PDA

Ver Versão Completa : Carga na mola da YES



AMBN
15-10-06, 19:37
Galera,

Em que posição está o pino que regula a carga das molas traseiras da YES de vcs?

Tava usando na posição original (furo 2) e n sentia seguranca pra deitar muito. A traseira dava umas rabeadas. Ontem, tive de endurecer a mola por conta de uma carona que eu dei, e passei do pro furo 2 pro 4. Depois, quando voltei a andar sozinho, pensei até em voltar pro 2, mas fiquei com preguica e continuei rodando no 4 mesmo. Po, n é que a moto ficou muuuuuito mais estável? Agora eu deito tranquilo nas curvas e a traseira nem mexe! 2 nunca mais!!! :OK:

Furious VIPER
15-10-06, 21:22
Não sei como é a regulagem dos amortecedores da Yes...
Na Ybr vc gira o amortecedor pra ele ficar em cada uma das 5 regulagens... eu uso na última, a mais alta, pra traseira ficar bem levantada mesmo... não me encomoda nada pra dar carona e qdo ando sozinho fica tudo numa boa!! Nunca me encomodei nem pensei em mudar!!
Só não pode é andar com os 2 amortecedores com regulagens diferentes (no caso das bishock)... de resto... cada um testa a altura q axar melhor!

hedertone
15-10-06, 22:07
pow... mumdar posição do amortecedor por causa duma carona... ta dificil deu fazer isso viu...

Ramiro
15-10-06, 22:15
Eu uso na mais dura... acho meio perigoso usar as outras sem carona..

hedertone
15-10-06, 22:25
ô furios... se naum me engano.. fiz uma medição e pelo que vi a regulagem só interferi na mola do amortecedor, diminuindo ou aumentando o espaço entre os espiraise naum aumenta nem abaixa o fundo d amoto.. pq naum altera no tamanho do amortecedor...

Furious VIPER
15-10-06, 22:34
Ué... q estranho... qdo tá no mais alto... ela fica mais macia, claro, pq a balança oscila mais... e qdo tá no mais baixo fica mais rígido, pq a balança oscila menos! Mas agora tu me deixou numa dúvida.. a gente sempre fala de deixar mais alta a traseira da moto pra ficar esportiva e tal.. e qdo eu digo alta ou baixa, lembro dakelas fotos q a gente vê duma moto quase rebaixada e outra com a traseira lá em cima!
Será q não altera a posição da rabeta mesmo? é só o tipo de amortecimento?? Bah, fikei curioso!!

hedertone
15-10-06, 22:39
Ué... q estranho... qdo tá no mais alto... ela fica mais macia, claro, pq a balança oscila mais... e qdo tá no mais baixo fica mais rígido, pq a balança oscila menos! Mas agora tu me deixou numa dúvida.. a gente sempre fala de deixar mais alta a traseira da moto pra ficar esportiva e tal.. e qdo eu digo alta ou baixa, lembro dakelas fotos q a gente vê duma moto quase rebaixada e outra com a traseira lá em cima!
Será q não altera a posição da rabeta mesmo? é só o tipo de amortecimento?? Bah, fikei curioso!!
pode medir... na verdade a regulagem deixa a mola com o espiral maior ou menor... mais o amortececdor continua do mesmo tamanho...

Furious VIPER
15-10-06, 22:42
baaaaaahhh... imagina só.. de repente eu tô usando os amrtecedores numa posição ruim e não tô sabendo!!
Então toda história q eu sabia caiu por terra!!
Então agora, pra todos aí... a regulagem mais alta deixa a moto mais macia ou mais rígida? Qual é melhor?

hedertone
15-10-06, 22:47
quando agente coloca no nivel que seria o mais alto ela deixa a mola mais apertadinha e mais dura...

Ivan RJ
16-10-06, 00:00
caso não me engane a regulagem deste tipo de amortecedor é igual para todas as motos. Na yes vem de fábrica na posição 2, eu achei muito macia, principalmente porque ando sempre com a esposa na garupa como hedertone pode ver na foto, e vcs também pois a postei no tópico vamos nos conhecer... bastou subir uma posição para o comportamento da moto ficar perfeito para garupa e mesmo para andar sozinho. não vou modifica-lo até que os amortecedores começarem a dar sinais de cansaço. Quando isto acontece é só ir subindo até a 5ª regulagem, depois disso é bom trocar, pois vai ficar perigoso! abraços ao amigos.

Wilson Filho
16-10-06, 00:16
A minha esta na posiçao 2 , nao alterei , esta como veio da conceciossinaria.

Lagartixxa
16-10-06, 08:24
bom nao tenho yes ( :( ) mas na titan eu deixei antes da ultima regulagem (agora deu branco e nao lembro a qntidade de regulagens que tem) eu nao senti muita diferenca em curva nao, so no calcamente q fico um poco mais duro

e na minha moto a suspensao subiu um pouco sim, coisa de 1cm mas subiu! e tem logica isso, pq o peso da moto comprime o amortecedor, si levantar a mola via levantar um poco o amortecedor tbm! e foi isso q aconteceu na minha

Fernando Oliveira
16-10-06, 10:20
Deixo na regulagem 3 das 5 possíveis e levo carona todos os dias...

dilson
16-10-06, 13:55
sempre deixo na posição 5....

mas quando estou com garupa e meu trajeto terá muitos buracos eu mudo pra 3....

e a rabeta não fica mais alta po mudar a posição...
isso foi uma coisa que eu pensava tbm,
mas quando mudei a primeira vez percebi que nehuma mudança tinha ocorrido....

abraços

Furious VIPER
16-10-06, 16:41
Pô.. de repente eu tô perdendo de usar uma regulagem melhor por causa disso... ando 90% do tempo sozinho, pensei q pra ficar mais bonito era só usar no mais alto... bah.. viajei!!hehe

ratopf
18-10-06, 23:20
ahhhh intaum eh por isso q a motok parece q a trazeira qh passar por mim iaeuhiuaehiuhaeiu
a minha tah na regulagem 1 ou seja a mais macia creio eu...
amanha msm vo mete na 3 ou 4 pra v como q vik...
tah lokssss

em dois fazia as curva perfeito e sozinho a trazeira quase passava por mim e eu nem sabia...aeiuhaeuihiuaehiua

abrass ae galera vlww

Ivan RJ
18-10-06, 23:29
se os amortecedores são novos, não é necessário usar acima da terceira regulagem, pois irão se desgastar mais rápido. na suzuki com calibragem correta dos pneus e a regulagem na posição 3 fica perfeito. abraços.

hedertone
19-10-06, 08:01
eu uso da 2 mais vou testar a 3 seguindo o conselho do ivan!

Se alguém duvidas que a traseira não sobe basta medir heeh, coloca na posição 1 medi e coloca na 5 e medi dinovo

AMBN
19-10-06, 09:37
se os amortecedores são novos, não é necessário usar acima da terceira regulagem, pois irão se desgastar mais rápido. na suzuki com calibragem correta dos pneus e a regulagem na posição 3 fica perfeito. abraços.

Ivan, mesmo com garupa vc usa a regulagem no 3? N fica macia demais a suspensao?

Outra dúvida: ao endurecer a mola, eu n estaria economizando o amortecedor? Com a mola mais dura, o amortecedor trabalha menos, retardando portanto o seu desgaste, certo?

Esse papo nos leva a outra pergunta: mola de moto sofre desgaste? Ou basta trocar o amortecer que a suspensao está nova?

Ab,

hedertone
19-10-06, 11:36
Ivan, mesmo com garupa vc usa a regulagem no 3? N fica macia demais a suspensao?

Outra dúvida: ao endurecer a mola, eu n estaria economizando o amortecedor? Com a mola mais dura, o amortecedor trabalha menos, retardando portanto o seu desgaste, certo?

Esse papo nos leva a outra pergunta: mola de moto sofre desgaste? Ou basta trocar o amortecer que a suspensao está nova?

Ab,
veio... quando vc aumenta ela fica mais durinha...

Lagartixxa
19-10-06, 14:32
cara, q eu saiba, agente so troca amortecedor mesmo, mola so troca qndo quebra, si quebrar!

AMBN
19-10-06, 16:47
veio... quando vc aumenta ela fica mais durinha...


Então, se ela fica mais dura, o amortecedor atua menos! O que desgasta o amortecedor é examente o movimento das peças internas dele pra amortecer os impactos. De tanto subir e descer, de tanto comprimir o gás ou óleo que fica dentro do amortecedor no momento do impacto, a vedação do amortecedor se desgate e o óleo ou gás escapa, diminuindo a eficiencia do amortecedor.

O que acontece se a gente troca apenas o amortecedor do carro, sem substituir as molas? O amortecedor novo vai embora rapidinho! A mola, de tão macia que está (ou seja, velha), n vai sustentar o carro e o amortecedor vai ficar sobrecarregado, trabalhando loucamente, como se estivesse segurando um caminhão ultra-pesado. Daí, por estar sendo submetido a uma carga absurdamente maior do que aquela prevista no seu projeto, a vida útil do amortecedor fica comprometida.

Na moto é a mesma coisa, eu acho. Quando mais macia a mola, mais o amortecedor trabalha e mais rápido ele cansa. Pro amortecedor durar mais, vc tem que dividir o trabalho da suspensao com a mola!

hedertone
19-10-06, 16:52
concordo maninhu!!! heheh mais prefiro manter na 2.. e vou testar a 3.. gosto de moto macia.. e naum dura..

Ivan RJ
24-10-06, 01:04
Fala AMBN, Boa semana para todos os irmãos, ela não fica macia demais na posição 3 mesmo com garupa. Aqui na buraqueira do RJ, ficou perfeita. Na regulagem que veio de fábrica 2ª posição estava muito macia e com tendencia a escorregar um pouco, bastou subir um ponto e ficou perfeita. Vamos tentar esclarecer uma coisa simples.
1º Até onde eu sei esses amortecedores teêm 5 regulagens.
2º Vem da fábrica na 2ª regulagem
3º A regulagem é feita girando a base do amortecedor em sentido horário
4º Quanto mais subir a regulagem sem necessidade mais depressa o amortecedor vai pro saco
5º quando o amortecedor vai gastando a gente vai subindo a regulagem para compensar o desgaste, não aconselho, mas as vezes a grana pode ficar curta e aí...
6º Moto não é carro, quando compramos o amortecedor ele vem completo, amortecedor e mola são um conjunto.
7ºQuanto mais endurecer o amortecedor sem necessidade, mais irá gastá-lo. A teoria de trabalhar menos não irá economizá-lo, poderá e irá quebrar, junto com isso , normalmente um belo tompo.
Ao endurecer o amortecedor sem necesidade nós estaremos comprometendo toda a ciclística da moto e também a balança e suas buchas. PORFAVOR se ainda não tiverem adquirido sensibilidade de pilotagem para mexer em suspensão NÃO passem da 3ª posição de regulagem do amortecedor. Abraços a todos os irmãos. :)

sot010174
24-10-06, 09:09
Putz eu me lembro quando só eu tinha moto e estava levando o meu irmao nas concessionarias do RJ (todas as marcas). Na volta pra casa, esqueci de voltar a regulagem do amortecedor... Putz ela fica muito dura no 4.

hedertone
24-10-06, 09:16
Putz eu me lembro quando só eu tinha moto e estava levando o meu irmao nas concessionarias do RJ (todas as marcas). Na volta pra casa, esqueci de voltar a regulagem do amortecedor... Putz ela fica muito dura no 4.
pow.. na boa sot.. acho meio sem necessidade ficar mechendo em regulagem toda hora que lançar um garupa...

Jduarte
24-10-06, 10:15
Para quem acha que deixar a mola mais dura economiza amortecedor:

com apenas uma pessoa, a mola pré-ajustada com mais carga fará o amortecedor se esticar mais rapidamente em certas situações, provocando inclusive pequenas pancadas internamente, com mais força.

O amortecedor TEM que trabalhar. É ele que evita as oscilações, dando estabilidade à toda massa suspensa. Já a mola, atua para manter uma altura controlada, além de ajudar a absorver também as irregularidades do piso.
E essa regulagem deve ser refeita sempre que se muda a carga sobre a moto. Sem ela, a suspensão baterá no fim do curso (prejuizo ao amortecedor) se estiver mole, e dará tranco no retorno do amortecedor se estiver dura demais...

Legal, né? :0_0:

sot010174
24-10-06, 11:18
O ideal eh sempre mudar a regulagem entao... acho melhor deixar no 3... eh o melhor dos dois mundos entao... Eu nao ando com garupa, normalmente sozinho e deixo sempre no 2.