Obrigado Ivan. estou adorando isto aqui. Se eu soubesse que era tão bom, eu tinha me logado antes!!! Pena que existem épocas em que é dificil eu me logar...

Bom dia João Duarte.. Vamos desfilar considerações sim, mas no nivel tá bom? :OK: :OK:

1-
Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
(se alguém quiser que eu descreva as contas que fiz para chegar aos valores informados, é só falar... eu o farei numa linguagem simples e inteligível)
Não é necessário chamar ninguem de burro não, por dois motivos:
O primeiro é que um tuto brilhantemente escrito sobre isto já existe aqui no PN, alias é de lá que vc esta tirando as formulas que vc está utilizando. Se bem me lembro, na inserção deste tuto, vc foi um grande questionador, e após muitas discussões, vc fez uma pergunta que denotava a total falta de entendimento dos calculos; vc lembra ou quer que eu ponha o link para todos vermos juntos? (era uma questão referente a conversão de minutos em horas que vc não sabia da onde vinha, lembra?). Então não tome para si algo já posto por outrem e que vc teve dificuldade de entender.

Segundo, a maior parte dos amigos do forum, podem não conhecer mecanica assim como eu também não conheço mas são instruidos em outros assuntos que envolvem mátemática, e mesmo aqueles que estão hoje no 2° grau, podem chegar nestes resultados sem problemas. Não menospreze os membros do forum. São todos inteligentes e interessados, senão não estariam aqui e sim dando estouro de escapamento dentro de tuneis. Isto ainda sem contar os médicos, dentistas, advogados, etc que com certeza não merecem ouvir "numa linguagem simples e inteligivel" de ninguém. Até, porque como foi citado acima, quando da colocação do post sobre calculo de velocidade real, quem não entendeu foi vc!!

Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post

“Pelos manuais, a 12.000 rpm em 5a marcha, a moto estaria a aproximadamente 138 km/h.
Invertendo-se o número de dentes das duas engrenagens, a velocidade será de aproximadamente 126 km/h. Esta, sim reflete muito mais fielmente a capacidade dela... a Yes chega a isso, e bem alimentada, passa.”

A relação da 5a marcha da Intruder não está errada. A informação no manual da Yes sim, deve ser invertida.

Vamos desfilar um pouco das nossas informações sobre as relações, cidadão?

Yes, com circunferência do pneu trazeiro original de 1995 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => , chegaremos à velocidade de 99,7 km/h aproximadamente.

Intruder, com circunferência do pneu trazeiro original de 1805 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => a roda trazeira estará girando pouco mais de 873 voltas por minuto. Aplicando-se a circunferência acima (esclareço que eu não medí, foi um amigo que a informou para mim), chegaremos à velocidade de 94,6 km/h aproximadamente.

As contas conferem até aqui?

Não, as contas conferem somente até o momento que os numeros começam a ser manipulados para se alcançar o que voce quer. A intruder do seu amigo tem pneu de cripton? Só assim a circunferencia de um pneu 3.25/16/55P pode dar 1805 mm. Que coincidencia, não? O seu amigo errou dando um valor a menor que deu exatamente o valor que vc queria. Esquisito... :Oops: E mais uma coisa, se vc não tinha até então o valor da circunferencia do pneu da intruder, como vc pode dar tanta enfase nesta sua certeza? Para isto, vc no minimo ja deveria ter feito as contas, coisa que eu já fiz e por isto estou "afirmando" que vc errou. Quando se tenta fugir de uma responsabilidade, antes mesmo de falar, é porque ai tem...(a culpa vai ser do seu amigo que teu deu a circunferencia errada?). O pneu da intruder tem circunferencia quando novo de 1860 mm.(Preciso da ajuda de alguem aqui do forum que tenha intruder e meça isto para mim senão os valores que eu der vão ser questionados, ou manipulados para se chegar no resultado que se quer). Abaixo colocarei um link que permite estas dimensões diretamente do fabricante, mas alguem vai achar que " os nossos fabricantes são melhores que os fabricantes dos outros" (Semp Toshiba, ou melhor, Dunlop) , então por favor, alguem que tenha intruder meça para confirmar e poste aqui. Se não, eu mesmo a noite meço na facul e ponho amanhã, mas gostaria muito de aproveitar o dia de hoje.. Então, usando os numeros corretos, chega-se a seguinte constante:

Velo real da Yes em 5 marcha = RPM x 0,01152

V a 8500 rpm = 97,92 km/h real em 5°
V a 12000 rpm = 138,24 km/h real em 5°

Numeros diferentes daqueles encontrados na leitura do meu painel, e provavelmente de todos, visto o velocimetro e contagiros por cabo apresentarem uma relativa falta de precisão. Por isto mesmo estamos fazendo calculos e não utilizando os instrumentos do painel.

Velo real da Intruder em 5 marcha = RPM x 0,01144

V a 8500 rpm = 97,24 km/h real em 5°
V a 12000 rpm = 137,28 km/h ral em 5°

Não sei como seriam apresentadas no painel da Intruder, pois nunca andei em uma, muito menos reparei no erro do painel, mas deve ser muito semelhante ao da Yes.
Nota-se que como eu afirmo desde o inicio, (com conhecimento de causa, visto ter feito contas, aproveitando o que já aprendi neste maravilhoso forum) que a velo da Yes e Intruder são praticamente iguais em 5 marcha no mesmo RPM e que vc “afirmou” que a Yes chegar a 138 km/h em 5 seria um valor irreal e por isto a relação da 5 esta errada no manual, e como acabou-se de provar que a mesma rpm, na mesma marcha, a intruder estaria praticamente na mesma velocidade, sera que dá para responder agora : ENTÃO A RELAÇAO DA INTRUDER TA ERRADA OU NÃO? Se não, porque a intruder chegar a utópicos 137,2 km/h a 12000 rpm não é irreal e a Yes chegar nisto nas mesmas condições é ? Amado mestre. Destile seu conhecimento para os pobres mortais que ansiosamente esperam estas explicações.

P.S Não precisa manipular numeros, isto é um forum sobre motos, e não uma declaração de imposto de renda. :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

http://www.dunlopmoto.com.br/ICTEC/Velocimetro.aspx

Abraços