Postado originalmente por
romanex
cara.. se você pesar os prós e os contras, acaba muito mais barato aguardar até completar 18 anos e dai sair tranquilo com a habilitação...
se te pegarem numa blitz (o que é bem provável), você vai pagar estadia, multa, guincho... se sua vó tiver habilitação, ira perde-la (entregar veiculo a pessoa não habilitada), se por uma fatalidade você se envolver em acidente, sua vó irá responder (isso inclui se só você se machucar)...
Se você analisar, sai mais caro, e ainda, você pode usar esse dinheiro gasto (se for pego) para tirar a habilitação...
Nosso transporte público é uma m...? É...só que as vezes poedemos evitar muitas dores de cabeça se nos sacrificarmos um pouquinho, em nome de evitar problemas maiores..
Habilidade? É aquela velha historia...se o Alan prost bater o carro e machucar alguém sobrio, vão dizer que foi uma fatalidade, inclusive até afirmando que só não foi pior em consequência da sua habilidade...agora se ele estiver alcoolizado, não adianta espernear, pois por mais razão que ele tivesse, começou tudo errado, e assim, assumiu para si a culpa...
o mesmo acontece em dirigir sem habilitação e com a agravante de ser menor...mesmo que o acidente não seja culpa sua, já era, começou tudo errado...
como estudante de Direito, você deve (ou irá) saber que você pode caracterizar crime "doloso" pelo fato de assumir tal posição (o risco a que você está submetendo os outros)...
presume-se tentativa de dolo eventual quando, sabendo da possível consequência do seu ato ilegal/ilicito, ignora, pouco se importando se irá causar consequências e praticando-o (tanto faz como tanto fez)...
sendo assim, se houver alguma ocorrência maior nesse periodo, o juiz sempre verá com maus olhos a sua prática....
Tenta ver se consegue passar esses 6 (na verdade já vão para 5) meses, assim você evita dores de cabeça maior...
Agora se resolver continuar, prepare-se para assumir as possiveis consequências...andar com equipamentos e bla-bla-bla, não te garantem nada, pois eu já fui parado uma penca de vezes em blitz, isso por que sempre estou em dia com documentação e equipamentos...conversar com eles, também é dificil, pois se for blitz, a intenção é justamente tirar quem está irregular, logo, dançou...
lembre que agora vão fazer blitz para o pessoal que trabalha com moto-taxi e moto-frete (não sei se isso também irá ocorrer na sua região)...
isso quer dizer que as blitz vão aumentar em número e rigorosidade....
abraços e boa-sorte.