Postado originalmente por
dibars
Opa moto usada eu tenho experiẽncia. ehehehehehe
Vou logo avisando que depende muito do modelo e do estado do país que o cabra mora. No geral posso comentar o seguinte:
Baixa cilindrada:
-Só vale a pena comprar se for semi-nova, com menos de 2 ano de uso ou abaixo de 20.000km rodados. Geralmente a galera costuma judiar dessas motos e elas são frágeis, portanto pegar uma muito usada pode dar dor de cabeça.
-Modelos da honda geralmente são caros mesmo usados (às vezes o preço beira o absurdo), melhor até comprar novo. Suzuki, yamaha, Dafra e chinesas são ótimas de comprar usadas pois os preços caem muito.
-Melhores modelos de comprar usado (C x B): Intruder, Yes, GSR, Fazer, Factor, Lead, Apache, Riva, Citycom, XRE, Ninja 250.
-Piores modelos pra comprar usado (C x B): Bros, Fan, Titan, XTZ, Twister, CB300, Tornado, Lander, Tenere, Falcon.
Só pra exemplificar o que tô falando, olha esse anúncio (de hoje) de uma GSR150 2013 por R$3.900
http://horizonte.olx.com.br/suzuki-g...-iid-582155905
E olha esse absurdo, uma XLR 2001 (13 anos de uso) por R$3.500
http://fortaleza.olx.com.br/xlr-2001...-iid-581975298
--------------------------------------------------------------------------------------------
Média/Alta cilindrada
-Aqui é o paraíso pra quem compra moto usada. Em um ano tem modelo que desvaloriza mais de 30%.
-Quase todas as marcas e modelos desvalorizam muito.
-Dá pra comprar moto com mais de 5 anos de uso com baixa kilometragem e em excelente estado (quem tem moto grande cuida bem e quase não anda).
-Geralmente vem com um mundo de acessórios tipo baú, filtro esportivo, afastador de alforge, alforges, banco erê, bolha, etc.
-Os piores modelos (o preço cai mas não não muito): XT660 (pior de todas), Hornet, F800, V-Strom 650, Varadero, qualquer CB.
-Melhores pra comprar usada: Transalp, G650GS, V-Strom 1000, Bandits 650 e 1250, GSX's, XJ6, qualquer custom, GS500, XTE.
Mesmo com algumas motos mais caras como a XT660R, é possível encontrar uma pechincha, como eu que comprai a minha 2006 por R$13.000.
Moto usada vale muito a pena, é só o cara ter dinheiro na mão e paciência pra procurar.