Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853

    Curso online Honda Pilotagem

    Curso bem interessante.

    Principalmente a parte que fala das posições diferentes em diferentes curvas.


    E a frenagem mais eficiente utilizando o freio traseiro + dianteiro + freio motor (não acionar a embreagem durante a frenagem de emergência).


    https://www14.honda.com.br/harmonian.../3/player.html

    - - - Updated - - -

    Outra coisa, nas curvas reduzir uma marcha para manter a aceleração constante....
    Fazer 250 Blueflex

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de juanxyah
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Sabará - Minas Gerais
    Idade
    29
    Posts
    288
    Obrigado pelo compartilhamento!
    Nas frenagens de emergência eu costumo fazer a redução de marchas até chegar na 1ª, assim: desce uma marcha, solta a embreagem rapidamente para acionar o freio-motor e ela dar aquele tranco, logo em seguida aciono a embreagem, desço mais outra marcha e solto rapidamente a embreagem para dar mais outro tranco, dessa vez mais forte... Tudo isso rapidamente, porque é de urgência.

    Não sei se essa forma que eu faço está tão errada quanto ao estilo que abordaram, sobre somente acionar a embreagem.


    Outro assunto é que ultimamente não sinto confiança no pneu traseiro nas curvas, sempre acho que vai deslizar e eu vou ganhar o chão. Talvez eu esteja inclinando demais ou de menos...

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Em uma frenagem de emergência a ação há de ser premente e imediata. Ou seja, não há tempo para usar o freio motor porque reduções demandam tempo.

    Na emergência o cidadão aciona primeiro o freio traseiro para estabilizar melhor a moto e imediatamente chama no dianteiro. Nestas frações de segundo enquanto o veículo se desloca, ele terá que avaliar a situação pensando em todas as alternativas. Uma delas seria conseguir desviar para evitar o impacto.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Em uma frenagem de emergência a ação há de ser premente e imediata. Ou seja, não há tempo para usar o freio motor porque reduções demandam tempo.

    Na emergência o cidadão aciona primeiro o freio traseiro para estabilizar melhor a moto e imediatamente chama no dianteiro. Nestas frações de segundo enquanto o veículo se desloca, ele terá que avaliar a situação pensando em todas as alternativas. Uma delas seria conseguir desviar para evitar o impacto.

    Exato, no caso do vídeo o que eu entendi é que você freia o traseiro + o dianteiro. Sem acionar a embreagem ou fazer reduções....
    Se acionar a embreagem a roda traseira pode derrapar, e já vi um video do tite que ele faz a comparação com e sem embreagem, e sem acionar a embreagem a moto para antes;

    Claro que conforme a moto estiver com a velocidade bem reduzida você vai reduzir as marchas e seguir adiante, não vai querer que a moto apague, até porque pode vir um carro desgovernado atrás e você vai precisar arrancar rapido.

    - - - Updated - - -



    Custei pra achar o video, a partir dos 9:58
    Última edição por andersonpg; 23-10-17 às 15:15.
    Fazer 250 Blueflex

  5. #5
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Na hora do susto - frenagem de emergência - a prioridade é parar ou desviar para evitar a colisão. São centésimos de segundos preciosos os quais não deveriam ser compartilhados e dispendidos com mudanças de marchas que seriam irrelevantes para a eficácia que a situação e o tempo disponível requerem. Se houvesse tempo para frenagem com o auxílio do freio motor. Esta não seria uma situação de emergência.

    As vezes se percebe que a moto não iria parar, que o impacto seria inevitável. Se não há como evitar ou desviar, o último recurso seria pisar fundo no pedal e deixar a traseira virar, vulgo cavalo de pau. Ainda que ocorra a colisão esta seria amenizada, assim o primeiro impacto seria na parte posterior da moto.

    Nesta última situação infelizmente ter-se-ia que contar com um pouco de sorte.

    Na emergência os freios são simultâneos. O traseiro deve ser acionado antes porque estabiliza/equilibra o veículo e tira/desloca a pressão do peso aliviando a pressão na suspensão dianteira. Assim preparando para a ação enérgica do freio dianteiro que se sucede na "fração de segundo" seguinte.

    É por isso que motos esportivas se beneficiam mais de freios ABS, porque em alta velocidade o tempo de reação para parar é pequeno diante do espaço que o veículo percorre no espaço de tempo.

    O ABS é importante também para os que não têm experiência porque minimiza falhas de julgamento e avaliação.

    Mas freios ABS em motos são pouco eficientes quando comparados a automóveis. A dinâmica de movimentos e frenagem são diferentes.

    Pergunte a Valentino Rossi se ele quer um sistema ABS na MotoGP dele.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 23-10-17 às 18:28.
    Crtl-Alt-Del

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    alguém aqui ja fez curva estilo motard pra sentir a dinâmica do freio motor junto do freio traseiro? em uma frenagem máxima o motor 'freia' mais devagar que a moto (em todas as motos?) e usar o freio motor junto do freio traseiro serve mais pra evitar o travamento da roda do que frenagem máxima em si.

    não queria comparar com carros mas ter freios separados pra cada roda permite (muito) mais liberdade de dosagem do que uma única alavanca pra freiar 4 rodas em 2 listras de rodagem diferentes (tornando o ABS mais útil tanto na distância de frenagem quanto estabilidade), coisa que nas motos se reflete muito em posição de manobra, condição de aderência e força de frenagem (alguém aí ja andou com a moto rabiando na chuva uns 100 metros só porque reduziu uma marcha? os freios da mirage são bons, consegui fazer fading uma vez só e se regenerou rápido enquanto freio traseiro é freio taseiro, tem uso específico como complementar).
    Última edição por Vulcan; 24-10-17 às 10:01.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    alguém aqui ja fez curva estilo motard pra sentir a dinâmica do freio motor junto do freio traseiro? em uma frenagem máxima o motor 'freia' mais devagar que a moto (em todas as motos?) e usar o freio motor junto do freio traseiro serve mais pra evitar o travamento da roda do que frenagem máxima em si.

    não queria comparar com carros mas ter freios separados pra cada roda permite (muito) mais liberdade de dosagem do que uma única alavanca pra freiar 4 rodas em 2 listras de rodagem diferentes (tornando o ABS mais útil tanto na distância de frenagem quanto estabilidade), coisa que nas motos se reflete muito em posição de manobra, condição de aderência e força de frenagem (alguém aí ja andou com a moto rabiando na chuva uns 100 metros só porque reduziu uma marcha? os freios da mirage são bons, consegui fazer fading uma vez só e se regenerou rápido enquanto freio traseiro é freio taseiro, tem uso específico como complementar).

    Pelo o que eu entendi é isso mesmo. Você deixa a moto engrenada basicamente para a roda traseira não travar, o que seria o efeito abs.

    Apesar de nunca ter usado nem em carro e nem em moto, ainda acho que o freio ABS ajuda em situações que você toma um susto e acaba apertando o freio com muita força, fazendo a roda travar, o que leva a derrapagem, tanto da dianteira como da traseira.
    Se o piso estiver molhado ou escorregadio então, ai eu acho que a ação do abs é mais valiosa.

    Falam que o freio traseiro da Fazer é borrachudo, mas agora mesmo vindo para o trabalho usei força demais e a roda traseira derrapou, e a moto deu aquela rabiada.... E já não é a primeira vez que isso me acontece.
    Última edição por andersonpg; 24-10-17 às 10:17.
    Fazer 250 Blueflex

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Acho que depende da estilo da moto, muda o estilo de frenagem.

    Já tive cub, já tive street, já tive trail, hj estou com custom. Cada uma pede modos diferentes de curvar, de frear. Logo que passei da Biz para a CBX200, cai com ela quase parado, na chuva, usei os dois freios numa descida, a roda traseira travou e como estava engatada em primeira, soltei o freio mas a aderencia nao venceu girar o motor novamente e foi arrastando, acostumado de cub nem pensei em apertar a embreagem, fui parando, bati na guia e tombei com a moto. Cabaçada...

    Quanto a carro com ABS, tem no meu carro, a frenagem é muito boa, mesmo com chuva ou até no barro, é só enfiar o pé sem dó e o ABS faz o resto sem vc perder o controle. Pena a Midnight não ter, minha próxima moto vou fazer questão.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Falando em pilotagem defensiva, Gostei da idéia desse cara.... Pensa mais ou menos igual eu.

    Fazer 250 Blueflex

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Mais umas dicas boas, vale a pena ver o video:




    - - - Updated - - -

    Gostei da parte do: Braços soltos, guiar a moto com as pedaleiras (pés e pernas).
    Fazer 250 Blueflex

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Bah! Esse lance de não colocar o peso no guidon, deixar os braços relaxados e pilotar a moto com as pernas, pés e abdomem.... Fez toda a diferença na minha pilotagem, ta loco. Descobri que o descontrole durante as curvas é muito mais eu desequilibrando o guidon com os braços do que qualquer outra coisa.

    - - - Updated - - -

    Estou dando muito mais valor aos pés nas pedaleiras....
    Fazer 250 Blueflex

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de juanxyah
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Sabará - Minas Gerais
    Idade
    29
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Bah! Esse lance de não colocar o peso no guidon, deixar os braços relaxados e pilotar a moto com as pernas, pés e abdomem.... Fez toda a diferença na minha pilotagem, ta loco. Descobri que o descontrole durante as curvas é muito mais eu desequilibrando o guidon com os braços do que qualquer outra coisa.

    - - - Updated - - -

    Estou dando muito mais valor aos pés nas pedaleiras....
    Eu notei que o simples fato de inclinar a cabeça para o lado que se quer ir, já muda a trajetória da moto!

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por juanxyah Ver Post
    Eu notei que o simples fato de inclinar a cabeça para o lado que se quer ir, já muda a trajetória da moto!

    Como eu sou alto e a Fazer tem uma posição que deixa o piloto mais pra frente, eu acabava colocando muito o peso no guidon, meio que sem querer.... Isso desestabiliza demais a moto nas curvas.
    Fazer 250 Blueflex

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de juanxyah
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Sabará - Minas Gerais
    Idade
    29
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Como eu sou alto e a Fazer tem uma posição que deixa o piloto mais pra frente, eu acabava colocando muito o peso no guidon, meio que sem querer.... Isso desestabiliza demais a moto nas curvas.
    Aí entra na parte do vídeo em que ele fala que é alto e a moto tem que ser ajustada pra sua altura (Agora to em duvida se foi nesse vídeo ou em outro que vi pela internet). Você tem que ajustar o guidon ao ponto que seus braços ficam esticados, MAS levemente flexionados. Os manetes devem ser ajustados para cima ou para baixo, seguindo a linha do braço e dos dedos, no seu caso, como é alto, o manete deve ficar mais pra baixo. Tem também o pedal de marchas, que dá pra ajustar em algumas motos.

    Se mesmo com esses ajustes vc tem problemas com a pilotabilidade e dores no corpo, é melhor pegar uma moto mais adequada ao porte físico.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Bah! Esse lance de não colocar o peso no guidon, deixar os braços relaxados e pilotar a moto com as pernas, pés e abdomem.... Fez toda a diferença na minha pilotagem, ta loco. Descobri que o descontrole durante as curvas é muito mais eu desequilibrando o guidon com os braços do que qualquer outra coisa.

    - - - Updated - - -

    Estou dando muito mais valor aos pés nas pedaleiras....
    quando li sua postagem imaginei alguem andando de moto com as mãos nos bolsos... auehauehauheauheuahe
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Curso online de pilotagem NA FAIXA
    Por hbrasil no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 13-03-14, 18:27
  2. Pilotagem Segura - CURSO COMPLETO DE PILOTAGEM RODRIGO CAPUTO
    Por pablopss no fórum Equipamentos de Segurança
    Respostas: 2
    Último Post: 03-11-12, 12:09
  3. Guia Completo de Pilotagem Oferecido Pela Honda - Online
    Por Allisongia no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 19-05-12, 18:57
  4. curso de pilotagem de moto
    Por bloodski no fórum Área de debate
    Respostas: 28
    Último Post: 03-07-10, 12:46
  5. Curso de Pilotagem
    Por PSX no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 0
    Último Post: 14-09-08, 15:57

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •