Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 32
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Pirassununga - SP
    Idade
    44
    Posts
    103

    Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    [font=Verdana]Bom, eu sou operador de radar e um dos mediadores, creio eu, da maior comunidade do orkut sobre a CG 150 e vejo que a galera tem várias dúvidas sobre os radares se eles multam motos ou não. Portanto eu criei este tópico para estar esclarecendo as dúvidas que a galera tem sobre os equipamentos, autuações e etc...

    A pergunta que mais ouço com frequência é se radar pega moto.
    Bem, o radar pega moto sim, principalmente os fixos. Nos móveis, suas multas não valiam até pouco tempo atrás porque eles só classificam os veículos como pequenos ou grandes e a legislação exigia que para valer uma autuação fotográfica deveria constar o tipo de veículo e como ele não classificava motos, essas multas não eram válidas. Os radares fixos sempre classificaram motos, veículos pequenos, médios ou grandes sendo suas multas válidas!!! Com a mudança na legislação não é mais necessário constar na foto o tipo de veículo validando os registros de moto em qualquer tipo de equipamento.
    Mas ainda assim, determinados tipos de equipamento de radar móvel não conseguem fazer a leitura das motos por sua massa ser pequena, e assim nos livramos de algumas multas!!!

    Outra pergunta muito frequente é se os radares pegam veículos em velocidades altíssimas.
    Ele pega sim, os mesmos radares que têm problemas ao ler motos devido sua pequena massa, dificilmente lêem veículos acima de 200km/h, mas existem equipamentos cujo o sistema de leitura é por alteração de luz (fotocélulas) que pegam os veículos em velocidades bem superiores a 200km/h. Os radares fixos por terem sensores instalados na pista de rodagem, abaixo do asfalto, pegam veículos em qualquer velocidade sem falha de leitura!!!




    Bom, quaisquer outras dúvidas é só irem colocando ae que eu vou respondendo, ok???

    Abraço pra todos ae!!!
    Metal is the Law!!!

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    39
    Posts
    1.354

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Opa primeiramente seja bem vindo ao forum !

    sera de grande valia sua ajuda com seus conhecimentos

    gostaria de saber o seguinte:

    Estava indo pa casa da minha namorada , ai eu pego uma alameda aqui , tem um radar no semaforo , era de madrugada umas 1 hr da madruga eu passei direto mais dentro da velocidade maxima q tava na placa sendo q o sinal estava vermelho!

    os radares sao desligados de madrugada ? como q eh ? pq parar em sinal no rio de janeiro de moto eh pedir pa ser roubado !

    abracos!!
    MOTO!

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Pirassununga - SP
    Idade
    44
    Posts
    103

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    No Rio de Janeiro e em São Paulo e algumas outras cidades grandes onde os índices de violência são meio grandes, os semáforos fotográficos não permanecem ligados exatamente para você não ser multado numa tentativa de fuga de ladrão. Existem os horários em que eles são desligados, em algumas cidades ficam das 0:00 às 6:00 e em outros das 23:00 às 06:00!!! Se informe direito sobre o horário em que ele fica desligado.

    Tem outra também, estes equipamentos nem sempre são ligados em todos os pontos, alguns deles está ali só para inibir mesmo!!!

    E em lugares onde não há restrições de horários eles podem sim multar à noite, existe flash e até iluminadores noturnos só para isto. Normalmente não dá para ver a luz, só funciona por infravermelho. E se quiserem ver esta luz, peguem um celular com câmera ou uma câmera digital e coloque em imagem preto e branco que vc vê a luz certinho!!!
    Metal is the Law!!!

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    42
    Posts
    2.087

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Po, uma vez de carro levei um flash na rebouças violento, era de radar movel... te falar q preferia infravermelho, pelo menos só fica puto uma vez, qdo senti o flash me deu uma raiva... quase q perco a carta naquela...
    É verdade q em sampa o radar para multar tem q ta em lugar visivel, se não a multa não vale? um amigo meu q ama carro me falo isso...

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Pirassununga - SP
    Idade
    44
    Posts
    103

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    No caso de radar fixo é sim!!! Aliás, não só em São Paulo como em todo o território nacional. As vias devem conter placas de aviso de que são monitoradas por radares fotográficos e também placas com o limite de velocidade de via!!!
    Metal is the Law!!!

  6. #6
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Pela resolução do contran, não só radar fixo, mas também os estáticos precisam estar em local visível.

    Mas duvido voce fazer cancelarem uma multa de um radar muquiado, não estão nem aí pra isso, não respeitam o contran, mas vc tem que respeitar.

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Pirassununga - SP
    Idade
    44
    Posts
    103

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    O radar fixo é obrigatório estar à vista sim, o estático também, só que o estático precisa estar protegido também, afinal quem não gostaria de mandar um desses pros ares??? ]

    Mas só que muitas vezes para proteger o equipamento, ele acaba não ficando visível para quem está trafegando na via, principalmente em alta velocidade. E no caso de vc encontrar um equipamento que realmente esteja escondido vc pode ir até uma delegacia e lavrar um Boletim de Ocorrência, tirar uma fotografia e anexar ao B.O. Assim vc fica assegurado se caso vc tomar multa e quiser recorrer depois!!!

    Vale lembrar que existe uma legislação sobre a velocidade máxima em cada tipo de via e se vc estiver acima do que diz a legislação para aquele tipo de via, vc não ganha o recurso mesmo!!!
    Metal is the Law!!!

  8. #8
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Indica só uma delegacia onde exista algum policial que queira fazer um BO desses, que não fique resmungando e já falando que nem adianta fazer BO nem nada, olhando pra sua cara, só faltando falar "se manda".

    E sinto muito, mas "precisa estar protegido" não consta na resolução do contra...
    Coloca um segurança tomando conta então, mas esconder é esconder, não importa a desculpa usada pra isso.

    Claro, se a via for de 60km/h na legislação, não adianta reclamar se passar a 70. Mas se for de 80 e colocaram um radar de 40 muquiado, com uma plaquinha de mudança de velocidade quase em cima, isso adianta.

    Não to falando pra sair desembestado, eu raramente passo acima do limite, principalmente em rodovias, mas aquelas avenidas de 4 faixas, onde é 70km/h e enfiam um trecho de meio quarteirão à 40km/h só pra colocar radar móvel muquiado, isso é f*d@

  9. #9
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    7.501

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Rafa, esclareça uma duvida minha...

    Aquelas placas reflexivas que o pessoal anda usando não conseguem ser vistas pelas fotos dos radares não eh mesmo? pois li em um jornal que esta proibido o uso destas placas já porque não conseguem identificar o veiculo depois da foto.

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    39
    Posts
    182

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    hm Cyber pelo q eu li, essas placas reflexivas sao mais faceis de c adulterar, colocando uma pelicula transparente q reflete o flash. nao sei c ta certo mas foi o q eu li.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    20
    Posts
    1.236

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    e o pessoal q passa no rente a guia, ajuda em alguma coisa? particularmente eu duvido, pois o angulo da camera deve ser grande!
    Bruno

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Pirassununga - SP
    Idade
    44
    Posts
    103

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Kra, o "estar protegido" não está na resolução do Contran, mas está na idéia de quem está montando o radar. Eu sei o que é vc montar uma merda dessas e ver nego até capotar pq tenta jogar o carro em cima, portanto nestas horas sabemos o que fazemos. E qto ao fazer o BO, vc tem direito, vc faz... O policial tem que te servir e tem que fazer o negócio.




    "Cyber"
    Estas placas podem ser vistas sim, na verdade até a placa comum pode acabar não sendo vista conforme a luminosidade da foto. Isso é praxe!!!



    "destbr"
    No caso de radares fixos montados dentro da cidade, não pega não. O laço é feito sobre a pista de rolagem e na guia não tem laço, portanto não tem leitura, agora se for radar móvel de nada adianta...

    Em rodovias, só não tem laço no acostamento. Mas ao fazerem isso, tomem cuidado com a polícia rodoviária, hein???
    Metal is the Law!!!

  13. #13
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    4.071

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Fala rafael blz ??? viu os radares moveis hein rodovias funcionam a noite ?? pq sempre dou uma xutada a noite em rodovias q de dia tem mt radares moveis... mas percebi q eles nunca estão a noite... isso eh pq a galera naum ker por a noite ou limitação do equipamento em funcionar de noite ???

    Abraçosss
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    20
    Posts
    1.236

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Citação Postado originalmente por rafametalheart Ver Post

    "destbr"
    No caso de radares fixos montados dentro da cidade, não pega não. O laço é feito sobre a pista de rolagem e na guia não tem laço, portanto não tem leitura, agora se for radar móvel de nada adianta...

    Em rodovias, só não tem laço no acostamento. Mas ao fazerem isso, tomem cuidado com a polícia rodoviária, hein???
    mas o laço é magnetico, correto? se a moto passar na guia q nao tem laço e consequente rente ao laço, não é possivel pegar?
    e pq eles nao colocariam laço nas laterais da pista de rolagem tb?

    abraços e valeu pelas dicas
    Bruno

  15. #15
    mantabodyboarder
    Guest

    Re: Esclarecendo dúvidas sobre radares e multas!!!

    Citação Postado originalmente por rafametalheart Ver Post
    Kra, o "estar protegido" não está na resolução do Contran, mas está na idéia de quem está montando o radar.
    Aí que está, a resolução prega exatamente CONTRA isso, ou seja, é necessário que esteja em local VISíVEL, protegido ou não.
    Que coloque uma indicação que tem o radar ali atrás da armadura de titanio então!

    E aliás, a intenção de "proteger" o radar é só pra aumentar a arrecadação, já que todos sabem que a lei obrigando a utilizar os recursos financeiros provenientes das multas é uma piada, os caras desviam tudo.
    Se quisessem mesmo que não passasse a galera correndo, colocariam bem visível e sinalizado, aí todo mundo ia passar pianinho por ali...

    Cara, já trabalhei por quase 3 anos no departamento de trânsito, sei dos truques e intenções dos caras, e sei de muita lama nos bastidores..

 

 

Tópicos Similares

  1. Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido
    Por msguinha no fórum Área de debate
    Respostas: 77
    Último Post: 02-01-11, 20:51
  2. Esclarecendo duvida sobre venda de veículos
    Por romanex no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 12-12-10, 22:41
  3. Respostas: 41
    Último Post: 05-03-07, 16:05
  4. Respostas: 9
    Último Post: 30-05-06, 18:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •