PDA

Ver Versão Completa : Coroa menor



MaumauFT
04-10-06, 18:18
Opa!! Galera... to fazendo um monte de mudanças na minha Maxzinha... esse findi jah tenho fotos dela (ha quase uma ano com a moto e nao postei fotos aki hehehehe) tah ficando lindona.

Agora... quero deixar a relação dela mais londa.

Desmontei a roda pra pintar e aproveitei pra ver uma coroa maior pra ela.
Ela tem coroa 39 dentes e o kra soh tem a de RD com 37 dentes. Serah q eh muita coisa?!
99% do tempo anda soh uma pessao nela, eu (65kg+-) e meu irmao (80kg+-)

Ela eh muito reduzida... em subidas a 80km/h se eu enrolar o cabo ela vai O.o

Ou serah melhor trocar o pinhao?!

o pinhao eh mais barato e, diz o mecanico da sundown, eh universal.
o q vcs acham?!
a principio penso em trocar o pinhao por ser mais barato. (coroa R$21 e pínhao R$8)

2 dentes a menos no pinhao eh a mesma coisa que 2 dentes a menos na coroa?!
postem suas opinioes.

Obrigado!!!

MaumauFT
05-10-06, 02:15
jah q ngm postou nada... vou corrigir =D

2 dentes A MAIS no pinhao eh a mesma coisa q 2 dentes A MENOS na coroa!?

digo pela redução q vai dar...
conversei com meu pai hj e acho q vai ficar mto reduzida se colocar 2 dentes a mais no pinhao.
acho q vou colocar um pinhao 1 dente maior.

agm2112
05-10-06, 10:17
VC tá trocando as bolas ... 2 dentes a mais no pinhão vai alongar a relação, e 2 dentes a mais na coroa, vai reduzir. Cuidado com pinhões muito grandes, pois ele podem não encaixar no eixo sem fazer alguma gambi (esmerilhar travas, por exemplo).

MaumauFT
05-10-06, 12:30
hehehe agora foi vc q nao leu direito.

Eu penso em colocar 2 Dentes A MAIS no pinhao ou 2 dentes A MENOS na coroa.

Mas sera q colocando soh 2 dentes a mais no pinhao vou ter q fazer gambi?!
Vou deixar ela +- 10% mais londa com 2 dentes a mais no pinhao.
E +-5% mais longa com 2 dentes a menos na coroa.

Acho q vou de pinhao. ou vou encontrar uma coroa 4 dentes menor.. oq q eh acho mais dificil =D

agm2112
05-10-06, 12:34
Não sei como é na sua moto, mas em algumas (a Sahara por exemplo) um pinhão com 1 dente a mais só entra na base do esmeril ... na minha XLX vou descobrir em breve, pois comprei um pinhão de 15 dentes no site da Vaz (eita pessoal enrolado), já tem quase duas semanas e nada !

Morenno-Tdaí
05-10-06, 18:44
Puxa, _Black_Angel_

Eu tb to querendo colocar um pinhão maior ou uma coroa menor na minha moto.

Vou acompanhar esse tópico para saber as respostas...

Valews...

carnachion
05-10-06, 18:56
Conheço quem alongou a relação da YBR e da XTZ aqui do forum, o Machado e o Ferigolo, ambos não tiveram experiencias muito satisfatórias!

Rubinho
05-10-06, 21:01
Eu coloquei um pinhão 15 na finada XTZ, valeu apena na estrada pois deu uma folga no motor. Acho que ela não perdeu muito de arrancada, talvez devida a coroa maior que a YBR. O pinhão 16 ficou uma porcaria, a moto não tinha força nenhuma. As 125cc são muito desprovidas de torque, qualquer alteração na relação faz uma baita diferença. Tenta um pinhão de um dente a mais, outro maior vai deixar tua moto muito fraca e beberrona, pois vai ter que esticar mais as marchas para desenvolver. Fora que quando colocar garupa vai sofrer mais ainda. A XTZ com o pinhão 15 não conseguiu arrancar com garupa em um morro mais ingrime aqui em JF, mas também era um senhor morro.

MaumauFT
06-10-06, 00:00
bom galera... coloquei o pinhao 17 (original era 15) vamos ver noq vai dar.

So consegui andar no patio de casa pq logo começou a chover ¬¬ vi q ela ficou bem mais longa.
N posso tirar nenhuma conclusão... soh andei em 1ª e um pouco da segunda.
Mas acho q vou passar pra um 16.
O kra q me vendeu o pinhao eh parceirao e eh capaz de nem me cobrar pra trocar =D

Vamos ver... amanha ando nela e posto as opinioes.

aahh soh mais uma coisa... q sujeirada!!!!!!!
eu com a roda branquinha lindinha... encostava na graxa e tinha q ir lavar a mao (fiz isso umas 3 vezes aaaahhhh)
o pior vai ser lubrificar a corrente =,,,,,,,
to esperando a roda secar bem (na lata diz 24 horas, mas.....) pra lubrificar.

abraçao galera!!

MaumauFT
11-10-06, 02:11
entao pessoal... como havia prometido, minhas impressoes com pinhao 17 na max (original eh 15).

Na arrancada ela fica mais lenta, porem, parece que pega velocidade mais rapido pq vc troca menos de marcha.

Antes eu chegava em 80-90 de painel jah com a quinta engatada.
Agora, chega 90 quase 100 e eu troco pra quinta eheheheh
Sem falar que esgoelando a 3ª (digo 8k rpm, por ae) ela jah tah a 80 de painel (uns 70 reais) d TERCEIRA O.o
eu gostei bastante. moto respira aliviada em velocidades mais altas.
Posso dizer que a quarta agora eh a quinta de antes.

Ficou mais segura. Antes, pra acompanhar os carros (80-90 real) ela ficava esgoelada, com giro lah pelos 7-8k.
Agora eu ando ultrapassando os carros com o giro por ae. To chutando o giro agora pq to sem conta-giros ¬¬

A desvantagem: aqui tem alguns morros, eh ruimzinho pq se vc começa o morro a menos de 100 (painel) ela começa a cair e mantem pelos 80-90.
Se jogar quarta ela ateh volta pra 100, mas eh muita judiação com o motorzinho e com o consumo.
Não cheguei no fim do tanque com pinhao maior. Acredito que va dar pouca diferença no consumo pq agora eu ando 100-110 (de painel).

Essa semana parei em uma subida (quase 45º, senao mais O.o) muito ingreme.
Ela sofreu galera, acredito que se tivesse com garupa ela nao subiria sem queimar MUUUIIITOOO a embreagem.

E mais uma coisa... na cidade, vc queima mais embreagem no arranca e para. Talvez seja questao de acostumar com ela.

Conclusão: para o meu uso, aprovado. Alias, recomendo aos donos de MAX que troquem o pinhao, no mínimo por um 16 (q eh o q sai nas titan) que a motinho fica otima.

E se não gostar, bota o original d novo =DDD

abraçao galera!! espero ter ajudado =]

Morenno-Tdaí
16-10-06, 22:02
Ajudou sim _Black_Angel_ !!!

Eu tb vou fazer testes na minha motinho... hehehe

Descobri que a relação original da minha Altino é 14 / 40.

E a relação que está nela é de 14 / 44.

Acho que vou trocar o pinhão e colocar um de 15 ou talvez um 16 só pra ver como fica...

Valews !!!

MaumauFT
17-10-06, 14:52
Descobri que a relação original da minha Altino é 14 / 40.

E a relação que está nela é de 14 / 44.

Acho que vou trocar o pinhão e colocar um de 15 ou talvez um 16 só pra ver como fica...

Valews !!!


Nossa kra... sua moto tah mto reduzida.
A sua tah reduzida igual ao q eu alonguei a minha. +-a 10%
Se vc colocar 16/44 vai ter ela praticamente igual a original
14/40 = 0,35
16/44 = 0,36

MaumauFT
17-10-06, 14:53
aaahhhh a propósito... meu tanque tah quase no fim...

qdo acabar vamos ver como ficou o consumo.

Morenno-Tdaí
17-10-06, 15:33
aaahhhh a propósito... meu tanque tah quase no fim...

qdo acabar vamos ver como ficou o consumo.


Pois é _Black_Angel_...

Vou fazer teste com pinhão 15 e 16 daí eu escolho

o melhor...

Quando acabar teu tanque, coloca aqui como que

ficou o consumo!!!

Valews !!!

MaumauFT
18-10-06, 00:19
vish meu velho... hj voltando da aula entrou na reserva... ao q parece, gastou mais.

Acho q uma causa disso são os morros q pego, são 3, sempre.. com 1km de comprimento cada.
Dai ela começa a perder velocidade e eu enrolo o cabo, em quinta mesmo.

Mas vou aguardar o fim do tanque pra tirar conclusões.

Se vc anda mais em retas e em regioes com poucos morros, um pinhao 17 vai ficar bom (eu acho)
Se ela gastar mais, vou partir pra um pinhão 16.