PDA

Ver Versão Completa : Duvidas e detalhes sobre troca de marchas...



Bronislaw
21-09-06, 23:17
Pessoal tenho uma pequena duvida, um amigo meu sempre que vai reduzir as marchas da uma acelerada, para a marcha diminuir sem fazer aquele estralho, só que é estranho ficar acelerando toda hora que vai diminuir a marcha.

Dae andei reparando tem altas pessoas, motoboy que usa esse sistema, já eu mudo normal, ou no caso diminuo a marcha sem acelerar, dae de fez enquando ou sempre da uns estralho, muitas das fezes bem baixo e tal, e de fez enquando já faz um estralho mais alto.

Só gostaria de saber se eu estou fazendo alguma coisa erra, esses estralhos pode estragar ou danificar alguma coisa na moto ou não tem nada haver? O jeito que estou fazendo é certo e como vcs fazem na de vcs?

windowsnt
21-09-06, 23:22
Que eu saiba nao tem jeito certo. Isso é uma mala. Eu reduzo normal, e os estralos sao os pipocos do motor? Se ela ta pipocando estranho deve ter problema de regulagem. abraços

Furious VIPER
21-09-06, 23:25
Eu só acelero na hora de baixar marcha qdo qro ganhar mais força... sabe, qdo a marcha tá sem força e vc precisa de velocidade.. baixo marcha e acelero!
Mas acelerar pra depois baixar marcha.. não lembro de ter visto não!! Uma galera aki do fórum faz isso!

AMBN
21-09-06, 23:31
Pessoal tenho uma pequena duvida, um amigo meu sempre que vai reduzir as marchas da uma acelerada, para a marcha diminuir sem fazer aquele estralho, só que é estranho ficar acelerando toda hora que vai diminuir a marcha.

Dae andei reparando tem altas pessoas, motoboy que usa esse sistema, já eu mudo normal, ou no caso diminuo a marcha sem acelerar, dae de fez enquando ou sempre da uns estralho, muitas das fezes bem baixo e tal, e de fez enquando já faz um estralho mais alto.

Só gostaria de saber se eu estou fazendo alguma coisa erra, esses estralhos pode estragar ou danificar alguma coisa na moto ou não tem nada haver? O jeito que estou fazendo é certo e como vcs fazem na de vcs?


Cara, eu reduzo a minha sem acelerar e o motor n faz nenhum barulho anormal. Ve se n tem algo desregulado na sua moto! O manual da minha pede pr'eu dar uma acelerada na hora da redução, mas eu n faco isso. Achei complicado pra falar a verdade, meio estranho

MaumauFT
21-09-06, 23:50
ah... ele tah falando da reduzida... q nem os carros de corrida.

Qdo vc baixa a marcha, o motor tem q girar mais.... eskece....

por exemplo... em 5a marcha a 60km/h o motor esta a 5 mil rpm.
em 4a marcha a 60km/h o motor esta a 7 mil rpm.

se vc baixar da 5a pra 4a a 60km/h o giro vai ter q subir. Ou vc sobre ele com o punho (acelerando) e faz a marcha entrar suave, ou vc larga a embreagem e sente a moto segurando ateh o motor subir de 5mil pra 7mil rpm. =DD

acho q tah bem simples de entender. Depois q vc dominar isso... n vai mais querer trocar sem dar uma bombada no acelerador.

Se precisar reduzir numa curva eu acho ateh perigoso largar ela assim e dar o tranco... pois transfere o peso de uma vez soh pra roda da frente. Levantando o giro e largando a embreagem no giro certo (vc acostuma o ouvido) vc transfere o peso aos poucos. Acho muito mais seguro.

Amanha vejo se consigo gravar um exemplo pra vc.

Mas eh barbada. O negócio eh bem rápido.

Vc tah em quinta, aperta a embreagem, baixa pra quarta, bomba no acelerador e logo larga a embreagem... larga a embreagem rapido pro giro n cair.

Sugestão: faz numa reta... se der o tranco vc n corre mto risco =DD

Ramiro
22-09-06, 00:11
Se tu ler o manual.. ele vai recomendar que tu acelere ao reduzir a marcha!

EddyMaxx
22-09-06, 00:19
Sempre dê uma acelerada pra adequar o giro do motor à marcha que vem abaixo.
(como o black angel explicou acima, qdo vc reduz o giro SEMPRE sobe).

E é muito pertinente o alerta quanto a reduzir sem em curvas, especialmente soltando a empreagem de uma vez, sem acelerar.
Certamente a roda traseira dará uma leve travada, o que pode significar um belo tombo, dependendo da situação.

Em suma, treine a acelerar ao reduzir. E descubra que a troca de marchas será até mais suave.

Abraizz

[]'s
Eddy

Falker
22-09-06, 00:29
acho que uma parte disso seria para evitar o "freio motor" quando se reduz, o carro da um tranco, mas tipo como foi falado de giro rpm, no carro tu reduz a velo e troca a marcha, dai da aquele tranco que é o freio motor, deve ser isso mesmo que estão falando, de acelerar para não dar o tranco do freio motor =D

destbr
22-09-06, 00:58
é bem isso q o pessoal falou, nao há nada de errado com sua moto.
depois q vc pegar o jeito, nao tem como nao dar uma bombadinha pra reduzir, pois assim a marcha entra suavemente. cheguei a alguma vezes engatar a primeira marcha com a moto rapido e sem perceber (de tao certa q a marcha entra, vc consegue colocar até a primeira em velocidade da segunda! mas claro q nao eh o ideal, mas é só pra vc ter uma nocao da suavidade).

se vc reduzir no momento q esta subindo a rotação, o cambio movimenta em falso e nao troca de marcha, entao eu dou uma bombada e no momento q comeca a cair a rotacao, eu reduzo.. entra direitinho e ja paro no semaforo com a primeira engatada!

windowsnt
22-09-06, 01:08
eu sempre reduzo dando soquinhos, mas como o pessoal diz essas travadinhas podem fazer vc perder o controle. mas é só adequar e ao reduzir ja estar com a rotacao em baixa, aí nem precisa isso..

Bronislaw
22-09-06, 12:18
é o barulho não é o motor e sim o engate da marcha que faz treck, quado munda a marcha, o cambio faz isso, e reparei que acelerando antes de diminuir realmente não faz e entra legal a marcha, bem soltinho, só que é muito estranho ficar acelerando para diminuir a marcha, mas então esse é o jeito certo?

E quando eu comprei ela li o manual todo, no da cg 150 2005 não fala nada sobre isso, nada nada, nem toca no assunto.

Mas mesmo assim muito obrigado por esclarecerem a minha duvida, vlw mesmo

Piro_SCS
22-09-06, 12:40
Eu acelero sim ao reduzir de marcha ..aí vou reduzindo uma por uma..

Nao sei se estou certo, mas isso me causa alguns litros a mais de gasolina por mes !!!!

f3rn4nd0
22-09-06, 13:15
Nossa, eu faço isso direto...principalmente na Crypton q nao tem embreagem, cada reduzida eh um tranco...
dai me ensinaram isso de dar uma aceleradinha, e agora ao menos os trancos diminuiram bastante....

dilson
22-09-06, 14:03
eu sempre acelero pra aumentar o giro do motor...

com a moto em 5ª o giro é menor... quando vc reduz, o giro sobe... isso causa um impacto na moto...
vc sente ela prendendo por causa disso...

eu acelero, embreagem e reduzo....

heffestto
22-09-06, 14:46
fiz isso hj, acho que consegui.. realmente a moto fica mais macia..


aperta a embreagem, baixa a marcha, acelera, solta a embreagem

Bronislaw
22-09-06, 22:50
A questão é que voltando da faculdade agora, não consegui fazer toda hora, varias me esqueci, se eu continuar reduzindo sem dar essa acelerada e dando esses "trancos" na moto (que não é la assim aquele tranco, faz só um estralo na embregem em algum canto por ali, naõ é nada de motor), isso pode estragar ou danificar a moto de alguma maneira ou não tem nada haver isso, posso mudar sem acelerar mesmo, igual estou fazendo a esses 8 meses...

Furious VIPER
22-09-06, 23:38
Vai tranquilo velhinho! Eu nunca faço isso de acelerar pra baixar marcha, e tô com 17500 km rodados sem problema algum. Com certeza não tem problema (q valha a pena se preocupar) de fazer direto a troca de marchas...

hedertone
23-09-06, 17:33
Eu acelero.... mais se não querer acelerar deixa o giro lá embaixo....

Mais de boa.. acelera vei...

sot010174
23-09-06, 17:37
Eu to tentando fazer isso agora... ainda to subindo demais o giro, ae a motoca dá um tranco... mas nas vezes que acertei, a reducao fica perfeita!!!!

Isso parece ser igual ao "punta-taco" no carro. vc usa o pé direito para freiar e acelerar o motor para entrar no giro certinho na reducao de marcha.... a diff é que agora quase tudo é na mao.

MaumauFT
25-09-06, 22:22
Isso parece ser igual ao "punta-taco" no carro. vc usa o pé direito para freiar e acelerar o motor para entrar no giro certinho na reducao de marcha.... a diff é que agora quase tudo é na mao.


exatamente meu velho!!!! eh o punta tacco na moto!!! =DDD

no carro eu soh faço punta-tacco hehehee

como alguem disse, o consumo aumenta sim (nao sei quanto), mas, teoricamente aumenta.
qdo vc reduz sem acelerar o carburador fica mandando gasolina pra manter lenta soh.
e qdo vc reduz acelerando, joga gasolina pra subir o giro.
mas como vc acelera por instantes soh, acho q eh pouca coisa.

EddyMaxx
25-09-06, 23:43
A quantidade de gasolina a mais que vc gasta por dar essas aceleradas ao reduzir sai muuuuuuito mais barato do que o PREÇO DO RISCO EM TRAVAR SUA RODA EM ALGUMA SUJEIRA DA RUA e que te faça lamber o chão.

É só fazer o cálculo! :OK:

Abraizz

[]'s
Eddy

brfisher
26-09-06, 00:12
fiz isso hj, acho que consegui.. realmente a moto fica mais macia..


aperta a embreagem, baixa a marcha, acelera, solta a embreagem


a minha faz um estado quando diminui a macha sim, mas isso soh quando ta vindo na quinta, e vai parar no sinal, por exemplo. que baixa uma tras da outra.
pra acabar isso, eu aperto a embreagem, dou uma aceleradinha, (uma roncadinha de leve), e baixo uma macha, sempre assim, até a segunda ou primeira.
sempre nessa ordem. aperto a embreagem, dou uma aceleradinha, (uma roncadinha de leve), e baixo uma macha.

MaumauFT
27-09-06, 00:21
aahhnnn... o estalo q dah n eh a sua corrente muito frouxa!?!?

a minha fazia isso, eu achava q tava quebrando algo na moto.

pq qdo vc acelera, o motor puxa a roda e faz força pela volta de cima da corrente.
Qdo vc reduz, a roda "puxa" o motor pela parte de baixo da corrente. e qdo ocorre isso ela estica e dah um estalo.

dah uma olhada ae.