Aê pessoal!
Estou de novo dando pitaco...
É que apesar de ter hoje uma 450 DX, eu já tive muitas motos 125 de 2 e 4 tempos, e essa cilindrada é minha paixão. Então, como eterno amante das pequenas, não resisti e me cadastrei aqui.
Estou usando faz um tempo a gasolina Podium, porque eu mesmo faço a manutenção de minhas motos, mas detesto limpar carburador! Então, pensando em preservar os dois carburadores dela, evitando problemas futuros numa moto que não é mais produzida e que a maioria dos mecânicos não quer mais mexer nela, passei a usar aquela que consideram a melhor gasolina brasileira, a Podium. Sempre usei aditivada, nunca a comum, e agora uso a Podium.
Pois bem, notei que a marcha lenta da CB fica muito regulada, rotação bem nivelada, seja com motor frio ou quente. Acelerações firmes, sem engasgos, partidas fáceis em dias frios (frio aqui no Sul chega a 5 graus, ou menos). Além disso, fica muito menos cheiro nas roupas, e a explicação é simples: a Podium tem muito menos enxofre que as demais gasolinas, portanto polui menos e o cheiro de escapamento é menor.
A Podium não vai fazer a moto andar mais, mas se o motor está bem regulado, ela vai queimar por inteiro, e aí o rendimento do motor é pleno, e é bem provável que ele consuma menos. Na minha CB o consumo diminuiu, coisa de uns 10 porcento.
Como não ando grandes quilometragens com a moto, 3 a 4 mil Km/ano somente, eu optei por pagar um pouco mais (aditivada aqui está a 2,59, a Podium a 2,99), e ter um motor redondinho que não incomoda, é gasolina, óleo, filtros, e só. Compensa pelo motor reloginho, pela pouquíssima manutenção, e pelo consumo que no caso da CB 450 diminuiu um pouco.
Se eu tivesse uma pequena nova com motor moderno tipo YBR, CG 150, Twister, eu arriscaria usar essa Podium. Mas se a pessoa roda muito, aí talvez não compense porque a diferença em dinheiro de uma aditivada para Podium será grande. Então, melhor usar a aditivada. A Comum, eu não recomendo nem para uso em Mobilette. Porque apesar de algumas montadoras ainda recomendarem A Comum, na real é como comentaram: é a gasolina mais batizada que existe por aí.
Abraço. Até.

Responder com Citação