Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 61
  1. #1
    Novato Avatar de malaguti
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    8

    Carta aos futuros e novos motociclistas

    Se você pretende ser um motociclista, eu gostaria de te passar alguma experiência, baseada nas situações pelas quais eu já passei. No que diz respeito a motos, eu aprendi, nestes meus 43 anos de motociclismo, que tomar um “esfrega” (cair, e arrastar no chão) não é uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’, ainda mais se você utiliza a moto cotidianamente, como eu. Moto é para quem tem “culhões”, seja o motociclista um homem, ou uma mulher. Claro que medo, todo o ser normal tem que ter. Somente os loucos abilolados não têm medo. O medo do motociclista normal tem que agir no sentido de que ele se acautele para o inesperado. O medo não pode embotar o raciocínio do motociclista. Se isto acontecer, ele deve deixar a moto para que outro dirija. Não ele...



    Aprendi, também, que a moto não perdoa motociclista “meia bomba”. O automóvel dá espaço pra que se tenha uma enormidade de motoristas horrorosos, que, pra dirigir sofrivelmente, precisam melhorar muito. Tem até os motoristas que são horrorosos, mas se acham ótimos. O máximo que acontece com eles, é ter um prejuízo atrás do outro. Com a moto é diferente: Ou o cara é um exímio motociclista, ou o cara é um motociclista morto. Com a moto, não há espaço pro cara “se achar”. Ele morre mesmo. Vemos, também, muitos motociclistas que começam a andar, tomam um “esfrega” bobo, e desistem da moto, no primeiro sustinho. No fundo, são pessoas que, de primeiro momento, se deram conta de que pilotar motos não é pra eles. Eles fazem muito bem de sair de cena, sem nenhuma seqüela, enquanto o prejuízo não é grande. Eu bato palmas para as pessoas que tem a humildade de reconhecer, as suas próprias limitações.



    Agora vamos ao outro extremo: Dentro do grupo dos exímios motociclistas, existem os que ficam tão inebriados com a sua destreza, que começam a se achar onipotentes. Tem um ditado que é perfeito para esta situação: “O orgulho vem antes da queda!”. Nunca um ditado foi tão verdadeiro. Estes motociclistas são os que fazem as maiores loucuras no trânsito, e os que sofrem os piores acidentes, na maioria deles, fatais.



    Os exímios motociclistas, que não se julgam deuses, andam de moto hiper-atentos, dando margem de segurança no seu andar. Eles são capazes de evitar vários acidentes, ou minimizá-los, freando quase a tempo de evitar a colisão, desviando a trajetória para diminuir impactos, caindo no chão já em baixa velocidade, entre outros. É por isso que uma placa de titânio na clavícula foi a pior seqüela do que já me aconteceu, andando de moto nestes 43 anos.



    Claro: O destino de cada um só Deus sabe. Se for seu destino morrer num acidente de moto, não há o que você faça, não há destreza ou precaução que te faça escapulir da morte. Você pode nunca ter andado de moto. Vai ser atropelado, na calçada, por uma, e vai morrer de acidente de moto. Tirando o improvável extremo, a sua hora vai chegar, como a de todo mundo, esteja você de farda ou de pijama. Mas, se você não der mole, o seu anjo da guarda vai agradecer.



    Note bem: Cada indivíduo tem a sua forma de pilotar, seu nível de destreza, e a sua consciência do que é margem de segurança. Uma pessoa que nunca pilotou moto, não tem a menor ideia do que é conduzir uma moto, e nunca vai conseguir alcançar o que é possível, e o que não é possível fazer com uma moto. Para estes, tudo o que diz respeito à moto é uma loucura. Muitos indivíduos, que não têm a menor destreza, nem para dirigir automóveis, se utilizam como régua para medir os motociclistas. Nenhum ser humano deveria cometer a arrogância de se utilizar como régua para medir os outros. É muita soberba uma pessoa se julgar um gabarito para qualificar os outros. Isto é uma falha de conduta imperdoavelmente patética, e só contribui para a má fama de um meio de transporte tão prático.



    Aos motociclistas iniciantes o meu conselho é: Se você não é um excelente motorista, ou não anda direito de bicicleta, nem tente... Não adianta você nunca ter batido de carro, para se achar um excelente motorista. Excelente motorista não é aquele que nunca bateu. “Só morre afogado quem sabe nadar”... Excelente motorista é aquele que dá fluxo ao trânsito, e não atravanca o tráfego. Se você for aquele motorista que mais atrapalha os outros motoristas do que dirige, desista de andar de moto. Se você adotar aquele mesmo passinho jocotó que você utiliza no carro, para andar na moto, vão passar por cima de você, em muito pouco tempo.



    Caso você seja um bom motorista, e também ande bem de bicicleta, compre a sua moto, tire férias, vá passear em locais com pouco trânsito, e adquira destreza antes de começar a usar sua moto no dia a dia. Passeie bastante, e, quando você parar de raciocinar a condução da moto, quando ela virar uma extensão do seu corpo, só então você já estará pronto para o dia a dia com o trânsito da cidade.



    O ideal é aprender a pilotar moto dentro do pasto de uma fazenda, com uma moto trail pelada, sem pisca, farol, ou lanterna pra quebrar, como eu aprendi. Mas 99% das pessoas não têm essa sorte. Repare que a experiência de pilotar a moto na terra, é ouro na hora de você ter que se virar com uma mudança repentina de aderência. Portanto, mesmo que você já tenha aprendido a pilotar moto na cidade, se você tiver a oportunidade de pilotar na terra (com uma moto traill, por favor), não a perca de maneira alguma.



    Não existe a moto certa para aprender a pilotar. Já vi de tudo nessa vida. Gente que começou com uma Harley Davidson com peso perto de 300 quilos, gente que começou com ciclomotores, ou as antigas cinqüentinhas, como eu... De tudo mesmo... O bom senso aconselha que você comece com as motos menos potentes, mas cada caso é um caso.



    Existe, sim, a moto certa para você. E isso vai depender do tipo de utilização que você vai dar a ela. A sua estatura/peso é determinante para definir a moto ideal para você. Como seria possível um cara de dois metros de altura, e 110 Kg de peso, dirigir uma moto 125cc? Ele vai ficar “agafanhotado” na moto, numa posição deveras desconfortável, e a moto não vai ter potência suficiente para tirá-lo de situações de emergência. Da mesma forma, uma pessoa de baixa estatura/peso, teoricamente, não deveria pilotar motos de maior porte, mas o que é determinante, neste caso, é a altura do banco em relação ao chão, e não o porte da moto. Realmente tudo é possível, mas tem os casos aonde a configuração moto/piloto não vai favorecer a boa dirigibilidade, e vai favorecer os tombos. Tome o cuidado de não formar esse tipo de configuração.



    Se eu pudesse ter várias motos, eu teria uma pra pegar estradas, uma pra brincar na terra, andando em trilhas, e uma pra andar no dia á dia da cidade. Mas esta não é a realidade de quase ninguém que eu conheça. Portanto, se você é como eu, que só pode ter uma moto, escolha a moto mais adequada para o destino que você pretende dar a ela.



    Se você pretende utilizar a moto na cidade, cotidianamente, escolha uma moto que tenha grandes rodas e uma suspensão robusta, com o curso longo, que te permita passar pelos buracos da nossa cidade e subir o meio-fio para uma fuga de emergência. Quanto menor a roda da moto, mais ela entra dentro dos buracos, e imperfeições do piso, e tende a ficar presa neles. Deixe as scooters para os países civilizados, com as ruas parecendo um tapete, como Alemanha, França, Itália. É chique de doer, mas essa dor é de um tombo (viu mulherada fashion!!!). Escolha uma moto que passe bem pelo “corredor” (tenha o corpo “fino”, sem ter o banco desconfortável, que tenha o guidom alto para passar por cima dos espelhos retrovisores). Escolha uma moto que tenha uma distância entre-eixos pequena, para facilitar as manobras por entre os carros, e que tenha potência suficiente para fazê-lo arrancar à frente de todos, e te dar uma velocidade de cruzeiro algo em torno de 90/100Km/H. As motos monocilíndricas de 400cc, tipo a Honda NX4 Falcon, são as ideais para essa função. Mas, como a Falcon saiu de linha, a moto nacional em produção, que mais se assemelha a isto, atualmente, é a Honda XRE 300.



    Um opcional muito importante, para as novas motos, é o freio ABS. Ele é tão bom que, apesar de seu elevado valor, deve ser solicitado com a moto, sem pestanejar, quando você for comprar uma moto zero Km. Eu já tomei muito “esfrega” por conta de roda travada pelo freio. Você não precisa passar por esta lição. A tecnologia está aí pra isso mesmo.



    Se você tem pretensão de fazer com que a sua moto do dia a dia também te leve às cidades vizinhas, em curtas viagens (+/- 100 km), o melhor para você são as motos monocilíndricas de 600cc, tipo Yamaha XT660R, ou BMW G 650 GS. Com elas você tem pouca perda maleabilidade no corredor, em relação às motos de 400cc, mas vão te permitir uma velocidade de cruzeiro algo em torno de 120 km/H. Outra alternativa possível, que vai te dificultar mais no corredor, mas te dará bastante mais desenvoltura nas estradas é a CB 600F Hornet, ou a XJ6 N da Yamaha. Ambas são motos com motor de 4 cilindros, portanto são muito mais potentes. As motos de cilindrada maior que isto, são motos apenas para as estradas. Elas não servem para o trânsito das grandes cidades. Você pode até ter uma, mas vai ficar travado no trânsito quase igual a um carro.



    As motos modelo custom, tipo Vmax, Harley Davidson, entre outras, são lindas e excelentes para passear. Vá para a estrada com elas, e deixe o trânsito para outra moto. Elas são muito largas, com uma distância entre eixos enorme, portanto não servem para o trânsito. Elas também não servem para andar rápido, pois são muito ruins de curva. A posição de dirigir delas também não é muito favorável, mas tem gente que ama de paixão... Não é o meu caso...



    Acostume-se com a dinâmica de pesos da sua moto. Não tenha medo de inclinar sua moto nas curvas, e inclinar mais ainda o seu corpo para ajudar a deslocar o centro de gravidade do conjunto para o lado de dentro da curva. O peso do seu corpo é determinante para que a sua moto faça bem uma curva. Ninguém é passageiro, quando se trata de uma moto. Todos os “indivíduos presentes” têm participação corporal no bom desempenho de uma moto fazendo curva.



    No “asfalto limpo”, sem terra, areia, água ou óleo, sua moto não derrapa. Você pode inclinar a sua moto até raspar a pedaleira no chão, que a moto não desgarra. Não é recomendável que você viva testando os limites da sua moto, mas não seja um motociclista “roda quadrada”, daqueles que fazem curva com a moto em pé o tempo todo. Você precisa ter a experiência, e o costume de inclinar a sua moto nas curvas, até para saber como fazer isso na hora de viabilizar uma alteração de trajetória de emergência. Mais uma vez, procure se lembrar que, com moto, não é uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’.



    Um bom motociclista sabe aonde vai passar as suas rodas com a precisão de menos de um centímetro. Acostume-se com a idéia. Nenhum meio de transporte depende tanto do piso em que ele está para se manter longe de acidentes, portanto fique sempre atento. Areia, terra, água ou óleo, ou a soma de mais de um deles, no asfalto, provocam um tombo certo, se você não visualizá-los, e tomar a contramedida certa a tempo.



    Nem sempre podemos escolher o melhor lugar da pista para andar com a moto, mas, na cidade, e nas estradas asfaltadas, o meio da faixa de rolagem, é justamente aonde pinga o óleo do motor dos carros, portanto é um lugar a ser evitado, na medida do possível. O lugar mais limpo das faixas de rolagem urbanas é aonde as rodas dos carros rolam. As rodas dos carros secam a água da chuva, retiram a terra e a areia, afastam pedaços de madeira, pedras, peças metálicas tipo pregos, entre outros, portanto, sem sombra de dúvidas, é o melhor lugar para você andar com a sua moto. Nas estradas de terra é ainda mais importante fazermos da mesma maneira, por motivos semelhantes, mas com um detalhe a mais. Os locais onde as rodas dos carros passam retificam e compactam o piso, fazendo com que uma trilha bem destacada se forme. O perigo nas estradas de terra são as valas formadas pelas chuvas. Muito cuidado com elas.



    Vamos falar agora de tocada, levada, ou da forma como se deve andar com a moto, em relação ao trânsito. Tem muita gente que fala que a moto deve andar como um carro. É mais ou menos a mesma coisa que dizer que a avestruz é uma ave, portanto ela tem que fazer migração entre os hemisférios, tal como as aves migratórias. É um bando de idiotas falando do que não entendem. O motociclista que anda igual a um carro vai ser atropelado. E não é uma questão de ‘se’, é uma questão de ‘quando’... Quando eu tinha 18 anos eu vi dois motociclistas, que andavam um ao lado do outro, devagar, como um carro, passeando no domingo, serem abalroados e atropelados. Os dois morreram na hora. O caminhão passou por cima deles dois. Desde então eu tomei a decisão de andar sempre 10 ou 20 Km/H mais rápido que o trânsito, ultrapassando de carro em carro, para me livrar dos doidos que vem por trás. Se vier alguém, com a intenção de me atropelar, vai bater antes em algum carro que eu já tenha ultrapassado. Quando eu paro no sinal de trânsito, eu paro sempre na frente do primeiro carro da fila, e fico com a primeira engrenada, olhando pelo espelho. Qualquer coisa, eu saio batido!



    Desvantagens evidentes à parte, a moto só tem duas vantagens de segurança, em relação aos carros. A primeira delas é o fato de que um motociclista tem uma visão privilegiada da pista a sua frente, pois o teto de 90% dos carros bate no ombro do motociclista. Ou seja: tirando se ele estiver atrás de pick-ups, vans, caminhões e ônibus, (evitem senhores...) o motociclista enxergar muito mais à frente do que os motoristas. A segunda delas é que uma moto, em uma frenagem de emergência, vai parar em um espaço menor que um carro. Se tiver ABS, então, é gritante a diferença. Algumas bestas acham o contrário, mas, apesar da área de atrito dos pneus da moto serem menores que a de um carro, a diferença de peso entre eles é enorme. Um carro pesa algo em torno de 1000 quilos. A minha Falcon pesa 150 quilos. Por isso a moto faz mais curva, e para em um espaço mais reduzido que um carro, pois a massa é muito menor. No que me leva a outro problema: Quando você frear, preocupe-se muito com quem vem atrás de você. Lembre-se de que você não tem porta-malas para amassar, caso alguém bata na sua traseira. Se você não se ligar, passam por cima da moto, e de você.



    Agora vamos falar de equipamento de proteção: Tirando os primeiros ‘esfregas’ aonde eu só deixei um pouco de pele no chão, fazendo trilha, a primeira vez que eu me machuquei andando de moto em uma trilha, foi porque eu estava usando um tênis, ao invés de usar uma bota de couro, com bico de aço. A segunda, porque eu não estava usando colete off-road. A terceira foi porque não haviam protetores de mão no meu guidom. Também houve a vez em que eu fiquei desacordado umas 4 horas porque não estava usando capacete (fantástica essa...). Aprendi na marra que, com moto, estar protegido é sempre a melhor opção. Tive muita sorte, as lições foram brandas. A grande maioria não tem tanta sorte assim. Hoje eu não abro mão de ter um excelente capacete. O meu último custou 1700 Reais, e foi aposentado recentemente por “excelentes serviços prestados”, e eu já encomendei outro igual.



    O capacete tem que ser do tipo integral. Atenção mulherada!!! Deixem a estética mandar, quando a segurança não estiver em jogo. Capacete “bonitinho”, do tipo aberto na frente não protege o rosto, e vocês podem ficar com o rosto mutilado, em caso de acidente, e isso na melhor das hipóteses. Outro tipo de capacete que não serve são os capacetes do tipo flip-up, que dizem que é como o capacete integral, mas que a frente abre pra você fumar. Eles não têm estrutura para proteger a sua cabeça, em caso de impacto frontal. Um filho de uma amiga minha morreu num acidente de moto, e este tipo de capacete teve participação direta na morte dele. O capacete tem que ter do tamanho certo para você. Se ficar folgado não serve de nada. Se suas orelhas não dobrarem quando você vestir, ele não vai protege-lo de um traumatismo craniâno. Ele tem que estar bem amarrado no queixo, para que você não tenha a sua cara destruída em caso de impacto frontal.



    Eu também não abro mão de ter luvas de couro, porque já fiquei sem os tampos das duas mãos, e, garanto, não é nada bom... Pelos mesmos motivos, tirando às vezes em que vou para praia, não abro mão de usar botas de cano alto. Casaco/calça de couro ou cordura é muito bom, mas o nosso clima tropical faz com que, às vezes, isso tenha que ser negligenciado.



    Compre uma boa mochila. Ela vai ser sua companheira inseparável, tanto quanto o seu capacete. Coloque dentro dela casacos sobressalentes, uma roupa impermeável, e galochas para vestir as suas botas/sapatos/tênis.



    As roupas impermeáveis importadas são mais leves e ventiladas, e isso vai fazer muita diferença no verão. Note bem: Proteção contra frio e água não é um luxo. É equipamento de segurança primordial. Já soube de muitas quedas provocadas por motociclistas que tremiam incontrolavelmente. Coloque dentro de sua mochila, também, uma ou mais redes de elástico, para você poder prender o que quer que você queira carregar, no banco, ou no tanque da moto. Carregar coisas no braço dirigindo moto é uma temeridade. Esta prática provoca oscilações perigosas na trajetória da moto. Ainda com relação a esse tópico: Tem gente que gosta de andar com o capacete pendurado no braço. Em caso de queda, o capacete no cotovelo, por uma questão de alavancagem, quebra o seu úmero com 99% de certeza. Não leve o capacete no braço. Tenha sempre a capa do capacete, que sempre vem com ele, na hora da sua compra. Ela é perfeita para vestir atravessado no peito pendurando o capacete a ser transportado pelas costas.



    Adquira alguma desenvoltura com a sua moto, antes de dar carona para a sua morena. Quando você finalmente se achar apto a levá-la, sem que ela se machuque, jamais permita que ela se segure ou se apóie nos seus ombros. Isto provoca a alterações involuntárias da trajetória da moto quando você acelera ou freia, e isso pode levá-los ao chão. Homens caronas devem se segurar nas alças laterais, colocadas lá para o carona se segurar. Mulheres devem andar com o corpo colado nas suas costas, abraçadas ao seu tronco, e, de preferência, com as mãos dentro da sua calça... hehehe



    Brincadeiras à parte, espero que você tenha um bom início na sua vida de motociclista. Se você acatar e entronizar todas as minhas dicas, eu garanto que você vai evitar as piores lições. O seu aprendizado, a partir daqui é constante. Eu continuo aprendendo todo dia uma coisa diferente.



    Boa sorte, não se distraia, não se negligencie, para não se machucar muito quando o seu próximo “esfrega” vier.



    ATS.

    Fábio Malaguti.

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Eu resumiria a minha carta aos futuros e novos motociclistas ao seguinte:


    Responda as questões abaixo:


    Sabe ler e escrever?

    1 - Por não saber, tive que comprar a minha carta
    2 - Sei, mas tenho dificuldades em entender aquele monte de placas
    3 - Sei ler, escrever e consigo fazer uma redação sem dificuldades


    Qual o motivo de você comprar uma moto?

    1 - Não quero mais andar de ônibus
    2 - Quero minha independência para poder ir onde quiser e quando quiser
    3 - Quero ter uma moto pq gosto de moto

    O que você entende por equipamentos essenciais para andar de moto?

    1 - Capacete
    2 - Capacete homologado pelo Inmetro (ou nem precisa de homologação), calça jeans, tênis amarrado e jaqueta de couro Julian Marcuir e luva "meio dedo"
    3 - Capacete homologado DOT ou SNEL, conjunto de calça e jaqueta de cordura com proteções (melhor se for couro), luva de cano longo com proteções e botas de cano longo

    Você se preocupa com leitura e/ou pesquisas relacionadas a pilotagem e segurança sobre duas rodas?

    1 - Para quê, é igual andar de bicicleta
    2 - As vezes leio a revista Duas Rodas
    3 - Procuro me informar na internet, assisto vídeos e leio revistas, além de pretender fazer alguns cursos de pilotagem



    Se o cara respondesse 1 ou 2 em qualquer uma das questões, falaria para ele continuar a andar de ônibus, pois moto não é para ele.

    Para ter mais nós cegos no trânsito, é melhor que continuem quietinhos dentro de um ônibus, pois grande parte das pessoas que estão dirigindo/pilotando hoje, não tem carteira de habilitação, mas sim, PORTE DE ARMAS.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  3. #3
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Malaguti, muito bacana sua "carta", descreve várias coisas essenciais para se andar de moto, parabéns, a idéia realmente é essa.

    Richard, aposto que tem muita gente que responderia a nº 1 ou 2 em pelo menos 1 questão. Infelizmente é assim, não sou o melhor motociclista do mundo, mas tenho consciência e dou valor a minha vida e a de todos que no trânsito estão envolvidos. Parabéns também pela análise.

    ---------- Mensagem adicionada às 17:47 ---------- Mensagem anterior foi às 17:34 ----------

    OBS: Só discordo da questão nº 2, porque a pessoa pode ter vários motivos pra se comprar uma moto, e independente de qual seja, isso não influencia a capacidade da pessoa com relação à perícia que a mesma tem com motos.
    Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Raoni_Oliveira
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Teixeira de Freitas - BA
    Idade
    31
    Posts
    120
    Ótimo post cara! Muito útil para os iniciantes/com pouca prática. E também bastante divertido rsrsr.

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Região metropolitana de Porto Alegre
    Idade
    46
    Posts
    61
    Um verdadeiro manual pra iniciantes e pra muito "macaco véio" que se acha o cara em cima de duas rodas. Muita coisa referente a moto e que esta escrito neste post aprendi em cima de uma RX125 lá nos anos 90, e muita coisa aprendi nesta vida, como por exemplo: "LER, VER E ANALISAR TUDO, COM ATENÇÃO E TIRAR AO MÁXIMO DAS SUGESTÕES, INFORMAÇÕES, ELOGIOS, CRITICAS E POR AÍ VAI...isto é tão simplesmente aprender".

    Agora infelizmente eu pergunto: "Quantos vão ler isto até o final???? você mesmo aí, LEU?"

    Acho que todos deveriam ler este post até o fim, pois ele trata simplesmente do fato de manter-se o mais seguro (isso inclui manter-se vivo) possível. Como digo sempre, tem gente dependendo e esperando por nós.

    Ao malaguti deixo meus sinceros parabéns ao se preocupar e
    AGIR com a segurança dos demais, em um futuro próximo nossos filhos estarão nas estradas, e caras como vc, fazem a diferença para a segurança deles lá na frente. Parabéns pelo post mais uma vez.

    Aos demais desculpe o grito mas......
    "NUNCAAA É TARDE PRA APRENDER NESSA VIDAAAA"
    Última edição por Luís Dias; 04-04-12 às 20:52.
    "!!!!!Quem anda de moto não é louco, é livre!!!!!....e continuo vivendo"

    Luís Ricardo Dias

  6. #6
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    carambaaa
    adoreii ler esse texto
    muito bommm!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de George
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    149
    muito bom!!! exelente texto!
    sem duvidas exelentes dicas para nosso dia a dia e para a sua sobrevivencia no transito!uahuahuaha

  8. #8
    Motociclista Avatar de FRANGOPUNK
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Navegantes-SC
    Idade
    40
    Posts
    589
    realmente, um execente texto, todos deveriam ler do inicio ao fim, só fiquei na duvida, ja que eu tenho um capacete flip-up, será que eu vou ter que aposenta-lo msm ? será que ele é muito inseguro ?
    Voce não precisa ser louco para ter uma moto. Basta ser racional !

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Região metropolitana de Porto Alegre
    Idade
    46
    Posts
    61
    Citação Postado originalmente por FRANGOPUNK Ver Post
    realmente, um execente texto, todos deveriam ler do inicio ao fim, só fiquei na duvida, ja que eu tenho um capacete flip-up, será que eu vou ter que aposenta-lo msm ? será que ele é muito inseguro ?

    Acho que seria uma boa, pois eu mesmo, iria comprar um aberto para o verão, mas, antes mesmo de comprar, acabei tendo uma desavença com areia, serração e óleo em uma curva e o resultado foi simplesmente esse:



    Esta queda iria me destruir a parte do queixo, e felizmente o EBFzinho 7 aguentou legal.

    Depois disso resolvi então mudar o caminho, foi onde adquiri o ZEUS 806A.
    Última edição por Luís Dias; 06-04-12 às 10:46.
    "!!!!!Quem anda de moto não é louco, é livre!!!!!....e continuo vivendo"

    Luís Ricardo Dias

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de coyoteboicote
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    41
    Posts
    367
    Apesar de não ter lido todo o texto, sei que agrega valores pois pelo pouco que li vi que seu texto é bom e coerente, sua mensagem é muito boa e pode servir muito bem pra quem souber "absorver" pena que nem todo mundo segue essa linha de raciocínio e nao tem essa consciência pois andar de moto não admite falhas se falhar na certa vai tomar um esfrega e esse esfrega dói de mais sem falar na dor de um ou mais ossos quebrados ou coisa pior...
    Tomara que muitos iniciantes sigam estas dicas e saibam valorizar suas vidas e a dos outros.

    Abraços


  11. #11
    Motociclista Avatar de FRANGOPUNK
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Navegantes-SC
    Idade
    40
    Posts
    589
    Citação Postado originalmente por Luís Dias Ver Post
    Acho que seria uma boa, pois eu mesmo, iria comprar um aberto para o verão, mas, antes mesmo de comprar, acabei tendo uma desavença com areia, serração e óleo em uma curva e o resultado foi simplesmente esse:



    Esta queda iria me destruir a parte do queixo, e felizmente o EBFzinho 7 aguentou legal.

    Depois disso resolvi então mudar o caminho, foi onde adquiri o ZEUS 806A.

    Pois é luiz, eu comprei um ls2 ff 369


    ai essa é a minha duvida, é seguro ?
    Voce não precisa ser louco para ter uma moto. Basta ser racional !

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Campinas -SP
    Posts
    141
    Show de bola suas dicas...... aproveitarei todas pois ainda sou um iniciante ( um ano pilotando moto ) e tenho muito a aprender....

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Citação Postado originalmente por FRANGOPUNK Ver Post
    Pois é luiz, eu comprei um ls2 ff 369


    ai essa é a minha duvida, é seguro ?


    Bom, se você andar com ele aberto, NÃO, não é seguro.

    E se você andar com ele fechado, MAIS OU MENOS, ele vai ser um pouco seguro, pouco mais que um capacete aberto e menos que um capacete integral.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  14. #14
    Novato Avatar de Vicbrud
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Itabira-MG
    Idade
    30
    Posts
    45
    Boa noite galera!
    agradeço às dicas do malaguti
    , realmente segurança em primeiro lugar!!!
    post realmente importante e muito bom de ler!, foras as dicas que valem ouro!! muito obrigado!

  15. #15
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Caracas....quer dizer que se eu ler duas rodas....
    kkk
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

 

 

Tópicos Similares

  1. Proprietários e futuros proprietários DAFRA Apache - INTERESSANTE
    Por franklingustavo no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 16-07-11, 18:51
  2. Planos futuros para vender FAN 07/08
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 22-03-11, 10:24
  3. Alerta aos futuros proprietarios de uma Comet
    Por edumrq no fórum Área de debate
    Respostas: 45
    Último Post: 14-02-11, 11:33
  4. Motociclistas de ontem e os motociclistas de hoje...
    Por Eugênio no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 2
    Último Post: 07-12-10, 20:38
  5. Carta!
    Por Lu Carvalho no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 11
    Último Post: 12-07-05, 10:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •