PDA

Ver Versão Completa : Como calcular a velocidade real da sua moto



Sabedoria
23-11-06, 11:17
Muito se fala sobre o real rendimento de determinada moto, se esta anda mais ou menos que outra. Na verdade a velocidade máxima de cada marcha e logicamente a velocidade final de qualquer veiculo automotor é delimitado por condições mecânicas imutáveis sem a alteração e/ou troca de peças do veiculo. A velocidade alcançada por uma moto é um calculo simples, baseado na relação entre rotação do motor, relação primária (no virabrequim), relação final (coroa e pinhão), relação de cambio e finalmente a circunferência do pneu de tração.
Ao se alterar a relação de uma moto, alongando-a (com o uso de coroa menor ou pinhão maior), ou encurtando-a (com o uso de coroa maior ou pinhão menor), busca-se se adequar à utilização da moto a um determinado perfil de desempenho ou economia já que a uma mesma rotação do motor a moto estará em uma velocidade maior ou menor respectivamente. No caso da necessidade de encurtamento da relação (em motos para trilha, por exemplo), os resultados são imediatos, mas em contrapartida o alongamento da relação só resultará em aumento de velocidade final se o motor tiver potencia para isto. Sem a alteração da potencia do motor o alongamento de relação deverá ser mínimo, pois de outra forma não alcançaríamos mais a rotação máxima original em ultima marcha, diminuindo a velocidade final, embora em baixas velocidades possa existir uma redução do consumo de combustível.
Tomando como exemplo uma EN 125 YES (porque tenho o manual com os dados necessários), tem-se os seguintes dados: relação primária - 3.470 (59/17), relação final - 3.071 (43/14), relação do cambio em 5° marcha - 0,956 (22/23), e circunferência do pneu de 1856 mm (obtida através de medição, pois o calculo sobre as medidas de pneu e roda não são iguais para todos os fabricantes de pneu). De qualquer forma segue formula para calcular-se esta circunferência:

Pneu 90/90 18 (90 mm de largura, 90 % de 90 mm de altura (81,0 mm) para ser usado em rodas de 18”
Roda 18 “ = 18 x 25,4 = 457,2 mm

O diâmetro total roda mais pneu será: 457,2 mm + 81,0 mm + 81,0 mm = 619,2 mm
A formula de circunferência é 3,1415 x o diâmetro, ou seja: 3,1415 x 619,2mm = 1945,27 mm (para cada volta da roda a distancia percorrida será de 1,94527 metros).

A formula para calcular-se a velocidade segue abaixo:

RPM x circunferência do pneu x 0,06
V =
Relação primaria x relação final x relação do cambio


No caso da YES em 5° marcha a 10000 rpm seria:

V= 10000 x 1.856 x 0,06 = 1113,6 = 109,315 km/h.

3,470 x 3,071 x 0,956 10,187

No caso de trocar-se a relação final por uma coroa de 42 dentes fica como segue:

V= 10000 x 1.856 x 0,06 = 1113,6 = 111,897 km/h

3,470 x 3,0 x 0,956 9,95196


Esta formula serve para qualquer moto, bicicleta ou automóvel desde que utilizados os dados específicos de cada veiculo. Como se pode notar, o ganho em velocidade final foi pequeno. Para um incremento maior de velocidade, com a utilização de uma coroa ainda menor, sem prejuízo na dirigibilidade da moto torna-se necessário o aumento de potencia do motor. O problema é que o aumento de velocidade não é diretamente proporcional ao aumento de potencia, devido ao maior arrasto aerodinâmico, atrito, geração de calor, etc. conforme demonstrado na formula abaixo:

P2 =P1 x (V2 / V1)³ onde P1 é a potencia atual, P2 é a potencia necessária para se atingir a velocidade desejada, V1 é a velocidade máxima atual e V2 a velocidade máxima desejada.

Como exemplo, vamos utilizar um automóvel moderno que tenha aproximadamente 100 CV e atinja a velocidade de 185 km/h. Como eu sou louco, gostaria de atingir uma velocidade de 400 km/h com o mesmo carro então:
P2 = 100 x (400/185)³ = 1010 CV. Como se pode notar, apesar de querer atingir pouco mais do que o dobro da velocidade atual, a potencia necessária para tal é 10 vezes maior que a atual. Como exemplo, esta é a potencia de um Bugatti Veyron, que realmente atinge 400 km/h.

Isto posto, torna-se simples calcular a real velocidade atingida por sua moto. Pode-se também, em motos sem conta giros, desde que se saiba a velocidade real da moto, calcular em que giro vc esta e se é possível forçar um pouco mais ou se já se chegou no limite maximo de utilização com segurança. Imaginemos que vc queira chegar a uma velocidade real, com relação original a 140 km/h:

140 km/h = RPM x 1856 x 0,06 140 km/h = RPM x 0,01093 RPM = 12808,9 RPM
10,187

Se a sua moto 125 com potencia original e relação também original bate 140 km/h de final, ou o seu velocímetro é parente do pinoquio, ou vc tem uma moto que consegue atingir quase 13000 RPM sem flutuar válvulas. Que sorte heim..

jecastro
23-11-06, 11:30
Para que quebrar a cabeça se tem um arquivo em excel pronto para isto http://200.176.4.197/post/velocidade_pn.xls , só tem que lembrar que isto é teórico porque depende também da potência do motor que tem que levar a moto até a rotação desejada.

Sabedoria
23-11-06, 12:21
Foi por isto mesmo que eu fiz questão de explicar tudo, inclusive com a formula para se calcular a potencia necessária para chegar na velocidade que se quer.

jecastro
23-11-06, 12:36
Eu sei perfeitamente o que tu quis dizer, mas a maioria teima em achar que se uma moto tem o dobro da potência ela deve andar o dobro, já tentei explicar em centenas de tópicos porque a Twister mesmo com 10cv a mais que a titan anda apenas 20km/h a mais de final e a Comet com 8cv a mais que a Twister apenas 10km/h a mais que a Twister.

Sabedoria
23-11-06, 13:53
Eu sei perfeitamente o que tu quis dizer, mas a maioria teima em achar que se uma moto tem o dobro da potência ela deve andar o dobro, já tentei explicar em centenas de tópicos porque a Twister mesmo com 10cv a mais que a titan anda apenas 20km/h a mais de final e a Comet com 8cv a mais que a Twister apenas 10km/h a mais que a Twister.


A maioria das pessoas que não tem formação técnica em areas que envolvem calculo, acham dificil de entender mesmo, mas do modo como escrevi, inclusive com o exemplo do Bugatti acredito ter ficado facil de entender. Se alguem tiver duvidas, pergunte que teremos prazer em responder.

Sam_2006
25-11-06, 15:23
Estranho, ou o meu tacometro e/ou o meu velocimetro estão com defeito, ou alguma coisa está errada com essas contas.
Quanto estou a 100 Km/h o tacometro marca 7.600 RPM.
Mas, fazendo as contas, a esta rotação eu deveria estar a 87 Km/h.
Alguém que tenha a Yes confere se a 110 Km/h ela realmente atinge 10 mil giros?

Jduarte
26-11-06, 02:59
..., e circunferência do pneu de 1856 mm (obtida através de medição, pois o calculo sobre as medidas de pneu e roda não são iguais para todos os fabricantes de pneu)

...A formula de circunferência é 3,1415 x o diâmetro, ou seja: 3,1415 x 619,2mm = 1945,27 mm (para cada volta da roda a distancia percorrida será de 1,94527 metros).



Sérgio, qual dos dois valores vale aqui? O meu pneu original, quando novo tinha a circunferência de 1,995 m. Eu medí logo no começo, pq já usava esse tipo de informação há alguns anos.
No final da utilização, o pneu estava com 1,955 m ...



V= 10000 x 1.856 x 0,06 = 1113,6 = 109,315 km/h.


o que é esse "0,06"?





Se a sua moto 125 com potencia original e relação também original bate 140 km/h de final, ou o seu velocímetro é parente do pinoquio, ou vc tem uma moto que consegue atingir quase 13000 RPM sem flutuar válvulas. Que sorte heim..



não duvido que uma Yes consiga isso... as outras 125, com suas relações, aí eu não sei...

Sabedoria
27-11-06, 11:59
Sérgio, qual dos dois valores vale aqui? O meu pneu original, quando novo tinha a circunferência de 1,995 m. Eu medí logo no começo, pq já usava esse tipo de informação há alguns anos.
No final da utilização, o pneu estava com 1,955 m ...

Não use nenhuma das duas, pois a circunferencia do pneu com a moto no cavalete difere muito da circunferencia de giro ( faça a experiencia de colocar uma gota de tinta em algum ponto do pneu, subir em cima da moto, empurrar a moto em linha reta e medir a distancia entre os 2 pontos marcados no chão) A medida ideal que eu consegui é algo em torno de 3% menor que a circunferencia medida no cavalete. Para tal usei tinta branca no pneu e rodei umas 10 voltas com a moto e verifiquei quanto deu de média. no Pneu 90/90 18 a medida do meu foi 1856 mm. No seu caso considere algo em torno de de 3% menos que a mediida encontrada na circunferencia. Logicamente diminuindo a circunferencia do pneu de tração com o desgaste, a velocidade também diminuirá.


o que é esse "0,06"?

0,06 é uma relação simples entre minutos e hora. rotação é medida em evoluções por minuto e a velocidade em quilometros por hora. Sem o 0,06 seria necessário calcular a velocidade em km por minuto para posteriormente transforma-la em km por hora.



não duvido que uma Yes consiga isso... as outras 125, com suas relações, aí eu não sei...


A yes tambem não consegue, pois a potencia necessária para vencer-se o maior arrasto aerodinamico da maior velocidade continua sendo o cubo da diferença da velocidade inicial. Se com uma relação normal ou pouco alongada já existe a perda da velocidade em subidas, imagine com a força do vento na sua area frontal que trabalha de forma logaritmica.

carnachion
27-11-06, 13:50
Tenta este site:

http://www.geocities.com/webbike2000/dicas/calcvelo.htm

Achei resultados diferentes do que usando a planilha do excel

carnachion
27-11-06, 13:52
imagine com a força do vento na sua area frontal que trabalha de forma logaritmica.


Que ótimo se fosse logaritmica, nossas 125 com relação alongada chegariam a 200km/h
Na verdade é de forma exponencial!

Jduarte
27-11-06, 14:25
A yes tambem não consegue, pois a potencia necessária para vencer-se o maior arrasto aerodinamico da maior velocidade continua sendo o cubo da diferença da velocidade inicial. Se com uma relação normal ou pouco alongada já existe a perda da velocidade em subidas, imagine com a força do vento na sua area frontal que trabalha de forma logaritmica.


piorô!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

onde vc arranjou esse "quote"???

a menos que vc tenha usado pressão de 20 libras no seu pneu, não dá o valor que vc mencionou.

Sabedoria
27-11-06, 15:54
Medi

piorô!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

onde vc arranjou esse "quote"???

a menos que vc tenha usado pressão de 20 libras no seu pneu, não dá o valor que vc mencionou.


1856 mm = medida da circunferencia do pneu michelan 90/90 18 da minha moto com o desgaste atual.

Não entendi a outra duvida

Sabedoria
27-11-06, 16:12
Que ótimo se fosse logaritmica, nossas 125 com relação alongada chegariam a 200km/h
Na verdade é de forma exponencial!


Na verdade é uma relação neperiana

Jduarte
27-11-06, 19:28
uau!... em quem eu devo acreditar, agora?

Sérgio, vc está com problemas, hein!... o seu pneu é Pirelli.

Sabedoria
28-11-06, 08:15
Ja foi notado que voce tem um grande problema de auto afirmação e necessidade de reconhecimento. Procuro ficar fora de suas picuinhas, pois não gosto de gerar polemicas e vc pode começar a achar que eu me importo com a sua opinião, além de grande necessidade de atenção, coisa que abomino. Voce não teve sequer capacidade de entender a formula, após sua esmerada analise, necessitou de explicação do porque 0,06 (a parte mais simples da formula) e vem querer discutir dimensões e marcas? Agora vc também vai opinar sobre a marca do meu pneu. Meu pneu não pode ser michelan, porque vc "acha" que não. Só para sua informação, meu pneu é michelan, com circunferencia de 1856 mm. Pneu pirelli 90/90-18 circunferencia medida de 1962 mm e pneu 100/90 18 circunferencia de 2003 mm. Provavelmente vc vai questionar também a precisão da trena utilizada e a temperatura do pneu no momento da medição pois isto influencia na pressão intena e lógicamente no diametro externo. Porque vc em vez de questionar pelo simples prazer de achar que vc esta certo e o mundo errado não vai estudar um pouco. Já que vc tão "humildemente" se colocou a disposição de ajudar a todos, tenha certeza do que fala. Deixe de achismos e tente entender do porque as coisas funcionam. Qual será a sua proxima descoberta erro na lei de ohm ou no teorema de Pitagoras? Tenha a santa paciencia. Se toca meu.

Jduarte
28-11-06, 08:54
Ja foi notado que voce tem um grande problema de auto afirmação e necessidade de reconhecimento. Procuro ficar fora de suas picuinhas, pois não gosto de gerar polemicas e vc pode começar a achar que eu me importo com a sua opinião, além de grande necessidade de atenção, coisa que abomino. Voce não teve sequer capacidade de entender a formula, após sua esmerada analise, necessitou de explicação do porque 0,06 (a parte mais simples da formula) e vem querer discutir dimensões e marcas? Agora vc também vai opinar sobre a marca do meu pneu. Meu pneu não pode ser michelan, porque vc "acha" que não. Só para sua informação, meu pneu é michelan, com circunferencia de 1856 mm. Pneu pirelli 90/90-18 circunferencia medida de 1962 mm e pneu 100/90 18 circunferencia de 2003 mm. Provavelmente vc vai questionar também a precisão da trena utilizada e a temperatura do pneu no momento da medição pois isto influencia na pressão intena e lógicamente no diametro externo. Porque vc em vez de questionar pelo simples prazer de achar que vc esta certo e o mundo errado não vai estudar um pouco. Já que vc tão "humildemente" se colocou a disposição de ajudar a todos, tenha certeza do que fala. Deixe de achismos e tente entender do porque as coisas funcionam. Qual será a sua proxima descoberta erro na lei de ohm ou no teorema de Pitagoras? Tenha a santa paciencia. Se toca meu.


tenho problemas sim, mas não se referem ao que vc sugere.
Concordo quanto ao pneu, eu não sabia que vc havia trocado o seu... e já tive esse mesmo na minha, e desistí dele, passando para a próxima medida da Michelin.

Sabedoria
28-11-06, 10:09
tenho problemas sim, mas não se referem ao que vc sugere.
Concordo quanto ao pneu, eu não sabia que vc havia trocado o seu... e já tive esse mesmo na minha, e desistí dele, passando para a próxima medida da Michelin.





Acertado isto, acho que esta na hora de acabar com esta animosidade simplesmente por eu externar minha opinião, assim como vc. Vc tem todo o direito de falar que funciona, assim como eu tenho o direito de falar que não. Para todos os que eu tive oportunidade de demonstrar o porque falo que não funciona, concordaram comigo. Em nenhum momento, até hoje me referi a vc a não ser te elogiando. Eu discordo do macete, mas nunca escrevi algo injurioso sobre vc. Aprenda a separar isto e vc verá que a sua auto estima continuara ilibada e que discusões, principalmente as acaloradas são as mais gostosas.

Abraço

Leander
02-01-07, 10:07
Meu é muito massa estes calculos. Instalei um velocimetro de bicicleta na minha pequena e após fazer o que manda o tutorial, ficou com uma precisão que até Deus duvida. Os resultados que eu tenho no velo de bike são muito parecidos (para não dizer igual) os que eu vi nas revistas de teste. A velocidade alcançada em 5° marcha é exatamente aquela que deveria dar pelos calculos do tutorial. Parabéns!! :clap: :clap: :clap: :clap:
Hoje eu ando sabendo a quanto eu tô e sem medo de multa.

SpeedHazard
18-03-07, 00:35
a diferença fica em emdir o pneu com carga e sem carga.

pq os 3-4 mm e o pneu "achata" quando tem peso faz uma diferença fuddida no final das contas.

por isso o ideal é sentar na moto e fazer marcações no pneu e dar pelo menos duas voltas (o ideal seriam 3 voltas) e medir a distancia q andou, dividindo pelo numero de voltas. quanto mais voltas, menor o erro.

cmace
19-03-07, 20:36
bahhhh tchÊ....

A MINHA ME LEVA ONDE EU QUERO, ISSO É O IMPORTANTE...AHUAUHAHU

CONTINHA SIMPRES...
100cc<125cc<150cc<200cc<250cc
PRONTIU, SABENDO DISSO JÁ TÁ BOM DEMAIS...


ABRAÇOS E BOA SORTE PRA QUEM QUISER ENTRAR NO "ITA"...

Stone
23-03-07, 12:44
ae mano Sabedoria, vc é muito sábio!!!
muito dahora esses cálculos

essa relação primária eu acho aonde? tem no manual de peças ou algo assim?

Sabedoria
28-03-07, 16:54
No manual tem todos estes dados. Não tem como errar.

Falker
29-03-07, 16:32
isso vale para qualquer veículo?
pois eu tenho scooter, com cambio cvt por polias variaveis
como que daria uma final? pois a corrente desenvolve mais doque cvt

Sabedoria
05-04-07, 10:43
A relação com as polias são calculadas do mesmo modo. Não sei como vem no manual, mas deve ter a minima e maxima. Com estes dados é possivel calcular do mesmo jeito. Procure no manual e me passe que a gente faz isto junto.