esquema: Não esfrega algodão seco, fica sempre colocando mais, e não dá polimento com algodão sujo, sempre fica trocando o algodão.

pppocos
11-07-05, 21:37
Material necessário: - Dois panos
- Massa de polir automotiva n° 2 (a n°1 NÃO serve !)
- Algumas lixas d' agua n° 1500
- Lixador manual de borracha
- Estopa
- Balde com água limpa
- Extensão com uma lâmpada de 60W (ou maior) ligada.
- Paciência....muita paciência !


http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento1.jpg

Antes de começarmos, deixe-me explicar como é feita a pintura de um carro. Veja no esquema acima: a primeira camada aplicada na lataria é o primer (também chamado surface): trata-se da base da pintura. Em seguida, é aplicada a tinta do carro, e por último é aplicado uma camada de verniz. Quando a camada de verniz está perfeitamente plana, a lataria do carro consegue refletir com facilidade a imagem de algum objeto próximo ou mesmo distante. No entanto, se a camada de verniz estiver com ondulações e irregularidades, a imagem refletida na lataria do carro ficará toda turva. Em casos mais extremos, você não conseguirá sequer ver algum reflexo na sua lataria.
O objetivo desse tutorial é justamente o de tornar a superficie de verniz novamente perfeita (por isso o nome espelhamento).
Vou deixar uma coisa bem clara: eu NÃO sou profissional em pintura, e fiz esse tutorial com o intuito de ajudar os outros. No entanto, faça tudo com muita cautela, e de preferência em regiões bem pequenas do carro, até aprender todo o processo.
Outra coisa: é preciso ter muita paciência para fazer tudo aos poucos e com calma, pois se você lixar em excesso, pode ultrapassar a camada de verniz e atingir a pintura....e se isso ocorrer, ai sim sua pintura vai ficar manchada de forma permanente. Portanto, faça tudo com calma e quantas vezes forem necessárias até obter um bom resultado: não tente lixar durante 10 minutos o mesmo lugar só para acelerar as coisas pois você vai se dar mal !

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento2.jpg

Esse é o material de que precisaremos: a massa de polir n° 2 , lixas d' agua n° 1500 (a 1200 NÃO serve, tem que ser 1500), lixador manual de borracha, dois panos, estopa, balde cheio
d' agua limpa, uma extensão com um bocal com uma lâmpada ligada (pode ser de qualquer potência, de no mínimo 60W). É importante frisar o seguinte: todo o processo deve ser feito pela manhã, e num local com o máximo de claridade possível, sendo que a lâmpada servirá apenas para jogar o foco na lataria na hora de conferir o polimento. Nem pense em começar sem ter uma lâmpada em mãos ! A massa, lixa e lixador você compra em qualquer loja de tintas.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento3.jpg

Antes de começar tudo, eu nem precisaria dizer que o carro deve estar com a lataria totalmente limpa. Após lavar o carro, NÃO aplique cera.
Com o carro limpo, vamos começar: o proceso deve ser feito em uma parte de cada vez. No meu caso, comecei numa das portas traseiras, que é justamente aonde eu lhe recomendo começar por ser um ponto mais discreto do carro. Comece fazendo os procedimentos desse tutorial numa area pequena, de uns 10 cm no máximo, para você ir aprendendo até "pegar o jeito da coisa" antes de sair lixando o carro todo :-). Primeiro, molhe um dos dois panos com água, e deixe a lataria úmida.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento4.jpg

Coloque a lixa d' agua 1500 no lixador manual: basta apenas segurar o lixador de forma firme para manter a lixa fixa. O porque de usar lixador manual ??? Bem...podem ter orelhudos que te falaram pra lixar com a mão mesmo, porém como todos sabemos, nossa pele é flexivel, o que significa que se houver alguma irregularidade na superficie, vai terminar não sendo "aplainada" pela lixa. Portanto, nem comece a lixar se você não tiver um lixador manual ! Vale lembrar que você o compra barato no mesmo lugar em que comprou as lixas e a massa de polir.
Faça o lixamento em circulos, pressionando sempre contra a lataria. Você perceberá que está atingindo o verniz do carro quando perceber que a água que você molhou o lugar começar a ficar branca leitosa (assim como a sua mão e o lixador).
Como a lixa é d' agua, é preciso molhar a superficie..hmm..digamos...a cada 1 minuto lixando.
Cuidado para não barbarizar apertando demais o lixador a ponto de amassar a lataria do carro ! Mas também não pode ser leve demais, senão não vai dar resultados. Infelizmente não há uma forma certa de eu lhe dizer a força que você precisa aplicar no lixador e quantas vezes será preciso lixar no mesmo local, mas uma coisa é certa: lixe toda a area de forma uniforme ! Isso é muito importante: jamais passe demais a lixa num só lugar: faça sempre de maneira uniforme para não correr o risco de estragar o brilho final, ou pior ainda: de ultrapassar a camada de verniz no local que foi lixado em excesso !

Como eu disse, não há como eu lhe dizer o quanto precisa lixar.........mas ai vai uma dica: a cada 1 minuto que você precisa molhar a superficie, aproveite para deslizar o seu dedo por cima da lataria. É o seu tato é que vai lhe informar se já lixou o suficiente. Outra dica: compare sempre a região que você está lixando com outra região qualquer da lataria do
carro (passando antes um pano úmido). Passando o dedo nas duas regiões e comparando, dá pra ter uma idéia se o verniz já está ficando plano sem imperfeições...

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento5.jpg

Quando você achar que já lixou o suficiente (por tudo que você mais ama, cuidado pra não ultrapassar a camada de verniz de tanto lixar !), passe um pano para enxugar a região. Enxugue bem, e inclusive após remover o excesso d' agua, use um outro pano seco para secar a região. Ela precisa ficar perfeitamente seca. Não se assuste: vai ficar tudo turvo e manchado.......mas fica frio !

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento6.jpg

Agora chegou a vez do polimento. Se você tiver uma politriz (e o mais importante: SABER usa-la), vá em frente....porém se você não tiver (ou não souber usar uma), então faça como eu fiz, tudo manualmente: aplique UM POUCO de massa de polir n°2, e usando uma estopa, vá esfregando em circulos e com força (sem exagerar a ponto de afundar a lataria). Esse processo é meio chato quando feito manualmente: você precisa polir bastante, TODA a região que foi lixada. Você deve ir esfregando até a massa branca sumir....quando isso ocorrer, aplique mais um pouquinho de massa e repita o processo..várias vezes, durante no mínimo 5 minutos na mesma região.

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento7.jpg

Quando terminar de polir, esfregue com um pano limpo e seco várias vezes na região, para remover todos os vestigios de massa de polir. Você precisa remover tudo quando é vestigio mesmo, caso contrário poderá achar que o polimento não ficou bom quando na verdade a lataria ainda está suja de massa (e aonde estiver sujo, vai ficar turvo parecendo manchado).

http://www.clubedotipo.com.br/tutoriais/espelhamento8.jpg

Agora sim chegou a hora de usarmos a nossa lâmpada...se você estava se perguntando "pra que eu vou usar uma lâmpada em plena luz do luz ???", pois bem: usando a lâmpada como na foto acima, você deve segura-la apontando para a lataria do carro, dando uma distância de mais ou menos 2 palmos (essa distância pode variar de acordo com a potência da lampada). O importante é que você ajuste a distância da lâmpada até conseguir enxergar o foco da iluminação batendo na lataria. Note que na foto acima há um traço luminoso: esse é a imagem refletida do filamento interno da lâmpada. Se o espelhamento deu certo, você notará que esse traço vai brilhar de forma bem intensa, e se o polimento foi bom, você conseguirá até enxergar o filamento da lâmpada. Por último, para tirar a "prova dos nove", dê uma distancia de 1 metro do carro, e veja se consegue enxergar algo refletido na lataria.
Se não ficou bom, é porque você não lixou o suficiente a lataria ou então o mais comum: você não poliu o suficiente.
Como eu disse antes, esse processo todo exige muita paciência....mas o resultado final é surpreendente. Se o seu carro então de cor escura ou vermelho, fica melhor ainda...

O ASSIMILADOR
11-07-05, 22:05
Esse tutorial é mto bom... As únicas diferenças q eu recomendo seriam:

1- lixa com a mão mesmo, sem lixador. Afinal a moto é inteira curva, não tem nada reto, e o lixador manual é pra partes retas.

2- faz o poimento com algodão e não com pano véio, e tudo com suavidade, nada com força.

3- Esqueci de dizer que tem que passar água, o tempo todo, enquanto estiver lixado. O mais fácil é já deixar a mangueira do lado aberta no mínimo, descendo só um filete.

4- Fiz na luz do sol, sem lãmpada. Não foi necessário.

pppocos
11-07-05, 22:08
e tb tem essa

" nois aki nao nos responsabilizamo pelo os dano q "se vc fizer " errado pode causar "