Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Idade
    37
    Posts
    23

    Viagem com Moto Preparada

    Boa tarde Pessoal.

    Tenho uma 160 com uma preparação leve e pretendo fazer uma viagem com a dona patroa
    Algo nao muito perto.

    Pra ser mais exato 1334 KM

    Minha moto tem um pistão 4mm, comando preparado 296º, relação alongada, filtro esportivo e escapamento original com borozinho difusor.

    Vou fazer uma parada na metade do caminho para dormir sendo assim pretendo sair de manha de um dia e chegar a noite do outro dia.

    O que posso fazer para nao ter problemas com a motoca ?

    Enriquecer mistura ?
    Não esticar muito ?
    Fazer muitas paradas para esticar as pernas comer e esfriar o motor ?
    Alongar mais a relação ?
    Usar mais oleo ?
    Usar comando original ?

    Por favor me dê dicas e deixa sua opinião.
    Motoca aguenta ?
    CG Fan 160 2017 Original
    Minha companheira e cobaia para adquirir experiencia em motores.

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por shenay9 Ver Post
    Boa tarde Pessoal.

    Tenho uma 160 com uma preparação leve e pretendo fazer uma viagem com a dona patroa
    Algo nao muito perto.

    Pra ser mais exato 1334 KM

    Minha moto tem um pistão 4mm, comando preparado 296º, relação alongada, filtro esportivo e escapamento original com borozinho difusor.

    Vou fazer uma parada na metade do caminho para dormir sendo assim pretendo sair de manha de um dia e chegar a noite do outro dia.

    O que posso fazer para nao ter problemas com a motoca ?

    Enriquecer mistura ?
    Não esticar muito ?
    Fazer muitas paradas para esticar as pernas comer e esfriar o motor ?
    Alongar mais a relação ?
    Usar mais oleo ?
    Usar comando original ?

    Por favor me dê dicas e deixa sua opinião.
    Motoca aguenta ?
    Olá shenay

    Este assunto é tão recorrente em fóruns que publiquei um artigo sobre o assunto. 99% das dúvidas seriam esclarecidas com a leitura dele.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...nas-e-possivel
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Idade
    37
    Posts
    23
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Olá shenay

    Este assunto é tão recorrente em fóruns que publiquei um artigo sobre o assunto. 99% das dúvidas seriam esclarecidas com a leitura dele.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...nas-e-possivel
    Acabei de ler seu artigo e esclareceu bastante, porem minha duvida é quanto à preparação da moto, o que posso fazer para nao ter problema de quebra, ja viajei com minha patroa na 160, 300km direto, a moto rodou normal, media de 100km/h de painel so com cabo enrolado, subida e descida nessa média.

    Porem agora a moto esta preparada, com pistao maior 4mm e comando 296graus
    Minha duvida é quanto à preparação o que os amigos que prepararam tem a dizer.
    CG Fan 160 2017 Original
    Minha companheira e cobaia para adquirir experiencia em motores.

  4. #4
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por shenay9 Ver Post
    Acabei de ler seu artigo e esclareceu bastante, porem minha duvida é quanto à preparação da moto, o que posso fazer para nao ter problema de quebra, ja viajei com minha patroa na 160, 300km direto, a moto rodou normal, media de 100km/h de painel so com cabo enrolado, subida e descida nessa média.

    Porem agora a moto esta preparada, com pistao maior 4mm e comando 296graus
    Minha duvida é quanto à preparação o que os amigos que prepararam tem a dizer.
    A conclusão faz parte da leitura do artigo desde que sejas capaz de entendê-lo. Tens essencialmente uma moto com motor de 160cc com um kit +4 mm. A bomba de óleo e reservatório de óleo no cárter foram dimensionados pela engenharia da Honda para um motor de 160cc.
    O óleo de motor responde por aproximadamente 40% da troca de calor do sistema e a refrigeração natural dele também igualmente já está subdimensionada para a maior cilindrada atual.

    Portanto, em longas viagens deverias conduzí-la dentro dos limites de uma 160cc. Caso não queiras entender assim, desejo-lhe boa sorte.
    Crtl-Alt-Del

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Idade
    37
    Posts
    23
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    A conclusão faz parte da leitura do artigo desde que sejas capaz de entendê-lo. Tens essencialmente uma moto com motor de 160cc com um kit +4 mm. A bomba de óleo e reservatório de óleo no cárter foram dimensionados pela engenharia da Honda para um motor de 160cc.
    O óleo de motor responde por aproximadamente 40% da troca de calor do sistema e a refrigeração natural dele também igualmente já está subdimensionada para a maior cilindrada atual.

    Portanto, em longas viagens deverias conduzí-la dentro dos limites de uma 160cc. Caso não queiras entender assim, desejo-lhe boa sorte.
    Creio que o problema maior então do motor preparado seria o aquecimento ?

    Não acha que a relação reduzida promove uma velocidade de cruzeiro com um RPM mais baixo dessa forma compensando o aquecimento maior devido à preparação ?

    Quanto ao óleo estou usando 15w50 semi sintetico, assim ele aumenta a pressão do óleo e mantem a viscosidade em temperatura mais alta. Esta correto ?

    Você tem alguma dica ÚTIL sem ironia para oferecer ?
    Grato
    CG Fan 160 2017 Original
    Minha companheira e cobaia para adquirir experiencia em motores.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por shenay9 Ver Post
    Creio que o problema maior então do motor preparado seria o aquecimento ?

    Não acha que a relação reduzida promove uma velocidade de cruzeiro com um RPM mais baixo dessa forma compensando o aquecimento maior devido à preparação ?

    Quanto ao óleo estou usando 15w50 semi sintetico, assim ele aumenta a pressão do óleo e mantem a viscosidade em temperatura mais alta. Esta correto ?

    Você tem alguma dica ÚTIL sem ironia para oferecer ?
    Grato
    Boa sorte, boa sorte.
    Crtl-Alt-Del

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Mogi das Cruzes - SP
    Idade
    42
    Posts
    130
    Se fosse você escolheria rodovias em que a velocidade variasse e que se possível fosse velocidade menor, vai andar menos no limite é assim poupar mais, se der pra evitar serras seria uma boa, moto de 160cc de dois força bastante em serras.

    Fazer mais paradas é bobeira pois como é refrigerada a ar, não faz diferença, depois de 5min. Rodando ela já vai estar na temperatura alta de novo.
    Faça valer a pena !!!

    Titan 32.000kms + Ybr 24.000kms + Fz250 21.000kms + Titan150 47.235



  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2019
    Idade
    31
    Posts
    5
    Citação Postado originalmente por shenay9 Ver Post
    Creio que o problema maior então do motor preparado seria o aquecimento ?

    Não acha que a relação reduzida promove uma velocidade de cruzeiro com um RPM mais baixo dessa forma compensando o aquecimento maior devido à preparação ?

    Quanto ao óleo estou usando 15w50 semi sintetico, assim ele aumenta a pressão do óleo e mantem a viscosidade em temperatura mais alta. Esta correto ?

    Você tem alguma dica ÚTIL sem ironia para oferecer ?
    Grato

    sim o maior problema de motor preparado é aquecimento, tanto que alguns mecânicos sugere a instalação de um radiador a óleo mesmo quando acima de 220cc, uma relação mais longa é uma boa mandada, pode andar a 110km/h com rotacoes bem baixas.

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492

    Citação Postado originalmente por scroll lock Ver Post
    sim o maior problema de motor preparado é aquecimento, tanto que alguns mecânicos sugere a instalação de um radiador a óleo mesmo quando acima de 220cc, uma relação mais longa é uma boa mandada, pode andar a 110km/h com rotacoes bem baixas.
    No respeito, o scrollLock disse tudo.
    Um tempo eu que queria preparar uma certa mota vermelha, apesar de forte. Hoje tá tudo_Azul graças a Deus,. Bora viajar de moto
    Última edição por ailton_azul; 03-10-19 às 13:03.

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Ctrl-Alt-Del esclareceu bem. Você mencionou que viajou e o tempo todo com o cabo enrolado, numa distância maior pode ser complicado, e não tem como saber ao certo a qualidade do serviço feito, e também a quanto tempo foi feito, vc tem que levar isso em consideração.

    Alongar a relação acho que só piora, pois terá que ficar cambeando o tempo todo, se não tem outro jeito, tente ir mais na boa (algo impossível para quem curte motor preparado).
    Parem o mundo que eu quero descer...

 

 

Tópicos Similares

  1. Carburador paralelo em moto preparada
    Por thecesaritab no fórum Preparação
    Respostas: 6
    Último Post: 31-03-16, 07:37
  2. Respostas: 0
    Último Post: 28-01-11, 18:23
  3. Moto preparada, qtos km/l
    Por .: Cientista :. no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 20-03-06, 15:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •