PDA

Ver Versão Completa : Filtros



Wanderson
18-05-05, 00:14
Falae Galera tenho algumas duvidas referente a filtro de ar.
1º Sei que pode sujar um pouco o carburador, mas Seria realmente desaconselhavel andar sem filtro?
2º Sem o filtro a moto gasta mais gasolina do que o normal?
3º O Tal filtro esportivo ajuda a aumentar a potencia da moto?


Eh isso ae Galera
Um abraço

Alan
18-05-05, 00:36
1º Sei que pode sujar um pouco o carburador, mas Seria realmente desaconselhavel andar sem filtro?
-> Sim, é realmente desaconselhável andar sem filtro. Sempre andei sem filtro, e o resultado deu pra perceber na camisa do meu cilindro, que abri semana passada. O volume de ar que o motor aspira é muito grande...

2º Sem o filtro a moto gasta mais gasolina do que o normal?
-> Depende. Pois o que acontece é que o formato do filtro e da caixa podem orientar o fluxo de ar de uma determinda maneira, tirando o filtro vc altera isso... podendo causar mais ou menos depressão no venturi, e consequentemente maior ou menos abertura da agulha...

3º O Tal filtro esportivo ajuda a aumentar a potencia da moto?
-> Não, um filtro original em boas condições é sua melhor opção. Os filtro esportivos com elemento filtrante de boa qualidade são caros. Esse baratos, além de não filtrarem nada, ainda podem obstruir o fluxo normal...

Uma ilustração rápida da importância do filtro:

Tomemos um motor de 125 cm3

A cada duas rotações (4 tempos), o motor aspira 125 cm3. Esse volume varia de acordo com características de comando, coletores, carburação, pressão atmosférica, mas o intuíto é só ilustrar...

Um motor funcionado a 5000 rpm, que é uma rotação comum no dia a dia, irá aspirar 2500 vezes...

A cada vez, 125 cm3, em 2500 vezes, 2500 x 125 = 312.500 cm3!

Ou seja, 312,5 litros de ar por minuto...

Uma sala de 3x4 m tem algo próximo de 36.000 l de ar...

Então em torno de 2 horas de uso seu motor aspirou todo o ar dessa sala. É possível de se imaginar o tanto de poeira suspensa presente nessa sala. Imagine também a poeira, terra da rua...

E isso em 2 horas... :-s

Wanderson
18-05-05, 00:48
Cara, valeu a explicação.
Muiiiito Boa mesmo velho!
Amanha eu coloco o filtro de volta.
hehehhe
Mas sei la não sei se pode ser impressão mas senti que a moto sem o filtro ficou mais forte, não sei exatamente o pq.
Mantendo no mesmo tópico e mudando de *assunto* vc sabe com quantos quilometros o motor esta devidamente amaciado?

alexandrecatani
18-05-05, 06:59
Mas sei la não sei se pode ser impressão mas senti que a moto sem o filtro ficou mais forte, não sei exatamente o pq.


ai isso é normal... em viagens curtas gosto de ir sem filtros, a moto realmente anda mais...

clark
18-05-05, 09:28
Velho já disse e vou repetir. Quem tem ybr não adianta mexer, pois o ganho de desempenho e muito pequeno pelo trabalho e as consequencias que vc pode ter depois. Vc tira o filtro a moto anda muito pouca coisa a mais não chega a dar 10km de diferença no velocimetro e corre o risco de mandar o motor pro pau, não vale a pena! Vc põe um filtro esportivo pra ficar bom tem que mexer no caburador a moto fica com um ronco legal mas desempenho que e bom nada de satisfatorio não vele nem o custo de colocar o filtro e mexer na carburação além da moto beber que e uma coisa de louco. Agora vc me pergunta pq o cara fala isso. Falo isso pq tenho uma e já fiz tudo isso e hoje ela ta original denovo pq assim ela funciona melhor. Quer mexer na ybr faz isso põe um caburador de strada, aumenta a cilindrada (obs. pistão de strada e muito grande pra ybr da um trabalhão danado pq o espaço interno e muito pouco escolha um menor) e manda trabalhar os dutos ai sim vc ter um ganho consideravel de potência mas vai gastar uns 400,00 pila pra fazer. E por isso eu digo ybr boa e ybr original e bem regulada!

Alan
18-05-05, 10:13
Mantendo no mesmo tópico e mudando de *assunto* vc sabe com quantos quilometros o motor esta devidamente amaciado?
Eu tô fazendo o motor da minha moto, o meu amaciamento vai ser assim:

0-500 km: no máximo uns 5k rpm

500-1000 km: no máximo uns 6k rpm

1000-1500 km: no máximo uns 7k rpm

Depois disso é regular de novo e andar normal, sendo que a cada 500 km eu vou trocar o óleo...

OzzY
18-05-05, 20:03
po Alan mto boa essa explicação... vc q bolou esses calculos???mto bom! ah mas acho q vou continuar puxando poeira e dando coco nos loco heheheh!!! Abs!

rafael oliveira
18-05-05, 20:20
Velho já disse e vou repetir. Quem tem ybr não adianta mexer, pois o ganho de desempenho e muito pequeno pelo trabalho e as consequencias que vc pode ter depois. Vc tira o filtro a moto anda muito pouca coisa a mais não chega a dar 10km de diferença no velocimetro e corre o risco de mandar o motor pro pau, não vale a pena! Vc põe um filtro esportivo pra ficar bom tem que mexer no caburador a moto fica com um ronco legal mas desempenho que e bom nada de satisfatorio não vele nem o custo de colocar o filtro e mexer na carburação além da moto beber que e uma coisa de louco. Agora vc me pergunta pq o cara fala isso. Falo isso pq tenho uma e já fiz tudo isso e hoje ela ta original denovo pq assim ela funciona melhor. Quer mexer na ybr faz isso põe um caburador de strada, aumenta a cilindrada (obs. pistão de strada e muito grande pra ybr da um trabalhão danado pq o espaço interno e muito pouco escolha um menor) e manda trabalhar os dutos ai sim vc ter um ganho consideravel de potência mas vai gastar uns 400,00 pila pra fazer. E por isso eu digo ybr boa e ybr original e bem regulada!




cara concordo plenamente!!!! se podesse desfazia tudo q fiz!!!! alem de ter dado um trabalhão pra trocar o piston naquele motor apertadissimo estou tendo problemas diariamente!!!! a moto ta batendo valvula só to vendo a hora do piston furar!!!!! porque a yamaha faz um motor com um curso bom como o da y e deixa aquele motor apertadinho!!!!

mas outra coisa q não faria é tirar o filtro de ar a moto melhorou um ouco sim sem falar no ronco!!!

Alan
18-05-05, 23:06
po Alan mto boa essa explicação... vc q bolou esses calculos???mto bom! ah mas acho q vou continuar puxando poeira e dando coco nos loco heheheh!!! Abs!
Não fui eu quem bolei não...

Foi de experiências de outros amigos mesmo...

bressan
03-11-05, 11:13
put`s.... tenho que coloca meu filtro de volta.... o problema eh que a moto foi regulada 100 o filtro...
agora vo faze assim...
tenho a revisao dos 12000 pra faze.... ja que a minha moto esgasga quando sobe o giro quando coloco o filtro...
vo coloca o filtro e leva pra revisão....
dai eles se viram la.. ;)

MarciON
03-11-05, 12:16
a minha eu só tiro as vezes..
tipo uma ou 2 vezes por mês, mas tiro e coloco no mesmo dia

ahhh
e minha moto sem o filtro fez 23Km/l
(andando só enrolado)

e andando sussu com filtro faz 34Km/l

juliano125
03-11-05, 16:10
filtro nem morto..só qdo eu vender a moto..ahauahua...tv gastando mais com filtro..arranquei aquela porcaria de vez....se fuder o pistão já vou colocar logo um da strada...ahauhauahau

TRW
03-11-05, 16:18
moto com filtro esportivo so se vc mexe no motor vai anda.

Henrique D.
03-11-05, 22:24
Mantendo no mesmo tópico e mudando de *assunto* vc sabe com quantos quilometros o motor esta devidamente amaciado?
Eu tô fazendo o motor da minha moto, o meu amaciamento vai ser assim:

0-500 km: no máximo uns 5k rpm

500-1000 km: no máximo uns 6k rpm

1000-1500 km: no máximo uns 7k rpm

Depois disso é regular de novo e andar normal, sendo que a cada 500 km eu vou trocar o óleo... duvído aguentar andar nessa rotação :lol:
enrola o cabo aííí :D

Bibes
10-12-05, 10:55
olha eu vou por filtro esportivo na minha ybr, mas pq preciso do espaço da cx do filtro, instalar buzina loca de calhambeque, da bem certinho no espaço, e se deixar fora tenho certeza que os cara levam!!! agora eu coloquei nos parafusos do escape, mas nao deixo sozinha ela..