Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Lucas TXS
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Palmares do Sul - RS
    Idade
    38
    Posts
    247

    Andar na areia de moto street

    Olá pessoal!

    Estava pensando em uma dificuldade que normalmente os novatos têm: ANDAR NA AREIA em motos street.




    Isso porque obviamente uma moto street não foi desenvolvida para esse fim e o medo de levar um "pealo" é grande nos primeiros contatos.

    Então decidi compartilhar como EU FAÇO e ando inclusive de Biz (pasmem) tranquilamente na areia pesada e no saibro com muito mais SEGURANÇA.

    Não é nenhuma novidade para quem tem um pouco de experiência, mas decidi compartilhar, pode ser que ajude alguém.

    Lá vai:

    1) Calibragem dos pneus:



    Normalmente baixo bastante em relação ao máximo suportado pelo pneu. Isso varia muito em relação à moto, chego inclusive à quase metade (isso mesmo) da calibragem máxima, principalmente no pneu dianteiro.

    Normalmente eu uso 80% da calibragem máxima no pneu traseiro e 60% no pneu dianteiro.

    2) Desenho do pneu:



    O ideal é usar um pneu com agarradeira na frente, pois é ela que vai dar mais estabilidade na moto. Somente um pneu com garra atrás vai fazer que a moto tracione mais, enquanto um liso vai "patinar". Pneu traseiro com agarradeira e dianteiro liso vira um Deus-nos-acuda!

    (Tem gente que acha que somente colocando um pneu "biscoito" atrás está fazendo grande coisa...)

    Se não quiser trocar o pneu da frente, ao menos ande com os 2 lisos então, como eu tenho feito com a Biz...

    3) Entre rachando:

    A pessoa acha que se andar devagar, quase parando vai ser melhor. Errado! Ande um poco mais rápido que a moto tem uma melhor sustentação.

    4) Mude a frenagem:

    Normalmente eu uso 90% do freio dianteiro no asfalto. Na areia ou saibro, inverto a dosagem. É perigoso aterrizar usando o freio dianteiro em excesso. Na areira, o ideal é usar uma dosagem bem maior do freio traseiro e usar o dianteiro somente pra parar de vez.

    É isso. Não sei se é o que recomendam. É o que EU FAÇO.

    5) Segurança: (Créditos deste item para o betocampana)

    * Nunca andar perto de cercas, especialmente de arame farpado, mesmo que pareça o caminho mais fácil (exceto se for bem devagar). Se a moto der uma jogadinha de lado, você já era!

    * Seguir as "linhas", ou "trilhos" no chão de pneus de carros e motos que já passaram por ali é mais recomendável do que "destrilhar", ou seja, criar um novo caminho.

    * Se a moto decide seguir um caminho, evite reações bruscas e meio que deixe ela seguir. Se notar que a moto vai bater, freio de trás nela.

    * Em pequenas cilindradas, andar com giro médio a alto, sempre, pra ter força quando precisar.

    * Nos pontos mais pesados de areia, use as pernas se preciso for como controle de estabilidade. Se estiver devagar, não exite em apoiar os pés no chão ligeiramente.


    OBS.:

    Alguém virá dizer que pneu com calibragem incorreta aumenta o desgaste e o desgaste é irregular. É verdade, mas prefiro isso a enterrar a cara no chão. Antes eles do que eu...

    Só não esqueça de quando subir no asfalto de volta, passar no posto mais próximo e colocar a calibragem correta (recomendada) novamente, senão além do desgaste, vai aumentar o consumo de combustível...

    E cuidado pra não entortar aro em estrada de chão!
    Última edição por Lucas TXS; 19-01-16 às 10:41.
    Yamaha RD 125 cc Preta..................................(Que aprendi a andar)
    Honda Turuna 125 cc Verde água.....................(Que tirava da garagem do pai escondido
    )
    Honda NXR Bros 150 ESD 2003/04 Vermelha....(Todo o terreno)
    Honda Biz C 100 cc ES 2004 Vermelha (Atual)....(Multiuso)

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    a recomendação é boa.
    a maior dificuldade pra mim, é em conseguir encher o pneu quando voltar ao asfalto! auehaueauehuahe
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    O negocio é mais ou menos esse mesmo, pressão baixa nos pneus, giro de médio pra alto, firmar o tanque com as pernas e apoiar a maior parte (ou todo) o peso nas pedaleiras.

    Claro que a técnica muda um pouco dependendo do piso e da moto usada, mas de forma geral, qualquer moto naked, desde que não exageradamente esportiva, como uma Comet, vai razoavelmente bem na terra, depois das trail, são as que melhor toleram esse tipo de terreno. Eu andei muito fora de estrada com a Intruder 125, e modéstia a parte, cheguei a deixar Bros pra traz em estrada de areia solta, porque o magrão não fazia ideia de como andar na terra. Não adianta nada ter uma moto adequada e não saber usar...
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328
    Eu vou pra fora (propriedade rural) de Blackbird!! ahahahahah
    Pego 2km de chão somente e 1km é areia pura. Ando sempre acima de 50km/h, vai que é uma belezura!!
    Mas confesso que prefiro ir de lander. ahahhaha Da pra andar na mesma velocidade que no asfalto, 100zão tranquilo!

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Kkk de Blackbird é tenso. São uns 250Kg, dianteira pesada, pouco apoio nas pernas... Não se se existe moto pior pra andar na terra, eheh..
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  6. #6
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Me divirto bastante indo pras trilhas "Light" de CG, no fim de semana, sigo mais ou menos isso aí que foi postado e mais alguns. A calibragem do pneu fica entre 80% e 90%.

    - Nunca andar perto da cerca, especialmente de arame farpado, mesmo que pareça o caminho mais fácil (exceto que for devagar). Se a moto der uma jogadinha de lado, vc tá no arame!
    - Algo que parece óbvio, mas de repente serve pra alguém.. seguir as "linhas" no chão de pneus de carros e motos que já passaram por ali é uma boa.
    - Se a moto decide seguir um caminho, meio que deixe ela seguir. Se notar que a moto vai bater, freio de trás nela.
    - Em pequenas cilindradas, andar com giro médio a alto, sempre. Pra ter força quando precisar.
    - Nos pontos mais pesados de areia, usar as pernas como controle de estabilidade também é ótimo. Fica feio, mas seguir o princípio do gato, que usa as pernas e o rabo para melhoria do equilíbrio. Normalmente ando com uma perna (maioria das vezes a esquerda) equilibrando a moto, sem tocar o chão, apenas para equilibro mesmo.
    Última edição por betocampana; 18-01-16 às 09:04.

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2015
    Idade
    56
    Posts
    114
    Bom outro dia eu tentei pegar uma estrada de terra com a minha street, a GSR 150i e quase me estrepei. Era uma subida e entrei com tudo... só que a estrada era cheia de pedrinhas e rapidamente senti a moto desequilibrando...consegui parar e controlar sem tomar um tombo mas foi por pouco...como uso calibragem máxima nos pneus devido ao meu peso, acho que isso pode explicar em parte meu insucesso. Agora duas coisas ficam na minha cabeça... primeiro esse lance das pedrinhas... o piso fica escorreadio... a segunda é que se eu esvaziar muito os pneus, com o meu peso, acho que vai ser complicado...

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Lucas TXS
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Palmares do Sul - RS
    Idade
    38
    Posts
    247
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    a recomendação é boa.
    a maior dificuldade pra mim, é em conseguir encher o pneu quando voltar ao asfalto! auehaueauehuahe
    Pode fazer como eu: NÃO ENCHE... kkkkkk

    Ou pára num posto assim que subir no asfalto, se o trecho que houver pela frente for grande...

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    [...]cheguei a deixar Bros pra traz em estrada de areia solta, porque o magrão não fazia ideia de como andar na terra. Não adianta nada ter uma moto adequada e não saber usar...
    É isso aí!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Mostarda_69 Ver Post
    Eu vou pra fora (propriedade rural) de Blackbird!! ahahahahah
    Pego 2km de chão somente e 1km é areia pura. Ando sempre acima de 50km/h, vai que é uma belezura!![...]
    Blackbird?? Cê é loko Cachoeira!?

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por betocampana Ver Post
    - Nunca andar perto da cerca, especialmente de arame farpado, mesmo que pareça o caminho mais fácil (exceto que for devagar). Se a moto der uma jogadinha de lado, vc tá no arame!
    - Algo que parece óbvio, mas de repente serve pra alguém.. seguir as "linhas" no chão de pneus de carros e motos que já passaram por ali é uma boa.
    - Se a moto decide seguir um caminho, meio que deixe ela seguir. Se notar que a moto vai bater, freio de trás nela.
    - Em pequenas cilindradas, andar com giro médio a alto, sempre. Pra ter força quando precisar.
    - Nos pontos mais pesados de areia, usar as pernas como controle de estabilidade também é ótimo. Fica feio, mas seguir o princípio do gato, que usa as pernas e o rabo para melhoria do equilíbrio. Normalmente ando com uma perna (maioria das vezes a esquerda) equilibrando a moto, sem tocar o chão, apenas para equilibro mesmo.
    Falou com a "voz da experiência"! Hehe...

    Falou diversas coisas que eu vou acrescentar ao tópico! Coloquei lá o item "Segurança". E adicionei pontos à reputação de todo mundo que contrbuiu, hehe...

    Do que tu falou eu destaco o "deixar a moto seguir o seu caminho"! Tem camarada que acha que puxando pro outro lado resolve... ts ts...
    Última edição por Lucas TXS; 19-01-16 às 10:45.
    Yamaha RD 125 cc Preta..................................(Que aprendi a andar)
    Honda Turuna 125 cc Verde água.....................(Que tirava da garagem do pai escondido
    )
    Honda NXR Bros 150 ESD 2003/04 Vermelha....(Todo o terreno)
    Honda Biz C 100 cc ES 2004 Vermelha (Atual)....(Multiuso)

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Puxando pro outro lado o camarada vai se resolver é no chão, eheh... Pra andar na terra tem que planejar muito bem a linha a seguir, apontar a moto pro lado certo, e deixar ela seguir. Até da pra corrigir a trajetória no meio da manobra, mas o cara tem que ser fera pra fazer isso sem grande risco de ir pro chão, se for eu, ja me estabaco na areia, isso já aconteceu algumas vezes, kkk
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de Lucas TXS
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Palmares do Sul - RS
    Idade
    38
    Posts
    247
    Adicionei o item 5 na postagem. Créditos do betocampana que me lembrou dessa parte.
    Yamaha RD 125 cc Preta..................................(Que aprendi a andar)
    Honda Turuna 125 cc Verde água.....................(Que tirava da garagem do pai escondido
    )
    Honda NXR Bros 150 ESD 2003/04 Vermelha....(Todo o terreno)
    Honda Biz C 100 cc ES 2004 Vermelha (Atual)....(Multiuso)

 

 

Tópicos Similares

  1. Dicas para pilotar em areia com moto de passeio?
    Por Vailson_Silva no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 25-09-13, 19:49
  2. areia da praia e moto combina ? oque voce faria?
    Por Rene no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 04-02-12, 23:26
  3. Cuidados com a moto após andar na areia da praia : quais ?
    Por matheusoc no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-03-11, 20:01
  4. Respostas: 31
    Último Post: 21-09-10, 20:27
  5. Slide com moto street ?!
    Por stK! no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 19-09-08, 10:09

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •