Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Joelho dolorido

  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107

    Question Joelho dolorido

    Olá Pessoal. Boa tarde e boa páscoa!

    Recentemente voltei a pegar a magrela e dar uns rolezinhos com ela. O efeito colateral tem sido o joelho direito dolorido. Eu sinto que as vezes eu não terminei de frear e já tô colocando o pé no chão porque já fiz o movimento de "derrubar" ela para apoiar (quando páro num sinal, por ex.). Conversei com um amigo meu que falou para eu tentar frear ela toda antes de apoiar, mas ele mesmo disse para eu tentar me acostomar a apoiar com a esquerda.

    Meu vício de apoiar com a direita é porque a marcha está na esquerda. Se eu apoiar com a esquerda, vou ter que segurar ela na embreagem antes de colocar no neutro. Isso é esperado? Estou fazendo "errado"?

    Vinicius Menezes
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Posts
    524
    Não sou dono da verdade, mas vou falar sobre o que aprendi andando de moto a 14 anos.

    Ao apoiar a perna direita vc fica incapacitado de frear totalmente a moto em caso de emergência.

    Dois Exemplos Comuns:

    Vc vem uma avenida a uns 60kmh e do nada atravessa na sua frente um pedestre. Na sua Reação Habitual é Frear com os dois freios e ja na sequencia usar apenas o Freio Dianteiro , perdendo a frenagem da roda traseira. Sendo que ao se acostumar a apoiar com a perna esquerda,vc evita problemas tambem de uso exagerado do freio dianteiro, podendo travar a roda dianteira e levalo a cair por derrapagem.

    Uso do Freio Traseiro é maior em Situação de Chuva ou em Terreno arenoso (Areia e Barro),aos ja acostumados a andar de moto em trilhas, lugares que exigem uso maior de freio traseiro esse costume vem de berço ao usar a perna esquerda para apoiar.

    Outra coisa,a dor na perna por que parece vem posição em que fica na moto. pois se perceberem bem ao dirigir muita das vezes nos acabamos ficando um pouco mais pra esquerda ou direita da moto e não necessariamente no centro da moto isso acontece por nós buscarmos equilíbrio do peso em cima da moto. é muito comum as vezes você ver motociclistas andando de moto e do nada ficam um pouco em pé pra se ajeitar no banco da moto.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de carr1jo
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Cascavel PR
    Idade
    30
    Posts
    376
    Eu uso as duas pernas dependendo da situação, se for ladeira ou tiver que sair rápido já paro em primeira e apoio na esquerda pra pressionar o freio traseiro, se for plano ou ficar mais tempo parado uso a direita pra colocar no neutro, não costuma doer a perna, creio que não tenha uma regra fixa para qual perna usar, pode ser que você tenha algo no joelho, as únicas vezes que meu joelho incomodou, foi quando eu pegava estrada por mais de 40 minutos na Yes, aí doía por ficar sem se mexer pq as pedaleiras dela são mais recuadas.
    Anterior: Suzuki EN 125 YES 2008
    Atual: Fazer 250 BlueFlex 13/14

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107
    Citação Postado originalmente por carr1jo Ver Post
    Eu uso as duas pernas dependendo da situação, se for ladeira ou tiver que sair rápido já paro em primeira e apoio na esquerda pra pressionar o freio traseiro, se for plano ou ficar mais tempo parado uso a direita pra colocar no neutro, não costuma doer a perna, creio que não tenha uma regra fixa para qual perna usar, pode ser que você tenha algo no joelho, as únicas vezes que meu joelho incomodou, foi quando eu pegava estrada por mais de 40 minutos na Yes, aí doía por ficar sem se mexer pq as pedaleiras dela são mais recuadas.
    Pode ser algo no joelho mesmo. Vou procurar um ortopedista, mas eu tenho a sensação que eu (Sem querer) freio um pouco com o pé e o joelho acaba tomando a porrada. Como ainda sou noob, acho que é questão de me reeducar.

    Célio, na situação do pedestre eu me acostumei a usar os dois e quando soltar, soltar o dianteiro. A minha moto (Titan 2015) tem o lance do CBS que joga um pouco da frenagem frontal mesmo quando eu estou só na traseira. Esse virou meu hábito. Vou tentar me atentar melhor a posição de direção. Como eu tenho por hábito apoiar com a direita, pode ser que numa relargada eu acaba inclinado e por estar dirigindo por volta de 100km+ (meus passeios na cidade) acabo ficando com o joelho dolorido.

    Valeu galera!

    Vinicius Menezes
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Posts
    524
    Citação Postado originalmente por v1n1c1u3gdm Ver Post
    Célio, na situação do pedestre eu me acostumei a usar os dois e quando soltar, soltar o dianteiro. A minha moto (Titan 2015) tem o lance do CBS que joga um pouco da frenagem frontal mesmo quando eu estou só na traseira. Esse virou meu hábito. Vou tentar me atentar melhor a posição de direção. Como eu tenho por hábito apoiar com a direita, pode ser que numa relargada eu acaba inclinado e por estar dirigindo por volta de 100km+ (meus passeios na cidade) acabo ficando com o joelho dolorido.

    Valeu galera!

    Vinicius Menezes
    Passeio de 100km dentro da Cidade? eita ja ta explicado então. dentro da cidade o máximo que faço é 50km, isso que moro longe do centro da cidade. E de verdade fico Feliz por saber que sua CG 150 tenha o CBS. Segurança Sempre.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por v1n1c1u3gdm Ver Post
    Célio, na situação do pedestre eu me acostumei a usar os dois e quando soltar, soltar o dianteiro. A minha moto (Titan 2015) tem o lance do CBS que joga um pouco da frenagem frontal mesmo quando eu estou só na traseira. Esse virou meu hábito. Vou tentar me atentar melhor a posição de direção. Como eu tenho por hábito apoiar com a direita, pode ser que numa relargada eu acaba inclinado e por estar dirigindo por volta de 100km+ (meus passeios na cidade) acabo ficando com o joelho dolorido.

    Valeu galera!

    Vinicius Menezes
    Passeio de 100km dentro da Cidade? eita ja ta explicado então. dentro da cidade o máximo que faço é 50km, isso que moro longe do centro da cidade. E de verdade fico Feliz por saber que sua CG 150 tenha o CBS. Segurança Sempre.

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107
    Citação Postado originalmente por Célio "NitroX" Ver Post
    Passeio de 100km dentro da Cidade? eita ja ta explicado então. dentro da cidade o máximo que faço é 50km, isso que moro longe do centro da cidade. E de verdade fico Feliz por saber que sua CG 150 tenha o CBS. Segurança Sempre.

    - - - Updated - - -



    Passeio de 100km dentro da Cidade? eita ja ta explicado então. dentro da cidade o máximo que faço é 50km, isso que moro longe do centro da cidade. E de verdade fico Feliz por saber que sua CG 150 tenha o CBS. Segurança Sempre.
    Célio. Você é um gênio! Eu realmente estou (hábito é f!@#$% de corrigir) relargando meio "caído" para a direita. Na mosca. Percebi isso agora dando um rolézinho.

    Vinicius Menezes
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    A Cg é uma moto bem leve, não deveria estar te sacrificando o joelho assim, mesmo que pares meio errado com ela. De qualquer forma, tenta primeiro reeducar a tua postura, que, como percebeste, parece não estar boa. Se ainda assim estiveres sentindo o joelho, pode ser algum problema com o dito cujo mesmo, e nesse caso, o bom seria trocares a moto por uma que te deixe com as pernas menos flexionadas, como uma Bros, uma Xtz, ou uma Crosser.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    pode ser um problema de postura, se você fica muito tempo sentado, pode prejudicar seus joelhos. Esse tipo de problema você pode resolver com atividades físicas e alongamentos.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107
    Galera eu queria "fechar" esse tópico com um testemunho depois de 2 semanas "reparando" nos meus erros. O joelho em questão está MUITO menos dolorido (aparentemente está recuperando). Como estou mais atento reparei algumas coisas:

    1 - Eu estava muito colado no tanque. Pode parecer bobeira mas isso estava diminuindo o ângulo da perna (forçando mais o joelho). Agora eu tenho tentado ficar mais "para trás" do banco o que aumenta o ângulo e o conforto no tempo.

    2 - A minha atitude no #1 me fez perceber que eu estava tão errado quando eu parava a perna acabava ficando mais "esticada" o quê me forçava a ficar que nem um bailarino apoiando a moto com a ponta do pé. Mais atrás significa que eu estou num ponto mais "baixo" (não é muito mas já dá para apoiar melhor o pé.

    3 - Outra coisa que eu percebi depois do ponto #2 , ainda não consegui mudar totalmente (um dia fica automático), mas eu percebo que outros motoqueiros deixam a moto "cair" para o lado para apoiar totalmente o pé no chão, que diferença que isso faz! Estou ainda reacostumando a fazer isso.

    4 - "Pousar" com a perna esquerda, tem me forçado a parar melhor a moto tendo em vista que eu não vou esperar a moto parar para colocar no neutro significa que eu tenho que "chegar" no neutro com isso estou chegando na parada com menos velocidade, o quê, como consequência, diminuiu a "porrada" na hora de parar totalmente.

    5 - Agora eu "relargo" e "conserto" a posição! Isso faz muita diferença.

    De novo, agradecimento a todos e um especial para o Célio!

    Vinicius Menezes
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Deixar a moto cair de lado acho que fará você ter um maior esforço para manter a moto em pé, pois vai jogar mais peso na sua perna de apoio.
    Parem o mundo que eu quero descer...

 

 

Tópicos Similares

  1. Raspando o joelho no chão.
    Por barrugo no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 14
    Último Post: 23-07-11, 14:34
  2. Fazendo curva com o joelho no chão em uma Twister<<<
    Por Julian280891 no fórum Videos
    Respostas: 80
    Último Post: 04-05-11, 23:04
  3. Hondas en Okutama (raspando o joelho no Touge)
    Por OptimusLeo no fórum Manobras
    Respostas: 2
    Último Post: 12-02-08, 06:40
  4. INVENÇÃO PARA TIRAR ÁGUA DO JOELHO
    Por João Tadeu Boccoli no fórum Notícias
    Respostas: 32
    Último Post: 18-11-06, 06:07

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •