Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 32
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Renfer
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Localização
    Guaçui ES
    Idade
    42
    Posts
    129

    Atestado de emissao de ruidos escapamento roncar (CG125-150-XTZ-YBR).

    Ola a todos estou aqui postando o atestado de emissao de ruidos do escape roncar ss para as motos (CG125-150-XTZ-YBR)Acho que vai ser muito util para os que usam em suas motos, pois estes dias fui parado em uma blits e me salvei de uma multa por causa que tinha este documento recomendo tirar copia e andar junto com a documentaçao da moto.




    Espero ter ajudado.

    At+!
    Última edição por Renfer; 14-04-14 às 22:22.
    "Não me importo se vai haver o amanhã. Pois Deus me deu uma vida, não uma eternidade".

    Da uma passadinha aqui (Fan 190 Black Viper Jhonny Walker)

    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...honny-walker-)

  2. #2
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Ando com uma igual na carteira, se os coxa falar algo já tenho alguma fonte para debater, mas dependendo do agente esse laudo não tem validade nenhuma

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de TudiBão
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Guarapari - ES
    Posts
    376
    Esse Laudo não tem validade perante o inmetro, mas em muitos casos salva os amigos das multas
    "Enquanto estou em duas rodas, oque está ao me redor desaparece"

  4. #4
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Este laudo tem validade sim, pois não é o inmetro que regulamenta emissão de ruidos ms sim o conama a cetesb e pasmen o ibama nossa lesgilação é brincadeira segue texto do conama sobre escapamentos atentem par item numero 7 onde diz que o inmetro não emite laudo sobre escape por não existir regulamentação sobre o mesmo portanto inprima este texto e mostre ao agente de transito se por algum acaso ele queira multar ou apreender a moto sendo que apreenção só pode ser feita por falta de pagamento de ddocumentação ou pneu careca:


    1. É permitido utilizar escapamentos esportivos?


    Não há nenhuma lei que proíba ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos por isso ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas. Porém, se tomarmos em consideração que um escapamento esportivo cumpre as mesmas funções que um original, ou seja, levar os gases do motor para fora do motor de maneira segura e contínua, mantendo a compressão do motor e controlando a emissão de ruídos, temos que, o que está havendo é um simples equívoco por parte dos agentes de trânsito no ato da fiscalização.
    Assim, de acordo com a resolução CONAMA nº 252/1999, artigo 5º:
    ?§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.?

    2. O que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento original?
    O escapamento esportivo é mais leve e geralmente usa materiais mais nobres, excetuando-se os modelos mais básicos.
    Tem design diferenciado e mais moderno ou menos comum e são desenvolvidos para melhorar a performance da motocicleta, além de produzir um ronco mais esportivo.

    3. A que normas estão sujeitos os fabricantes de escapamentos, mais precisamente normas que regulam o nível de ruídos emitidos por eles?
    Atualmente, temos:
    *Resolução CONAMA nº 256 de 30 de Junho de 1999 do CONAMA que em suma, regulariza a vistoria de veículos automotores quanto a poluição do ar e emissão de ruídos;
    *Resolução CONAMA nº 252 de 01 de Fevereiro 1999, que estabelece a tabela de emissão de ruídos para veículos automotores , bem como a forma que os testes devem ser executados;
    *Código Brasileiro de Trânsito- artigo 280 e parágrafo 2º. que estipula que em ação de fiscalização, o agente de trânsito deve realizar testes que comprovem a adequação do escapamento para as normas estabelecidas na resolução 252 de 01 de Fevereiro de 1999;
    *NBR9714/2000 é a norma que estabelece os processos e métodos para as medições dos níveis de ruídos para os escapamentos.

    4. Os escapes esportivos atendem as normas de ruído?
    Evidente que seria impossível generalizar essa resposta, porém, fica claro que as empresas sérias do ramo de reposição de moto peças tem essa preocupação e disponibilizam produtos que atendam as especificações exigidas por lei.
    5. Existe algum laudo de emissão de ruídos?
    Não existe laudo de ruídos que tenha algum valor jurídico para escapamentos do mercado paralelo, pois a legislação não estabelece uma norma específica para esses produtos. Os laudos existentes são apenas Certificados de Responsabilidade Técnica (CRT) assinados por engenheiros que se responsabilizam pelas informações ali contidas, porém não é reconhecido juridicamente.
    6. Existe algum certificado ou até mesmo algum símbolo que é colocado no escapamento como prova de que o mesmo foi submetido aos testes de verificação de emissão de ruídos ?
    Apenas as montadoras são obrigadas a ter o certificado para conseguir a liberação (homologação) de venda das motos. Os testes são feitos por empresas privadas e homologadas pelos órgãos competentes, mas não há símbolos, marcas, adesivos ou identificações obrigatórias nos escapamentos.
    7. Existe algum selo do INMETRO?
    Não existe, pois o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação dos escapamentos esportivos. Não existe ainda uma regulamentação específica para este segmento.
    8. Quais são os órgãos responsáveis pelo controle de emissão de ruídos?
    *IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e
    *CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
    *CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente.

    9. O escapamento antes de ser colocado no mercado para venda, têm que passar anteriormente por testes para constatar se cumprem requisitos legais?
    Não há nenhuma exigência ou regulamentação para isso, no entanto, durante o processo de desenvolvimento e dimensionamento, os nossos produtos são testados de acordo com as normas vigentes e passam por testes estruturais por questão de segurança e qualidade.
    10. Terei problemas com a Lei se utilizar escapamentos esportivos?
    A empresa fabricante de escapamentos esportivos não pode se responsabilizar por erros cometidos pelos agentes fiscalizadores. Apenas garantimos que nossos produtos, quando saem de fábrica, são testados e atendem as exigências das normas de ruído:
    99 dB para motos fabricadas até 31/12/98;
    A partir de 1/1/99 ? máx. 3 dB acima do descrito no manual original do fabricante.

    11. Fui multado por excesso de ruído, o que devo fazer?
    Após o recebimento da notificação e da multa, você deve entrar com recurso com base no enquadramento legal dentro das especificações de ruído.
    Se o pedido for indeferido em 1ª. Instância, entrar com defesa para 2ª Instância.
    É muito importante observar se o agente utilizou algum aparelho para medição, bem como todos os procedimentos exigidos por lei, conforme segue:

    * Norma NBR 9714/2000 e o artigo 280 do Código Brasileiro de Trânsito que diz: ?Seção I Da Autuação, § 2º - A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN?.
    * Resolução CONAMA nº 252/1999, Art 1º § 4o - Para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere a medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO ou laboratórios pertencentes a Rede Brasileira de Calibração-RBC, observada a seguinte alteração no tocante a velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
    O que claramente significa que o agente não pode simplesmente submeter a motocicleta a uma alta aceleração e de ?ouvido? realizar um teste de emissão de ruídos.
    12. O que significa descarga livre ou aberta?
    O corre quando o escapamento encontra-se sem o sistema de redução de ruídos (abafador ou miolo), o qual geralmente se localiza na ponteira - parte final do escapamento.
    13. O que significa dizer que um silenciador de motor a explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante?
    Ocorre quando o escapamento não funciona corretamente ou não realiza a ação para a qual foi concebido.
    As causas para essas falhas podem ser diversas, são elas:

    * Desgaste pelo tempo ou fim da vida útil;
    * Colisão;
    * Vibração excessiva;
    * Má utilização;
    * Má instalação;
    * Falta de manutenção e limpeza do sistema de exaustão;

    14. Legislação para consulta e embasamento:

    *CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB), Art. 230, 280;
    *RESOLUÇÃO CONAMA Nº 252 DE 1/2/1999;
    *RESOLUÇÃO CONAMA Nº 256 DE 30/6/1999;
    *CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN);
    *ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9714/2000.
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de carr1jo
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Cascavel PR
    Idade
    30
    Posts
    376
    Citação Postado originalmente por Renfer Ver Post
    Ola a todos estou aqui postando o atestado de emissao de ruidos do escape roncar ss para as motos (CG125-150-XTZ-YBR)Acho que vai ser muito util para os que usam em suas motos, pois estes dias fui parado em uma blits e me salvei de uma multa por causa que tinha este documento recomendo tirar copia e andar junto com a documentaçao da moto.




    Espero ter ajudado.

    At+!

    Como vc conseguiu este laudo? Solicitou por e-mail pro pessoal da Roncar? Pois eu tbm tenho na minha moto, só que uso um Aluminium SS na Yes 125 e fico preocupado de uma hora tomar uma multa tbm, seria importante ter um desse da minha moto.
    Vlwss

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de TudiBão
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Guarapari - ES
    Posts
    376
    Se não é o inmetro que regulariza e sim o conama e o ibama porque quando agente pretende por isso no documento eles ja mandam logo ir em oficina credenciada pelo INMETRO
    "Enquanto estou em duas rodas, oque está ao me redor desaparece"

  7. #7
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Citação Postado originalmente por carr1jo Ver Post
    Como vc conseguiu este laudo? Solicitou por e-mail pro pessoal da Roncar? Pois eu tbm tenho na minha moto, só que uso um Aluminium SS na Yes 125 e fico preocupado de uma hora tomar uma multa tbm, seria importante ter um desse da minha moto.
    Vlwss
    Manda um email pro Fabio:
    [email protected]

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Renfer
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Localização
    Guaçui ES
    Idade
    42
    Posts
    129
    Ola amigos consegui direto com a roncar tenho tambem varios processos ganhos de usuarios do scape no brasil perante a justiça Se precisarem estarei enviando parar voces, Este certificado e valido sim em todo brasil, Pode te fê nisso irmao e uma empresa seria e de muitos anos no mercado so produzem produtos com certificado e otima qualidade.


    ​At+!!!
    Última edição por Renfer; 15-04-14 às 14:42.
    "Não me importo se vai haver o amanhã. Pois Deus me deu uma vida, não uma eternidade".

    Da uma passadinha aqui (Fan 190 Black Viper Jhonny Walker)

    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...honny-walker-)

  9. #9
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Citação Postado originalmente por TudiBão Ver Post
    Se não é o inmetro que regulariza e sim o conama e o ibama porque quando agente pretende por isso no documento eles ja mandam logo ir em oficina credenciada pelo INMETRO
    Por que são umas bestas que não sabem nada de legislação e fica enchendo o saco de quem anda de moto, no dia que me pararam e queriam prendr minha moto eu fui no batalhão com este papel sobre ponteiras esportivas conversar com o comandante daqui onde moro e estava uma hornet de um policial parada na frente do batalhão eu simplesmente disse para o comandande se minha moto fizer mais barulho que a dele pode prender minha moto e outra a minha tem ponteira a dele esta com o cano cortado o comandante mandou o policial me devolver os documentos e não perturbar mais ninguem com moto por causa de escapamento sendo que eles que tinham que ser exemplo estavam irregulares, a maioria dos policias não conhece nada de legislação e se eles mandar voce levar no inmetro diz pra ele que se eles fizerem tal laudo voce da sua moto de presente para eles !!!!!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Renfer Ver Post
    Ola amigos consegui direto com a roncar tenho tambem varios processos ganhos de usuarios do scape no brasil perante a justiça Se precisarem estarei enviando parar voces, Este certificado e valido sim em todo brasil, Pode te fê nisso irmao e uma empresa seria e de muitos anos no mercado so produzem produtos com certificado e otima qualidade.


    ​At+!!!
    Só para concluir amigo todo produto destinado a veiculos automotores tem que passar por testes antes de ser vendidos ou não estaria nos balcões e outra a onda não tira garantia das motos que estiverem com ponteiras roncar e faz revisão nas motos normalmente com esta marca de ponteira e vendem estas ponteiras em suas conssecionarias !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  10. #10
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    O laudo da fall:


  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de allanjader
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Vitória da Conquista - Bahia
    Idade
    33
    Posts
    166
    O meu é Protork, pedi o atestado por e-mail na terça para o escape 788 Racing(CBX 250 Twister) e recebi ontem mesmo tudo certinho, espero primeiramente que não precise dele e caso precise apresentar que me sirva pra não perder tempo em blitz de tomar dinheiro.

    Valeu pela dica, se alguém quiser o documento aqui está o link pra download:


  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de Renfer
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Localização
    Guaçui ES
    Idade
    42
    Posts
    129
    Ola a todos, Pensando aqui tive uma ideia porque nao usamos este post para publicar os atestado de varios modelos de escapes vendidos....
    Quem tiver outros atestados vamos portar assim ajudaremos muito a todos usuarios do PN a se safar de uma multa..
    "Não me importo se vai haver o amanhã. Pois Deus me deu uma vida, não uma eternidade".

    Da uma passadinha aqui (Fan 190 Black Viper Jhonny Walker)

    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...honny-walker-)

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111
    onde consigo os laudos da pro tork? alguém aqui já tentou fazer um documento e legalizar pegar um carimbo

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de Renfer
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Localização
    Guaçui ES
    Idade
    42
    Posts
    129
    Citação Postado originalmente por lucas jung Ver Post
    onde consigo os laudos da pro tork? alguém aqui já tentou fazer um documento e legalizar pegar um carimbo
    Ola mano mande umemail para o sac da protork: [email protected]
    "Não me importo se vai haver o amanhã. Pois Deus me deu uma vida, não uma eternidade".

    Da uma passadinha aqui (Fan 190 Black Viper Jhonny Walker)

    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...honny-walker-)

  15. #15
    Motociclista Avatar de Rafael WF
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    São Leopoldo-RS
    Idade
    30
    Posts
    1.553
    Cara aqui na região esse papel é lixo, tinha um e andava junto quando tinha o Coyote, mas graças a Deus me toquei que isso não serve é pra nada kkkkkkkkkk.
    Aqui se a alteração não estiver nos documentos, não adianta chora que nao tem colher de chá.

 

 

Tópicos Similares

  1. EScapamento Roncar Light
    Por bruno almeida no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 07-12-12, 21:11
  2. Escapamento Roncar
    Por jow182 no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 20-07-12, 09:28
  3. VENDO-ESCAPAMENTO RS RONCAR/YES
    Por tiagosuki no fórum Classificados
    Respostas: 3
    Último Post: 19-11-10, 12:31
  4. Escapamento Roncar na Yes
    Por bruno gerijos no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 05-02-10, 16:06
  5. Escapamento Roncar
    Por Fagner no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 21-01-10, 09:18

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •