PDA

Ver Versão Completa : - Vela NGK - Carburador bem regulado?



Morenno-Tdaí
23-11-06, 16:08
E aí galera...

Alguém sabe dizer, se o estado da vela diz se o carburador está bem regulado ou não??? :G

Coloquei esta Vela nova e já rodei uns 500 km com ela...

Daí tirei ela da moto e resolvi postar umas fotos pra galera opinar...

Valews... :OK:

Sabedoria
23-11-06, 16:38
Indica que o seu motor não queima oleo (retentor de valvulas e aneis legal) e que a mistura está um pouco pobre. A cor do isolador central, em casos ideais é cinza ou marrom claro. Talves com apenas uma regulagem na posição do anel elastico da agulha já fique melhor e a moto deverá ter um melhor rendimento tbem. Se com a agulha uma regulagem mais alta deixar a mistura muito rica (isolador muito escuro), volte para a posição anterior e coloque uma arruela calço da metade da distancia entre os dois canais de anel. Normalmente uma arruela de 0,3 a 0,5 mm resolve.

leonoronha
23-11-06, 16:59
Indica sim se ela esta amarelada e se a ponta estiver preta quer dizer mistura pobre. Sua mistura ta pobre da meia volta no parafuso de mistura e ta tudo beleza.

Jduarte
23-11-06, 18:45
Qual o consumo que ela está apresentando, Morenno?
Eu acho que a aparencia é de uma mistura levemente pobre. Essa aparência também é influenciada pela qualidade da gasolina. Qual vc usa?
Recentemente troquei a vela, e coloquei a primeira NGK na minha Yes. Por uns 1300 a 1400 km ela não escureceu. Só foi aquirir aquela cor "saudável" depois de eu trocar a gasolina, de volta para a v-power. Esses primeiros quilometros foram com gasolina Br-Supra. Um dos abastecimentos eu percebí que a gasolina estava alterada (deu cheiro bem perceptível de solvente, nos gazes de escape). Mais dois tanques depois desse e troquei a marca.

destbr
23-11-06, 19:30
quais sao as cores q indicam as situações da mistura, fora essas ja citadas?

vou dar uma olhada na minha depois.

leonoronha
23-11-06, 19:51
Nao gosto das NGK, acho elas de qualidade duvidosa. Sou mais as BOSCH.
Vela escurecida= Mistura pobre ( Seu escape vai ganhar o lindo tom amarelado dourado se vc for mamao fica preto cor de queimado)
Vela levemente escura= ( Mistura levemente pobre so dar meia volta no bura que ta numa nice)

Jduarte
23-11-06, 21:37
Nao gosto das NGK, acho elas de qualidade duvidosa. Sou mais as BOSCH.
Vela escurecida= Mistura pobre ( Seu escape vai ganhar o lindo tom amarelado dourado se vc for mamao fica preto cor de queimado)
Vela levemente escura= ( Mistura levemente pobre so dar meia volta no bura que ta numa nice)


Nao gosto das NGK, acho elas de qualidade duvidosa. Sou mais as BOSCH.
Vela escurecida= Mistura pobre ( Seu escape vai ganhar o lindo tom amarelado dourado se vc for mamao fica preto cor de queimado)
Vela levemente escura= ( Mistura levemente pobre so dar meia volta no bura que ta numa nice)


ops!... isolador cerâmico esbranquiçado é sintoma de mistura pobre;

isolador acinzentado ou amarronzado, mistura praticamente ideal;

isolador escuro, mistura rica.

A característica encontrada na borda da vela, na parte metálica do eletrodo central e no massa, logo acima dele, denotam a mistura fornecida pelo sistema da baixa.

Sabedoria
24-11-06, 08:37
Indica sim se ela esta amarelada e se a ponta estiver preta quer dizer mistura pobre. Sua mistura ta pobre da meia volta no parafuso de mistura e ta tudo beleza.


A regulagem do parafuso da mistura é simplesmente para marcha lenta. Não tem nada a ver aquele parafuso com a cor da vela em utilização normal em giros acima de marcha lenta. É impossivel, sem troca do sistema de admissão de ar (filtro esporte, curvas e comprimento de coletores, etc) a mudança da entrada de ar. Só se altera a quantidade de combustivel

Morenno-Tdaí
24-11-06, 12:30
Qual o consumo que ela está apresentando, Morenno?
Eu acho que a aparencia é de uma mistura levemente pobre. Essa aparência também é influenciada pela qualidade da gasolina. Qual vc usa?
Recentemente troquei a vela, e coloquei a primeira NGK na minha Yes. Por uns 1300 a 1400 km ela não escureceu. Só foi aquirir aquela cor "saudável" depois de eu trocar a gasolina, de volta para a v-power. Esses primeiros quilometros foram com gasolina Br-Supra. Um dos abastecimentos eu percebí que a gasolina estava alterada (deu cheiro bem perceptível de solvente, nos gazes de escape). Mais dois tanques depois desse e troquei a marca.


