Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 8 de 9 PrimeiroPrimeiro ... 6789 ÚltimoÚltimo
Resultados 106 a 120 de 122
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006

Re: Explicando o "MACETE"

Obrigado Ivan. estou adorando isto aqui. Se eu soubesse que era tão bom, eu tinha me logado antes!!! Pena que existem épocas em que é dificil eu me logar...

Bom dia João Duarte.. Vamos desfilar considerações sim, mas no nivel tá bom? :OK: :OK:

1-
    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    (se alguém quiser que eu descreva as contas que fiz para chegar aos valores informados, é só falar... eu o farei numa linguagem simples e inteligível)
    Não é necessário chamar ninguem de burro não, por dois motivos:
    O primeiro é que um tuto brilhantemente escrito sobre isto já existe aqui no PN, alias é de lá que vc esta tirando as formulas que vc está utilizando. Se bem me lembro, na inserção deste tuto, vc foi um grande questionador, e após muitas discussões, vc fez uma pergunta que denotava a total falta de entendimento dos calculos; vc lembra ou quer que eu ponha o link para todos vermos juntos? (era uma questão referente a conversão de minutos em horas que vc não sabia da onde vinha, lembra?). Então não tome para si algo já posto por outrem e que vc teve dificuldade de entender.

Segundo, a maior parte dos amigos do forum, podem não conhecer mecanica assim como eu também não conheço mas são instruidos em outros assuntos que envolvem mátemática, e mesmo aqueles que estão hoje no 2° grau, podem chegar nestes resultados sem problemas. Não menospreze os membros do forum. São todos inteligentes e interessados, senão não estariam aqui e sim dando estouro de escapamento dentro de tuneis. Isto ainda sem contar os médicos, dentistas, advogados, etc que com certeza não merecem ouvir "numa linguagem simples e inteligivel" de ninguém. Até, porque como foi citado acima, quando da colocação do post sobre calculo de velocidade real, quem não entendeu foi vc!!

“Pelos manuais, a 12.000 rpm em 5a marcha, a moto estaria a aproximadamente 138 km/h.
    Invertendo-se o número de dentes das duas engrenagens, a velocidade será de aproximadamente 126 km/h. Esta, sim reflete muito mais fielmente a capacidade dela... a Yes chega a isso, e bem alimentada, passa.”

A relação da 5a marcha da Intruder não está errada. A informação no manual da Yes sim, deve ser invertida.

Vamos desfilar um pouco das nossas informações sobre as relações, cidadão?

Yes, com circunferência do pneu trazeiro original de 1995 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => , chegaremos à velocidade de 99,7 km/h aproximadamente.

Intruder, com circunferência do pneu trazeiro original de 1805 milímetros, pinhão 14 dentes e coroa 43 dentes => a roda trazeira estará girando pouco mais de 873 voltas por minuto. Aplicando-se a circunferência acima (esclareço que eu não medí, foi um amigo que a informou para mim), chegaremos à velocidade de 94,6 km/h aproximadamente.

As contas conferem até aqui?

Não, as contas conferem somente até o momento que os numeros começam a ser manipulados para se alcançar o que voce quer. A intruder do seu amigo tem pneu de cripton? Só assim a circunferencia de um pneu 3.25/16/55P pode dar 1805 mm. Que coincidencia, não? O seu amigo errou dando um valor a menor que deu exatamente o valor que vc queria. Esquisito... :Oops: E mais uma coisa, se vc não tinha até então o valor da circunferencia do pneu da intruder, como vc pode dar tanta enfase nesta sua certeza? Para isto, vc no minimo ja deveria ter feito as contas, coisa que eu já fiz e por isto estou "afirmando" que vc errou. Quando se tenta fugir de uma responsabilidade, antes mesmo de falar, é porque ai tem...(a culpa vai ser do seu amigo que teu deu a circunferencia errada?). O pneu da intruder tem circunferencia quando novo de 1860 mm.(Preciso da ajuda de alguem aqui do forum que tenha intruder e meça isto para mim senão os valores que eu der vão ser questionados, ou manipulados para se chegar no resultado que se quer). Abaixo colocarei um link que permite estas dimensões diretamente do fabricante, mas alguem vai achar que " os nossos fabricantes são melhores que os fabricantes dos outros" (Semp Toshiba, ou melhor, Dunlop) , então por favor, alguem que tenha intruder meça para confirmar e poste aqui. Se não, eu mesmo a noite meço na facul e ponho amanhã, mas gostaria muito de aproveitar o dia de hoje.. Então, usando os numeros corretos, chega-se a seguinte constante:

Velo real da Yes em 5 marcha = RPM x 0,01152

V a 8500 rpm = 97,92 km/h real em 5°
    V a 12000 rpm = 138,24 km/h real em 5°

Numeros diferentes daqueles encontrados na leitura do meu painel, e provavelmente de todos, visto o velocimetro e contagiros por cabo apresentarem uma relativa falta de precisão. Por isto mesmo estamos fazendo calculos e não utilizando os instrumentos do painel.

Velo real da Intruder em 5 marcha = RPM x 0,01144

V a 8500 rpm = 97,24 km/h real em 5°
    V a 12000 rpm = 137,28 km/h ral em 5°

Não sei como seriam apresentadas no painel da Intruder, pois nunca andei em uma, muito menos reparei no erro do painel, mas deve ser muito semelhante ao da Yes.
    Nota-se que como eu afirmo desde o inicio, (com conhecimento de causa, visto ter feito contas, aproveitando o que já aprendi neste maravilhoso forum) que a velo da Yes e Intruder são praticamente iguais em 5 marcha no mesmo RPM e que vc “afirmou” que a Yes chegar a 138 km/h em 5 seria um valor irreal e por isto a relação da 5 esta errada no manual, e como acabou-se de provar que a mesma rpm, na mesma marcha, a intruder estaria praticamente na mesma velocidade, sera que dá para responder agora : ENTÃO A RELAÇAO DA INTRUDER TA ERRADA OU NÃO? Se não, porque a intruder chegar a utópicos 137,2 km/h a 12000 rpm não é irreal e a Yes chegar nisto nas mesmas condições é ? Amado mestre. Destile seu conhecimento para os pobres mortais que ansiosamente esperam estas explicações.

P.S Não precisa manipular numeros, isto é um forum sobre motos, e não uma declaração de imposto de renda. :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

http://www.dunlopmoto.com.br/ICTEC/Velocimetro.aspx

Abraços

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005

A minha YES a 8500 num mostra 100km/h não, creio q nessa rotação ela mostre 95km/h, oq deve dar ai um pouco menos de 90km/h reais. Vou ver se pego a marginal hj e posso portar certinho a velocidade dela em 8500rpm. Como dito sei q a 10000rpm esta a 110km/h e não a 115km/h como o calculo de cima mostra, ou minha YES veio com rl trocada, ou o calculo ai está errado (p.s. não tenho ideia de como fazer o calculo, nem teno vontade de aprender, apenas fiz com o valor postado acima).
    Agora acho q o tópico esta desvirtuando um pouco, afinal ele é sobre macetes e não erros em conta ou manuais. Leander, já q tem um professor q manja mto de carburação q vc tem acesso, pq não leva a explicação impressa (ou mostra a ele o site) e pede para que aponde o erro nela? Dai caso ele consiga contesta-lo de forma irrefutável saberemos que o macete não funfa mto não, caso contrário podemos tentar provar que ele funciona bem. Lendo ela não consegui achar nenhum ponto onde ela claramente apresenta uma falha teórica, acho q apenas poderia confirma-la ou não com testes em laboratório.
    JDuarte, tem ideia da velocidade que ar tem no trajeto? mto alta? Varia com a rotação e aceleração dada? Tem ideia da distância do filtro até o carburador?

Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006

PinEdu, na boa. Vc não ta entendendo o tópico, por isto parece estar desvirtuado. Como vc pode notar no post acima do seu, nem mesmo eu e o João estamos achando isto, esta opinião não reflete a vontade de todos, então...
    O calculo não está errado (na verdade simples continhas de multiplicação e divisão) Se elas estiverem erradas, então 3 x 3 não dá nove e eu me perdi em algum lugar da 4° dimensão...

Quanto a diferença do erro no seu velocimetro, também foi informado que estamos nos baseando em dados reais, devido ao erro dos equipamentos do painel. Vc não leu isto Também? Outra coisa é que o a medida do pneu da Yes esta sendo usado sem a consideração da deformação do contato com o solo, a pedido do João Duarte. Vc não leu isto também? Numa das ultimas revistas de motos nas bancas, em equipamentos eletronicos de precisão, descobriu-se um erro grotesco no velocimetro e conta giros de uma esportivca de mais de 60000 reais. Imagina nas nossas de 5000,00. Outra coisa, eu não estou falando que o macete não funciona, e sim que não é uma regra. (isto também já foi colocado).

Aproveitando me lembrei de algo que deveria ter postado acima:

Bom, aproveitando e prosseguindo, eu faço a pergunta (porque eu não sei realmente, só tenho deduções):

será que nessas rotações da roda e do pneu, ele se deforma, expandindo-se, de maneira que isso possa anular aquela deformação na medição "estática" ? (aquela de fazer uma marca no pneu, sentar na moto e avançar umas tantas voltas dele).
    Não se esqueça que fisicamente, a medida que importa é tão somente o raio do circulo virtual existente utilizando-se a medida entre o centro do eixo da roda e o ponto contato do pneu com o solo. Imaginemos uma situação: O pneu fosse molinho, de gel. Ele se expandisse quando em giro, mas se contraisse sempre na mesma medida quando em contato com o solo. É este o valor que importa. A medida do pneu a ser considerada é aquela que seria formada pelo raio do circulo hipotético nas medidas do centro do eixo ao solo. A expansão do pneu em giro não compensa esta situação. Diferente disto, logicamente a calibragem sim. Faça o teste com o pneu bem cheio. Pinte um ponto e de uma volta completa no pneu. A medida será praticamente a mesma do pneu no alto. Agora murche este pneu bastante. Refaça a experiencia. Vc notará que a distancia percorrida em uma volta completa será consideravelmente menor. Esta medida é a de uma roda cujo raio é o equivalente a distancia do centro do eixo ao solo com o pneu murcho. O fato de após sair do solo o pneu murcho voltar as dimensões padrão, (pois mesmo quase vazio, um pneu suspenso no ar apresenta uma medida muito próxima da do pneu cheio) não interferem na circunferencia, e logicamente na rodagem também.

Fui Claro?

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Bom, minha YES a 8000rpm mostra no velocimetro 90km/h quase exatos, e a 8500rpm (mais ou menos) mostra uns 95km/h (mais ou menos). Lembrando que iso é baseado no velocimetro e contagiros do painel, q devem ter erros. pelas contas q vc fez (caso não estejam erradas, acredite, as vezes erramos 3x3, e dai não da 9, mesmo q vc seja um cara de uma inteligência absurda como parece) a 8000rpm estou realmente a 92km/h, ou seja, tenho o primeiro velocimetro mentiroso para MENOS do PN, ou meu pneu ta mto murcho ou mto cheio ou trocaram minha rel na loja, ou meu pneu, ou os dois... sei la, fato é q MINHA YES a 8000rpm me MOSTRA 90km/h, como vc chegou nos 0,01152 la em cima sei la, sei q foi oq usei em minha conta.
    Realmente não estou entendendo o tópico, não desejo entender sobre qual a velocidade comparada a rotação pq não acho isso interessante e até onde sei ler o Título do tópico é 'Explicando o "MACETE"" e não "O manual da YEs esta certo?", "Sei fazer contas de velocidadexrotação?" "Tuto sobre velocidade real da moto em função da rotação". Basicamente um cara como você sabe ver que as duas coisas são distintas, e que vcs passaram a versar sobre algo que não é oq o tópico sugere, concordando ou não, assim como 3x3=9, vcs desvirtuaram o tópico. Assim como MINHA opinião não reflete a de todos (pois se refletisse seria NOSSA) a sua não corresponde a REALIDADE.
    E oq nos diz de pedir ao seu professor com 30 anos de experiência em carburadores de mostrar o tuto (motivo do topico) a explicação (motivo do tópico) e pedir a ele nos mostrar a onde esta a falha dele?

Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006

Vocês ainda não perceberam nada "diferente" na conduta desse usuário?

Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Apenas sua SABEDORIA...
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006

Bom agora ficou complicado. Sabedoria ou Leander, como queira que o chame, sempre admirei vc pelos seus conhecimentos técnicos, mas vc nos causou um problema, creio que grave! Não vou dizer o que realmente penso, pois na posição de moderador não posso e não devo externar qualquer tipo de sentimento, seja ele qual for. Mas pessoalmente vc me decepcionou muito. Estou no aguardo da posição dos outros moderadores e administradores para que uma decisão seja tomada.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005

:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:
    Eu q tenho 23 anos.. tenho todas as justificativas do mundo pra fazer uma idiotice dessas, não faço!! Vai entender um cidadão assim!
    Só levando umas palmada na bunda mesmo pra aprender!!! Esse merecia andar de Honda POP!! hehehe
    :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005

Já havíamos percebido desde o início do tópico, mas até aí não houve "crime" nenhum.....
    Não achamos legal uma mesma pessoa ter mais de um nickname, mas também isso não é proibido...
    Quanto ao tópico, o nível está satisfatório, então estamos apenas observando, sem maiores interferências...
    Abs.

Fotos da minha moto ------->AQUI!!

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Esse assunto não tem fim .... alguém me explique o que acontece por favor .... estou por fora ....
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006

Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Esse assunto não tem fim .... alguém me explique o que acontece por favor .... estou por fora ....
    O assunto começou com o JD tentando explicar como funciona o macete...
    O Usuário LEander... entrou e começou a questionar manipulando informações tentando deixar claro que o JD estava errado... e ao contrário disso deixou claro a todos nós que ele tem um incomodo enorme, não sei a razão.. mas tem esse incomodo de estar vendo o JD tentando encontrar uma possivel solução para o que chamamos de problema na yes.. mas naum entraremos em discussão referente a isso...

O Leander entrou como um cara leigo e em algumas paginas e sitações parecia mais um mecanico de motovelocidade!

Eh isso....
    e temos uma suspeita enorme de que na verdade o Leander eh o SABEDORIA que eh o SERGIO do motonline por sua vez... que vem questionando o JD no outro forum....

FLW! espero ter sido claro!
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Agora sim ! Esse forum tá cheio de mistérios ...
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005

Bom, se for isso é piada, até pq porvou estar errado a conta re rotação. Mas q tal voltarmos ao assunto do tópico?

Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005

Podem discutir ou brigar à vontade. Eu só não posso concordar que a pessoa use mais de um nickname. Isso me parece muito furtivo.
    A primeira vez que acessei um Forum de motos na Internet foi no Motosite, acho que lá em 1998, nem lembro exatamente quando foi. Desde aquela longínqua era, meu nick é esse mesmo que vocês estão vendo.
    Identificar-se corretamente tem que ser uma exigência de um Forum. E o indivíduo ter vários nicknames num mesmo Forum só tem um resultado: conflito entre participantes.
    Eu até admito a pessoa não divulgar emais nem publicar fotos. Afinal de contas, tem muita sacanagem na Internet, e é um direito da pessoa guardar sua privacidade. Mas nickname é sagrado, é um e somente um.
    Abraço. Até.

Super Piloto
    Data de Ingresso
    Nov 2006

Quanto mistério hein...
    mas fazer isso pra sacanear é fogo...

SEM COMENTÁRIOS!!
    [img width=363 height=130]http://www.baloonfestas.com.br/temas/tema-corinthians/banner_corintians.jpg[/img]
    EU NUNCA VOU TE ABANDONAR......

Tópicos Similares

1. Respostas: 16
    Último Post: 16-07-10, 20:13
  2. Respostas: 23
    Último Post: 19-10-09, 10:31
  3. Telefonica Explicando o motivo do "apagão"
    Por hedertone no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 3
    Último Post: 06-07-08, 12:51
  4. Brasil perde "Golias", "Pacífico", "
    Por Lu Carvalho no fórum Boteco da Esquina