Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 31
  1. #16
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Qualquer PROFISSIONAL que trabalhe com rodas conserta isso aí em minutinhos e custa baratinho!

    falooooowww

  2. #17
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    .
    Saudações Vulcan,

    Em se tratando de ligas de alumínio para aplicações comerciais. A questão do aquecimento de rodas para realinhamento ou para desentortar o perfil é uma questão delicada pelas seguintes razões:

    - não sabemos exatamente qual é o tipo de liga (composição química) e tratamento térmico que foi aplicado no processo de fabricação;

    - os diagramas estudam as transformações de fases com taxas de resfriamento, lentas somente viáveis em estudos de pesquisa de laboratório e não contemplam reaquecimentos;

    - os diagramas de equilíbrio pela diversidade de combinações de elementos de liga, são teóricos porque costumam mostrar as fases de dois componentes, o que foge da realidade na prática;

    - as ligas comerciais contêm mais de dois elementos de liga além de elementos que entram como impurezas, mas impactam no deslocando das curvas de equilíbrio que aparecem nos diagramas binários;

    - toda liga metálica de alumínio sob aquecimento bem antes de chegar a fusão (linha liquidus) sofre mudanças cristalinas significativas permanentes (não meta estáveis) devido ao empacotamento atômico (alotropia), que implica em mudanças na microestrutura;

    - as ligas de alumínio a partir de 120º C sofrem alterações estruturais por precipitação de fases, envelhecimento e ou coalização;

    Portanto é difícil prever o que pode realmente acontecer. Porque depende da liga. A roda pode perder resistência, perder capacidade de absorção de impactos (tenacidade), mas também acontecer o oposto. Dependendo da liga que foi fundida na fabricação.

    Um controle de temperatura durante o procedimento teria que ser acurado, com uso de um termômetro ou lápis térmico e feito por em um intervalo de tempo curto. Mas sem que se tenha uma previsão segura do impacto desse aquecimento na resistência mecânica, tenacidade, ductilidade e dureza final da roda.

    A imagem abaixo retirei de um livro do Telmo Azevedo Coutinho da UFRGS que faz parte do meu acervo. Porque na página ele mostra oito diagramas binários. Que como citei são teóricos, ou seja, na prática a combinação de vários elementos de liga torna a previsão das consequências um tanto difícil.

    Uma solução seria fazer uma análise química da liga por espectrofotometria atômica de emissão ótica, por exemplo, mas para tal ter-se-ia que retirar um pedaço da peça. Há outros métodos de análise não destrutivos, mas que não permitiriam a mesma confiabilidade da análise.

    Crtl-Alt-Del

  3. #18
    Novato Avatar de Zunk
    Data de Ingresso
    Dec 2016
    Localização
    Paraíba
    Idade
    30
    Posts
    29

    Rodas.

    Olha rapaz, tendo em vista o problema, tenta mandar desamassar, pode ser que fique bom. Abraços

  4. #19
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    .
    Saudações Vulcan,
    (...)

    - as ligas de alumínio a partir de 120º C sofrem alterações estruturais por precipitação de fases, envelhecimento e ou coalização;

    (...)
    se for prestar atenção nisso, estamos ferrados com as oficinas de reparo. qual que realmente segue essas especificações? eles praticamente só soldam ou batem e com sorte fazem um cozimento da peça...

    mas em resumo, coloca em "banho maria" que não altera a estrutura e ja ajuda, por que marretar metal gelado é RUIM colega... ahahahuehauehauhe
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #20
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    se for prestar atenção nisso, estamos ferrados com as oficinas de reparo. qual que realmente segue essas especificações? eles praticamente só soldam ou batem e com sorte fazem um cozimento da peça...

    mas em resumo, coloca em "banho maria" que não altera a estrutura e ja ajuda, por que marretar metal gelado é RUIM colega... ahahahuehauehauhe
    Sim sabemos que há profissionais que recuperam rodas até de ligas leves. Alguns são bons soldadores inclusive.

    Vou dizer do porquê fui fundo nessas questões. Eu trabalhei na área técnica e comercial de máquinas de solda e todo o tipo de soldas especias por mais de 20 anos. A formação minha é o que menos importa.

    Inclusive vendia máquinas TIG (solda argônio). O alumínio e suas ligas pelo processo TIG se solda em CA usando alta frequência para ignição do arco. Vendia até para esses recuperadores de rodas. Hehe.

    Rodas de liga leve o certo mesmo seria. Se der para desamassar sem aquecer beleza.

    Mas se precisar aquecer para fazer o serviço, só se fosse como discutimos acima. Soldar uma roda do ponto de vista estritamente técnico é gambiarra. E nesta abordagem o certo seria por outra nova e vender a roda condenada pro alumínio velho.
    Crtl-Alt-Del

  6. #21
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Sim, eu também acho perigoso consertar roda de liga.... Soldar nem pensar, se carro já é perigoso imagina moto.

    Eu estava olhando um anúncio agora e tive que rir:

    A moto com só 5mil km, 2016, e uma "pequena" barriga nas rodas.

    http://www.olx.com.br/vi/280595355.htm
    Fazer 250 Blueflex

  7. #22
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Sim, eu também acho perigoso consertar roda de liga.... Soldar nem pensar, se carro já é perigoso imagina moto.

    Eu estava olhando um anúncio agora e tive que rir:

    A moto com só 5mil km, 2016, e uma "pequena" barriga nas rodas.

    http://www.olx.com.br/vi/280595355.htm
    Só lembrando que não gosto de rir de DESGRAÇA ALHEIA. Com relação aos irmãos motoqueiros, num desejo mal a nenhum, exceto aos estraladores. Desci esses dias a Imigrantes, de carro com a patroa e até comentei com ela, que entortasse as válvulas de uns estraladores em comboio em todos os túneis da serra. Como incomoda: tímpanos já zuados com a descompressao da serra e Tá Tá Táa .Que Deus me perdoe, mas.... se visitassem o mecânico e tivessem más notiícias:/

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  8. #23
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por ailton_azul Ver Post
    Só lembrando que não gosto de rir de DESGRAÇA ALHEIA. Com relação aos irmãos motoqueiros, num desejo mal a nenhum, exceto aos estraladores. Desci esses dias a Imigrantes, de carro com a patroa e até comentei com ela, que entortasse as válvulas de uns estraladores em comboio em todos os túneis da serra. Como incomoda: tímpanos já zuados com a descompressao da serra e Tá Tá Táa .Que Deus me perdoe, mas.... se visitassem o mecânico e tivessem más notiícias:/
    Eu ri mas não em tom de sadismo, foi mais por causa do anúncio.
    Fazer 250 Blueflex

  9. #24
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    eu tinha umas rodas Andra e desempenei elas 786 vezes
    nunca trincou, quebrou ou caiu kkkkkk

  10. #25
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Eu ri mas não em tom de sadismo, foi mais por causa do anúncio.
    Eu sei, sei pôxa.
    Na verdade esse post é + referente ao que eu disse que ria de uns quadros quebrados em outro tópico. Também não rio de sad não. Valeu

    Mais bem que os pentelhos que gostam de estralar só fizessem em campo aberto, kkkkkkkk!!

  11. #26
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Eu já andei com uma roda raiada bagaçada depois de pegar um paralelepípedo no meio da rua num dia de chuva à noite numa quebrada escura dos infernos. Que os raios ficaram expostos por dentro, dava pra ver até a câmara.

    Andei uns 30 km, achei que o aro era pra jogar fora. A sorte foi que do jeito que amassou ele não torceu. Deu para alinhar e ficou bom, tou andando com ele faz uns dois meses. Se fosse roda não ia ter jeito porque tava bem pior que a roda com um pequeno amassado do anúncio do Anderson ahuahuah.

    Ah, salientando que eu não caí mas foi um susto duka.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 29-12-16 às 16:36.
    Crtl-Alt-Del

  12. #27
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Eu ri mas não em tom de sadismo, foi mais por causa do anúncio.
    multa, amassado na roda, etc. "moto bem cuidada"

    hmm, sei.. auheuaheuaheuhae
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  13. #28
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Seguinte, tem um cara aqui perto vendendo a roda dianteira da Fazer, não vi pessoalmente mas parece nova, diz ele que está com rolamentos e pneu original, o pneu está gasto. Ele comprou para colocar na Fazer dele, mas é modelo mais antigo e não serviu, diz ele q pagou 450.
    Ele quer 200 reais.

    Não sei se compro essa roda e troco, ou logo em seguida já troco a minha moto em uma mais nova ou 0km, afinal ela tem 30.000km. logo já começam as manutenções mais caras, relação, a bengala parou de vazar, mas vai que começa a vazar denovo... Enfim tô na dúvida, tô bem a fim de dar ela na troca e pegar a nova Twister com ABS.
    Última edição por andersonpg; 31-12-16 às 16:36.
    Fazer 250 Blueflex

  14. #29
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Seguinte, tem um cara aqui perto vendendo a roda dianteira da Fazer, não vi pessoalmente mas parece nova, diz ele que está com rolamentos e pneu original, o pneu está gasto. Ele comprou para colocar na Fazer dele, mas é modelo mais antigo e não serviu, diz ele q pagou 450.
    Ele quer 200 reais.

    Não sei se compro essa roda e troco, ou logo em seguida já troco a minha moto em uma mais nova ou 0km, afinal ela tem 30.000km. logo já começam as manutenções mais caras, relação, a bengala parou de vazar, mas vai que começa a vazar denovo... Enfim tô na dúvida, tô bem a fim de dar ela na troca e pegar a nova Twister com ABS.
    pode trocar a roda e dobrar a diferença em valorização da revenda...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  15. #30
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Tá falando sério ou isso foi ironia?

    No caso das revendas ou mesmo particular,
    Acho que na hora de avaliarem nem vão ver, o amassadinho é bem pequeno. E se verem acho que nem mudaria muito o preço. Creio que, não deve pagar os 200 da roda mais uns 50 da troca do pneu e disco de freio.

    Avaliação de carro por exemplo é ridículo, só olham a tabela FIPE, as condições da lataria e deu, nem andar com o carro eles andam.
    Última edição por andersonpg; 01-01-17 às 00:19.
    Fazer 250 Blueflex

 

 

Tópicos Similares

  1. Roda dianteira não alinha - CG 150
    Por kinzinho no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 17-03-17, 18:42
  2. Rolamento roda dianteira - Yes
    Por blaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 44
    Último Post: 24-08-15, 11:31
  3. roda dianteira
    Por jeisonjsl no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 07-10-12, 14:27
  4. Roda dianteira
    Por Motaro no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 10-01-12, 20:07
  5. Roda dianteira freiada
    Por guilok no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 07-07-10, 22:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •