PDA

Ver Versão Completa : O MITO da marcha-lenta



Jduarte
07-11-06, 22:15
Junto com o famigerado modo de amaciamento de um motor novo, temos mais um mito: o da marcha-lenta.

Eu acho curioso que algumas pessoas adotam "a menor marcha-lenta possível".
Já reparei antes, na rua, motociclistas que param ao lado das minhas motos (as que já tive!), sempre reguladas do jeito que indicam os manuais, e olham com aquela expressão de desdém, pq o motor deles está naquele "tó tó tó tó"... como se isso fosse uma superioridade qualquer.

Claro que nem sei o que fazem mais, com as suas motos... mas sempre imagino que estão dando carga na bateria frequentemente, e sempre dando umas apagadas no trânsito, por causa do excesso de confiança nessa lenta tão baixa.

Já ouví sobre aquecimento... sobre bomba de óleo, e sobre consumo de gasolina, como motivos para usar uma lenta mais baixa que o indicado. Caramba! hehehehe...querer economizar gasolina até na marcha-lenta de uma moto é o supra-sumo da dureza, hein!

hedertone
07-11-06, 23:04
tem um amigo meu que é moto taxi... sempre que eu pegava a moto dedle.. a lenta tava tão baixa que se eu parasse num sinal e soltasse demais o acelerador ela apagava... tinha que deixar ele levemente puxado.... e ele achava aquilo o maximo...

sucupira
07-11-06, 23:16
É Jduarte

Junto com o famigerado modo de amaciamento de um motor novo, temos mais um mito: o da marcha-lenta.

Eu acho curioso que algumas pessoas adotam "a menor marcha-lenta possível".
Já reparei antes, na rua, motociclistas que param ao lado das minhas motos (as que já tive!), sempre reguladas do jeito que indicam os manuais, e olham com aquela expressão de desdém, pq o motor deles está naquele "tó tó tó tó"... como se isso fosse uma superioridade qualquer.

Claro que nem sei o que fazem mais, com as suas motos... mas sempre imagino que estão dando carga na bateria frequentemente, e sempre dando umas apagadas no trânsito, por causa do excesso de confiança nessa lenta tão baixa.

Já ouví sobre aquecimento... sobre bomba de óleo, e sobre consumo de gasolina, como motivos para usar uma lenta mais baixa que o indicado. Caramba! hehehehe...querer economizar gasolina até na marcha-lenta de uma moto é o supra-sumo da dureza, hein!

JDUARTE, daqui um tempo as motos não precisarão vir com o seus manuais (que você paga por isso), só vai vir a moto e um folheto "Fale com um motoboy de confiança" - Pronto a sua moto está pronta para chegar mais rápido a uma oficina! hehehehe

Na minha humilde opinião acho que os males da lenta baixa são vários, dentre eles, alguns eu posso tentar arriscar em dizer:
-Força a bomba de óleo - Digo quem garante que a pressão gerada, leva a lubrificação correta para todas as partes do moto?
-Conjunto de Luzes - O que se ganha deixando a lampada variando em baixa voltagem?
-Economia geral - Foi como vc disse, não dá pra saber o que se passa em alguns motoqueiros
-Manual de instruções e capa de corrente - Acho que na maioria das motos tem essa informação! :)

heffestto
07-11-06, 23:43
heheheh,

depois dos problemas com a moto apagando, deixei a minha acelerada, inclusive pra manter a bateria em boas condições. Espero que meus problemas acabem.

oldskullo
07-11-06, 23:55
Pow vocês não tem a idéia de como meu pai enche o saco com esse negócio de obsessão por marcha-lenta-lenta...
Caramba, dá até raiva de ouvir ele falando
"Tu deixou essa moto muito acelerada, vai acabar com ela em dois tempos! Tem que deixar ela fazendo tu-tu-tu bem devagarinho... ARRUMA ESSA MERDA! " >-[ >-[ >-[

Ele pensa que minha cgzinha é Harley...

Pitbull
08-11-06, 00:33
Aheuaheua, eu sei q muito bem nao deve fazer.
Mas eu gosto da marcha lenta bem baixa, na minha Titan tava bem baxa sempre.
Mas pq acho legal, ela fikar tó......tó...touu..t´t.. hehe
Parecendo q vai apagar, parece moto fuçada.
Coisa de pia, mas acho tri, mas nunca deu nd, a nao ser algumas apagadas de vez em qdo..

Abrs!!!!!

Stone
08-11-06, 07:08
''cada loco com sua mania'' huahuahuahuaha, prefiro a lenta meio alta

agm2112
08-11-06, 07:59
Não só os motoboys, mas muitos motoristas de taxi fazem a mesma coisa ...

AMBN
08-11-06, 09:07
Prefiro a lenta alta, pra moto n ficar morrendo nas arracandas. Odeio quando isso acontece. |:(

spygtba
08-11-06, 09:54
a minha biz veio de fabrico com este to to to to, ja morreu uma vez depois que peguei na primeira revisao vou mandar aumentar a lenta dela, se acontece isso no semaforo é foda ainda mais sem partida eletrica

AMBN
08-11-06, 10:14
a minha biz veio de fabrico com este to to to to, ja morreu uma vez depois que peguei na primeira revisao vou mandar aumentar a lenta dela, se acontece isso no semaforo é foda ainda mais sem partida eletrica

Exatamente... E ela demorar a ligar a beca quando isso acontence. É como se estivesse fria!

PimEdu
08-11-06, 10:39
cara, minha lenta fica no limite de morrer tbm e nunca deu nada, como num tenho manual (e nem contagiros) deixo ela acelerada o suficiente para não morrer, quando começa a morrer parada dou uma pequena acelerada. Não acho ruim isso não, acho chato ficar com a letna alta, quando para parada fica acelerada demais, mas nunca tive q acelerar ela para não morrer, deixo ela normal e num morre não.

alexandrev8
08-11-06, 10:53
A minha tem um problema se regular a macha lenta fria quando estiver quente ela fica acelerada
ou se voce regular ela quente quando estiver fria fica baixa de mais dificil de pegar!

o porque ? vai saber? sera que foi por que aspirei ?

hedertone
08-11-06, 11:08
A minha ta blzinha, depois que limpei o bura quando mexi no nivel da boia.. ela pareci um reloginhu.... o ponteiro do conta-giros fica parado... nem oscila... hehehe mostrei até pra minha mãe heheheh ta travado lá 1500, logo quaundo ligo pela manhã.. por estar fria fica em +/-110 mais ai deixo ela esquentar hehe

elio_filho
08-11-06, 14:24
Redondinha que nem a minha... qdo veio de fábrica era um tédio, oscilava demais!

Aí veio o JDUARTE e deu um grau, ficou show. Depois disso, o FELIPE lá da Suzuki EGO Duque de Caxias acertou a mão de novo...

Na próxima revisão de 15.000km não sei o que fazer. Acho que vou revisar a moto, depois subir pela Anchieta e levar p/ o JD acertar de novo, valendo "doix paxtéu e um xoppis"... :-D

Abraço,

heffestto
09-11-06, 02:11
A minha tem um problema se regular a macha lenta fria quando estiver quente ela fica acelerada
ou se voce regular ela quente quando estiver fria fica baixa de mais dificil de pegar!

o porque ? vai saber? sera que foi por que aspirei ?




será uma caracteristica do motor da strada???

a minha ta acelerada, agora nao apaga mais... mas tem hora que o acelerador prende... tenho que descobrir aonde é que está agarrando...

Jduarte
09-11-06, 05:57
Redondinha que nem a minha... qdo veio de fábrica era um tédio, oscilava demais!

Aí veio o JDUARTE e deu um grau, ficou show. Depois disso, o FELIPE lá da Suzuki EGO Duque de Caxias acertou a mão de novo...

Na próxima revisão de 15.000km não sei o que fazer. Acho que vou revisar a moto, depois subir pela Anchieta e levar p/ o JD acertar de novo, valendo "doix paxtéu e um xoppis"... :-D

Abraço,


quando começamos? hein? hein?... falta muito pros 15 miu???
xoppiscuro, prá combinar com us paixtéuxx! :drool:

Jduarte
09-11-06, 06:08
A minha tem um problema se regular a macha lenta fria quando estiver quente ela fica acelerada
ou se voce regular ela quente quando estiver fria fica baixa de mais dificil de pegar!

o porque ? vai saber? sera que foi por que aspirei ?



com quantas voltas está o parafuso de "mistura da lenta"?



Pow vocês não tem a idéia de como meu pai enche o saco com esse negócio de obsessão por marcha-lenta-lenta...
Caramba, dá até raiva de ouvir ele falando
"Tu deixou essa moto muito acelerada, vai acabar com ela em dois tempos! Tem que deixar ela fazendo tu-tu-tu bem devagarinho... ARRUMA ESSA MERDA! " >-[ >-[ >-[

Ele pensa que minha cgzinha é Harley...


é bom lembrar que os motores pequenos, por não terem um "volante" precisam de um pouco mais de rotação para ficarem realmente estáveis, na lenta.
Além disso, até mesmo numa reaceleração, a marcha-lenta correta ajuda um pouco...