Olá amigo...

Eu ainda não fiz uma média de consumo, mas vou fazer e posto aqui...

Quanto ao posto que eu abasteço, bah, são vários... |:(

Mas tb vou escolher um só posto e ser " fiel " ... :G

Então, vc acha que mudando uma posição na agulha, já fica 10 ? :clap:

Valews !!! :OK:

Morenno-Tdaí
24-11-06, 12:31
Nao gosto das NGK, acho elas de qualidade duvidosa. Sou mais as BOSCH.
Vela escurecida= Mistura pobre ( Seu escape vai ganhar o lindo tom amarelado dourado se vc for mamao fica preto cor de queimado)
Vela levemente escura= ( Mistura levemente pobre so dar meia volta no bura que ta numa nice)


Puxa, sempre me indicaram as NGK... :-/

Valews... :OK:

sot010174
24-11-06, 12:33
Puxa, sempre me indicaram as NGK... :-/

Valews... :OK:




Pra mim tambem... que as bosch eram BOSCHTA.

Stone
24-11-06, 12:37
testa a gasolina:
enche até a metade de um daqueles copinhos descartáveis brancos de gasolina
se o copo se desmanchar em menos de 01 minuto, a gasosa é boa, se demorar mais, é batizada!!!!
a do posto que eu abasteço leva 45 segundos.

keeper
12-12-06, 15:56
testa a gasolina:
enche até a metade de um daqueles copinhos descartáveis brancos de gasolina
se o copo se desmanchar em menos de 01 minuto, a gasosa é boa, se demorar mais, é batizada!!!!
a do posto que eu abasteço leva 45 segundos.


Ja me disseram q esse teste do copo nao funciona bem pq existem solventes q fazem o copo furar rapidinho.Se a gasolina tiver quantidade elevada de solvente...vai furar o copo e mesmo assim continuará sendo ''batizada''

Morenno-Tdaí
12-12-06, 18:15
Galera, levantei um ponto a agulha no carbura e a vela ainda continua no mesmo jeito...

Não fica marrom... :G

E a rotação em lenta fica estabilizada em 1300rpm ~ 1500 rpm...

E a moto não falha em alta nem em baixa... :clap:

Com quantos kilometros rodados a vela tem que perder a cor branca e passar para marrom? :-/

Valews... :OK:

fuleragi
12-12-06, 19:16
Galera, levantei um ponto a agulha no carbura e a vela ainda continua no mesmo jeito...

Não fica marrom... :G

E a rotação em lenta fica estabilizada em 1300rpm ~ 1500 rpm...

E a moto não falha em alta nem em baixa... :clap:

Com quantos kilometros rodados a vela tem que perder a cor branca e passar para marrom? :-/

Valews... :OK:




quilometros?

acho que uns 2 já é muito :p

faz assim, sai c/ a chave de vela, pega um retão e da uma puxada e segura um pouco o giro(não precisa ser berrando) depois para e verifica a vela...

no carro faz assim :)

Morenno-Tdaí
12-12-06, 21:40
quilometros?

acho que uns 2 já é muito :p

faz assim, sai c/ a chave de vela, pega um retão e da uma puxada e segura um pouco o giro(não precisa ser berrando) depois para e verifica a vela...

no carro faz assim :)



Sério mesmo? :G

Com 2 kms, já dá pra se ter uma idéia da regulagem do bura pela cor da vela???

Valews... :OK:

Celso Pin
14-12-06, 00:45
voltando o tema da NGK, qual a base para duvidar da qualidade?

barbeirorp
14-12-06, 07:32
seguinte.... somente pela vela eh uma maneira arcaica de regular mistura... mas funciona e deixa a moto regulada dentro do normal...


mas se vc quer deixar afinadissima... o ideal eh colocar um analizador de gases ou então colocar uma sonda lambda e ligar a um multimetro e medir. assim se consegue extrema precisão

oldskullo
15-12-06, 17:41
Um teste bom pra gasolina é aquele do soro fisiológico:
pegue um copo de vidro (300 ml, de preferencia transparente) e encha até um dedo da borda.
Depois complete com o soro, misture e deixe descansar.


O soro vai decantar, e ai voce vai ver:
se tiver com mais de um dedo de um líquido esbranquiçado no fundo (cerca de 30% maisomenos), parabéns
Sua gasosa é batizada =)


Isso funciona mesmo, já fiz isso na feira de ciências do meu Ensino Médio ( bons tempos... )e realmente dá certo.


=*