PDA

Ver Versão Completa : Fadiga dos Freios



windowsnt
18-09-06, 08:01
É comum em motos fadigas? Andei subindo e descendo umas ladeiras daqui da cidade. Nas descidas usava a 1a marcha e freio diretao. Pensei se descer queimando direto o freio pode dar problema. Mesmo que bem devagar. E voces curtem subir umas ladeiras? A minha subiu todas kkk. Abraços

Machado
18-09-06, 10:35
Cara, nunca ouvi falar em fadiga dos freios... mas subida e descida é normal..

MaumauFT
18-09-06, 12:06
opa!!! certamente existe fadiga dos freios.
De qualquer sistema, disco ou tambor.

No tambor eh mais facil acontecer, no disco, como eh mais ventilado eh mais dificil aquecer.

Pode descer a lomba freiando sim... mas com a marcha engatada (pra ajudar a segurar), alias, Deve!!
O freio aquece e as pastilhas e lonas aquecem e vitrificam, diminuindo um moooonnte sua frenagem.
vc jah deve ter dado pau em um carro tentando por final neh!?
pois eh.. depois vc começa a freiar e reduzir, freiar e reduzir, de repente vc ouve um barulho meio q ferro com ferro.
sao as pastilhas e lonas fadigadas do esforço.

=D

agm2112
18-09-06, 12:10
Em exemplo clássico é o cheiro de queimado atras dos caminhões descendo a serra, onde em alguns casos as lonas chegam a incendiar. Eles usam freio a ar ao invés de fluido justamente para evitar a evaporação do fluido pela alta temperatura, formando uma coluna de ar no circuito. No meu carro quando abusava do freio numas ladeiras aqui no rio, o pedal ficava duro, e saía um leve cheiro de queimado das rodas dianteiras.

Já na minha moto, mesmo com os 2 freios a tambor, já desci umas boas pirambeiras e nunca percebi fading nos freios, pois abuso do freio-motor. O máximo q percebi foi um leve aumento de temperatura dos cubos.

windowsnt
18-09-06, 13:22
obrigado amigos. pois é imagina falhar freios em uma serra...