Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 38
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Idade
    34
    Posts
    64

    Trocar escapamento

    Galera boa noite,

    Tenho uma Apache RTR 150 2010. Uma ótima moto, com um bom final, econômica e bonita.
    Estou pensando em colocar um escapamento esportivo, vocês acham que é besteira? E vocês recomendam qual escapamento?
    Algum que não saia das leis de preferência.

    Valeuu

  2. #2
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Eu gosto dos Roncar para a CG 150, em particular o Aluminium, pelo barulho mais abafado e baixo. Vem com um certificado de ruídos que não sei se vale algo em uma blitz hahah mas vem.
    O pessoal que gosta dos Pro Tork curte por ele ser mais estralado e um pouco mais alto.
    E tem a turma do Gemoto também, que e esportivo mas é barulho típico de CG (já vi em Biz e até em Bros)

    Vc prefere que tipo de som? Porque mesmo se não tiver pra sua moto, dá pra adaptar comprando uma curva. Dá pra pesquisar algo no mercado livre
    Quando vires um homem bom, tente imitá-lo;
    Quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

    ________________
    Honda CG ESD kit 190 Athena

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111
    Cara eu particularmente abandonei esses escapamentos esportivos , não muda quase nada , vc fica com dor de cabeça por causa do barulho , a moto bebe mais as vezes mais que uma de maior cilindrada , fora que vc só se estressa com a policia ... eu tenho uma cg sport 2007 comprei o tal escape andei 400km e abandonei , a moto tava fazendo 23/L isso bem reguladinha ... antes fazia 26 a 28 , perdeu torque em alta resumo ficou uma merda , andei 400km com ele e vendi !! Voltei pro original ...

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por lucas jung Ver Post
    Cara eu particularmente abandonei esses escapamentos esportivos , não muda quase nada , vc fica com dor de cabeça por causa do barulho , (...) ...
    nesse ponto eu concordo. se for pelo tipo de barulho somente, procure escapamentos silenciosos. se quer performanse, aí tem que equilibrar um cado de coisas e sai mais caro. a apache é bem equilibrada, pra melhorar performanse eu começaria pelo filtro de ar.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de Zoom5201
    Data de Ingresso
    Oct 2016
    Localização
    Suzano - SP
    Posts
    191
    Cara... eu tô abandonando essa ideia de escapamento esportivo também.

    Usava na minha Yes 125, todo mundo falava que ia ficar mais "ligeira". Bom, usei um mini fortuna, eu gostei do som, era bem grave, mas... consumo caiu, potencia continuou a mesma coisa.

    Na Twister meti um Coyote TwoWay... na boa? Tô tirando pra vender essa semana heheh, ela já é "gastona" e com ele achei que caiu um pouco mais (coisa de 1km/l, mas né?) e o desempenho continuou igual.

    Acho que só coloco agora se for na minha 4 caneco, se um dia chegar kkkk.

    Em relação a apache, o Vulcan disse tudo.
    Dafra NEXT 250 2014
    Ex Honda CBX 250 Twister 2008
    Ex Suzuki Yes 125 06/06

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Se gostar do barulho pode colocar,se não gostar não tem nenhum motivo pra por,não altera o desempenho e ainda consome um pouco mais.

  7. #7
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Eu já sou da turma que acredita que ajuda sim no desempenho, ao menos em velocidade. Fiz até uns teste com isso, em uma CG 150.
    O motor com escapamento esportivo tem o desempenho melhorado em razão da melhoria na capacidade de expelir os gases do motor. Quanto mais rápido, maior será o desempenho em altas rotações.
    Obviamente, pode ser necessário algum ajuste na carburação ou injeção. Normalmente não é essencial em motos pequenas (200cc ou menos) mas sempre é bom fazer algum ajuste.

    O "problema" é que o aumento de 10% em uma moto de 13, 14 cavalos vai dar aí uns míseros 1,4cv. Aumentar a potência em 10% é bastante, mas o bastante de pouca potência é quase nada.
    Um bom exemplo é investir 100 reais em ações e receber 100% de lucro. É muito lucro, mas vc vai sair só com 200 reais, pq tinha pouco no começo e vai continuar com pouco hahah

    Já o consumo é mais um problema do piloto que do escapamento... com o escape fazendo barulho, especialmente um barulho que a gente gosta, costumamos esticar mais as marchas, andar mais em giro alto pra ouvir o som, e claro que essa forma de andar faz gastar mais.
    No meu caso o consumo até diminuiu, porque sou fã de motos custom, que andam em giro baixo, e escolhi um escapamento Roncar com som grave e abafado, então acho mais legal andar com giro do motor mais baixo, pra fazer um som de uma custom ou uma XT 600. Mas quando coloco o Gemoto com som estralado o consumo aumenta, já que ando em giro alto.
    Última edição por betocampana; 19-11-16 às 20:07.
    Quando vires um homem bom, tente imitá-lo;
    Quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

    ________________
    Honda CG ESD kit 190 Athena

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Ajuda um pouco no trânsito também, penso eu.

    Como motorista de carro por muitos anos, falo que algumas vezes que fui trocar de faixa, só vi o motoqueiro pelo barulho da moto.... Mas não penso em trocar o escape original da minha moto, ainda que fosse só retirar a ponteira, desparafusar e parafusar outra, mas tem que tirar todo o escape, ai não dá.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Ajuda um pouco no trânsito também, penso eu.

    Como motorista de carro por muitos anos, falo que algumas vezes que fui trocar de faixa, só vi o motoqueiro pelo barulho da moto.... Mas não penso em trocar o escape original da minha moto, ainda que fosse só retirar a ponteira, desparafusar e parafusar outra, mas tem que tirar todo o escape, ai não dá.
    isso eu interpreto como problema de comunicação. escapamento não é buzina, se o motoqueiro vai passar tem que sinalizar com seta, farol ou buzina. se o carro vai manobrar, além de usar o retrovisor tem de usar seta para alertar quem está no ponto cego que pretende realizar a manobra e não pode esquecer de usar a seta antes de realizar a manobra! obtendo assim uma resposta de alerta com buzina ou uma resposta educada a 'licença que quero passar'.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    isso eu interpreto como problema de comunicação. escapamento não é buzina, se o motoqueiro vai passar tem que sinalizar com seta, farol ou buzina. se o carro vai manobrar, além de usar o retrovisor tem de usar seta para alertar quem está no ponto cego que pretende realizar a manobra e não pode esquecer de usar a seta antes de realizar a manobra! obtendo assim uma resposta de alerta com buzina ou uma resposta educada a 'licença que quero passar'.
    Sim eu concordo, das vezes que eu me lembro o motoqueiro estava no meu ponto cego, ou vinha em uma velocidade muito maior que os outros carros, ou éra em dia de neblina, ou eu simplesmente não vi.... Mas igual, sim o barulho ajuda, isso é inegável, se fosse assim ambulância, viatura da policia, bombeiros e etc.. não tinham sirene.

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Idade
    30
    Posts
    167
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Mas igual, sim o barulho ajuda, isso é inegável, se fosse assim ambulância, viatura da policia, bombeiros e etc.. não tinham sirene.
    Vc quer comparar uma sirene, que é usada por um veiculo que está prestando um serviço de urgência, é um som totalmente diferente de todos os outros no transito, está em uma frequencia bem audível e é projetado para frente com um escapamento barulhento, q qlq um usa, e projeta o som para trás?

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Grilocolt Ver Post
    Vc quer comparar uma sirene, que é usada por um veiculo que está prestando um serviço de urgência, é um som totalmente diferente de todos os outros no transito, está em uma frequencia bem audível e é projetado para frente com um escapamento barulhento, q qlq um usa, e projeta o som para trás?
    Sim, eu sei que sirene é feita para isso. Mas tem moto com escapamento aberto que deve fazer mais barulho do que sirene dos bombeiros.


    O que eu quero dizer é que barulho é barulho, um sentido a mais. Não que isso justifique andar com escapamento aberto incomodando os outros.


    Mas com certeza é mais provável ser percebido/notado/chamar a atenção com uma moto barulhenta do que com uma silenciosa.

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Idade
    37
    Posts
    216
    To nessa ai, adquiri uma tornado essa semana, motoca p ir trabalhar, sinto ela muito fraca, sei q consigo deixar ela bem melhor com comando/pistao/pino cursado/cdi e um bom escape alem do alivio de peso, visto que o escape original é um trambolho e parece pesar bem uns 10kg hahahaha . ja brinquei muito em tornado 300cc de pista e sei q a moto vira outra, mas quando se coloca na balança performance x motor confiavel + barulho mínimo acho q prefiro ir trabalhar com uma moto fraca mas silenciosa

  14. #14
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    isso eu interpreto como problema de comunicação. escapamento não é buzina, se o motoqueiro vai passar tem que sinalizar com seta, farol ou buzina. se o carro vai manobrar, além de usar o retrovisor tem de usar seta para alertar quem está no ponto cego que pretende realizar a manobra e não pode esquecer de usar a seta antes de realizar a manobra! obtendo assim uma resposta de alerta com buzina ou uma resposta educada a 'licença que quero passar'.
    Acho que é a primeira vez que vou discordar contigo hahah enfim.
    A moto, quando vem atrás pra ultrapassar o carro, deve ser vista no retrovisor pelo motorista, visualização essa amplificada pelo farol da moto aceso, obrigatoriamente (é lei e tal).
    Isso é o que deve acontecer. Poréééém, nem sempre isso é o que acontece.

    O carro, quando vai virar ou mudar de faixa, deveria sinalizar com seta. Poréééém, isso nem sempre ocorre.

    Quando dirigimos carro e moto, como o andersonpg disse, a gente pega os pontos de um e outro. E de fato, tem vezes que eu nem sei de onde está vindo, mas sei que está vindo uma moto, atrás ou no cruzamento de esquinas, unicamente pelo barulho do escapamento.
    Não tou doutrinando todos a colocarem um Roncar ou Gemoto estralador pra ter segurança no transito. Mas eu percebo no olhar do retrovisor do cara no carro que, quando estou com o escapamento esportivo, muitas vezes o motorista só me percebe pelo barulho. Até mesmo algumas conversões em esquinas são evitadas porque o sujeito não me viu, mas está me procurando no retrovisor - famoso ponto cego.

    Tem também o caso de que o motorista que recebe uma buzina fica estressado (já notei isso) e parece que te fecha por birra. Outras vezes assusta com a buzina, se tornando imprevisível.
    O barulho do escapamento é mais sutil e progressivo. "Assusta" menos o motorista, e o irrita menos.

    O mesmo do Grilocolt .
    um som totalmente diferente de todos os outros no transito, está em uma frequencia bem audível e é projetado para frente com um escapamento barulhento, q qlq um usa, e projeta o som para trás?

    Embora o som do escapamento saia para trás, ele é audível pelo motorista da frente, mesmo sendo um simples Fortuna, e não um cano direto. Não tenho como provar isso, mas é fácil de aferir quando se está em um carro, em uma rua comum (não uma marginal Tiête, barulhenta e caótica), a no máximo 50, 60km/h.

    No fim, se for trocar o escapamento, tenha em mente que isso não será o fator que fará o motorista te ver, nem vai aumentar em 100% o desempenho da sua moto. Mas um pouco de cada um desses pontos vai acontecer.
    Quando vires um homem bom, tente imitá-lo;
    Quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

    ________________
    Honda CG ESD kit 190 Athena

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por betocampana Ver Post
    (...)Quando dirigimos carro e moto, como o andersonpg disse, a gente pega os pontos de um e outro. E de fato, tem vezes que eu nem sei de onde está vindo, mas sei que está vindo uma moto, atrás ou no cruzamento de esquinas, unicamente pelo barulho do escapamento.
    Não tou doutrinando todos a colocarem um Roncar ou Gemoto estralador pra ter segurança no transito. Mas eu percebo no olhar do retrovisor do cara no carro que, quando estou com o escapamento esportivo, muitas vezes o motorista só me percebe pelo barulho. Até mesmo algumas conversões em esquinas são evitadas porque o sujeito não me viu, mas está me procurando no retrovisor - famoso ponto cego.

    Tem também o caso de que o motorista que recebe uma buzina fica estressado (já notei isso) e parece que te fecha por birra. Outras vezes assusta com a buzina, se tornando imprevisível.
    O barulho do escapamento é mais sutil e progressivo. "Assusta" menos o motorista, e o irrita menos.(...)[/COLOR]
    concordo com isto, o porém é que a lei não ajuda esta questão... nós temos de reinventar meios para ser mais seguros.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. é proibido trocar o escapamento?
    Por fabio karakawa no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 20-06-12, 18:24
  2. Qual melhor escapamento esportivo para trocar no lugar do escapamento original ?
    Por imported_Júlio César no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 08-03-11, 23:12
  3. Respostas: 0
    Último Post: 05-03-11, 12:31
  4. Escapamento original quando devo trocar !!!
    Por Douglas 13 no fórum Preparação
    Respostas: 9
    Último Post: 16-11-10, 22:14
  5. Trocar giclagem por causa do escapamento
    Por jpedro91 no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 02-11-10, 20:09

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •