Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117

    Lightbulb Carregador de bateria - Passo a passo com imagens

    Carregador "caseiro" pra bateria de MOTO.

    Materiais necessários:
    2 pedaços de fio
    Cola quente (pode usar fita isolante, mas não fica tão bom)
    Fonte de 12V (se não tiver, acha em loja de eletrônica por 10 reais ou menos)

    Primeiramente, você deve verificar na sua bateria a seguinte informação:



    Ou seja, pra carregar minha bateria o recomendado do fabricante é meio ampere (0.5) de 5 a 10 horas.

    Sabendo disso, vamos verificar a fonte:


    No nosso caso, a fonte é de 12V e 500mA, que é o mesmo que 0.5A.

    Então vamos lá.


    Caso você queira de uma forma mais simples, apenas corte esse conector e terá o fio de positivo e negativo. No meu caso eu não quis "estragar" a fonte.

    É bem simples, o fio do negativo eu descasquei a ponta, coloquei dentro do buraco do positivo e enchi de cola quente. E o negativo, eu descasquei um pedaço maior que dava pra enrolar aonde é o negativo e passei cola quente. Ficou assim:



    Eu não sei por qual motivo, mas ao medir a fonte ela dá mais de 12v. Não sei porque diz 12 e dá 14, mas eu uso mesmo assim e nunca tive problema. Até porque o estator gera mais que 14v. Só não vá usar uma fonte e 20v, porque ai é certeza de dar m.... E uma com menos de 12v, uma de 10v por exemplo não teria "força" pra carregar.



    Agora que está pronto, só conectar na bateria. Primeiro o fio do positivo, depois o do negativo.





    Essa bateria estava completamente morta, mesmo sendo selada eu abri, coloquei água, fechei e "selei" com cola quente. Depois usando essa gambiarra, consegui recarregar ela e já faz uns 4 meses que ela funciona perfeitamente.

    Já recebi tanta ajuda e aprendi tanto nesse fórum que essa é uma forma de agradecimento, espero que ajude alguém.
    TITAN 07/08 ESD

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Olá Gabriel,

    Interessante vossa contribuição.

    Pergunta:
    Esta fonte tem saída em corrente contínua ou alternada?

    Quanto à tensão de saída (V), para que uma fonte possa carregar uma bateria. A fonte precisa fornecer uma tensão sempre maior que 12,8 V. Porque 12,8 V via de regra é a tensão mínima que uma bateria completamente carregada deve ter.

    Portanto, uma fonte fornecendo 14 V estaria ótima. Mas por exemplo, se esta fornecesse 12,4 V seria insuficiente. Porque de fato a carga real advém da diferença de tensão entre a fonte e a bateria. Uma fonte com saída de até 14,5 V é seguro que não traria qualquer problema para se dar uma carga lenta; que é a maneira ideal de carregar uma bateria.

    Somente a título de informação aos outros confrades. Uma carga lenta típica consiste em aplicar uma carga de 10% da corrente (Ampéres) da capacidade da bateria. Exemplo: uma bateria de 12 V e 6AH, então,

    6A x 0,1 = 0,6 A = 600 miliamperes.

    No caso da tua fonte 500 miliamperes (0,5 A) está ótimo porque a maioria das baterias da motos pequenas usam baterias de 5AH.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 03-12-17 às 08:42.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Esta fonte tem saída em corrente contínua ou alternada?
    A saída dela é corrente contínua. E obrigado pelas outras informações. No meu caso, quando ela morreu e eu coloquei água, ela tinha cerca de 10v e com menos de 12v (11 e alguma coisa, não lembro exatamente) eu já conseguia dar partida (partida elétrica). Então imagino que mesmo com uma fonte de 12v daria pra carregar até o ponto de conseguir dar uma partida.

    Essa gambiarra é mais pra esse tipo de situação.
    TITAN 07/08 ESD

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Idade
    43
    Posts
    14
    Amigo esse carragedor precisa de supervisao ou pode deixar funcionando sozinho?

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por MR-Araujo-1980 Ver Post
    Amigo esse carragedor precisa de supervisao ou pode deixar funcionando sozinho?
    pode deixar funcionando sozinho. ele nao sobrecarregará a bateria por limitar a voltagem máxima por si só. (exceto se a fonte for de outro tipo ou voltagem)
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Idade
    42
    Posts
    2
    Só não deixem muito tempo com tensão tão baixa. Flutuação com baixa tensão resulta em sulfatação.

    Se o carregador tem 1A, e a bateria tem 5Ah, em tese seriam 5 horas pra carga completa, mas na prática há dissipação de 40% da energia circulante na forma de calor, então a conta fica Ah/A+40%. Ou seja, com fonte de 1A m bateria de 5Ah seriam 5h + 40%, ou 7h. Como 12V é metade da carga mais exatamente (A tensão nominal das pilhas e baterias é a em 50% de carga, seja lithium 3,6V, ou chumbo-ácido 12V), então vai levar metade do tempo, ou 3,5h pra chegar na carga que o carregador dá conta.

    Se for fonte de 500mA (0,5A), então o dobro desse tempo, ou seja, 7h pra chegar na meia carga.

    Meia carga (50%) é mais que suficiente pra MUITAS partidas, precisar carga completa (Cíclica até 14,4V, digamos) não precisa.

    Flutuação se faz com tensão mais baixa (13,2V no calor do Brasil geralmente), mas flutuação com tensão muito baixa resulta em muita sulfatação nas placas, ou seja, basicamente come vida útil das baterias a toa. Além da sulfatação pode ter desequalização, onde ao invés de cada umas das 6 células tem 2V, 4 células ficam com 1,7V e 2 células chegam a 2,6V, na soma tem 12V mas na prática tem 2 das 6 células com sobretensão, cozinhando de calor e sulfatando aos montes suas placas, na prática mata a bateria (A maioria das baterias saem de de uso por ter 2 a 4 células mortas, é MUITO difícil bateria barata morrer todas as 6 células ao mesmo tempo).

 

 

Tópicos Similares

  1. [Tutorial] Passo-a-passo para colocar XENON nas pequenas
    Por nuautocustoms no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 143
    Último Post: 27-01-17, 23:11
  2. alguem aeh sabe me dar o passo a passo do ponto do motor da xlinha
    Por everton santos no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 2
    Último Post: 23-10-13, 20:53
  3. Respostas: 7
    Último Post: 09-08-10, 21:33
  4. Movido: Passo a passo da pintura de capacete feita pela LUNA aerografia
    Por FabricioFabuloso no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 09-08-10, 09:22
  5. minha cb virou materia no passo a passo dos classicas 70
    Por barbeirorp no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 11-10-06, 05:13

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •