Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853

    Pilotando no vento

    Pessoal, estou tendo muita dificuldade de pilotar em dias de vento. Sao aquelas rajadas de vento imprevisíveis que te jogam para o lado derrepente. Não sei se começo a ficar com medo e isso também atrapalha mais. Só sei que hoje deu vontade de vender a moto.

    Alguém já passou pela mesma situação ou tem alguma dica?
    Fazer 250 Blueflex

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Pessoal, estou tendo muita dificuldade de pilotar em dias de vento. Sao aquelas rajadas de vento imprevisíveis que te jogam para o lado derrepente. Não sei se começo a ficar com medo e isso também atrapalha mais. Só sei que hoje deu vontade de vender a moto.

    Alguém já passou pela mesma situação ou tem alguma dica?
    não tem muito o que fazer, é perigoso mesmo. motos mais baixas e pesadas podem ser melhores mas ainda depende de prudência de ir ou parar para esperar.

    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    O medo piora mais ainda a situação, as rajadas empurram o corpo, e eu acho que eu tenho a impressão que está empurrando a moto também. E quando vc tenta corrigir, acaba piorando mais ainda a situação.
    Preciso de mais e mais experiência pra sentir mais segurança. Espero nunca cair nesse aprendizado, acho que se eu chegar a cair eu largo a moto, apesar de ser algo viciante. Não piloto moto por falta de opção, piloto porque gosto, e também porque nao gosto de perder tempo.

    - - - Updated - - -

    Nesse meio tempo enquanto eu me borrava todo passou uma carenada por mim, o cara estava muito rápido. Por isso eu acho que deve ter alguma coisa. Acho que a experiência de pilotar no vento deve melhorar as habilidades com o tempo.
    Fazer 250 Blueflex

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Por isso minha 1ra moto era carinhosamente chamada flexinha; padeço disso não! agora força do vento acha (na multiplicação pelo) quadrado da área de contato. Vira uma carreta facin, ou moto. Calculo bem, ou faço a posição aerodinâmica, eternizada nos Diários de Motocicleta; bons ventos!!

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Pessoal, estou tendo muita dificuldade de pilotar em dias de vento. Sao aquelas rajadas de vento imprevisíveis que te jogam para o lado derrepente. Não sei se começo a ficar com medo e isso também atrapalha mais. Só sei que hoje deu vontade de vender a moto.

    Alguém já passou pela mesma situação ou tem alguma dica?
    Vender a moto? Mas deu tanto trabalho pra comprar ;- Empréstimos iconsignados e talz. No meu caso foi assim,,,,,, Me juda pakas, ir trabaiá,,,,

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Posts
    113
    Nunca vi vento derrubar alguém de moto, relaxa é só impressão, na verdade esta tudo sobre controle a menos que sejam ventos com mais de 100 km h coisa que eu acho improvável aqui no nosso Brasilzão!

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    a sensação que tenho ao tomar um vento lateral é semelhante a mudança de inclinação da pista... a mirage com pneu mais largo passa mais a força lateral da inclinação e imperfeição da pista, de vento ainda não senti nada no meio da cidade, na estrada tudo tranquilo até o momento.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    a sensação que tenho ao tomar um vento lateral é semelhante a mudança de inclinação da pista... a mirage com pneu mais largo passa mais a força lateral da inclinação e imperfeição da pista, de vento ainda não senti nada no meio da cidade, na estrada tudo tranquilo até o momento.
    Exatamente. É como aqueles desníveis que tem entre um faixa e outra. O pior é que vc tenta corrigir e o vento para ou muda de lado subitamente.

    Mas creio que a maior parte do problema é da minha cabeça, começo a ficar com medo e travar. Aí a coisa piora mais ainda.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por ailton_azul Ver Post
    Vender a moto? Mas deu tanto trabalho pra comprar ;- Empréstimos iconsignados e talz. No meu caso foi assim,,,,,, Me juda pakas, ir trabaiá,,,,
    Kkkkkkk, somo dois. Empréstimos a juros altíssimos em momentos de crise.
    Me ajuda muito também, mas preciso pegar mais e mais experiência. Com o tempo você vai melhorando cada vez mais e mais, e as vezes nem percebe que está melhor, mas está.

    Tenho pressa em ser o Valentino Rossi logo. Ainda estou mais pra Reginaldo Rossi

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por General Dynamics Ver Post
    Nunca vi vento derrubar alguém de moto, relaxa é só impressão, na verdade esta tudo sobre controle a menos que sejam ventos com mais de 100 km h coisa que eu acho improvável aqui no nosso Brasilzão!
    Aqui no sul tem muita mudança brusca de temperatura, ar frio se chocando com ar quente, aí da umas rajadas de vento violentas de vez em quando, mas certamente não chega a 100km/h
    Fazer 250 Blueflex

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Placa .de Advertência. CTB. Um .docce para quem acertar, ou um chiclete sem açúcar:
    Vc tá na via e vê essa figura:


    Significa que tem:

    a) Um bisonte atrás, ou de lado, querendo te chifrar;

    b) Um touro mocho, correndo à furtiva, com mesmo objetivo;

    c)Vento lateral;

    d) Um tufão;

    e) bananeira caindo do barranco.

    É que nunca consegui entender a figura; se os nobres habilitados (ou não) souber... Pesoal, se pilotar é arte, tem de ter humor!

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por ailton_azul Ver Post
    Placa .de Advertência. CTB. Um .docce para quem acertar, ou um chiclete sem açúcar:
    Vc tá na via e vê essa figura:


    Significa que tem:

    a) Um bisonte atrás, ou de lado, querendo te chifrar;

    b) Um touro mocho, correndo à furtiva, com mesmo objetivo;

    c)Vento lateral;

    d) Um tufão;

    e) bananeira caindo do barranco.

    É que nunca consegui entender a figura; se os nobres habilitados (ou não) souber... Pesoal, se pilotar é arte, tem de ter humor!
    aposto em brisa marítima.

    - - - Updated - - -

    (vento lateral)
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Pessoal, estou tendo muita dificuldade de pilotar em dias de vento. Sao aquelas rajadas de vento imprevisíveis que te jogam para o lado derrepente. Não sei se começo a ficar com medo e isso também atrapalha mais. Só sei que hoje deu vontade de vender a moto.

    Alguém já passou pela mesma situação ou tem alguma dica?
    Cara, sei exatamente o que você está dizendo e simpatizo.

    Estou dirigindo há 3 anos a minha Titan 150 e continuo com o "medinho". De boa, não abandone ele. O medo é algo bom, te torna prudente, se você não entrar em pânico.

    Medo é sinal de desconhecimento e ignorância se combate com estudo. Estude a física ao redor da moto: efeito giroscópico, força centrífuga e centrípeta. Nos dias bons (sol, sem vento...) tente aprimorar sua técnica e nos dias ruins: coloque ela a prova! Sempre se lembre do efeito giroscópico, ele é basicamente o que garante que (se estiver em movimento) a sua chance de cair é bem baixa.

    Em locais "abertos" eu costumo ter menos confiança. Procure sempre se posicionar defensivamente e na parte que rodam os pneus dos carros/caminhões (lá tem mais borracha!). Em dias que também tem chuva, procure esvaziar o pneu um pouco abaixo do mínimo que o fabricante recomenda: mais vazio você tem mais borracha encostando no chão e mais borracha no chão significa mais contato e isso tudo te dá mais estabilidade. Mais peso também melhora a estabilidade (se puder dê uma carona).

    Nunca se esqueça, entretanto, que o melhor é ir só até onde você se sente "confortável". Começou a ficar bolado demais? Encosta e espera.
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por v1n1c1u3gdm Ver Post
    Cara, sei exatamente o que você está dizendo e simpatizo.

    Estou dirigindo há 3 anos a minha Titan 150 e continuo com o "medinho". De boa, não abandone ele. O medo é algo bom, te torna prudente, se você não entrar em pânico.

    Medo é sinal de desconhecimento e ignorância se combate com estudo. Estude a física ao redor da moto: efeito giroscópico, força centrífuga e centrípeta. Nos dias bons (sol, sem vento...) tente aprimorar sua técnica e nos dias ruins: coloque ela a prova! Sempre se lembre do efeito giroscópico, ele é basicamente o que garante que (se estiver em movimento) a sua chance de cair é bem baixa.

    Em locais "abertos" eu costumo ter menos confiança. Procure sempre se posicionar defensivamente e na parte que rodam os pneus dos carros/caminhões (lá tem mais borracha!). Em dias que também tem chuva, procure esvaziar o pneu um pouco abaixo do mínimo que o fabricante recomenda: mais vazio você tem mais borracha encostando no chão e mais borracha no chão significa mais contato e isso tudo te dá mais estabilidade. Mais peso também melhora a estabilidade (se puder dê uma carona).

    Nunca se esqueça, entretanto, que o melhor é ir só até onde você se sente "confortável". Começou a ficar bolado demais? Encosta e espera.
    Então. Estou melhorando e pegando mais experiência, e o vento já não atrapalha mais tanto. Na verdade o que acontecia é que o vento empurrava mais o meu corpo do que a moto, com mais calma percebi isso, o que fez com que eu melhorasse a minha reação.

    Sempre piloto defensivamente, e tenho ciência que a moto é o meio de transporte mais rápido e barato que tenho. As vezes prefiro esperar um pouco do que sair me enfiando no meio de ônibus e caminhões, como muitos outros motociclistas fazem.
    Fazer 250 Blueflex

 

 

Tópicos Similares

  1. velhinho pilotando igual a jovem.
    Por corsani no fórum Videos
    Respostas: 30
    Último Post: 01-08-11, 22:05
  2. Pilotando cultura
    Por MotoRide no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 25-11-10, 11:21
  3. até qto o vento atrapalha?
    Por guitar_tp no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 10-09-07, 13:21
  4. Menores pilotando....
    Por Serifa no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 27-03-06, 23:22
  5. Já passou aperto pilotando com chuva!!!!
    Por gustavo duarte no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 11
    Último Post: 12-12-05, 17:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •