Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    São Paulo - SP (Pirituba)
    Idade
    39
    Posts
    727

    Trocar o Óleo da Yes

    Falae galera do mal, beleza??

    Cheguei a uma conclusão, que pra deixar minha moto mais "macia" irei trocar o óleo a cada 1500 km, vou fazer todas as revisões e na metade do intervalo entre elas irei fazer essa troca de óleo...como minha moto está com quase 3k (faltando uns 200km pra isso) vou trocar o óleo dela nessa revisão e a próxima com 4500.

    Mas tenho vontade de aprender a trocar e poder fazer eu mesmo pequenos reparos nela.. (acho que é assim que se aprende não?)
    Vi pelo manual que a moto tem que estar com o motor quente (ou mto quente?), abro a "saida" do óleo embaixo do motor (com um balde embaixo) e deixo o óleo drenar (drenar = escorrer, sair?)...
    Após todo o óleo sair, fecho e adiciono o novo óleo.

    Agora outras perguntas...
    Motor desligado né? (óbvio, pois sem óleo pode prejudicar o motor ou não?)
    Preciso fazer algo mais? ou só deixar escorrer?
    A Yes, usa 1100ml...andar 1500km com 1 litro faz mal?
    Depois abro a tampa em cima e só adiciono?

    Existe algum outro segredo ou macete pra isso?

    Valeu desde já..!! abraços
    Suzuki Yes - 07/07 - 38.000km (Vendida)
    Yamaha Lander XTZ250x - 09/09 (Atual)

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    2.087

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Cara, troque com motor desligado, e quente mais para sair todo o oleo mesmo, quetne o oleo fica mais fino e sai mais rapido e tals. Melhor mesmo é 1100ml mesmo, se quiser poe um litro e da um bizu no visor, se tive entre o min e o máximo ta bom, só q dai fica esperto para completar qdo descer.

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    São Vicente - SP
    Idade
    40
    Posts
    1.708

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Fala rapá, beleza?

    Então, troca de óleo é a uma das manutenções mais fáceis que tem pra serem feitas numa moto e o procedimento é bem parecido em todas as 125/150:

    Com o motor quente, e a moto no cavalete central (e desligada) , retire o parafuso do óleo, que fica bem embaixo da motoca.

    Arruma um balde ou, pra não ouvir graça da sua mãe, uma garrafa de plástico 2litros cortada mais ou menos acima do meio, coloca embaixo do parafuso e vai desrosqueando ele COM A CHAVE CERTA (toma cuidado com a cabeça desse parafuso que ela é traiçoeira) até o final, aí pronto...
    a mágica está feita! :lol:


    Deixa uns 10 a 15 minutos escorrendo óleo, e após isso vc fecha o parafuso (cuidado na hora do aperto, vai na manha senão vc espana a rosca aí é um abraço) e coloca o óleo pelo buraquinho da vareta. Põe 1L, fecha tudo e deixa ligada a moto por um tempo até o motor esquentar.
    Depois dá uma medida pela vareta e vê se o óleo tá num nível aceitável, se não tiver complete de pouco em pouco e beleza. Mas geralmente 1L dá e sobra (pelo menos pra CG que pelo manual tb é 1,1L de óleo total no motor).

    Lembrando que, de acordo com a galera do YES Online ( :lol: ), a YES tem um filtro de óleo que deve ser trocado a cada 2 trocas de óleo e, ao que me parece é mais fácil de ser trocado ( o Ivan RJ manja dessas coisas de filtro) . Recomendo também trocar o parafuso do óleo à medida que vc ver que ele tá ficando com a cabeça gasta ou a arruela detonada, o preço dele é praticamente irrisório, pago $2 bucks no da CG (que serve tb o da TW, o parafuso só é pouca coisa mais curto mas serve também).



    Mas é isso aí, o procedimento é muito fácil desde que feito com cuidado!

    []s!
    *******************

  4. #4
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    é relativamente simples:
    1-ligue o motor até esquentar (pra afinar o óleo)
    2- com a moto no cavalete central, desligue ela
    3-com um recipiente próprio para receber óleo abaixo da moto (na saída do bujão de óleo), retire o parafuro...
    4- deixe escoar toooooodo o óleo... pode até dar uma inclinada na moto lá no final.. pra tirar o restinho..
    5-feche o bujão do óleo
    6- coloque o óleo na moto (ml indicados no manual)
    7- feche o recipiente, com a varetinha do óleo.. e prontooooooooooo
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  5. #5
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Pessoal a Yes não tem vareta de nível de óleo, tem visor. O pessoal colocou tudo explicadinho é fácil a única coisa que faço é trocar o filtro de óleo também a cada troca de óleo. Uma observação, com a troca do filtro a Yes pega 1,15L. Caso ache o filtro de óleo da yes muito caro pode comprar o filtro da Suzuki Katana 125 que é igual ao da yes. Eu troco o óleo a cada 3.000Km, nada contra quem troca antes, mas todos os óleos possuem uma margem de segurança de aproximadamente 1.000Km. Essa explicação sobre a tolerância do óleo, me foi dada por dois primos que são engenheiros químicos da Petrobras. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  6. #6
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    AH, um alerta para os que vão trocar óleo por conta própria na Yes/Intruder:

    tem dois "bujões" iguais, o que já confundiu várias pessoas. O que deve ser solto para escoar o óleo é o que fica mais afastado do escapamento. Ele é aparafusado numa base de formato meio triangular.


  7. #7
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Opa.. então esquece a vareta!! e não esquece do filtro!!!hehehe
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  8. #8
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Troque o óleo ... de preferência .... com o motor desligado ! huahauhauhauah
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Ilhéus - Bahia
    Idade
    39
    Posts
    4.556

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    veio... eu vejo gente chegar com biz... com twister lá na oficina que levo minha moto...
    pow.. os caras vão lá só pra trocar oleo... acho uma coisa tão simples... acredito que a maioria vai por preguiça mesmo viu.... e o pior.. ainda pagam pro carinha ehauehae
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    São Paulo - SP (Pirituba)
    Idade
    39
    Posts
    727

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Citação Postado originalmente por oldskullo Ver Post
    (toma cuidado com a cabeça desse parafuso que ela é traiçoeira) até o final, aí pronto...

    Deixa uns 10 a 15 minutos escorrendo óleo, e após isso vc fecha o parafuso (cuidado na hora do aperto, vai na manha senão vc espana a rosca aí é um abraço)
    []s!
    Po cara..valeu!! eu sabia que seria facil..mas fico meio receoso de meter a cara, por esses pequenos detalhes de tomar cuidado com o parafuso, de deixar escorrendo 10/15 min pra sair o óleo..

    pq se não tivesse perguntado aqui, iria fazer td direito, mas com certeza perderia um parafuso ou não deixaria 10/15min escorrendo..

    Valeu mesmo!

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Troque o óleo ... de preferência .... com o motor desligado ! huahauhauhauah
    Vai saber né?? se tivesse que pagar por pergunta eu tava lascado!

    Citação Postado originalmente por hedertone Ver Post
    veio... eu vejo gente chegar com biz... com twister lá na oficina que levo minha moto...
    pow.. os caras vão lá só pra trocar oleo... acho uma coisa tão simples... acredito que a maioria vai por preguiça mesmo viu.... e o pior.. ainda pagam pro carinha ehauehae
    Penso assim também...não é nem pelo dinheiro gasto, mas só pelo fato de que quero mesmo aprender a fazer as coisas pra não depender de mecanico!

    Valeu mesmo pela galera aee!
    Suzuki Yes - 07/07 - 38.000km (Vendida)
    Yamaha Lander XTZ250x - 09/09 (Atual)

  11. #11
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Trocar o Óleo da Yes

    Eu troco óleo sempre na loja q compro minahs coisas de moto.. mas é pq lá não cobram pra trocar o óleo... só o valor do óleo (q deve ter o valor da troca embutido) e pronto! então eu pago 10,50 o mobil preto trocado ou então 10.50 tb se eu for trocar! prefiro q troquem pra mim.. pq eu não tenho onde dxar o óleo velho, eles tem um tonel onde guardam e depois despacham!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

 

 

Tópicos Similares

  1. Trocar Óleo
    Por D.Lima no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 22-11-10, 17:38
  2. Trocar oleo da Titan 99
    Por Volverine MF no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-08, 17:02
  3. Trocar óleo da bengala
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 27
    Último Post: 27-09-07, 22:21
  4. Como trocar o Filtro de óleo da Yes??
    Por RGBguima no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 25-04-07, 19:46
  5. Quando q tem q trocar óleo de bengala?
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 03-06-05, 14:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •